Logo Passei Direto
Buscar
O signo é um elemento que representa alguma coisa e informação no processo de comunicação. Pode ser um objeto, um som, uma palavra capaz de representar qualquer outra coisa. O signo é formado por três elementos: o objeto referente - a coisa ou objeto que se quer representar, o significado - o conceito expresso através da imagem que forma na mente e o significante - a apresentação física do signo, que pode ser através da representação gráfica (palavra), sonora ou visual (desenho). Exemplo: BOLA - objeto referente: bola; significado: objeto esférico para brincar e jogar; significante: a representação e imagem da bola - som, desenho, fotografia, a palavra escrita b-o-l-a. Com isso, podemos afirmar que existem os seguintes tipos de signos:I. signo icônico II. símboloIII. signo imaginário IV. signo pragmático.É correto somente o que se afirma em:

a. II e IV, apenas
b. I e II, apenas
c. II, III e IV, apenas
d. I, II, III e IV
e. III e IV, apenas
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o texto, podemos afirmar que existem os seguintes tipos de signos: I. signo icônico II. símbolo III. signo imaginário IV. signo pragmático. A alternativa correta é a letra A) II e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A comunicação envolve transações e um intercâmbio entre pessoas. Davis (apud CHIAVENATO, 1994), define-a "como o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra". Desta forma, o processo comunicacional envolve pelo menos duas pessoas, a que envia a mensagem e as informações e a que recebe. O modelo de comunicação clássico expressa o fenômeno comunicacional, através do intercâmbio dos seguintes elementos: I. Fonte II. Codificador III. Canal IV. Mensagem. É correto somente o que se afirma em:
I. Fonte
II. Codificador
III. Canal
IV. Mensagem.
a. IV, apenas
b. I, apenas
c. III, apenas
d. II, apenas
e. I, II, III e IV

A comunicação surgiu de uma necessidade básica humana e é utilizada desde o início da civilização para atender a humanidade e exprimir seus sentimentos. A comunicação é a base de todas as formas de organização social, e manifesta-se por meio da linguagem, refletindo a cultura e a construção humanas. O entendimento da comunicação passa por múltiplas perspectivas conceituais, tais como: I. Sociologia. II. Antropologia. III. Linguística. IV. Ética. É correto somente o que se afirma em:
I. Sociologia.
II. Antropologia.
III. Linguística.
IV. Ética.
a. I, II, III e IV
b. II, III e IV, apenas
c. II e IV, apenas
d. III e IV, apenas
e. I e II, apenas

Antes de emitir uma mensagem, o emissor pensa e elabora, depois escolhe o canal e envia a mensagem ao receptor. Isso tudo acontece de maneira rápida, quase inconsciente. Todos passam por esse processo ao emitir uma mensagem. Didaticamente, dividimos e ilustramos o processo a seguir, para que se possa visualizar como isso ocorre. I. O emissor recebe um estímulo, que pode ser interno ou externo. Estímulo interno é um pensamento, imaginação. Estímulo externo é algo que ele vê, lê ou ouve. Esse estímulo causa-lhe uma reação que lhe dá uma ideia. II. A ideia é transformada em palavras pelo emissor. Ele as organiza em uma mensagem. III. O emissor escolhe o meio mais adequado e envia a mensagem rumo ao receptor. Esse processo é chamado de codificação da mensagem. IV. O receptor recebe a mensagem e faz a sua decodificação, ou seja, ele decifra e interpreta a mensagem de acordo com sua capacidade de compreensão. É correto somente o que se afirma em:
I. O emissor recebe um estímulo, que pode ser interno ou externo. Estímulo interno é um pensamento, imaginação. Estímulo externo é algo que ele vê, lê ou ouve. Esse estímulo causa-lhe uma reação que lhe dá uma ideia.
II. A ideia é transformada em palavras pelo emissor. Ele as organiza em uma mensagem.
III. O emissor escolhe o meio mais adequado e envia a mensagem rumo ao receptor. Esse processo é chamado de codificação da mensagem.
IV. O receptor recebe a mensagem e faz a sua decodificação, ou seja, ele decifra e interpreta a mensagem de acordo com sua capacidade de compreensão.
a. I e II, apenas
b. II e IV, apenas
c. III e IV, apenas
d. I, II, III e IV
e. II, III e IV, apenas

Avalie a definição a seguir:“É um conjunto organizado, um sistema com sons, sinais, signos e símbolos convencionado por uma comunidade que promove a construção e entendimento de mensagens”.Esta definição se aplica a:I. CódigoII. MensagemIII. CanalIV. Receptor É correto somente o que se afirma em:
I. Código
a. III, apenas
b. I, apenas
c. IV, apenas
d. II, apenas
e. I, II, III e IV

Construção social da humanidade através dos tempos, é a forma que usamos para nos comunicarmos. Ela é a história, ou seja, está em constante transformação”. Esta definição se aplica para:I. LinguagemII. SímboloIII. SignoIV. Interação É correto somente o que se afirma em:
I. Linguagem
a. I, apenas
b. I, II, III e IV
c. III, apenas
d. IV, apenas
e. II, apenas

Quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada, dizemos que ocorreu um ruído na comunicação. O receptor recebe a mensagem, mas interpreta de forma errada, ou distorce seu conteúdo. Só para começar o papo, estima-se que cerca de 60% dos problemas internos de uma empresa são decorrentes da má comunicação. E a comunicação é fator primordial para que pessoas e equipes estejam motivadas. Você não precisa ser um expert no tema, mas pode evitar pequenos atos que irão gerar menor credibilidade e respeito junto às pessoas com quem você convive. Veja os erros mais comuns quando o assunto é comunicação.I. Falar, falar, falar e não dizer nada. É quando discursamos, contamos tudo nos mínimos detalhes, mas, no fundo, ninguém entende nada (ou muito pouco) do que foi dito. II. Falar uma coisa e o corpo dizer outra. Nossos gestos e expressões estão a nos denunciar o tempo todo. Nosso corpo constantemente se comunica com o mundo e, nos dias de hoje, na busca pela excelência profissional, é preciso aprender a dominá-lo. É meu amigo o corpo fala, e muito!III. Impor o seu pensamento. Os tempos modernos são de participação e busca pela melhor equipe. Por isso, cuidado com seguidas insistências para que todos só ouçam ou aceitem o seu ponto de vista. Caso esta postura não seja mudada as pessoas irão desistir de apresentar novas ideias.IV. Falta de empatia. Empatia é colocar-se psicologicamente e emocionalmente no lugar do outro. Sempre procure colocar-se no lugar de seus clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade e analisar com sensibilidade as demais opiniões. Com certeza, você encontrará grandes oportunidades.

a. I, II, III e IV
b. I, III e IV, apenas
c. II e IV, apenas
d. III e IV, apenas
e. I e II, apenas

Mais conteúdos dessa disciplina