Logo Passei Direto
Buscar
Com relação às favelas podemos afirmar que: É um espaço homogêneo e padronizado. São comunidades receptoras de conhecimento e reproduzem as culturas padrões. Todas as alternativas estão incorretas. São lugares de produção de conhecimento, de diversidade e de mobilizações coletivas. O conceito consegue envolver de maneira única todas as comunidades brasileiras.
User badge image
Fabricia de Paula Varela

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Com relação às favelas, a afirmação mais correta é que "são lugares de produção de conhecimento, de diversidade e de mobilizações coletivas". As favelas não são homogêneas nem padronizadas; elas são espaços ricos em cultura, criatividade e resistência, onde ocorrem diversas formas de organização social e produção de saberes. Portanto, essa alternativa reflete melhor a realidade das favelas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Com relação às favelas, podemos afirmar que são lugares de produção de conhecimento, de diversidade e de mobilizações coletivas. Elas não são espaços homogêneos e padronizados, mas sim locais ricos em cultura e experiências diversas, que contribuem para a pluralidade e a dinâmica social brasileira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com relação às favelas, podemos afirmar que são lugares de produção de conhecimento, de diversidade e de mobilizações coletivas.

Essa resposta te ajudou?

2
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um aluno do ensino fundamental questiona a necessidade de estudar as memórias locais e afirma que a professora está perdendo tempo com esse assunto.
Leia as opções abaixo e marque aquela que apresenta o comportamento social reproduzido em sala de aula:
Todas as alternativas estão incorretas.
Uma ampliação dos conteúdos escolares pela inserção das diversidades sociais.
A superação dos preconceitos.
Uma categorização limitada das culturas locais e periféricas e a afirmação dos conhecimentos majoritários.
O respeito as subjetividades no contexto escolar.

Sobre o racismo, é incorreto afirmar:
A discriminação racial é a materialização concreta do preconceito. Manifesta-se no âmbito das relações sociais, podendo apresentar-se de diferentes formas e situações.
Do ponto de vista biológico, a ciência comprovou a existência de quatro raças: branca, parda, negra, amarela.
No Brasil, o racismo é considerado crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
O preconceito racial pode estar presente em discursos, símbolos e expressões, sem, contudo, ser percebido de forma explícita.
A política de ação afirmativa visa a oferecer, aos grupos historicamente discriminados, tratamento diferenciado para reparar desvantagens perante práticas de racismo.

Os dados apresentados pelo Mapa da Violência de 2016, publicado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), reiteram o padrão segundo o qual a juventude brasileira encontra-se em maior vulnerabilidade frente às situações de violência, especialmente no que se refere às mortes provocadas por armas de fogo.
Sobre juventudes, vulnerabilidade juvenil e políticas públicas para a redução da violência, considere as afirmativas a seguir.
I - A condição juvenil é socialmente construída e atravessada por condições sociais como classe, raça, escolaridade, local de moradia, religião e gênero.
II - O trabalho é uma dimensão constitutiva da condição juvenil e é vivenciado positivamente por muitos jovens, pois permite o acesso ao entretenimento, ao consumo e aos namoros.
III - O acesso dos jovens à educação formal e ao mercado de trabalho são questões resolvidas pelas políticas públicas, eliminando a chamada geração nem-nem.
IV - O combate às desigualdades de renda e as desigualdades de gênero são as condições imediatas para a efetiva redução da violência entre jovens negros, via políticas públicas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB) Art. 1º - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.
Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização:
Democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo.
Paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais.
Beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da Abolição.
Internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora.
Política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil.

Sobre o Referencial Nacional para as Escolas Indígenas (RCNE/Indígena), assinale a alternativa correta:
Autodeterminação do povos indígenas, em contraste com a submissão dos interesses da sociedade nacional às demandas territoriais indígenas.
São princípios do RCNE/Indígena a tolerância genérica enquadrando as comunidades indígenas como comunidades especiais e com o direito a existirem, caso mantenham sua cultura original.
Educação intercultural, comunitária, específica e privilegiada: pois os povos indígenas devem ter prioridade em relação aos demais grupos sociais no acesso à educação.
São princípios do RCNE/Indígena: multietnicidade, pluralidade e diversidade, todos eles decorrentes da formação pluriétnica da população brasileira.
Comunidade educativa indígena: os povos indígenas possuem processos próprios de socialização que são superiores aos processos de socialização de não indígenas, corrompidos pela experiência histórica nas cidades.

O tema da Educação Escolar Indígena é relativamente recente, ao contrário da "educação indígena", termo utilizado para se referir às experiências educacionais dos povos indígenas ao longo de sua própria história.
Sobre a educação indígena em perspectiva histórica, assinale a seguir a alternativa correta:
Durante o período do Império e da República, o ideal civilizacionista via problema na atuação da educação escolar indígena, atuando para que eles fossem retirados de sua comunidade, abandonassem seus hábitos e fossem perfeitamente incorporados a cultura brasileira de forma coercitiva.
A educação indígena é uma experiência anterior ao contato com os não indígenas, pois todas as culturas têm seus próprios processos de educação. Contudo, é com a experiência da educação assimilacionista que os povos indígenas ingressam na modernidade e se começam a se tornar civilizados.
A experiência colonial com a educação indígena revela uma preocupação específica com a educação de crianças, revelando uma intenção explícita de dominação a médio e longo prazo.
Diferentemente da Educação Escolar Indígena, a educação indígena nomeia experiências restritas ao espaço escolar.
Ao contrário do que possa parecer, a educação indígena em nada se relaciona com processos educacionais formais e institucionais, mas penas a experiências informais e flexíveis de ensino-aprendizagem.

O lugar da cultura no processo educativo fundamenta-se na ideia de que:
"Os conhecimentos produzidos pela humanidade têm lugar em diferentes setores da sociedade, excetuando-se na escola".
"A cultura expressa-se na produção humana elaborada ao longo da história e cada pessoa é um candidato a se apropriar dela para elevar seu processo de desenvolvimento".
"As formas finais de cultura são elementos essenciais no interior da escola da infância".
"Nem tudo o que é produzido pela humanidade constitui cultura no seu sentido educativo primordial: organizar a vida para o desenvolvimento humano".
"Cultura é fonte de desenvolvimento humano".

Mais conteúdos dessa disciplina