Logo Passei Direto
Buscar
Em um governo no qual os dirigentes prestam contas à sociedade dos resultados das suas ações, está em prática

a) o accountability.
b) a governança.
c) a governabilidade.
d) o benchmarking.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra a) o accountability. O accountability é um termo utilizado para descrever a obrigação que os governantes têm de prestar contas à sociedade sobre suas ações e resultados. É um princípio fundamental da democracia e da transparência na gestão pública. A governança, por sua vez, refere-se ao conjunto de práticas e processos que visam garantir a eficiência, a transparência e a responsabilidade na gestão pública. A governabilidade é a capacidade de um governo de governar e tomar decisões de forma eficaz, enquanto o benchmarking é uma técnica de gestão que consiste em comparar o desempenho de uma organização com o de outras organizações similares.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

É um conjunto de processos que visam selecionar, organizar e disponibilizar as informações de interesse das partes interessadas. Seu mecanismo tem duas características importantes: promover transparência, responsabilidade e prestação de contas; e ter informação disponível mais rapidamente pode aprimorar a sua utilidade como insumo para processos de avaliação da prestação de contas:

a) controladoria.
b) estratégia.
c) controle Interno.
d) accountability.
e) subsistema de gestão.

A prestação de contas é hoje uma regra para todo e qualquer gestor público. Essa necessidade está baseada no conceito de accontability que busca a responsabilização dos governantes sobre os seus atos, em especial aqueles ligados à utilização dos recursos públicos. Quando os Tribunais de Contas atuam na fiscalização de recursos públicos junto a governos, fala-se de uma accountability do tipo

a) social, apenas.
b) vertical e social.
c) vertical, apenas.
d) horizontal, apenas.
e) horizontal e vertical.

O processo pelo qual as entidades do setor público e os indivíduos que pertencem a essas entidades são responsáveis por decisões e ações, incluindo a forma como são geridos os recursos públicos e todos os aspectos relacionados ao desempenho e aos resultados, faz parte da atividade de

a) feedback.
b) accountability.
c) just in case.
d) surveillance.
e) downsizing.

O sistema de freios e contrapesos representa um controle mútuo entre os poderes do Estado.

Nesse modelo, presente no contexto brasileiro, o Legislativo julga o Presidente da República e os membros do Supremo Tribunal Federal em determinados crimes; o Presidente da República, representando o Executivo, tem o poder de veto a projetos de lei e o Judiciário anula atos do Legislativo ou do Executivo por motivos de Ilegalidade ou inconstitucionalidade. O exercício do sistema de freios e contrapesos representa um exemplo de accountability

a) societal.
b) vertical.
c) horizontal.
d) coletivo.
e) hierárquico.

O princípio da governança pública, que se refere ao fato das entidades do setor público e seus gestores serem responsáveis por suas ações e decisões, dentre elas a gestão dos recursos públicos, os aspectos relacionados ao desempenho, submissão ao exame externo e responsabilização integral por todos os atos praticados, denomina-se:

a) Integridade.
b) Transparência.
c) Confiabilidade.
d) Capacidade de resposta.
e) Accountability (prestação de contas e responsabilidade).

Com relação à horizontal, pode-se considerar que é realizada entre

a) a sociedade civil organizada e os agentes públicos, em que a primeira fiscaliza as atividades estatais.
b) população e o Estado, referindo-se ao controle que aquela exerce sobre os agentes públicos.
c) os órgãos estatais, ocorrendo quando um poder, órgão ou agência reguladora fiscaliza o outro.
d) as associações de cidadãos e as autoridades políticas, com o objetivo de expor os erros governamentais.
e) os meios de comunicação e os órgãos reguladores, visando à veracidade das informações prestadas pelos agentes públicos.

A partir dos anos 1990, com a reforma administrativa e a criação das agências reguladoras, os instrumentos de controle e accountability passaram a ser inseridos em um contexto mais amplo nos aparatos do Estado brasileiro. Embora existam áreas superpostas entre controle e accountability, essa última contempla uma diferença operacional básica, em relação à primeira, que é a

a) ampliação do escopo de atuação do Poder Judiciário sobre as organizações e a sociedade civil.
b) extensão e a legitimação das formas de controle das agências reguladoras sobre a sociedade civil.
c) capacidade de um ator em fazer que o outro atenda às demandas daquele, pela imposição de restrições, penalidades e incentivos.
d) legitimação do poder de vigilância, orientação e correção dos três poderes sobre as empresas privatizadas.
e) existência de condições para os cidadãos participarem da definição e avaliação das políticas públicas.

Analise as afirmativas a seguir:
I. A prestação de contas dos gestores públicos deve conter demonstrativos, informações e elementos que evidenciem a boa, eficiente e regular aplicação dos recursos públicos, como, por exemplo, o resultado das ações empreendidas pelos administradores e gestores públicos.
II. É mediante a prestação de contas que os administradores e gestores de órgãos, de entidades ou de fundos dos poderes da União divulgam as informações e apresentam as análises dos resultados da gestão operacional, orçamentária, financeira e patrimonial do exercício, com vistas ao controle social e ao controle institucional.
a) I e II.
b) I, apenas.
c) II, apenas.
d) N

A obrigação dos agentes e das organizações que gerenciam recursos públicos de assumir integralmente as responsabilidades por suas decisões e pela prestação de contas de sua atuação de forma voluntária, inclusive sobre as consequências de seus atos e omissões, é denominada:

a) Accountability.

Mais conteúdos dessa disciplina