Logo Passei Direto
Buscar
A úlcera péptica é uma lesão que atinge as camadas superficiais e profundas do estômago, levando ao desenvolvimento de sintomas gastrointestinais, como dor, azia, náusea e vômito. Alguns alimentos comprovadamente potencializam esses sintomas gastrointestinais, por induzirem um aumento da secreção ácida. Qual dos alimentos a seguir tem essa propriedade?

O consumo de café ou alimentos que contenham cafeína estão relacionados com o aumento da secreção de ácido clorídrico.
D. Café.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

A úlcera péptica realmente está associada a sintomas gastrointestinais, e alguns alimentos podem agravar esses sintomas ao aumentar a secreção ácida no estômago. O café, por conter cafeína, é conhecido por estimular a produção de ácido clorídrico, o que pode potencializar os sintomas em pessoas com úlcera péptica. Portanto, a alternativa correta é: D. Café.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D, Café. O consumo de café ou alimentos que contenham cafeína estão relacionados com o aumento da secreção de ácido clorídrico, o que pode potencializar os sintomas da úlcera péptica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Regiani Bento

ano passado

cafe

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Apesar das diferenças funcionais de cada órgão do aparelho digestório, pode-se descrever, de forma geral, quatro tipos de tecido que revestem esse tubo digestivo. Assinale a alternativa que traz a sequência correta desses tecidos, do mais interno aos mais externo.

O tubo digestivo possui segmentações funcionais, mas, no geral, é constituído por quatro camadas.
As camadas do tubo digestivo se distribuem na seguinte ordem, da mais interna até a mais externa: mucosa, submucosa, muscular e serosa.
A. Mucosa, submucosa, muscular e serosa.

Os probióticos são microrganismos vivos administrados em quantidades adequadas com o objetivo de conferir benefícios à saúde do hospedeiro. Assinale a alternativa que contém um efeito benéfico dos probióticos a saúde gastrointestinal.

Os probióticos possuem vários efeitos benéficos na mucosa intestinal.
A proteção contra a proliferação de bactérias patogênicas é um deles.
B. Proteção contra bactérias patogênicas.

Alguns alimentos causam perturbação a mucosa do trato gastrointestinal. Essa irritação pode ser direta ou indireta, por aumentar a secreção ácida no estômago. Assinale a alternativa que contém um exemplo de um alimento irritante.

Alguns alimentos produzem irritação na mucosa, seja por efeito direto ou por aumento da produção de outras substâncias irritantes, como o ácido clorídrico do suco gástrico.
O molho shoyo é um exemplo de irritantes, assim como outros condimentos ricos em sódio, pimentas, café e frutas ácidas.
E. Molho shoyo.

A dispepsia funcional é uma alteração descrita no consenso de Roma e tem critérios diagnósticos bem estabelecidos. Assinale a alternativa que apresenta o tempo de duração dos sintomas que caracterizam a dispepsia funcional.

A dispepsia funcional é uma alteração caracterizada pelo consenso de Roma III.
A duração da sintomatologia que caracteriza o diagnóstico é de pelo menos 12 semanas.
B. 12 semanas.

Alguns alimentos podem piorar os sintomas de gastrite por causarem irritação à mucosa ou aumentarem a produção de ácido. Já outros reduzem a sintomatologia. Marque a alternativa que contém alimentos que melhoram os sintomas da gastrite.

Alimentos com baixo teor de gordura, com poucos açúcares, sem excesso de conservantes (embutidos), sem café ou chocolate são os mais indicados para pacientes com gastrite.
Arroz branco, pera e peito de frango são alimentos que melhoram os sintomas da gastrite.
D. Arroz branco, pera e peito de frango.

Dentre os fatores de risco que predispõem para o desenvolvimento de dispepsia, pode-se citar: sexo feminino, hipersensibilidade gástrica, alterações hormonais e infecção por H. pylori.

Dentre os fatores de risco que predispõem para o desenvolvimento de dispepsia, pode-se citar: sexo feminino, hipersensibilidade gástrica, alterações hormonais e infecção por H. pylori.
A. Sexo feminino, hipersensibilidade gástrica, alterações hormonais e infecção por H. pylori.

Mais conteúdos dessa disciplina