Logo Passei Direto
Buscar
02. (Fuvest 2008) Os protozoários de água doce, em geral, possuem vacúolos pulsáteis, que constantemente se enchem de água e se esvaziam, eliminando água para o meio externo. Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas. Explique:
a) a razão da diferença entre protozoários de água doce e de água salgada, quanto à ocorrência dos vacúolos pulsáteis.
b) o que deve ocorrer com um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, ao ser transferido para água destilada.

a) A razão da diferença entre protozoários de água doce e de água salgada, quanto à ocorrência dos vacúolos pulsáteis, é que os protozoários de água doce precisam eliminar o excesso de água que entra por osmose, enquanto os protozoários de água salgada não precisam se preocupar com isso, já que o meio externo é hipertônico em relação ao citoplasma.
b) Ao ser transferido para água destilada, um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, sofrerá entrada excessiva de água por osmose, o que pode levar à lise celular.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

a) A razão da diferença entre protozoários de água doce e de água salgada, quanto à ocorrência dos vacúolos pulsáteis, é que os protozoários de água doce precisam eliminar o excesso de água que entra por osmose, enquanto os protozoários de água salgada não precisam se preocupar com isso, já que o meio externo é hipertônico em relação ao citoplasma. b) Ao ser transferido para água destilada, um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, sofrerá entrada excessiva de água por osmose, o que pode levar à lise celular.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

What are the types of passive transport through the plasma membrane?

I - Diffusion
II - Facilitated diffusion
III - Osmosis
a) Only I is correct.
b) Only II is correct.
c) Only III is correct.
d) I, II and III are correct.

01. Diferencie transporte passivo de transporte ativo.

Transporte passivo é o movimento de substâncias através da membrana plasmática sem gasto de energia pela célula, enquanto o transporte ativo é o movimento de substâncias através da membrana plasmática com gasto de energia pela célula.

02. Explique o processo denominado osmose.

Osmose é o movimento de água através da membrana plasmática, do meio hipotônico (menor concentração de solutos) para o meio hipertônico (maior concentração de solutos), sem gasto de energia pela célula.

03. Defina os dois processos passivos abaixo:
a) difusão simples
b) difusão facilitada

Difusão simples é o movimento de substâncias através da membrana plasmática, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração, sem gasto de energia pela célula e sem a necessidade de proteínas transportadoras.
Difusão facilitada é o movimento de substâncias através da membrana plasmática, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração, sem gasto de energia pela célula, mas com a necessidade de proteínas transportadoras.

04. Descreva o que ocorrerá com a folha de alface se colocarmos sal sobre sua folha.

Se colocarmos sal sobre a folha de alface, ocorrerá a perda de água da célula por osmose, levando à murcha da folha.

05. Explique por que uma hemácia sofre hemólise ao ser colocada em uma solução hipotônica.

Uma hemácia sofre hemólise ao ser colocada em uma solução hipotônica porque a concentração de solutos dentro da célula é maior do que a concentração de solutos fora da célula, levando à entrada de água por osmose e ao inchaço e rompimento da célula.

01. O diagrama apresenta a concentração relativa de diferentes íons na água (barras claras) e no citoplasma de algas verdes (barras escuras) de uma lagoa. As diferenças na concentração relativa de íons mantêm-se devido a

Transporte passivo através da membrana.
a) osmose.
b) difusão através da membrana.
c) transporte passivo através da membrana.
d) transporte ativo através da membrana.
e) barreira exercida pela parede celulósica.

02. No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas organelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo. As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectivamente, e algumas organelas representadas no esquema, estão corretamente listadas em:

Etapas: fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos.
Organelas: retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
a) absorção de aminoácidos, síntese proteica e exportação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.
b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo de Golgi e lisossomo.
c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e exportação de compostos orgânicos; cloroplastos e vacúolos.
d) absorção de água, síntese de ATP e respiração celular; mitocôndria, cloroplastos e ribossomos.
e) fagocitose de bactérias, síntese de proteínas e transporte de íons; ribossomos, mitocôndria e complexo de Golgi.

O bombeamento de íons sódio e potássio é um caso bem conhecido de

a) pinocitose.
b) fagocitose.
c) difusão passiva.
d) transporte ativo.
e) difusão facilitada

Mais conteúdos dessa disciplina