Logo Passei Direto
Buscar
O método de interpretação das normas constitucionais segundo o qual se procura identificar a finalidade da norma, levando-se em consideração o seu fundamento racional, é o método:


A) literal.
B) gramatical.
C) histórico.
D) sistemático.
E) teleológico.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

4
12 pág.

ESTÁCIO

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao método de interpretação das normas constitucionais que busca identificar a finalidade da norma. A) Literal - Este método se concentra no sentido das palavras da norma, sem considerar sua finalidade. B) Gramatical - Semelhante ao literal, foca na interpretação das palavras e frases da norma. C) Histórico - Este método analisa o contexto histórico em que a norma foi criada, mas não necessariamente sua finalidade. D) Sistemático - Este método considera a norma dentro do sistema jurídico como um todo, mas não foca especificamente na finalidade. E) Teleológico - Este é o método que busca entender a finalidade e os objetivos da norma, levando em consideração seu fundamento racional. Diante disso, a alternativa correta é: E) teleológico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O método de interpretação das normas constitucionais segundo o qual se procura identificar a finalidade da norma, levando-se em consideração o seu fundamento racional, é o método teleológico. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

4
12 pág.

ESTÁCIO

Mais perguntas desse material

Acerca das espécies e métodos clássicos de interpretação adotados pela hermenêutica jurídica, assinale a opção incorreta:

A interpretação autêntica pressupõe que o sentido da norma é o fixado pelos operadores do direito, por meio da doutrina e jurisprudência.
A interpretação lógica se caracteriza por pressupor que a ordem das palavras e o modo como elas estão conectadas são essenciais para se alcançar a significação da norma.
A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.
A interpretação histórica se caracteriza pelo fato de que o significado da norma deve atender às características sociais do período histórico em que é aplicada.
A interpretação axiológica pressupõe uma unidade objetiva de fins determinados por valores que coordenam o ordenamento, assim legitimando a aplicação da norma.
A) A interpretação autêntica pressupõe que o sentido da norma é o fixado pelos operadores do direito, por meio da doutrina e jurisprudência.
B) A interpretação lógica se caracteriza por pressupor que a ordem das palavras e o modo como elas estão conectadas são essenciais para se alcançar a significação da norma.
C) A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.
D) A interpretação histórica se caracteriza pelo fato de que o significado da norma deve atender às características sociais do período histórico em que é aplicada.
E) A interpretação axiológica pressupõe uma unidade objetiva de fins determinados por valores que coordenam o ordenamento, assim legitimando a aplicação da norma.

No tocante à interpretação das normas constitucionais, o Princípio da Força Normativa da Constituição determina que:


A) entre as interpretações possíveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficácia, aplicabilidade e permanência das normas constitucionais.
B) a interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradições entre suas normas.
C) os órgãos encarregados da interpretação da norma constitucional não poderão chegar a uma posição que subverta o esquema organizatório funcional constitucionalmente já estabelecido.
D) na solução dos problemas jurídicos constitucionais, deverá ser dada maior primazia aos critérios favorecedores da integração política e social.
E) a coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito seja destinada a evitar o sacrifício total de uns em relação aos outros.

No método jurídico, defende-se a identidade entre lei e constituição, esta considerada espécie de lei, devendo, portanto, ser interpretada pelas regras tradicionais de hermenêutica.


A) Verdadeiro
B) Falso
C) Não é possível determinar a veracidade a partir das informações fornecidas

O método de interpretação das normas jurídicas em que o intérprete empresta maior relevância ao elemento finalístico denomina-se:


A) teleológico.
B) sistemático.
C) histórico.
D) filológico.
E) lógico.

A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.


A) Verdadeiro
B) Falso
C) Não é possível determinar a veracidade a partir das informações fornecidas

Mais conteúdos dessa disciplina