Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a consagrada teoria da interpretação das normas constitucionais, qual é o princípio que estabelece que a interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradição entre suas normas?


A) Da máxima efetividade.
B) Da unidade da constituição.
C) Do efeito integrador.
D) Da justeza ou da conformidade funcional.
E) Da concordância prática ou da harmonização.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 2 anos

4
12 pág.

ESTÁCIO

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação ao princípio que estabelece que a interpretação constitucional deve evitar contradições entre as normas. A) Da máxima efetividade - Este princípio busca garantir a maior eficácia das normas constitucionais, mas não se refere diretamente à harmonização entre elas. B) Da unidade da constituição - Este princípio enfatiza que a constituição deve ser interpretada como um todo, evitando contradições entre suas normas. Portanto, é uma opção relevante. C) Do efeito integrador - Este princípio se relaciona à integração de normas, mas não é especificamente sobre evitar contradições. D) Da justeza ou da conformidade funcional - Este princípio trata da adequação das normas ao contexto, mas não aborda diretamente a questão da contradição. E) Da concordância prática ou da harmonização - Este princípio também se refere à busca de uma interpretação que evite contradições, promovendo a harmonia entre as normas constitucionais. Analisando as opções, tanto a B quanto a E se referem à ideia de evitar contradições. No entanto, o princípio que é mais amplamente reconhecido e utilizado para esse fim é o da "concordância prática ou da harmonização". Portanto, a alternativa correta é: E) Da concordância prática ou da harmonização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O princípio que estabelece que a interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradição entre suas normas é o princípio da harmonização ou da concordância prática. Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

4
12 pág.

ESTÁCIO

Mais perguntas desse material

Acerca das espécies e métodos clássicos de interpretação adotados pela hermenêutica jurídica, assinale a opção incorreta:

A interpretação autêntica pressupõe que o sentido da norma é o fixado pelos operadores do direito, por meio da doutrina e jurisprudência.
A interpretação lógica se caracteriza por pressupor que a ordem das palavras e o modo como elas estão conectadas são essenciais para se alcançar a significação da norma.
A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.
A interpretação histórica se caracteriza pelo fato de que o significado da norma deve atender às características sociais do período histórico em que é aplicada.
A interpretação axiológica pressupõe uma unidade objetiva de fins determinados por valores que coordenam o ordenamento, assim legitimando a aplicação da norma.
A) A interpretação autêntica pressupõe que o sentido da norma é o fixado pelos operadores do direito, por meio da doutrina e jurisprudência.
B) A interpretação lógica se caracteriza por pressupor que a ordem das palavras e o modo como elas estão conectadas são essenciais para se alcançar a significação da norma.
C) A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.
D) A interpretação histórica se caracteriza pelo fato de que o significado da norma deve atender às características sociais do período histórico em que é aplicada.
E) A interpretação axiológica pressupõe uma unidade objetiva de fins determinados por valores que coordenam o ordenamento, assim legitimando a aplicação da norma.

No tocante à interpretação das normas constitucionais, o Princípio da Força Normativa da Constituição determina que:


A) entre as interpretações possíveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficácia, aplicabilidade e permanência das normas constitucionais.
B) a interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradições entre suas normas.
C) os órgãos encarregados da interpretação da norma constitucional não poderão chegar a uma posição que subverta o esquema organizatório funcional constitucionalmente já estabelecido.
D) na solução dos problemas jurídicos constitucionais, deverá ser dada maior primazia aos critérios favorecedores da integração política e social.
E) a coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito seja destinada a evitar o sacrifício total de uns em relação aos outros.

No método jurídico, defende-se a identidade entre lei e constituição, esta considerada espécie de lei, devendo, portanto, ser interpretada pelas regras tradicionais de hermenêutica.


A) Verdadeiro
B) Falso
C) Não é possível determinar a veracidade a partir das informações fornecidas

O método de interpretação das normas jurídicas em que o intérprete empresta maior relevância ao elemento finalístico denomina-se:


A) teleológico.
B) sistemático.
C) histórico.
D) filológico.
E) lógico.

A interpretação sistemática se caracteriza por pressupor que qualquer preceito normativo deverá ser interpretado em harmonia com as diretrizes gerais do sistema, preservando-se a coerência do ordenamento.


A) Verdadeiro
B) Falso
C) Não é possível determinar a veracidade a partir das informações fornecidas

Mais conteúdos dessa disciplina