Logo Passei Direto
Buscar
Os trocadores de calor são equipamentos fundamentais em diversos processos industriais, sejam em usinas de álcool e açúcar, no resfriamento de água e, até mesmo, nos sistemas de condicionamento de ar em ambientes. Quando falamos de trocadores de calor, a determinação da temperatura deve levar em consideração a variação mínima e máxima dos dois fluidos presentes. Por esse motivo, em projetos deste tipo de equipamentos, utiliza-se para o cálculo da temperatura:



a.
A média aritmética da temperatura.


b.
A média logarítmica da diferença das temperaturas


c.
A temperatura de entrada do fluido frio.


d.
A temperatura de saída do fluido quente.


e.
A média geométrica das temperaturas.
User badge image
Henrique Oliveira

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para determinar a temperatura em trocadores de calor, é comum utilizar a média logarítmica da diferença das temperaturas (LMTD - Log Mean Temperature Difference). Essa abordagem é importante porque leva em consideração a variação das temperaturas dos fluidos ao longo do trocador, proporcionando um cálculo mais preciso da transferência de calor. Analisando as alternativas: a) A média aritmética da temperatura - Não é a abordagem correta para trocadores de calor. b) A média logarítmica da diferença das temperaturas - Esta é a opção correta, pois é a metodologia utilizada para calcular a temperatura em trocadores de calor. c) A temperatura de entrada do fluido frio - Não considera a variação de temperatura ao longo do trocador. d) A temperatura de saída do fluido quente - Também não considera a variação ao longo do trocador. e) A média geométrica das temperaturas - Não é a abordagem utilizada para este cálculo. Portanto, a alternativa correta é: b) A média logarítmica da diferença das temperaturas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta para o cálculo da temperatura em trocadores de calor é a letra b, que corresponde à média logarítmica da diferença das temperaturas. Essa é a forma mais precisa de determinar a temperatura em um trocador de calor, levando em consideração a variação mínima e máxima dos dois fluidos presentes.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
User badge image

Matheus Assis

ano passado

Dessa vez AI, acertou!

média logarítmica da diferença das temperaturas.

att,

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em relação aos grupos adimensionais, assinale a sequência que ilustra o preenchimento CORRETO dos parênteses, de cima para baixo:

1. Razão entre as difusividades moleculares térmica e mássica, caracterizando fluxos de fluido onde há transferência simultânea de calor e massa.

2. Razão entre as difusividades moleculares de momento e mássica, relacionando assim as camadas limites hidrodinâmica e de transferência de massa.

3. Representa a transferência de massa como resultado do movimento do fluido (convecção) relativamente à transferência de massa apenas ao nível molecular (difusão).

( ) Número de Sherwood.

( ) Número de Lewis.

( ) Número de Schmidt.



a.
1-3-2


b.
1-2-3


c.
2-3-1


d.
2-1-3


e.
3-2-1

Um corpo de motor possui 360 mm de diâmetro (externo) e 240 mm de comprimento. A temperatura da superfície deste motor não deve exceder 55°C ao dissipar 340W. Dessa forma, um engenheiro propõe a utilização de aletas longitudinais com pontas isoladas. Cada aleta possui 15 mm de espessura e 40 mm de altura. O coeficiente de convecção é 40W/m °C. determinar o número de aletas necessárias. Considere a temperatura do ar como 30°C. A condutividade térmica do material é de 40 W/m°C.
Assinale a alternativa que contém o número de aletas necessárias.
a. 72 aletas
b. 84 aletas
c. 76 aletas
d. 88 aletas
e. 80 aletas

Uma das principais aplicações do paládio é na indústria automotiva, onde é utilizado em catalisadores para reduzir as emissões de gases poluentes nos carros. O paládio é um metal com alta capacidade de armazenar hidrogênio, tornando-o útil para reduzir as emissões de gases de escape dos veículos a combustão.
Assinale a alternativa que contém o fluxo de difusão do H nesse processo de purificação.
Imagine que na saída da corrente gasosa de um motor existe uma placa de paládio de 5 mm de espessura e área de 0,25 m². Essa placa é aquecida a 400 °C, e essa corrente, composta por CO, CO₂ e H₂ e vapor d’água, é pressurizada contra essa placa. O coeficiente de difusão do hidrogênio em paládio é D (400°C) = 1,5x10⁻⁸ m²/s e a concentração de H₂ no lado da placa de alta pressão é de 3,0 KgH₂/m³ Pd enquanto que no de baixa pressão é 0,6 KgH₂/m³ Pd. Esse processo de difusão ocorre em estado estacionário.
a. 2,6 x 10⁻² kg/s
b. 1,5 x 10⁻² kg/s
c. 1,2 x 10⁻² kg/s
d. 2,3 x 10⁻² kg/s
e. 1,8 x 10⁻² kg/s

Mais conteúdos dessa disciplina