Logo Passei Direto
Buscar

Geografia Agrícola

Sandra Regina Feitosa Sobreira Professora Emef
O período feudal, entre os séculos V e XV, teve caráter específico de organização social, político e cultural. Esse caráter teve como consequência uma mudança profunda no papel das cidades, que passaram a:

Escolha uma opção:
a. perder sua influência local com a consolidação das redes urbanas e a formação de metrópoles controladas por governos laicos.
b. ganhar importância pelas mudanças espaciais nos feudos, o que possibilitou um comércio em âmbito global por meio do desenvolvimento de redes de comunicação no período.
c. perder sua importância, pois a maioria da população começou a viver nos feudos, cuja principal característica eram as atividades agrícolas.
d. ter maior relevância, pois os feudos estavam voltados para o comércio e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia produtiva.
e. ganhar importância, e começa nesse momento a diferenciação entre rural e urbano, e o agronegócio une esses dois espaços pelo uso de tecnologias e comércio.
User badge image
Anielle Martins

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o contexto do período feudal e o papel das cidades: a) Perder sua influência local com a consolidação das redes urbanas e a formação de metrópoles controladas por governos laicos. - Essa opção não se encaixa, pois durante o feudalismo, as cidades não se tornaram metrópoles controladas por governos laicos. b) Ganhar importância pelas mudanças espaciais nos feudos, o que possibilitou um comércio em âmbito global por meio do desenvolvimento de redes de comunicação no período. - Embora o comércio tenha se desenvolvido, a ideia de um comércio em âmbito global não se aplica ao contexto feudal. c) Perder sua importância, pois a maioria da população começou a viver nos feudos, cuja principal característica eram as atividades agrícolas. - Esta opção é correta, pois durante o feudalismo, a maioria da população realmente vivia nos feudos e as cidades perderam importância. d) Ter maior relevância, pois os feudos estavam voltados para o comércio e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia produtiva. - Essa opção não é precisa, já que o foco dos feudos era mais nas atividades agrícolas do que no comércio ou no desenvolvimento científico. e) Ganhar importância, e começa nesse momento a diferenciação entre rural e urbano, e o agronegócio une esses dois espaços pelo uso de tecnologias e comércio. - Embora a diferenciação entre rural e urbano tenha começado, a afirmação de que as cidades ganharam importância não é correta para o período feudal. Portanto, a alternativa correta é: c) perder sua importância, pois a maioria da população começou a viver nos feudos, cuja principal característica eram as atividades agrícolas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c. Durante o período feudal, a maioria da população passou a viver nos feudos, que eram caracterizados pelas atividades agrícolas, fazendo com que as cidades perdessem sua importância.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O evento da primeira Revolução Industrial, de 1760 a 1850, teve grande importância no desenvolvimento urbano e nas transformações profundas no espaço das cidades. Por conta disso, esses espaços foram marcados por:​​​​​​​ Escolha uma opção: a. presença de indústrias, êxodo rural para mão de obra, aumento populacional, construção de infraestruturas e moradias urbanas. b. abrigar centros de tecnologia de ponta, menor densidade populacional, ascensão do agronegócio e fixação da população no campo. c. desenvolvimento das indústrias petroquímicas, beneficiando a organização dos trabalhadores com jornadas reduzidas, construção de moradias na zona rural. d. planejamento urbano diminuiu a extensão da área das cidades para promover melhores condições de vida, êxodo para áreas rurais para produção agrícola. e. uso de motor a combustão, o que permitiu aumento significativo do uso de transportes coletivos e individual, e contração do número de indústrias.

Assinale a opção que NÃO apresenta uma razão pela qual as populações mais pobres são mais afetadas pelo planejamento de mobilidade urbana.
Escolha uma opção:
a. Moradias em locais mais afastados.
b. Custos do transporte.
c. Acesso mais dificultado ao transporte público.
d. Dificuldade de acessibilidade aos grandes centros urbanos.
e. Tipo de emprego.

Mais conteúdos dessa disciplina