Logo Passei Direto
Buscar
No Relatório, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, está o entendimento que o reconhecimento e a valorização da identidade, da cultura e da história dos negros brasileiros independe de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens. O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.


1. Engana-se quem pensa que o tema reconhecimento e a valorização do negro não tenha recebido as devidas iniciativas educacionais governamentais do Brasil Colonial ao Império.
2. De fato, a assertiva procede, porque reconhecimento e valorização dependem de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens.
3. Apenas uma tendência foi importante para o desenvolvimento da educação nacional, a visão etnocêntrica do branco europeu e coerente para os povos indígenas e africanos.
4. Atualmente o reconhecimento e a valorização do negro brasileiro já recebeu todas e devidas iniciativas governamentais no campo adequado da cultura e da saúde.
5. Correta: A assertiva não procede, porque reconhecimento e valorização da independe de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A assertiva apresentada no Relatório das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais enfatiza que o reconhecimento e a valorização da identidade, cultura e história dos negros brasileiros não devem depender de condições favoráveis. Portanto, a alternativa que melhor discorre sobre essa ideia é: 5. Correta: A assertiva não procede, porque reconhecimento e valorização da identidade, cultura e história dos negros brasileiros independe de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens. Essa opção reflete a essência do que é proposto nas diretrizes, que é a importância de reconhecer e valorizar a diversidade cultural independentemente das condições em que se encontra o sistema educacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A assertiva correta é a alternativa 5. Ela afirma que o reconhecimento e a valorização da identidade, cultura e história dos negros brasileiros independem de condições físicas, materiais, intelectuais e afetivas favoráveis para o ensino e para aprendizagens. Isso significa que o reconhecimento e a valorização da cultura negra devem ser promovidos independentemente das condições presentes, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Nas Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (BRASIL, 2006), do Ministério da Educação, existe o consenso que a o conceito de ser humano que produz história está vinculado necessariamente as grandes sagas e aos heróis, mais eficazes que as relações comunitárias dos grupamentos humanos”. O que você acha desta assertiva? Assinale a alternativa que melhor discorre sobre ela.


1. De fato, quanto mais o estudante souber sobre grandes sagas e heróis mais saberá sobre as relações étnica-raciais.
2. A organização social e comunitária possui restrita importância e incomparável com os grandes heróis portugueses atuais.
3. A assertiva é verdadeira e confere com o que é expresso pelo documento do Ministério da Educação, de 2006.
4. Ter lições sobre heróis e grandes sagas é importante, mas só é obrigatório ao estudante nas comunidades indígenas brasileiras.
5. Correta: O material produzido pelo Ministério da Educação defende que se engana quem despreza as relações comunitárias, em nome de heróis.

Ocultar opções de resposta

1.

Capacidade.

2.

Igualdade.

3.

Diferença.

4.

Punição.

5.

Correta:

Responsabilidade.

Resposta correta


1. Capacidade.
2. Igualdade.
3. Diferença.
4. Punição.
5. Correta: Responsabilidade.

Ocultar opções de resposta


Lei 11645/08, das Cotas Afirmativas.

Lei 10639/03 da Educação Escolar Indígena.

Constituição Federal de 1988.

Correta:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Resposta correta


Lei diversidade etnicorracial de 1999.


1. Lei 11645/08, das Cotas Afirmativas.
2. Lei 10639/03 da Educação Escolar Indígena.
3. Constituição Federal de 1988.
4. Correta: Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
5. Lei diversidade etnicorracial de 1999.

Foi elaborado um Plano Nacional para cooperar com o sistema de ensino brasileiro, recomendando reflexões para o enfrentamento de todos os modos de preconceito, racismo e discriminação, e assim avalizar o direito de aprender e a equidade educacional, com fins na promoção de uma sociedade mais solidária e justa. Podemos dizer que estamos relatando sobre um


Plano de ação para a educação inclusiva.
Plano de combate à evasão escolar.
Plano de valorização dos professores.
Correta: Plano Nacional de Implementação das Leis 10639/03 e 11645/08.
Plano de expansão da educação superior.

Plano Nacional de:


1. Construção das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana Corajoso.
2. Supressão das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana persuasivo.
3. Correta: Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.
4. Reestruturação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.
5. Elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana de atitude.

Mais conteúdos dessa disciplina