Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os paradigmas assimilacionista e emancipacionista na história da educação indígena é correto afirmar que:


O paradigma assimilacionista vigorou durante todo o período colonial, sendo substituído pelo paradigma emancipacionista com a independência do Brasil.
O paradigma emancipacionista é relativamente recente e resulta da luta histórica dos movimentos sociais indígenas e dos direitos conquistados com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
O paradigma emancipacionista, apesar de recente, já acumula conquistas importantes, dentre elas a erradicação do paradigma assimilacionista das políticas educacionais indígenas.
Ambos os paradigmas coexistiram e seguem coexistindo na história da educação escolar indígena, desde as primeiras experiências de contato.
É uma demanda das comunidades indígenas que defendem seu direito de serem amplamente incorporados a sociedade brasileira sem processos segregacionistas, mas garantindo direitos iguais.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Sobre os paradigmas assimilacionista e emancipacionista na história da educação indígena, é correto afirmar que: 1. O paradigma assimilacionista realmente vigorou durante o período colonial, buscando integrar os indígenas à cultura dominante. 2. O paradigma emancipacionista surgiu a partir da luta dos movimentos sociais indígenas, especialmente após a Constituição de 1988, que garantiu direitos. 3. Embora o paradigma emancipacionista tenha trazido conquistas, o paradigma assimilacionista ainda influencia as políticas educacionais. 4. Ambos os paradigmas coexistem na história da educação escolar indígena, refletindo a complexidade das relações entre as comunidades indígenas e a sociedade brasileira. Portanto, a afirmação de que ambos os paradigmas coexistem é a mais precisa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa correta é: "O paradigma emancipacionista é relativamente recente e resulta da luta histórica dos movimentos sociais indígenas e dos direitos conquistados com a promulgação da Constituição Federal de 1988." Esse paradigma busca garantir direitos iguais para as comunidades indígenas, sem processos segregacionistas.

Essa resposta te ajudou?

5
Dislike1
User badge image

Deluga MBR

há 2 anos

O paradigma emancipacionista é relativamente recente e resulta da luta histórica dos movimentos sociais indígenas e dos direitos conquistados com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

Essa resposta te ajudou?

5
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao conteúdo presente na charge, é correto afirmar:


Diz respeito à luta organizada das mulheres das favelas.
É uma luta individual e não diz respeito às pessoas das favelas.
É apenas uma charge e não possui relação com nenhum conteúdo.
Todas as alternativas estão incorretas.
Não possui nenhuma conexão com a luta das mulheres pelo direito à creche.

Os dados apresentados pelo Mapa da Violência de 2016, publicado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), reiteram o padrão segundo o qual a juventude brasileira encontra-se em maior vulnerabilidade frente às situações de violência, especialmente no que se refere às mortes provocadas por armas de fogo. De acordo com os especialistas responsáveis por este estudo, tal situação exige políticas de juventude e políticas para a juventude. Sobre juventudes, vulnerabilidade juvenil e políticas públicas para a redução da violência, considere as afirmativas a seguir.

I - A condição juvenil é socialmente construída e atravessada por condições sociais como classe, raça, escolaridade, local de moradia, religião e gênero.

II - O trabalho é uma dimensão constitutiva da condição juvenil e é vivenciado positivamente por muitos jovens, pois permite o acesso ao entretenimento, ao consumo e aos namoros.

III - O acesso dos jovens à educação formal e ao mercado de trabalho são questões resolvidas pelas políticas públicas, eliminando a chamada geração nem-nem.

IV - O combate às desigualdades de renda e as desigualdades de gênero são as condições imediatas para a efetiva redução da violência entre jovens negros, via políticas públicas.

Assinale a alternativa correta.


Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina