Questão 1/10 - História da Música: da Antiguidade ao Barroco Leia o excerto de texto: “Com obras assinadas, os principais compositores se fizeram conhecer tanto no contexto religioso quanto no secular. Dizer que alguém foi um importante compositor de música sacra não o exclui necessariamente como compositor de música profana e vice-versa”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORNHOLDT, Jeimely Heep. História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 90. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco, assinale a alternativa que indica corretamente um compositor do período renascentista: Nota: 10.0
A Guillaume de Machaut (1300-1377).
B Emanuel Friedrich Haendel (1685-1859).
C Jean Baptiste Lully Bach (1632-1687).
D Orlando di Lasso (1532-1594).
E José Pérotin (1160-1236).
A Guillaume de Machaut (1300-1377). B Emanuel Friedrich Haendel (1685-1859). C Jean Baptiste Lully Bach (1632-1687). D Orlando di Lasso (1532-1594). E José Pérotin (1160-1236).
Questão 2/10 - História da Música: da Antiguidade ao Barroco Leia a citação: “Os textos de certas partes da missa são invariáveis; outros mudam conforme a época do ano ou as datas de determinadas festividades ou comemorações. As partes variáveis designam-se pelo nome de próprio da missa (proprium missae). Fazem parte do próprio a colecta, a epístola, o evangelho, o prefácio, as orações do pós-comúnio e outras orações”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa: Bradiva, 2007. p. 54. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco, enumere os elementos a seguir de acordo com sua ordem no proprium missae: 1. Graduale. 2. Introitus. 3. Alleluia. 4. Offertorium. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Nota: 10.0
A 1 – 2 – 3 – 4.
B 1 – 4 – 3 – 2.
C 4 – 3 – 2 – 1.
D 4 – 1 – 2 – 3.
E 2 – 1 – 3 – 4.
A 1 – 2 – 3 – 4. B 1 – 4 – 3 – 2. C 4 – 3 – 2 – 1. D 4 – 1 – 2 – 3. E 2 – 1 – 3 – 4.
Questão 3/10 - História da Música: da Antiguidade ao Barroco Leia o excerto de texto: “Se, por um lado, a música sacra era executada a capella por pequenos coros, [...], valorizando a música vocal, por outro a música profana, embora também tivesse ênfase no canto, era acompanhada por um ou mais instrumentos musicais”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORNHOLDT, Jeimely Heep. História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 86. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do gênero renascentista instrumental italiano que tinha um andamento rápido e um ritmo marcado e que mais tarde originou a sonata de igreja e, posteriormente, a fuga: Nota: 10.0
A Lied.
B Canzona.
A Lied. B Canzona.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco, em relação a música renascentista analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. dividida em sacra (de cunho religioso) e profana. A música sacra era essencialmente vocal, composta para coro a capella, voltada para as missas e o coral alemão (ou coral luterano). Já a música profana poderia ser cantada em uníssono ou não, e dela se originou o gênero chanson, ou canção renascentista” (livro-base, p. 86).
E F – V – F – V.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORNHOLDT, Jeimely Heep. História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 15. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do instrumento grego que deu origem às castanholas:
B Krotala.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BORNHOLDT, Jeimely Heep. História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco. Curitiba: InterSaberes, 2021. p. 99-100. Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco, em relação ao Lied alemão, assinale corretamente qual voz correspondia à melodia na maioria das canções:
Considerando a imagem e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco sobre o que faz o som ser produzido no aulo duplo, assinale a alternativa correta:
A Palheta simples. B Cordas. C Agitamento. D Bisel. E Embocadura.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base História da música ocidental: da antiguidade clássica ao período barroco, em relação às expressões relacionadas ao conceito artístico de música, assinale a alternativa correta:
A O conceito de música para os gregos envolvia o gesto, o verbo e o som, em que o som simbolizava a expressão da alma. B O conceito de música para os gregos tinha como principal função da música o entretenimento e lazer. C O gesto simbolizava a expressão do corpo, o verbo, a expressão da alma e o som simbolizava a expressão do pensamento. D Para os gregos, a música era formada pelo verbo, o som e os modos gregos, que representavam a expressão do gesto. E O conceito de música foi idealizado por Pitágoras, que associou a música a expressão matemática expressando apenas o pensamento lógico.