Logo Passei Direto
Buscar
O vírus Mayaro (MAYV) foi isolado pela primeira vez em Trinidad, em 1954, e o primeiro surto no Brasil foi descrito em 1955. Desde então, casos esporádicos e surtos têm sido registrados nas Américas, incluindo o Brasil. Considerando as características do vírus Mayaro, é correto afirmar que:


a. Há transmissão de uma pessoa para outra diretamente e ela ocorre a partir da picada de mosquitos fêmeas que se infectam ao se alimentar do sangue de primatas (macacos) ou humanos infectados.
b. O ciclo epidemiológico do vírus Mayaro é semelhante ao da dengue e se dá com a participação de mosquitos urbanos, principalmente do gênero Aedes.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre o vírus Mayaro: a) "Há transmissão de uma pessoa para outra diretamente e ela ocorre a partir da picada de mosquitos fêmeas que se infectam ao se alimentar do sangue de primatas (macacos) ou humanos infectados." - Esta afirmação é parcialmente correta, pois a transmissão do vírus Mayaro ocorre principalmente através da picada de mosquitos infectados, mas não há transmissão direta de pessoa para pessoa. b) "O ciclo epidemiológico do vírus Mayaro é semelhante ao da dengue e se dá com a participação de mosquitos urbanos, principalmente do gênero Aedes." - Esta afirmação é correta, pois o ciclo do vírus Mayaro realmente envolve mosquitos do gênero Aedes, que são os mesmos vetores que transmitem a dengue. Portanto, a alternativa correta é: b) O ciclo epidemiológico do vírus Mayaro é semelhante ao da dengue e se dá com a participação de mosquitos urbanos, principalmente do gênero Aedes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A: "Há transmissão de uma pessoa para outra diretamente e ela ocorre a partir da picada de mosquitos fêmeas que se infectam ao se alimentar do sangue de primatas (macacos) ou humanos infectados." O vírus Mayaro é transmitido principalmente pela picada de mosquitos infectados, como o Aedes aegypti e o Haemagogus spp. O ciclo epidemiológico do vírus Mayaro envolve a transmissão entre mosquitos e hospedeiros vertebrados, como primatas e humanos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

c. O vírus é considerado endêmico na região Norte e Centro-Oeste, ocorrendo em regiões de mata, rural ou silvestre e geralmente afeta indivíduos que entram nos espaços onde macacos e vetores silvestres circulam.


d. Trata-se de uma doença infecciosa, febril e aguda, causada por um vírus, leve, de curso benigno e semelhante a zika. Em 5 dias o paciente se recupera totalmente.


Manifestações clínicas observadas nos estágios iniciais de uma infecção sintomática causada por um arbovírus. Escolha uma opção:


a. Síndrome febril nos estágios iniciais, podendo estar acompanhada de infecção urinária.
b. Síndrome respiratória aguda grave, podendo estar acompanhada de dor de cabeça.
c. Síndrome febril nos estágios iniciais, podendo estar acompanhada de dor de cabeça.
d. Síndrome respiratória aguda grave, podendo estar acompanhada de infecção urinária.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível (prevenível por meio de vacinação), de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. Sua importância epidemiológica decorre da gravidade clínica, elevada letalidade, potencial de disseminação e impacto, sobretudo quando a transmissão for urbana. Sobre esse tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:

1. A febre amarela pode se apresentar sob as formas de Febre Amarela Urbana (FAU) ou Febre Amarela Silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra pela localização geográfica e tipo de hospedeiro.
2. No ciclo urbano da febre amarela, não registrado no Brasil desde 1942, o hospedeiro principal é o homem, quem é vítima da doença.
3. A vigilância de epizootias de PNH (primatas não humanos) é realizada com o objetivo de detectar precocemente a circulação do vírus da febre amarela, orientando a execução de medidas para sua prevenção e controle, com a realização de ações de busca ativa e eutanásia de macacos.
4. Para prevenção da reurbanização da febre amarela, são recomendadas algumas estratégias nas áreas de risco infestadas por Ae. aegypti, entre as quais: a manutenção de elevada cobertura vacinal da população; a identificação dos mosquitos presentes nas áreas de risco; e a manutenção dos índices de infestação por Ae. aegypti muito baixos, por meio do reforço às ações de controle vetorial.
a. As afirmações 1, 2 e 4 estão corretas.

What is the correct sequence of Brazilian literary works from the colonial period?

a. 5, 6, 1
b. 6, 1, 4
c. 5, 6, 1
a. As afirmacoes 2 e 4 estão corretas.
b. As afirmações 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
c. As afirmações 2, 3 e 4 estão corretas.
d. As afirmações 2 e 4 estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina