A LDO é uma inovação da Constituição Federal de 1988. Com relação a essa lei de nosso sistema orçamentário, assinale a alternativa incorreta:
a. Cabe à LDO definir a meta de resultado primário que deverá ser perseguida pelo governo ao longo do exercício financeiro a que se referir a lei. b. O aumento com gastos de pessoal prescinde de autorização prévia na LDO. c. A LDO é elaborada anualmente para indicar as metas e prioridades do governo para o exercício financeiro, criando um elo entre o planejamento declarado no PPA e a alocação de recursos que será efetivamente realizada na LOA. d. No âmbito federal, a LDO tem sido utilizada para disciplinar temas que deveriam ser tratados por uma norma geral de finanças públicas que, embora prevista na Constituição Federal, ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional.
a. Apenas a alternativa III está errada b. Apenas as alternativas I e II estão corretas c. Apenas a alternativa IV está errada d. Todas as alternativas estão corretas
Assinale a alternativa correta, com relação às afirmações acima:
a. Todas as alternativas estão erradas. b. Apenas as alternativas II e III estão corretas. c. Todas as alternativas estão corretas. d. Apenas a alternativa III está correta.
Analise as afirmativas a seguir acerca da programação orçamentária e financeira:
I. A partir da publicação do orçamento, o governo dispõe de 45 dias para editar o decreto de programação orçamentária e financeira, visando ajustar a realização da despesa ao fluxo de entrada dos recursos. II. O decreto de programação orçamentária e financeira cumpre dois papéis essenciais no planejamento governamental: por um lado, ajuda a manter o equilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada; por outro, informa às unidades orçamentárias o volume de recursos que poderão comprometer mensalmente.