Logo Passei Direto
Buscar
No desenvolvimento do drama do Renascimento italiano, o maior expoente artístico era a Commedia dell’Arte. Entendida como o teatro profissional por excelência (CEBULSKI, 2012), a, Commedia dell’Arte, tinha algumas particularidades. É uma de suas características:


a. Os enredos das peças de Commedia dell’Arte eram variados, embora fosse comum a crítica à Igreja.
b. A composição aberta e a representação improvisada.
c. O principal elemento de representação era a expressão facial.
d. O caráter erudito, o que institui a Commedia dell’Arte como “alta comédia”.
e. A composição rígida e a representação meticulosamente planejada.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B) A composição aberta e a representação improvisada. A Commedia dell'Arte se destacava por sua estrutura aberta, permitindo improvisações durante as apresentações.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os movimentos artísticos de vanguarda negaram os princípios da arte acadêmica. Por exemplo, enquanto a pintura acadêmica seguia as regras de perspectiva para criar ilusão de profundidade em suas pinturas, os artistas cubistas utilizavam a fragmentação e a justaposição de formas para representar o objeto em sua integridade. Outro ponto de ruptura entre as vanguardas e a arte acadêmica foi a temática da pintura. Qual é a principal diferença entre a arte acadêmica e a arte moderna com relação à temática da obra de arte?


a. A arte moderna dava mais atenção à temática revolucionária e retratava os heróis que tinham sacrificado as suas vidas pelo bem do povo. A arte acadêmica tinha uma temática voltada para o cristianismo e para as mitologias gregas, que deveriam criar as bases para uma sociedade com desenvolvimento.
b. Enquanto a arte acadêmica pintava somente quadros históricos, mitológicos e de cunho religioso, a arte moderna focava, principalmente, nos problemas sociais resultantes da Primeira Guerra Mundial, pois os movimentos impressionista, fauvista e cubista estavam em plena efervescência.
c. A arte acadêmica utilizava temas com narrativas literárias, ou seja, todas as suas obras buscavam ilustrar a literatura clássica e os mitos gregos ou as passagens bíblicas. A arte moderna dá muita atenção à temática, que era o ponto central da pintura, pois uma arte com tema demasiadamente incoerente era submetida a fortes críticas.
d. A temática não era importante para os pintores acadêmicos, que poderiam pintar o que quisessem e ser aceitos pela academia, desde que seguissem os princípios estéticos requeridos. A liberdade aumentou na arte moderna, pois os artistas poderiam pintar o que quisessem e do modo que quisessem.
e. A arte acadêmica utilizava os princípios literários para produzir as suas pinturas, sempre buscando transmitir uma narrativa, seja ela histórica, mitológica ou cristã. A arte moderna não buscava retratar narrativas, pois ela seguia o lema “arte pela arte” e explorava os elementos constituintes da pintura, escultura, etc.

boço tinha papel fundamental. Observe as opções a seguir. Todas, EXCETO uma, citam várias características de como o esboço era entendido por Da Vinci. Aponte-a.


a. Indeterminação.
b. Instrução psicológica.
c. Fluxo de imaginação.
d. Liberdade fantástica.
e. Preparação para uma obra específica.

Mais conteúdos dessa disciplina