Estudar sobre TDAH exige um conhecimento específico sobre memória, atenção, planejamento e sistema nervoso central ou ainda processamento sensorial. Para isso, é preciso compreender algumas definições sobre esses fatores. Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto às afirmacoes:
( ) O mecanismo de armazenamento das memórias carece de fundamentação para explicar de forma integral como fenômenos bioquímicos e descargas elétricas. ( ) Em relação à memória e seus processos, podemos destacar que com relação aos processos de armazenamento, podemos dividi-los em três etapas distintas: a aquisição, a consolidação e a evocação. ( ) Os neurônios são os únicos responsáveis por armazenar os recursos essenciais para um sujeito ser identificado com capacidade adequada de memória e atenção. ( ) As memórias implícitas são processadas a nível subconsciente, como associações que fazemos a determinados estímulos e às memórias motoras ( ) O processo de atenção é diretamente relacionado à memória, porque um sujeito só consegue ter engajamento quando tem uma base de conhecimento (armazenamento) suficiente para novas aquisições.
a. F-V-F-F-V. b. V-V- F-V-F. c. F-F-V-V-V. d. V-F-F-F-V. e. V-V-V-V-V.
Estudar a relação professor e aluno na contextualização do TDAH e da neuroaprendizagem é importante porque possibilita compreender demandas que surgem no contexto educacional como:
a. O fato de que aprender é resultado da condição orgânica do estudante e o professor será o único sujeito que poderá esclarecer essa condição. b. O fato de que a aprendizagem é um recurso de avaliação no contexto escolar, e o professor tem a sabedoria de identificar, através da avaliação, as dificuldades do estudante e corrigir seus erros. c. O fato de que aprender é um ato individual e representa a condição cognitiva e mental do estudante entender os conteúdos escolares apresentados e desenvolvidos pelo professor. d. O fato de que a aprendizagem é uma resposta do tipo de estudante e como ele entende seu diagnóstico de TDAH e aceita as regras de estudo e trabalho no ambiente escolar. e. O fato de que o papel primordial do professor é conseguir ultrapassar a tentativa de qualificar a aprendizagem do aprendiz com TDAH, hiperatividade, ou déficit de atenção, apenas com atitudes punitivas e de correção disciplinar.