Logo Passei Direto
Buscar

Engenharia de Software

Colégio Objetivo

Questão 1 A engenharia de software é a disciplina responsável pelo processo de desenvolvimento de aplicações, aplicando uma abordagem de teorias, m...

Questão 1
A engenharia de software é a disciplina responsável pelo processo de desenvolvimento de aplicações, aplicando uma abordagem de teorias, métodos e ferramentas para projetar e construir novos sistemas.

O engenheiro de software irá, por exemplo, estudar e aplicar técnicas para auxiliar no processo de elicitação de requisitos, além de aplicar boas práticas de programação no software que será construído, garantindo boa manutenibilidade e longevidade ao produto.

A engenharia de requisitos, por sua vez, se apresenta como um ramo da engenharia de software voltado para garantir que a metodologia adequada para cada fase da elicitação de requisitos seja feita de forma adequada e sistemática. Assinale a alternativa que apresenta as fases da elicitação de requisitos, na ordem correta de acontecimentos.

• Gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos, validação, especificação e estudo de viabilidade.

• Estudo de viabilidade, especificação, levantamento de requisitos, validação e gerenciamento de requisitos.

• Especificação, estudo de viabilidade, validação, levantamento de requisitos e gerenciamento de requisitos. • Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.

• Estudo de viabilidade, especificação, gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos e validação.

Sua resposta
Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.

A engenharia de requisitos é o ramo da engenharia de software responsável por todo o processo de elicitação de requisitos, compreendendo desde as fases iniciais de entendimento das necessidades do cliente e esboço inicial do conjunto de funcionalidades até a fase de validação dos requisitos funcionais e não funcionais que serão implementados pela aplicação. As etapas do processo de elicitação de requisitos, na ordem que acontecem, são: Estudo de viabilidade – Momento a partir do qual se analisa a viabilidade técnica das funcionalidades necessárias para a aplicação, conforme a linguagem de programação e recursos técnicos que serão utilizados; Levantamento de requisitos – Fase na qual os requisitos serão mapeados sem muito detalhamento, ainda de forma macro; Especificação de requisitos – Momento do refinamento dos requisitos levantados, com detalhes técnicos sobre as regras de negócio envolvidas e especificações técnicas para a codificação; Validação dos requisitos – Fase na qual o refinamento dos requisitos será validado junto ao cliente; Gerenciamento de requisitos – Momento que os requisitos serão atualizados, quando necessário, mantendo a coerência entre o que está implementado na aplicação com a documentação disponível.


a) Gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos, validação, especificação e estudo de viabilidade.
b) Estudo de viabilidade, especificação, levantamento de requisitos, validação e gerenciamento de requisitos.
c) Especificação, estudo de viabilidade, validação, levantamento de requisitos e gerenciamento de requisitos.
d) Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.
e) Estudo de viabilidade, especificação, gerenciamento de requisitos, levantamento de requisitos e validação.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra d) Estudo de viabilidade, levantamento de requisitos, especificação, validação e gerenciamento de requisitos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com base no contexto e em seus conhecimentos sobre o Plano de testes, analise as afirmativas a seguir:

I. Testes de carga e acessos simultâneos podem fazer parte do plano de testes da aplicação;
II. Cada aplicaçã

Com base no contexto e em seus conhecimentos sobre o conceito de ator, analise as afirmativas a seguir:

I. Ator pode ser tanto um usuário do sistema, quanto outro sistema que possa disparar uma ação;
II. Ator é apenas o usuário humano do sistema, não sendo considerado ator um outro sistema que faça interação com a aplicação que será construída;
III. Ator pode ser um serviço WEB, desde que este dispare uma ação no sistema que será construído.
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.
e) III, apenas.

Completude de um requisito se refere à especificação de todas as regras de negócio necessárias para a implementação deste, de modo que a equipe de desenvolvimento não tenha dúvidas quanto as regras acordadas. Consistência, por sua vez, representa a inexistência de conflitos entre regras de negócio, seja no pré-requisito para a funcionalidade ou na dependência entre diferentes requisitos. Considerando o contexto apresentado, é um fator que pode acarretar inconsistência nos requisitos


a) a ausência de regras de negócio para validação.
b) a inexistência de um plano de testes para o requisito.
c) o escopo da aplicação.
d) os conflitos de interesse entre diferentes partes interessadas.
e) regras que podem ter duplo entendimento.

É notável a evolução nas metodologias de desenvolvimento de sistemas desde que a metodologia tradicional cascata surgiu. O grande objetivo era otimizar o processo de entregas e feedback do cliente, adequando o produto às reais necessidades dos interessados ao longo do projeto, evitando, assim, um problema típico da metodologia cascata: a inadequação do produto às expectativas, tendo em vista o longo tempo de duração do projeto. A metodologia em espiral (ou incremental) foi a precursora das metodologias mais interativas com o cliente, como as ágeis. Com fases


Mais conteúdos dessa disciplina