Logo Passei Direto
Buscar

Direito Administrativo

Colégio Objetivo
A Administração Pública é subordinada a diversos princípios, sendo vários de previsão constitucional, como o art. 37 da Carta Magna. Sobre os princípios que regem a Administração Pública, analise as assertivas a seguir e identifique as corretas:

I. Os princípios da legalidade e da impessoalidade são previstos constitucionalmente.
II. Não há princípios que subordinam a Administração Pública além daqueles previstos constitucionalmente.
III. O princípio da publicidade dispõe que a coletividade tem que ter acesso a todo e qualquer ato estatal por meio de comunicação clara e adequada.
IV. O princípio da eficiência dispõe que a Administração Pública sempre deve buscar oferecer o melhor serviço possível com o menor custo para preservar também os recursos públicos.
Alternativas:
I, II e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e V, apenas.
II e III, apenas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa "I, II e IV, apenas". Os princípios da legalidade e da impessoalidade são previstos constitucionalmente, assim como o princípio da eficiência. Já o princípio da publicidade diz respeito ao acesso da coletividade aos atos estatais por meio de comunicação clara e adequada. Não há previsão constitucional para o princípio II e III mencionados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O procedimento licitatório tem várias fases, tanto internas quanto externas. A respeito das fases e suas características, leia e associe as duas colunas.
I-A
II-C
III-B

I-A; II-C, III-B
I-A; I

O procedimento licitatório, assim como todos os atos da Administração Pública, sofrerá fiscalização e controle dos entes responsáveis. Sobre a fiscalização e o controle do procedimento licitatório, assinale a alternativa correta.


Na fiscalização dos procedimentos licitatórios, os órgãos de controle adotarão critérios de oportunidade, materialidade, relevância e risco e desconsiderarão as razões apresentadas pelos órgãos e pelas entidades responsáveis e os resultados obtidos com a contratação.
Os Tribunais de Contas estão isentos de promover a capacitação de seus servidores e agentes designados para o desempenho das funções essenciais ao bom funcionamento dos procedimentos licitatórios, sendo essa responsabilidade do gabinete de gestão de riscos.
No procedimento de fiscalização, os órgãos de controle considerarão como provas imprescindíveis os documentos impertinentes e meramente protelatórios para esclarecimento dos fatos.
Os servidores, os agentes de licitação e as autoridades que atuam na governança do órgão ou entidade licitante não poderão participar do controle e fiscalização da licitação.
O Tribunal de Contas poderá suspender cautelarmente o processo licitatório quando constatar irregularidade e deverá se manifestar definindo objetivamente as causas da ordem de suspensão e o modo como será garantido o atendimento do interesse público obstado pela suspensão da licitação, no caso de objetos essenciais ou de contratação por emergência.

Mais conteúdos dessa disciplina