Logo Passei Direto
Buscar
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000) é necessário que haja um modelo educacional diferenciado, propiciando:

I a equidade e respeitando as diferenças.
II ressaltar aspectos dos conteúdos formais, visto que o modelo educacional deve priorizar o tradicionalismo e a hierarquização escolar.
III um modelo que assegure a disposição dos componentes curriculares de forma contextualizada com o cotidiano.
IV que as práticas educativas garantam aos alunos uma formação e aprendizagem significativa.
1. I, II e IV.
2. I.
3. II e III.
4. III.
5. I, III e IV.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos (BRASIL, 2000), o modelo educacional diferenciado deve propiciar: I - A equidade e respeito às diferenças. III - Um modelo que assegure a disposição dos componentes curriculares de forma contextualizada com o cotidiano. IV - Práticas educativas que garantam aos alunos uma formação e aprendizagem significativa. Portanto, a alternativa correta é a número 5: I, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quando tratamos da EJA não podemos deixar de mencionar as contribuições de Paulo Freire para com o processo de ensino-aprendizagem desses indivíduos que compõem essa modalidade. A esse respeito assinale a alternativa FALSA:


1. O educador e estudioso realizou uma crítica à concepção mecanicista da alfabetização.
2. Paulo Freire destacou um trabalho que valorizava apenas os aspectos ligados à codificação e decodificação da língua portuguesa, enfocando no currículo formal.
3. O educador valorizava a alfabetização contextualizada com o cotidiano dos educandos e a partir processos de produção e compreensão.
4. Paulo Freire destacou que a alfabetização deve ser um instrumento que permita analfabetos a terem acesso e consciência dos seus direitos políticos, sociais e econômicos.
5. O educador tratava de uma educação libertária, onde a alfabetização dialogasse com o currículo formal e o currículo oculto, enfatizando também aspectos do cotidiano dos jovens e adultos.

No começo do século XXI, em 2000, surge as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as ações que reafirmam a exigência do direito à educação escolar para jovens e adultos:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
As Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Os parâmetros Curriculares para Educação de Jovens e Adultos.
Diretrizes Curriculares para Educação Infantil e Ensino Médio.

Leia o extrato textual abaixo, preencha respectivamente as lacunas de acordo com as alternativas e assinale a correspondente: está para de codificar decodificar, visando também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem. já se quando ou um grupo adquire um estado ou condição como consequência de terse apropriado da escrita (SOARES, 2011). Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:


A. A alfabetização; a concepção mecanicista.
B. Currículo oculto; currículo formal.
C. Letramento; a concepção mecanicista.
D. A o currículo oculto.
E. A o letramento.

Mais conteúdos dessa disciplina