Um sistema distribuído é um sistema que utiliza diversos dispositivos computacionais para realizar o processamento de forma distribuída e transparente para seu usuário. Quando se utilizam sistemas distribuídos com alto grau de acesso de usuários, é interessante que estes não tenham falhas constantes, visto que seus usuários não irão utilizar um sistema com erros constantes. Vários sistemas podem ser distribuídos, mas, para que sejam tolerantes a falhas, é necessário que haja a ideia de que, mesmo com falhas, o sistema irá continuar funcionando, tornando-se, assim, um sistema distribuído tolerante a falhas. Sistemas distribuídos tolerantes a falhas têm, em seus conceitos e teoria, algo muito similar a outro tipo de sistema. Qual seria esse sistema?
A. Sistema de arquivos distribuídos. B. Sistema distribuído de serviço de nomes. C. Sistema multimídia distribuído. D. Sistema confiável. E. Sistema distribuído automático.
A. Ausência de relógio global. B. Ausência de protocolos estabelecidos entre os componentes. C. Ausência de padrões nas definições dos modelos arquiteturais. D. Ausência de um middleware responsável por prover a comunicação entre os componentes. E. Ausência de memória global compartilhada entre os componentes.
Sobre modelos arquiteturais, estilos arquitetônicos e paradigmas de comunicação, analise as alternativas abaixo e considere [V] para Verdadeiro e [F] para Falso.
[ ] Considerando uma aplicação que fornece o serviço de troca de e-mails, o modelo arquitetural peer-to-peer é sempre mais eficiente que uma arquitetura centralizada quando considerada uma aplicação. [ ] O paradigma de comunicação RPC (Chamada de Procedimento Remota) é necessariamente síncrono. [ ] Relógios lógicos também podem ser usados para sincronização de informações. [ ] Middleware é uma camada de software logicamente localizada entre aplicativos de alto nível, sistema operacional de baixo nível e recursos básicos de comunicação. A. V – F – V – F. B. V – V – F – V. C. V – V – V – F. D. F – F – V – F. E. F – F – F – V.
Falhas de comunicação em um sistema distribuído tolerante a falhas podem ser classificadas em basicamente cinco tópicos: I. O cliente não consegue localizar o servidor. II. A mensagem de requisição do cliente para o servidor se perde. III. O servidor cai após receber uma requisição. IV. A mensagem do cliente para o servidor se perde. V. O cliente cai após enviar uma requisição. Algumas dessas falhas podem ser resolvidas facilmente com um mecanismo de contagem de tempo de requisições ou dados que já foram enviados e aguardam resposta. Esses cenários são:
A. I, III, V. B. I, IV, V. C. I, II, V. D. I, II, III, V. E. II, III, IV, V.