Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

Colégio Objetivo
Com relação às questões relacionadas à saúde mental de crianças e adolescentes migrantes, É CORRETO AFIRMAR que:


a. A saúde mental de crianças e adolescentes migrantes é um tema importante, porque muitas delas vêm de países culturalmente mais atrasados onde o bem estar individual não é valorizado.
b. Crianças e adolescentes migrantes são mais propensas a apresentar quadros de autismo, por conta da vulnerabilidade que se encontram.
c. O atendimento intercultural a crianças e adolescentes migrantes requer compreender que a psicologia e psiquiatria ocidentais também estão imersas em uma cultura, de maneira a evitar diagnósticos equivocados e a patologização da diferença.
d. Na intervenção psicossocial, é importante fazer com que migrantes deixem de lado suas crenças, de forma que o tratamento possa ser apenas científico.
e. A saúde mental de crianças e adolescentes migrantes é impactada por traumas da migração, sendo que a cultura apenas se reflete na forma como elas se expressam.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 anos

Com relação às questões relacionadas à saúde mental de crianças e adolescentes migrantes, é correto afirmar que a alternativa correta é a letra C. O atendimento intercultural a crianças e adolescentes migrantes requer compreender que a psicologia e psiquiatria ocidentais também estão imersas em uma cultura, de maneira a evitar diagnósticos equivocados e a patologização da diferença. É importante considerar a diversidade cultural e evitar generalizações ao lidar com a saúde mental desses indivíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No que diz respeito à documentação de crianças e adolescentes migrantes, É CORRETO afirmar que:


a. O DPRNM ou 'protocolo' é provisório e por isso não permite que crianças e adolescentes migrantes acessem serviços de educação.
b. Se a criança nasce no Brasil, ela é brasileira, independente da nacionalidade de seus progenitores e terá direito a emitir Certidão de Nascimento e RG.
c. É recomendado que, para contratação de migrantes em programas de jovem aprendiz, a empresa solicite Título de Eleitor, para verificar se a pessoa está em dia com as obrigações eleitorais.
d. As autoridades devem escolher de que forma as famílias devem regularizar a condição migratória de seus filhos e suas filhas.
e. Para acessar alguns programas sociais é necessário que crianças e adolescentes se naturalizem brasileiros(as).

Com relação aos atores que trabalham com temas de migração no Brasil, É CORRETO afirmar que:


a. A Polícia Federal é a principal autoridade migratória no Brasil, realiza controle de fronteiras, recebe e processa solicitações para documentação.
b. Quem define se uma pessoa é ou não reconhecida como refugiada no Brasil é a Organização das Nações Unidas, por meio de suas agências.
c. A Polícia Federal processa documentação migratória, como passaportes, apenas para brasileiros que desejam migrar.
d. As Defensorias Públicas da União e dos Estados podem dar recomendações para temas migratórios, mas não podem oferecer assistência jurídica para migrantes, pois esse é um direito restrito a pessoas brasileiras.
e. O Comitê Nacional para os Refugiados e o Conselho Nacional de Imigração são órgãos consultivos, que apenas prestam apoio à Polícia Federal.

Com relação ao trabalho infantil de crianças e adolescentes migrantes, É CORRETO AFIRMAR que:


a. O trabalho doméstico na própria residência é uma das piores formas de trabalho infantil e os riscos podem ser intensificados em famílias migrantes que não tenham rede de proteção familiar.
b. Trabalhar desde cedo pode trazer vantagens a crianças e adolescentes migrantes, quando forem ingressar no mercado formal de trabalho, pois estarão mais preparadas que as brasileiras.
c. Famílias migrantes que tenham crianças ou adolescentes em situação de trabalho infantil devem ser punidas, pois essa prática é ilegal e inaceitável.
d. O que leva crianças e adolescentes migrantes a trabalhar é o fato de que elas chegam ao país com uma forte ética de trabalho familiar.
e. Em pequenas quantidades, o trabalho doméstico não é um problema, pois crianças e adolescentes devem aprender a ter responsabilidades.

Com relação à prevenção e erradicação do trabalho infantil de crianças e adolescentes migrantes, É CORRETO afirmar que:


a. A identificação de casos de trabalho infantil é feita apenas pelos canais de denúncia anônima.
b. Apesar de cada território ter sua especificidade, fluxos e protocolos para prevenção e erradicação de trabalho infantil são padronizados para todo o país, de forma a evitar divergências com diretrizes nacionais.
c. Ações complementares, como programas de transferência de renda e programas de aprendizagem são essenciais ao combate ao trabalho infantil, pois atuam sobre a vulnerabilidade socioeconômica das famílias, que pode ser uma das causas do trabalho infantil.
d. O combate ao trabalho infantil é responsabilidade única da Assistência Social, que deve orientar a construção de fluxos e protocolos, realizar a inclusão no Cadastro Único e aplicar medidas protetivas.
e. Deve-se evitar que crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil sejam matriculados em atividades do contraturno escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina