Quanto as funções da adeno-hipófise aponte a resposta correta:
Os hormônios da adeno-hipófise atuam nas funções metabólicas do corpo. Os hormônios produzidos pela adeno-hipófise controlam o pensamento crítico do homem. Os hormônios produzidos pela adeno-hipófise modificam o paladar do individuo durante as refeições. A adeno-hipófise atua em todas as funções do corpo. A adeno-hipófise secreta o suco pancreático na corrente sanguínea.
Diante dessa informação, analise as afirmacoes e assinale a que for correta.
O sangue retorna para o átrio direito por meio das veias pulmonares direitas e esquerdas. O retorno sanguíneo para o átrio direito ocorre por meio da aorta ascendente e aorta descendente. O sangue retorna ao átrio direito pelas veias cava superior e inferior. O retorno do sangue para o átrio direito ocorre por meio do tronco pulmonar. O sangue retorna para o átrio direito por meio das coronárias direita e esquerda.
Com base no excerto, são funções do sistema esquelético:
I. Sustentação corporal. II. Produção ativa de movimento. III. Produção de células sanguíneas. IV. Suporte e fixação para tecidos moles. I e IV, apenas. II e III, apenas. III e IV, apenas. I, III e IV, apenas. II, III e IV, apenas.
Com base na figura e na descrição apresentada, X especifica o(a):
comum é composto por pele, pelos, glândulas sebáceas e sudoríferas, unhas e receptores sensitivos. O tegumento comum ajuda a manter uma temperatura corporal constante, protege o corpo e fornece informações sensitivas a respeito do ambiente ao redor.
TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 14. Ed. Rio de Janeiro – RJ.: Guanabara Koogan, 2016. 1216 p.
Considerando o excerto, avalie as afirmacoes:
I. A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. II. A pele possui receptores sensitivos conectados ao sistema nervoso central. III. A pele apresenta coloração variada devido exclusivamente à quantidade de pigmentos.
É correto o que se afirma em:
I, apenas. III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III.
7ª QUESTÃO A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença hereditária que afeta a motricidade, por interferir no processo de contração muscular. As manifestações clínicas normalmente começam na infância, geralmente nos três primeiros anos de vida. As alterações funcionais iniciam-se com o enfraquecimento muscular, que ocorre gradualmente e de forma ascendente, simétrica e bilateral, com início na cintura pélvica e membros inferiores, progredindo para musculatura de tronco, cintura escapular, membros superiores, pescoço, prejudicando tanto os movimentos voluntários quanto a manutenção da postura e o equilíbrio.
SANTOS, N. M. et al. Perfil clínico e funcional dos pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne assistidos na Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM). Rev Neurocienc, v. 14, n. 1, p. 015-022, 2006.
Diante do exposto, avalie as afirmativas a seguir.
I. A DMD causa alterações na motricidade, uma atividade que depende do sistema muscular, pois prejudica a contração isotônica e a contração isométrica. II. A contração isotônica, prejudicada na DMD, é a responsável por proporcionar a manutenção da postura e do equilíbrio. III. Durante uma contração isotônica do tipo concêntrica, prejudicada na DMD, o movimento se dá junto ao encurtamento do músculo. IV. A contração isométrica, prejudicada na DMD, ocorre quando o músculo é alongado, levando à resistência ao movimento.
É correto o que se afirma em:
I e IV, apenas. III e IV, apenas. II e III, apenas. II e IV, apenas. I e III, apenas.