Ante o conteúdo estudado, o Direito Militar Sancionador tem como objetivo tutelar a hierarquia, a disciplina e resguardar a regularidade do serviço nas instituições militares. Suas principais divisões são:
a. Direito Penal Militar e Direito Internacional dos Direitos Humanos. b. Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar. c. Direito Processual Penal Militar e Direito Constitucional Militar. d. Direito Processual Penal Militar e Direito Administrativo Disciplinar Militar. e. Direito Penal Militar e Direito Administrativo Disciplinar Militar.
Sobre os crimes militares, assinale a alternativa correta:
a. Todos os crimes militares estão previstos no Código Penal Militar. b. Se um crime militar não estiver previsto no Código Penal Militar significa que, nesse caso, não será tutelado o regular funcionamento das instituições militares. c. A interpretação dos crimes militares é feita com base na Parte Geral do Código Penal Comum. d. O Supremo Tribunal Federal considerou a Lei nº 13.491/2017 inconstitucional por unanimidade em 2020. e. Com as novas alterações promovidas pela Lei nº 13.491/2017, podemos encontrar crimes militares nas mais diversas leis penais.
Conforme o art. 9º do Código Penal Militar, consideram-se crimes militares, em tempo de paz os crimes previstos no CPM e os previstos na legislação penal, quando praticados:
a. por militar em serviço ou atuando em razão da função, em comissão de natureza militar, ou em formatura, ainda que fora do lugar sujeito à administração militar contra militar da reserva, ou reformado, ou civil. b. por militar em situação de atividade ou assemelhado que, embora não estando em serviço, use armamento de propriedade militar ou qualquer material bélico, sob guarda, fiscalização ou administração militar, para a prática de ato ilegal. c. por militar em situação de atividade ou assemelhado, contra militar inativo ou assemelhado. d. por militar em situação de atividade, ou assemelhado, contra o patrimônio sob a administração pública civil, ou a ordem administrativa militar. e. por militar durante o período de manobras ou exercício, contra militar da reserva, ou reformado, ou assemelhado, ou civil.
Sobre a interpretação do art. 9º do Código Penal Militar, assinale a alternativa incorreta:
a. A alínea “f” do art. 9º tratava dos crimes praticados por militar da ativa que, embora não estivesse em serviço, usasse armamento de propriedade militar para a prática de ato ilegal. Essa hipótese foi retirada do Código em 1996. b. O militar estadual que agir de forma a chamar para si a função ou se utilizar de eventuais benefícios da função terá seu de
O Supremo Tribunal Federal se pronunciou pela importância da hierarquia e da disciplina para o perfeito funcionamento das instituições militares por diversas vezes. Nesse sentido, assinale a alternativa correta acerca do entendimento da Suprema Corte:
a. Dados da própria compostura jurídica de cada uma e de todas em seu conjunto, de modo a legitimar o juízo técnico de que, se a hierarquia implica superposição de autoridades (as mais graduadas a comandar, e as menos graduadas a obedecer), a disciplina importa a permanente disposição de espírito para a prevalência das leis e regramentos que presidem por modo peculiar a estruturação e o funcionamento das instituições castrenses. b. A hierarquia e a disciplina militares não operam como simples ou meros predicados funcionais das Forças Armadas brasileiras, mas constituem elementos conceituais e vigas basilares de todas elas. c. As polícias militares, como forças auxiliares e reserva do Exército, são subordinadas à normatização especial tendo em vista os pri
Acerca do estudado sobre “disciplina”, analise as alternativas apresentadas e, em seguida, assinale V para as verdadeiras ou F para aquelas consideradas falsas:
De acordo com o Estatuto dos Militares, disciplina é a rigorosa observância e o acatamento integral das leis, regulamentos, normas e disposições que fundamentam o organismo militar e coordenam seu funcionamento regular e harmônico, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos e de cada um dos componentes desse organismo. A disciplina pode ser conceituada como a competência do superior hierárquico de punir as infrações disciplinares dos militares e demais subordinados sujeitos à Administração Pública Militar. Diversas polícias e corpos de bombeiros militares replicaram os conceitos estabelecidos no Estatuto dos Militares, apenas substituindo o termo “militar” por “policial militar” ou “bombeiro militar".
Sobre os princípios constitucionais elencados no art. 1º da Carta Magna, analise as assertivas abaixo e, em seguida, assinale V para as verdadeiras ou F para aquelas consideradas falsas:
1. É a soberania que permite a manutenção dos demais fundamentos, dos objetivos nacionais e das proteções e das garantias inerentes ao Estado Democrático. 2. A garantia da soberania de um país é assegurada por meio da defesa nacional, cuja competência recai sobre as Instituições Militares estaduais. 3. Não há necessidade de se garantir a soberania e o monopólio da força para que o Estado possa cumprir com os objetivos elencados no art. 3º da Constituição de 1988, tais como a construção de uma sociedade livre, justa e solidária. 4. Além da Soberania, constituem fundamentos da República Federativa do Brasil: a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
Sobre as polícias militares e os corpos de bombeiros militares, analise as assertivas abaixo e, em
seguida, assinale V para as verdadeiras ou F para aquelas consideradas falsas: Estão previstas no Título V do texto constitucional, denominado “Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas”.