Sobre a infecção pelo SARS-CoV-2, analise as afirmações a seguir:
1. De acordo com o Ministério da Saúde, um indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois (2) dos seguintes sinais e sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos deve ser tratado como quadro suspeito de síndrome gripal. 2. Indivíduos saudáveis de qualquer idade podem apresentar necessidade de intubação e hospitalização, entretanto, o maior risco de evolução para casos mais graves da COVID-19 parece ocorrer em pacientes com idade avançada e comorbidades subjacentes. 3. A vacinação contra a COVID-19 tem como objetivo principal o bloqueio da transmissão da doença e pode ser usada para bloqueio em caso de contactantes e/ou aglomerado de casos. 4. A transmissão do SARS-CoV-2 pode ocorrer apenas por meio do contato direto, indireto ou próximo com pessoas infectadas, através de secreções infectadas como saliva e secreções respiratórias, que são expelidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra, fala ou canta. a. As afirmações 1, 2, 3 e 4 estão corretas. b. As afirmações 1 e 2 estão corretas. c. Apenas a afirmação 4 está correta. d. Apenas a afirmação 3 está correta.
O diagnóstico laboratorial da infecção pelo SARS-CoV-2 pode ser realizado por meio de técnicas de biologia molecular baseada na detecção da sequência genética viral (RNA) e por meio dos testes sorológicos/imunológicos (IgA, IgM e/ou IgG específicos) que baseiam-se na detecção de antígenos virais ou de anticorpos produzidos pelo organismo como parte da resposta à infecção pelo SARS-CoV-2. Analise as afirmacoes a seguir: 1. A detecção do vírus SARS-CoV-2 pelo método de PCR em tempo real (RT-PCR) é útil para confirmar a infecção em casos agudos sintomáticos e assintomáticos. Utiliza-se amostras de swab oro/nasofaringeano que devem ser coletadas preferencialmente entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas. 2. A pesquisa de antígeno (proteínas do SARS-CoV-2) em amostra de swab oro/nasofaringeano por teste imunocromatográfico (teste rápido) também pode ser utilizada para diagnóstico de infecção aguda por SARS-CoV-2. 3. A detecção de anticorpos anti-SARS-CoV-2 em amostra de swab oro/nasofaringeano de caso suspeito de infecção por SARS-CoV-2 é definidora de infecção aguda. 4. Com relação aos testes rápidos para COVID-19 disponíveis no mercado atual, é correto afirmar que resultados falso-positivos e falso-negativos são comuns, pois habitualmente apresentam acurácia diagnóstica inferior aos métodos sorológicos por automação e, se utilizados no período adequado, podem ser úteis para inquéritos epidemiológicos. Sobre essas afirmações, é INCORRETO afirmar que:
a. Somente a afirmação 3 está incorreta. a. Somente a afirmação 3 está incorreta.
Analise as responsabilidades e competências a seguir:
- Normatizar a Regulação e Manejo Clínico; - Propor políticas e ações de educação em saúde pública referente à promoção, prevenção e controle de doenças; - Coletar, consolidar e analisar dados de morbidade e mortalidade; - Realizar investigação epidemiológica de casos e surtos de doenças; - Realizar ações de vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras internacionais; - Realizar ações de vigilância ambiental em saúde; - Realizar ações de vigilância em saúde do trabalhador; - Realizar ações de vigilância em saúde da população em situação de vulnerabilidade social; - Realizar ações de vigilância em saúde de populações expostas a riscos e agravos específicos; - Realizar ações de vigilância em saúde de populações em situações de emergência em saúde pública. a. Todas as responsabilidades e competências estão corretas. b. Apenas as responsabilidades e competências 1, 2, 3, 4 e 5 estão corretas. c. Apenas as responsabilidades e competências 1, 2, 3, 4 e 6 estão corretas. d. Apenas as responsabilidades e competências 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 estão corretas.
Sobre as formas de prevenção contra essas doenças, analise as afirmacoes a seguir: 1. A vacina tríplice viral faz parte do calendário nacional de vacinação e é administrada a partir dos 12 meses para proteger contra sarampo, caxumba e rubéola. 2. As vacinas tríplice viral e tetraviral são indicadas para pacientes grávidas, pois são vacinas do vírus atenuado. 3. A melhor maneira de prevenir a varicela é com a vacina tetraviral, fornecida na rotina brasileira de vacinação de crianças entre 15 meses e 2 anos de idade que já tenham sido vacinadas com a tríplice viral. Sobre essas afirmações, é correto afirmar que:
A vacina tríplice viral é administrada a partir dos 12 meses para proteger contra sarampo, caxumba e rubéola. As vacinas tríplice viral e tetraviral são contraindicadas em gestantes devido a sua composição, que inclui vírus vivo atenuado. A melhor maneira de prevenir a varicela é com a vacina tetraviral, fornecida na rotina brasileira de vacinação de crianças entre 15 meses e 2 anos de idade que já tenham sido vacinadas com a tríplice viral. a. Apenas a afirmação 2 está correta. b. Apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas. c. Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas. d. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.