Logo Passei Direto
Buscar

Biomedicina

Colégio Objetivo
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta para se obter a coloração de Ziehl-Neelsen.


Adicionar fucsina, aquecer por cinco minutos até sair vapor, escorrer o corante, adicionar ácido clorídrico, lavar com água, corar com azul de metileno, lavar e secar.
Adicionar fuccina, aquecer por cinco minutos até sair vapor, escorrer o corante, adicionar álcool-clorídrico, lavar com água, corar com azul de metileno, lavar e secar.
Adicionar fucsina, aquecer por cinco minutos até sair vapor, escorrer o corante, adicionar álcool-clorídrico, lavar com água, corar com cristal violeta, lavar e secar.
Adicionar fucsina, aquecer até sair vapor, escorrer o corante, adicionar álcool, lavar com água, corar com azul de metileno, lavar e secar.
Adicionar fucsina, aquecer até sair vapor, escorrer o corante, adicionar álcool-clorídrico deixando por um minuto, lavar com água, corar com azul de metileno, lavar e secar.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A sequência correta para se obter a coloração de Ziehl-Neelsen é: Adicionar fucsina, aquecer por cinco minutos até sair vapor, escorrer o corante, adicionar ácido clorídrico, lavar com água, corar com azul de metileno, lavar e secar.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike2
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Estudante PD

há 2 anos

Adicionar fucsina, aquecer por 5 minutos até sair vapor, escorrer o corante, adicionar álcool clorídrico, lavar com água, cortar com azul de metileno, lavar e secar.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Qual a possível bactéria encontrada na secreção descrita no laudo de um bioquímico de uma amostra de secreção de feridas com aspecto morfológico de bactéria disposta em cachos com coloração azurófila e provas bioquímicas de catalase e coagulase positivas?


Staphylococcus aureus
D Myxococcus fulvus
Nesseria gonorrhoeae
Streptococcus pneumoniae
Streptococcus pyogenes

No que se refere ao diagnóstico laboratorial da tuberculose, é correto afirmar que:


A cultura do Mycobacterium tuberculosis no meio sólido Löwenstein-Jensen é o padrão-ouro para o diagnóstico da TB, pois apresenta elevada especificidade e sensibilidade e permite uma leitura quantitativa, por meio da contagem do número de colônias, o que o torna o mais adequado para o monitoramento do tratamento.
O atual padrão-ouro para diagnóstico da TB deixou de ser a cultura do Mycobacterium tuberculosis em meios sólidos como o ágar sangue, desde o surgimento dos testes de amplificação de DNA devido à praticidade de desenvolvimento desta nova tecnologia capaz de detectar o bacilo mesmo em amostras biológicas de indivíduos não bacilíferos.
A baciloscopia direta de amostras biológicas é a técnica mais utilizada para o diagnóstico da tuberculose e apresenta a grande vantagem de possibilitar a identificação dos bacilos resistentes e multirresistentes aos fármacos antibacilares, um problema emergente de saúde pública.
Os testes de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) representam uma excelente opção diagnóstica que pode fornecer ao clínico um resultado mais rápido e preciso do que a cultura, além de permitir a identificação de cepas resistentes aos fármacos.
A sorologia é o método mais utilizado para o diagnóstico da tuberculose, pois permite a detecção de anticorpos específicos contra o Mycobacterium tuberculosis no soro do paciente.

Sobre o diagnóstico laboratorial da tuberculose, é correto afirmar que:
A cultura do Mycobacterium tuberculosis no meio sólido Löwenstein-Jensen é o padrão-ouro para o diagnóstico da TB.
Os TAAN, como a PCR, são testes de detecção rápida, mas os resultados são satisfatórios somente nas amostras biológicas de indivíduos bacilíferos.
A baciloscopia direta de amostras biológicas realizada pela pesquisa do bacilo álcool-ácido resistente (BAAR) pelo método de Ziehl-Nielsen é a técnica mais utilizada para o diagnóstico da tuberculose, sendo considerada o padrão-ouro entre os exames diretos, visto que detecta todos os casos positivos.

a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) Somente a afirmativa III é verdadeira.
d) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
e) As afirmativas I e II são verdadeiras.

Sobre o tempo de crescimento das bactérias em meio de cultura a ponto de observamos o aparecimento de colônias, escolha a opção correta.

O tempo de crescimento necessário das espécies bacterianas em meio de cultura para técnicas de diagnóstico pode variar entre 24 horas até em semanas.
Os meios de cultura devem sempre ser incubados em estufa durante o período máximo de 24 horas.
a) Somente a afirmativa I é verdadeira.
b) Somente a afirmativa II é verdadeira.
c) As afirmativas I e II são verdadeiras.
d) As afirmativas I e II são falsas.

Aponte o sistema sanguíneo com maior relevância clínica:


a) Rh
b) Lewis
c) Kell
d) Duffy
e) MNS

Os anticorpos são produzidos em resposta a determinado antígeno, sendo capazes de se ligar a ele de forma altamente específica, formando os chamados imunocomplexos. Os anticorpos podem atuar em diferentes processos, tais como: Neutralização de microrganismos ou toxinas; Opsonização de patógenos, possibilitando o aumento da fagocitose e da toxicidade mediada por células dependentes de anticorpos; Ativação do sistema complemento; Ativação de mastócitos nas infecções por helmintos. É correto o que se afirma:

I. Neutralizar os microrganismos que invadem o hospedeiro.
II. Ativação do sistema complemento.
III. Ativação de mastócitos nas infecções por vírus.
IV. Opsonização de patógenos.
a) IV apenas.
b) I, II e IV, apenas.
c) II e IV apenas.
d) II e III apenas
e) I e II apenas.

Sobre o tempo de crescimento das bactérias em meio de cultura a ponto de observamos o aparecimento de colônias, escolha a opção correta.


O tempo de crescimento necessário das espécies bacterianas em meio de cultura para técnicas de diagnóstico pode variar entre uma ou mais semanas.
Os meios de cultura devem ser incubados por no máximo 24 horas para que sejam observadas as colônias.
O tempo de crescimento das bactérias em meio de cultura é sempre o mesmo, independente da espécie bacteriana.
As bactérias crescem rapidamente em meio de cultura, sendo possível observar colônias em poucas horas.

Mais conteúdos dessa disciplina