O despachante náutico é a pessoa responsável pela regularização de toda a documentação da embarcação e do seu condutor junto às instituições que fiscalizam as diferentes atividades marítimas, como o Ministério da Pesca e da Aquicultura, a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ), a Marinha do Brasil, a Capitania dos Portos etc. Assim, dentre as principais atribuições desse profissional, estão aquelas relacionadas ao registro da propriedade das embarcações, o registro do armador e o seguro obrigatório para as embarcações. Sobre essas atribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Todas as embarcações brasileiras, inclusive as próprias da Marinha do Brasil, devem ser inscritas na Capitania dos Portos ou suas delegacias ou agências, sendo que as que apresentem Arqueação Bruta (AB) superior a 100 devem, também, ser registradas no Tribunal Marítimo. ( ) Todos os atos relacionados à propriedade de embarcações sujeitas a registro, como cessão, compra e venda ou transferência de propriedade, devem ser realizados por meio de escritura pública, lavrada em um tabelião de notas. ( ) Somente pessoas físicas ou jurídicas que operem, habitualmente, embarcações com fins lucrativos podem solicitar o registro de armador junto ao Tribunal Marítimo, que, então, emitirá o Certificado de Registro do Armador após conclusão do processo. ( ) Para a emissão do Termo de Vistoria ou do Certificado de Regularização de uma embarcação, atualmente, é obrigatória a apresentação do comprovante da contratação do Seguro Obrigatório para Embarcações (DPEM). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- V - F - F - V. B- F - V - V - V. C- V - V - V - F. D- F - V - V - F.
Sobre o afretamento de embarcações, a possibilidade de interposição de recursos pelo infrator e a aplicação da NORMAM-01/DPC, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: a) O afretamento por viagem é o contrato em que o afretador assume a posse, o uso e o controle da embarcação, permitindo, inclusive, designar o comandante e a tripulação. b) O infrator tem o direito de solicitar à Diretoria de Portos e Costas a suspensão de sua responsabilidade sobre os fatos julgados pela autoridade competente, caso não concorde com a decisão do julgamento. c) A NORMAM-01/DPC tem abrangência nacional, mas especificidades regionais são regulamentadas por normas complementares, definidas pela Capitania dos Portos ou pela Capitania Fluvial. d) A inspeção naval é constituída por uma série de atividades que visam verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos pelas normas das autoridades marítimas e pela legislação. I- O afretamento a casco nu é o contrato em que o afretador assume a posse, o uso e o controle da embarcação, sem a tripulação. II- Caso o infrator considere improcedente a decisão acerca do recurso interposto, pode recorrer por meio de novo recurso à Diretoria de Portos e Costas, no prazo de cinco dias úteis, contatos da data de notificação da decisão sobre o recurso. III- Todas as embarcações, independentemente de seu porte, devem informar a composição da sua tripulação de segurança no Cartão de Tripulação de Segurança (CTS). IV- Todos os responsáveis pelas embarcações estão obrigados a contratar o seguro obrigatório de danos pessoais causados pelas embarcações ou cargas, sendo dispensados quando não existir sociedade seguradora que os comercialize. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.
Sobre o procedimento administrativo que julga os fatos ocorridos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Lavratura. II- Julgamento. III- Interposição de recurso. IV- Comunicação dos atos. ( ) Ato feito pessoalmente, por via postal ou meio que assegure a notificação do infrator. ( ) Ato da autoridade competente, que tem até 30 dias para proferir a pena, se a infração for considerada procedente. ( ) Ato que permite ao infrator pedir análise sobre a procedência da pena aplicada. ( ) Ato que se segue ao esclarecimento do responsável para julgamento da autoridade competente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- IV - I - III - II. B- I - II - III - IV. C- IV - II - III - I. D- I - III - II - IV.