A Lei n. 7.652/1988 regula o registro da propriedade das embarcações no Brasil. Dessa forma, são estabelecidos os direitos e ônus sobre as embarcações, além de definir sua nacionalidade e a validade da propriedade. As embarcações devem ser inscritas na Capitania dos Portos, no domicílio do proprietário ou do armador ou na região onde a embarcação venha a operar. Sobre o processo de registro de uma embarcação construída no Brasil, ordene os itens a seguir: I- Preenchimento do requerimento de pedido de registro anexando a documentação exigida. II- Realização da primeira viagem após ter recebido o registro provisório. III- Recebimento do termo de entrega pelo estaleiro onde a embarcação foi construída. IV- Apresentação do pedido à Capitania dos Portos em até 15 dias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- I, III, IV, II. B- III, I, IV, II. C- III, I, II, IV. D- I, III, II, IV.
Sobre o afretamento de embarcações, a possibilidade de interposição de recursos pelo infrator e a aplicação da NORMAM-01/DPC, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: a) O afretamento por viagem é o contrato em que o afretador assume a posse, o uso e o controle da embarcação, permitindo, inclusive, designar o comandante e a tripulação. b) O infrator tem o direito de solicitar à Diretoria de Portos e Costas a suspensão de sua responsabilidade sobre os fatos julgados pela autoridade competente, caso não concorde com a decisão do julgamento. c) A NORMAM-01/DPC tem abrangência nacional, mas especificidades regionais são regulamentadas por normas complementares, definidas pela Capitania dos Portos ou pela Capitania Fluvial. d) A inspeção naval é constituída por uma série de atividades que visam verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos pelas normas das autoridades marítimas e pela legislação. I- O afretamento a casco nu é o contrato em que o afretador assume a posse, o uso e o controle da embarcação, sem a tripulação. II- Caso o infrator considere improcedente a decisão acerca do recurso interposto, pode recorrer por meio de novo recurso à Diretoria de Portos e Costas, no prazo de cinco dias úteis, contatos da data de notificação da decisão sobre o recurso. III- Todas as embarcações, independentemente de seu porte, devem informar a composição da sua tripulação de segurança no Cartão de Tripulação de Segurança (CTS). IV- Todos os responsáveis pelas embarcações estão obrigados a contratar o seguro obrigatório de danos pessoais causados pelas embarcações ou cargas, sendo dispensados quando não existir sociedade seguradora que os comercialize. a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. c) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. d) Todas as afirmativas estão corretas.
Sobre o procedimento administrativo que julga os fatos ocorridos, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Lavratura. II- Julgamento. III- Interposição de recurso. IV- Comunicação dos atos. ( ) Ato feito pessoalmente, por via postal ou meio que assegure a notificação do infrator. ( ) Ato da autoridade competente, que tem até 30 dias para proferir a pena, se a infração for considerada procedente. ( ) Ato que permite ao infrator pedir análise sobre a procedência da pena aplicada. ( ) Ato que se segue ao esclarecimento do responsável para julgamento da autoridade competente. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- IV - I - III - II. B- I - II - III - IV. C- IV - II - III - I. D- I - III - II - IV.