Logo Passei Direto
Buscar

Criminologia

Colégio Objetivo
Outro ponto que se observa grande diferença entre as experiências brasileira e estadunidense no que tange ao desenho e à implementação de políticas de segurança pública diz respeito à interação entre as organizações tradicionalmente envolvidas com sua gestão e grandes universidade e centros de pesquisa. Sendo exceção na realidade brasileira, tal interação é observada em várias corporações dos Estados Unidos que têm seus agentes formados para atuar como funcionários de elite. Após a leitura do trecho acima, e considerando o conteúdo estudado sobre experiências concretas de gestão de segurança pública, é correto afirmar que a formação de agentes de elite soma-se a outra ação relacionada à gestão de pessoas, a saber:


1. A premência de promoções por honrarias militares, como os prêmios em caso de lesões durante o trabalho policial.
2. A abolição do concurso público como forma de entrada nas carreiras policiais, considerado obsoleto e ineficaz.
3. A elevação de pesquisadores e acadêmicos a cargos de gestão em órgãos de segurança pública.
4. A adoção de políticas de valorização do trabalho policial, como aumento de salários e melhores condições de trabalho.
5. A criação de programas de treinamento e capacitação para os agentes de segurança pública.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base no trecho fornecido, a ação relacionada à gestão de pessoas que se soma à formação de agentes de elite é a opção 5: A criação de programas de treinamento e capacitação para os agentes de segurança pública. Isso implica em investir em treinamentos e capacitações específicas para aprimorar as habilidades e conhecimentos dos agentes, visando melhorar sua atuação na segurança pública.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir de preocupações específicas da sociedade de risco em relação ao desenvolvimento da criminalidade, a expansão do direito penal aparece ao mesmo tempo que a decadência do Estado Social e suas políticas públicas, sob influência dos movimentos de Lei e Ordem. Além disso, o “repressivismo” e o “punitivismo” surgem como forma de combate aos sentimentos de insegurança e medo – medo este, basicamente, de tornar-se vítima da “criminalidade tradicional” (ex. crimes contra a vida, integridade física e patrimônio) -, características da sociedade contemporânea. Dessa forma, e com base nessas informações e no conteúdo estudado sobre impactos da sensação de insegurança, analise as ferramentas a seguir e associe-as com as suas respectivas características: 1) Destruição de laços comunitários. 2) Aumento do punitivismo. 3) Alteração de hábitos. 4) Efeitos psicológicos. 5) Destruição da confiança nas autoridades. ( ) Redução do apelo por políticas penais de cunho mais liberalizante. ( ) Reflexo de problemas como ansiedade e depressão. ( ) Transformação de lugares públicos em áreas tidas como intransitáveis. ( ) Perda de legitimidade das ações seletivas do sistema de justiça criminal. ( ) Pessoas passam a evitar certos locais e atividades tidos como perigosos.

I- Habitantes de grandes centros se sentem mais seguros que o restante da população em geral.
II- A presença de muros altos e mecanismos de vigilância aumentam a sensação de segurança desses indivíduos.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O caso do bairro Chertanovo do Norte, localizado na cidade de Moscou (Rússia), exemplifica o descolamento entre a sensação de insegurança e as estatísticas de criminalidade. A despeito da grande sensação de insegurança nesse lugar, que foi discutido à época da Copa do Mundo de 2018, a criminalidade no bairro mais violento da capital russa não chega aos pés dos números registrados no Brasil. Após a leitura do trecho acima, e considerando o conteúdo estudado sobre a construção social da insegurança, é correto afirmar que o fator mais evidente no caso do bairro de Moscou é:


1. a grande importância que a piora dos indicadores de sensação de segurança tem no cenário político da Rússia, redundando na manutenção do poder do coronel Vladimir Putin.
2. a indisponibilidade de dados que permitam a comparação entre a realidade dos registros de crimes no bairro Chertanovo do Norte e a realidade de violência observada em cidades brasileiras.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas abaixo: I. ( ) O Brasil é um dos países mais violentos na região mais violenta do mundo, com grandes impactos sobre as condições de vida. II. ( ) A contemporaneidade brasileira é marcada pela aversão aos conflitos, conforme o mito da pacificidade do brasileiro. III. ( ) A violência no Brasil possui tendência de queda desde os anos 2000, reduzindo a demanda por segurança. IV. ( ) Houve variação negativa na mortalidade por arma de fogo nos casos de acidente, suicídio e casos indeterminados. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

I. ( ) O Brasil é um dos países mais violentos na região mais violenta do mundo, com grandes impactos sobre as condições de vida.
II. ( ) A contemporaneidade brasileira é marcada pela aversão aos conflitos, conforme o mito da pacificidade do brasileiro.
III. ( ) A violência no Brasil possui tendência de queda desde os anos 2000, reduzindo a demanda por segurança.
IV. ( ) Houve variação negativa na mortalidade por arma de fogo nos casos de acidente, suicídio e casos indeterminados.
1. F, V, F, V.
2. V, F, V, F.
3. Incorreta: F, V, V, F.
4. V, F, V, V.
5. V, F, F, V.

Leia o trecho a seguir: “De uma forma geral, de acordo com o sociólogo Ignácio Cano, a segurança pública regrediu em relação ao que era há 30 anos, no momento que foi aprovada a Constituição Federal de 1988. Além do crescimento na criminalidade, houve um aumento no número de locais em que o Estado não é mais soberano, como áreas dominadas por milícias ou pelo tráfico de drogas [...] Embora a sensação de insegurança seja comum aos cidadãos fluminenses, aqueles que vivem em regiões dominadas por criminos


1. a segurança pública no Brasil ter regredido em relação ao que era há 30 anos, no momento que foi aprovada a Constituição Federal de 1988.
2. o crescimento na criminalidade ter sido o único fator responsável pelo aumento no número de locais em que o Estado não é mais soberano.
3. a sensação de insegurança ser comum apenas aos cidadãos fluminenses.
4. a sensação de insegurança ser comum aos cidadãos fluminenses, especialmente aqueles que vivem em regiões dominadas por criminosos.
5. o aumento no número de locais em que o Estado não é mais soberano ter ocorrido apenas em áreas dominadas por milícias ou pelo tráfico de drogas.

Está correto apenas o que se afirma em:

I. Pesquisas revelam que indivíduos que já foram vítimas de crimes se sentem ainda mais inseguros.
II. A partir da apropriação do costume, pessoas de estratos mais baixos da sociedade têm menos medo do crime.
III. A sensação de insegurança varia pouco em razão do padrão construtivo das residências.
IV. Pessoas com maior poder aquisitivo se preocupam mais com a ordem social do que com o crime em si.
1. II e IV.
2. I e IV.
3. I e II.
4. I, II e IV.
5. I, II e III.

Está correto apenas o que se afirma em:

I. Nos Estados Unidos, preponderam polícias geridas por municípios ou condados.
II. No Brasil, cada estado possui códigos legislativos próprios.
III. A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro tornou o documentário 'Rio do Medo' mais urgente.
IV. O documentário 'Rio do Medo' examina a Polícia Militar do Rio de Janeiro.
1. I, II e III.
2. I e II.
3. Incorreta: I e IV.
4. II, III e IV.
5. II e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina