As empresas, para se reestruturarem no mercado têm adotado políticas de gestão estratégica, objetivando alcançar resultados positivos no setor de petróleo e gás. Para isso, é necessário que seja projetado um conjunto de metas dentro do prazo requerido para ser concretizado, com base em dois itens essenciais: planejamento e organização. Todo plano estratégico tem um período definido a ser aplicado, geralmente a médio e longo prazos. Além de definir os resultados que a empresa petrolífera quer obter, o mais importante é fazer um estudo sobre as forças e fraquezas internas e externas que influenciam na atuação da companhia no mercado, e a partir disso, traçar um planejamento de execução que possibilitem a realização desta meta. No setor de óleo e gás, que vem crescendo constantemente com a adesão de políticas sustentáveis pelas empresas do setor, investir em energia renovável é um momento de ascensão significativa no mercado. Isso pode ser um fator determinante para as indústrias que buscam novas estratégias de desenvolvimento e querem se destacar na área. Além do contexto ecológico, é importante que a empresa trace metas de responsabilidade social, tanto em relação aos seus clientes, quanto para seus trabalhadores. Empresas que assumem compromissos sociais e ambientais, principalmente no setor petrolífero — um dos maiores poluentes ao meio ambiente —, têm papel importante no mercado e estimulam, assim, maior concorrência na área. Através de uma boa gestão estratégica, além das companhias aperfeiçoarem suas atividades e obterem resultados satisfatórios, contribuem também para a competitividade do mercado e aquecem a economia.
Fonte: https://www.panoramaoffshore.com.br/gestao-estrategica-auxilia-empresas-de-oleo-e-gas-a-se-destacarem/
A situação das empresas que atuam no setor de óleo e gás demonstra a necessidade de se observar uma série de variáveis do ambiente no qual a empresa está inserida. Compromissos sociais e ambientais estão inclusos como forças:
A
Do macroambiente
B
Apenas do ambiente setorial
C
Do ambiente interno da empresa
D
Do ambiente departamental de Finanças
E
Do ambiente funcional de Marketing
Ed
8 months ago
A situação das empresas que atuam no setor de óleo e gás demonstra a necessidade de se observar uma série de variáveis do ambiente no qual a empresa está inserida. Compromissos sociais e ambientais estão inclusos como forças do macroambiente. Portanto, a resposta correta é a letra A. Esses compromissos influenciam não apenas a reputação da empresa, mas também suas operações e estratégias de mercado, especialmente em um setor tão impactante como o de petróleo e gás.