Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

3
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NOME: REYSON MORAIS DA SILVA RU: 593341 TURMA: 2018/07
PLANO DE AÇÃO 
1. IDENTIFICAÇÃO 
Disciplina: Geografia
Ano: 8º ANO/AM TURNO: Manhã
2. CONTEÚDO DA AULA
Os impactos sociais e econômicos causados pelo “Lockdown” na Pandemia em Laranjal do Jarí –AP.
3. OBJETIVOS
· Analisar de que forma o “Lockdown” impactou o Município de Laranjal do Jarí e quais os efeitos que a suspenção de serviços não essenciais causaram nos moradores e no comércio local;
· Verificar quais estratégias e medidas de urgência foram adotadas pelos governantes para minimizar as situações;
· Abordar os aspectos que causam incerteza sobre a crise financeira, por conta da pandemia e aumento injustificado dos preços abusivos de mercadorias, materiais de construção, alimentos e transporte.
4. SÍNTESE DO ASSUNTO/ PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
 O impacto social e econômico são os desafios mais recorrentes no Município de Laranjal do Jari causados pelo aumento dos novos casos e reinfecções do Covid 19 (Coronavirus Disease 2019). O agravamento dos novos casos e o não cumprimento das medidas de distanciamento social e uso de máscara causaram um caos no sistema de saúde, e consequentemente o aumento de mortes.
 O crescimento das estatísticas de mortes por complicações da doença tem feito o Governo Estadual tomar medidas restritivas que ocasionaram em “lockdown” para evitar a disseminação e a contaminação de mais pessoas pelo vírus. 
 Estas medidas ocasionaram muitos impactos sociais, financeiros e psicológicos, tendo em vista que, o “ fecha tudo” além de gerar perdas na economia, ocasionou também instabilidade na renda, aumento dos preços de gêneros alimentícios, materiais de construção, transporte, artigos de higiene e medicamentos.
 Em relação aos impactos no “Lockdown” a professora Leise Kelly de Oliveira, associada ao Departamento de Engenharia de Transporte e Geotecnia da Universidade Federal de Minas gerais (UFMG) destaca que o grande desafio para reduzir os impactos negativos da pandemia, talvez seja convencer a sociedade da importância do isolamento social e do uso da máscara para redução do espalhamento do vírus. Porém, “As Medidas restritivas inferiores a 15 dias apenas têm impacto negativo na economia”, avalia a professora. 
 Entre estas estratégias, a primeira medida adotada é o distanciamento social, evitando aglomerações a fim de manter no mínimo um metro e meio de distância entre as pessoas, como também a proibição de eventos que ocasionem um grande número de indivíduos reunidos em escolas, universidades, shows, shoppings, academias esportivas, eventos esportivos, entre outros (Reis-Filho & Quinto, 2020). 
 Outro fato relevante a ser questionado neste cenário pandêmico é o medo e desespero frequente da população devido ao desabastecimento do comércio com produtos alimentícios e de higiene, causando grandes filas na frente dos estabelecimentos para antecipação das compras dos seus alimentos, ficando assim em aglomerações e vulneráveis à contaminação ao vírus, pelo fato de muitas pessoas estarem saindo de casa ao mesmo tempo e se encontrando em estabelecimentos e filas. Todos estes fatores tem contribuído para o desequilíbrio mental das pessoas.
 Para (Ramírez-Ortiz et al., 2020) O Medo intensifica os níveis de estresse e ansiedade em pessoas saudáveis e aumenta os sintomas daquelas com transtornos mentais pré-existentes.
O estudo deste tema na aula de Geografia terá grande significado para os alunos conhecerem os motivos da realidade vivenciada pela população e ainda aumentar os cuidados de higienização para evitar a contaminação e disseminação do vírus.
5. DESENVOLVIMENTO DA AULA
Considerando o atual cenário educacional pandêmico, fez-se necessário elaborar um plano de aula em que as possíveis práticas docentes estivessem voltadas ao Ensino Remoto com aulas online. 
O professor inicia a aula online apresentando o conteúdo e a relevância que este tema trará para a análise e conhecimento atual, após, busca fazer indagações sobre a definição dos conceitos “Impacto” “lockdown” e “Pandemia” pedindo para que os alunos anotem as informações no caderno e interajam através de mensagens no grupo de WhatsApp, criado pela própria escola.
Após explanar os conceitos, o professor explica o que são impactos sociais e financeiros e de que forma está afetando a população em geral, e quais estratégias que o governo tem utilizado para minimizar estas perdas e transtornos. Neste momento poderá ser citado como exemplo, o Auxílio Emergencial, criado pelo Governo Federal para garantir o alimento na mesa dos trabalhadores e microempresários que ficaram sem trabalhar no “Lockdown”, outra citação importante são as cestas básicas doadas pelo poder público às famílias de baixa renda. 
O professor poderá utilizar como recurso audiovisuais, imagens e vídeos reais da cidade no “Lockdown”, para aprimorar os conhecimentos dos alunos. 
Após, fazer estas explicações, o professor poderá pedir aos alunos que escrevam a atividade para assimilação do conteúdo. 
Espera-se que os alunos compreendam os conceitos e fatores que ocasionaram o “Lockdown” durante os momentos mais críticos da pandemia, e entendam o motivo que a crise financeira aumenta o preço dos produtos para os consumidores. Após a explanação, o professor pede aos alunos que redijam uma síntese sobre Percepção dos impactos sociais, econômicos, hospitalares e psicológicos que a pandemia trouxe para a população de Laranjal do Jarí e relatar ainda sobre as consequências sobre o aumento do preço dos alimentos na cidade. Cada aluno apresentará suas concepções na plataforma Google Meet.
O aluno será avaliado na interação do grupo de WhatsApp, desempenho na pesquisa, elaboração do texto e apresentação da síntese.
6. RECURSOS 
Sites, imagens, vídeos, reportagens, celular, internet, WhatsApp, Google Meet.
7. REFERÊNCIAS
LOPES, Ivan. Tribuna do vale. Prefeitura de laranjal do Jarí. http://laranjaldojari.ap.gov<lockdown. 2021.Acesso em: 04/05/2021 às 07h43min.
MACHADO, Pauline. Portal do Trânsito: Pauline Machado, 2021.
https://www.portaldotransito.com.br/Pauline/Machado:blog>portaldotrânsito
Acesso em: 07/05/2021 às 08h44min.
 PEREIRA, Mara Dantas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5943- 540XUniversidade Tiradentes – Artigo enviado para Revista Research, Society and Development – Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju/SE, Brasil, 2020.
RAMÍREZ-Ortiz, J. Castro-Quintero, D.Lerma-Córdoba, C. Yela-Ceballos, F.& EscobarCórdoba, F. (2020). Consecuencias de la pandemia COVID-19 en la Salud Mental asociadas al aislamiento social. SciELO Preprints, 1, 1–21. doi: https://SCIELOPREPRINTS.303.Acesso em: 05/05/2021 as 07h41min.
.

Mais conteúdos dessa disciplina