Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Esqueletos de Redação – Desenvolvimento
· Esqueletos para completar um raciocínio no desenvolvimento: 
‘’Sob tal ótica, em analogia ao sociólogo Jacques Rousseau em sua teoria contratualista, o desfecho revela-se um rompimento ao ‘’contrato social’’, haja vista que o Governo Federal [coloque o problema aqui que está sendo negligenciado], atuando, por conseguinte, como pilar da persistência [coloque aqui o que se perpetua, em função da negligência citada acima] no Brasil.’’
Obs.: Os esqueletos de conclusão de um raciocínio devem ser usados após um desenvolvimento do tema no parágrafo de desenvolvimento. Assim, devem ser feitos, pelo menos, dois períodos de discussão do tema, anteriormente, no parágrafo e, logo depois, pode ser encaixado o esqueleto.
· Desenvolvimento completo:
‘’ Em uma primeira análise, é cabível ressaltar [aqui deve ser colocada a problemática de forma introdutória/o que deve ser ressaltado do problema?] .Nessa perspectiva, [aqui deve ser aprofundada a problemática que foi colocada anteriormente]. Todavia, para o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, embora a moralidade seja a melhor de todas as regras para orientar a humanidade, os juízos devem ser investigados ao invés de simplesmente aceitos. Dessa forma, uma mudança nos valores da sociedade, subsequente à reflexão, é fundamental para transpor as barreiras que permeiam o tema.
Obs.: Os temas do ENEM estão sempre relacionados de forma social. Assim, para usar esse esqueleto, o ideal é que seja usado algum tipo de ação ou pensamento social que colabore para perpetuação do problema em questão. Por exemplo, se estamos abordando um tema como a violência contra a mulher, podemos citar o pensamento machista, enraizado na sociedade, como fator determinante da violência contra a mulher.

Mais conteúdos dessa disciplina