Logo Passei Direto
Buscar

AOL 3 - SAÚDE BÁSICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Educação em saúde é uma temática complexa em sua exequibilidade, devido às diversas dimensões que a compreendem: política, filosófica, social, religiosa, cultural, além de envolver aspectos práticos e teóricos do indivíduo, grupo, comunidade e sociedade. Além disso, abarca o processo saúde-doença nas duas facetas dessa ação na saúde, se faz necessária para sua manutenção ou para evitar e/ou retardar a presença de doenças.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a educação em saúde no Brasil e seu processo de construção juntamente com as mudanças no SUS ao longo dos anos, é correto afirmar que:
A. apesar da participação de profissionais de saúde nas experiências de educação popular, manteve-se no setor de saúde uma tradição autoritária e normatizadora da educação em saúde.
B. as práticas de educação em saúde têm como objetivo principal a inserção de um técnico nas pequenas comunidades periféricas, identificando lideranças e problemas mobilizadores.
C. a educação em saúde visa a criação de sujeitos educados: sujeitos limpos, bebendo água fervida e usando fossas sépticas, independentemente da conquista de sua liberdade e de seus direitos.
D. a educação em saúde é o campo de prática e conhecimento do setor de saúde, o qual tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação de saúde, o pensar e o fazer cotidiano da população.
E. até os dias de hoje, a educação em saúde no Brasil é basicamente uma iniciativa das elites políticas e econômicas e, portanto, subordinada aos seus interesses.

O Nasf apresenta-se como uma intervenção/programa complexa, sendo compreendida a partir da interação de componentes múltiplos, com diferentes dimensões de complexidade, incluindo a dificuldade de sua implementação, e os seus níveis organizacionais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as ações desenvolvidas pelo NASF em um modelo matricial, é correto afirmar que:
A. ocorrem decisões de um único profissional.
B. ocorre o estudo isolado de vários casos.
C. ocorre a construção conjunta de projetos terapêuticos.
D. ocorre a discussão das diferenças entre os setores.
E. ocorrem ações em somente um setor.

O desenvolvimento das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá de maneira centralizada e percorre, verticalmente, diferentes instâncias até chegar aos serviços municipais. Desta forma, os gestores municipais e distritais são fundamentais para articulação com os demais níveis federativos e para atuação alinhada com os princípios do SUS, no desenvolvimento de ações de saúde do Nasf no território.
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, e considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre os tipos de NASF.
I. O NASF 1 deve ter, no mínimo, três diferentes profissionais de nível superior.
II. O NASF 1 deve ter, no mínimo, cinco diferentes profissionais de nível superior.
III. O NASF 3 foi criado para atender consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais.
IV. O NASF 3 não tem limite de equipes para formar vínculo com equipes de SF e/ou equipes de atenção básica.
A. I, II e III.
B. II e III.
C. I e II.
D. III e IV.
E. II, III e IV.

Ao mesmo tempo em que a conformação multiprofissional das equipes Nasf e o estabelecimento de espaços rotineiros de discussão, a partir de ações compartilhadas e de reflexão, potencializaram o fortalecimento de uma nova forma de organização do serviço, em determinados momentos, a baixa articulação entre as equipes Nasf e das USF pode levar a ações fragmentadas.
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre o NASF.
I. O NASF é um trabalho paralelo à Estratégia de Saúde da Família (ESF).
II. As equipes do NASF compõem-se exclusivamente por médicos.
III. O NASF veio para apoiar, em trabalho conjunto, a inserção da ESF na rede de atenção básica.
IV. O NASf tem como princípio o atendimento total ao indivíduo.
A. II e III.
B. III e IV.
C. I e II.
D. I, III e IV.
E. I, II e III.

É fundamental a compreensão das ações do Nasf, para que este atue na qualificação e na redução dos encaminhamentos para a atenção especializada. Entretanto, é importante ressaltar e refletir sobre como essa qualificação é produzida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de NASFs existentes, o NASF 1 é composto por:
A. de 3 a 4 equipes, com no mínimo de 120 horas semanais.
B. de 5 a 9 equipes, com no mínimo de 200 horas semanais.
C. de 10 a 20 equipes, com no mínimo de 200 horas semanais.
D. de 5 a 9 equipes, com no máximo de 200 horas semanais.
E. de 1 a 2 equipes, com no mínimo de 80 horas semanais.

Nas atividades de educação em saúde, tradicionalmente, se utiliza estratégias de ensino calcadas na transmissão de conhecimento [...]. Neste modo de agir, o profissional transmite informações, regras e prescrições a fim de evitar ou tratar doenças.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a educação em saúde e entendendo que a prática de educação em saúde é uma troca de saberes, assinale a alternativa que corresponde às práticas de educação em saúde.
A. Como um processo de construção de conhecimentos que visa a apropriação do cuidado com a saúde pela população, aumentando a autonomia das pessoas no seu cuidado.
B. Relações entre pessoas com diferentes saberes que realizam práticas dialógicas, estratégicas, participativas, mediadas pela ação comunicativa entre os participantes.
C. Dimensões vinculadas à doença e à prescrição de normas, sendo consideradas estratégias básicas para a promoção da saúde.
D. Ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde.
E. Eventos e ações de conscientização e luta pelo direito universal à saúde: a educação em saúde é realizada somente nesses eventos.

O Nasf e seu processo de implantação devem propor o redirecionamento e a formação das práticas de saúde da AB, utilizando ferramentas tecnológicas de trabalho, como o apoio matricial, o fortalecimento e o planejamento das ações e a integração entre os níveis.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a atuação do fisioterapeuta no NASF, é correto afirmar que:
A. a participação da fisioterapia no Nasf contempla somente atendimentos destinados a idosos.
B. apenas pacientes acamados e imobilizados podem ser acompanhados pelo fisioterapeuta do Nasf.
C. o cuidado fisioterapêutico aos usuários nas unidades de saúde da família só deve ser feito após a avaliação, restringindo-se a ações de reabilitação.
D. todos os casos que exigem cuidados fisioterapêuticos presentes no território devem ser identificados e avaliados pelo fisioterapeuta do Nasf.
E. esse atendimento prioriza somente o tratamento e a reabilitação das principais alterações do movimento mais incidentes e/ou prevalentes no território.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) representa a incorporação, pela Atenção Básica (AB), de novos saberes oriundos de especialidades da saúde por meio do apoio ofertado às equipes de Saúde da Família (eSF), visando à ampliação da resolutividade da AB.
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre O NASF.
I. O NASF é a porta de entrada no sistema e tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e o apoio à coordenação do cuidado.
II. O NASF constitui-se de equipes de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam em conjunto com as equipes de saúde da família.
III. O NASF é constituído de equipes multiprofissionais que atendem em ambulatórios de especialidades, mediante encaminhamento das equipes de saúde da família.
IV. O NASF faz parte da APS, um serviço com unidades físicas de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.
A. I, III e IV.
B. I e IV.
C. II e IV.
D. III e IV.
E. I e II.

Ao analisar a teoria da equipe Nasf, observa-se uma equipe que produz hegemonicamente o aumento da resolutividade da AB, mas que de forma concomitante reforça um perfil clínico-assistencial, que produz, muitas vezes, um cuidado ambulatorial e fragmentado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a atuação de uma equipe multidisciplinar de um NASF é correto afirmar que:
A. falta de motivação na equipe.
B. há disseminação do conhecimento de todos os envolvidos.
C. a produtividade é sem criatividade.
D. há uma grande dependência da equipe.
E. há somente um ponto de vista.

Atividades como atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e práticas corporais são realizadas em colaboração com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e, em menor número, com outros profissionais da USF. Os atendimentos individuais são realizados pelos profissionais do Nasf e, raramente, compartilhados com outros profissionais das eSF.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre NASF, pode-se afirmar que o nível de atenção à saúde em que essa ação está inserida é o:
A. nível secundário.
B. nível terciário.
C. nível secundário e terciário.
D. nível primário.
E. nível primário e terciário.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Educação em saúde é uma temática complexa em sua exequibilidade, devido às diversas dimensões que a compreendem: política, filosófica, social, religiosa, cultural, além de envolver aspectos práticos e teóricos do indivíduo, grupo, comunidade e sociedade. Além disso, abarca o processo saúde-doença nas duas facetas dessa ação na saúde, se faz necessária para sua manutenção ou para evitar e/ou retardar a presença de doenças.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a educação em saúde no Brasil e seu processo de construção juntamente com as mudanças no SUS ao longo dos anos, é correto afirmar que:
A. apesar da participação de profissionais de saúde nas experiências de educação popular, manteve-se no setor de saúde uma tradição autoritária e normatizadora da educação em saúde.
B. as práticas de educação em saúde têm como objetivo principal a inserção de um técnico nas pequenas comunidades periféricas, identificando lideranças e problemas mobilizadores.
C. a educação em saúde visa a criação de sujeitos educados: sujeitos limpos, bebendo água fervida e usando fossas sépticas, independentemente da conquista de sua liberdade e de seus direitos.
D. a educação em saúde é o campo de prática e conhecimento do setor de saúde, o qual tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação de saúde, o pensar e o fazer cotidiano da população.
E. até os dias de hoje, a educação em saúde no Brasil é basicamente uma iniciativa das elites políticas e econômicas e, portanto, subordinada aos seus interesses.

O Nasf apresenta-se como uma intervenção/programa complexa, sendo compreendida a partir da interação de componentes múltiplos, com diferentes dimensões de complexidade, incluindo a dificuldade de sua implementação, e os seus níveis organizacionais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as ações desenvolvidas pelo NASF em um modelo matricial, é correto afirmar que:
A. ocorrem decisões de um único profissional.
B. ocorre o estudo isolado de vários casos.
C. ocorre a construção conjunta de projetos terapêuticos.
D. ocorre a discussão das diferenças entre os setores.
E. ocorrem ações em somente um setor.

O desenvolvimento das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá de maneira centralizada e percorre, verticalmente, diferentes instâncias até chegar aos serviços municipais. Desta forma, os gestores municipais e distritais são fundamentais para articulação com os demais níveis federativos e para atuação alinhada com os princípios do SUS, no desenvolvimento de ações de saúde do Nasf no território.
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, e considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre os tipos de NASF.
I. O NASF 1 deve ter, no mínimo, três diferentes profissionais de nível superior.
II. O NASF 1 deve ter, no mínimo, cinco diferentes profissionais de nível superior.
III. O NASF 3 foi criado para atender consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais.
IV. O NASF 3 não tem limite de equipes para formar vínculo com equipes de SF e/ou equipes de atenção básica.
A. I, II e III.
B. II e III.
C. I e II.
D. III e IV.
E. II, III e IV.

Ao mesmo tempo em que a conformação multiprofissional das equipes Nasf e o estabelecimento de espaços rotineiros de discussão, a partir de ações compartilhadas e de reflexão, potencializaram o fortalecimento de uma nova forma de organização do serviço, em determinados momentos, a baixa articulação entre as equipes Nasf e das USF pode levar a ações fragmentadas.
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre o NASF.
I. O NASF é um trabalho paralelo à Estratégia de Saúde da Família (ESF).
II. As equipes do NASF compõem-se exclusivamente por médicos.
III. O NASF veio para apoiar, em trabalho conjunto, a inserção da ESF na rede de atenção básica.
IV. O NASf tem como princípio o atendimento total ao indivíduo.
A. II e III.
B. III e IV.
C. I e II.
D. I, III e IV.
E. I, II e III.

É fundamental a compreensão das ações do Nasf, para que este atue na qualificação e na redução dos encaminhamentos para a atenção especializada. Entretanto, é importante ressaltar e refletir sobre como essa qualificação é produzida.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de NASFs existentes, o NASF 1 é composto por:
A. de 3 a 4 equipes, com no mínimo de 120 horas semanais.
B. de 5 a 9 equipes, com no mínimo de 200 horas semanais.
C. de 10 a 20 equipes, com no mínimo de 200 horas semanais.
D. de 5 a 9 equipes, com no máximo de 200 horas semanais.
E. de 1 a 2 equipes, com no mínimo de 80 horas semanais.

Nas atividades de educação em saúde, tradicionalmente, se utiliza estratégias de ensino calcadas na transmissão de conhecimento [...]. Neste modo de agir, o profissional transmite informações, regras e prescrições a fim de evitar ou tratar doenças.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a educação em saúde e entendendo que a prática de educação em saúde é uma troca de saberes, assinale a alternativa que corresponde às práticas de educação em saúde.
A. Como um processo de construção de conhecimentos que visa a apropriação do cuidado com a saúde pela população, aumentando a autonomia das pessoas no seu cuidado.
B. Relações entre pessoas com diferentes saberes que realizam práticas dialógicas, estratégicas, participativas, mediadas pela ação comunicativa entre os participantes.
C. Dimensões vinculadas à doença e à prescrição de normas, sendo consideradas estratégias básicas para a promoção da saúde.
D. Ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e populares para a qualificação da participação social e reconhecimento do saber popular em saúde.
E. Eventos e ações de conscientização e luta pelo direito universal à saúde: a educação em saúde é realizada somente nesses eventos.

O Nasf e seu processo de implantação devem propor o redirecionamento e a formação das práticas de saúde da AB, utilizando ferramentas tecnológicas de trabalho, como o apoio matricial, o fortalecimento e o planejamento das ações e a integração entre os níveis.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a atuação do fisioterapeuta no NASF, é correto afirmar que:
A. a participação da fisioterapia no Nasf contempla somente atendimentos destinados a idosos.
B. apenas pacientes acamados e imobilizados podem ser acompanhados pelo fisioterapeuta do Nasf.
C. o cuidado fisioterapêutico aos usuários nas unidades de saúde da família só deve ser feito após a avaliação, restringindo-se a ações de reabilitação.
D. todos os casos que exigem cuidados fisioterapêuticos presentes no território devem ser identificados e avaliados pelo fisioterapeuta do Nasf.
E. esse atendimento prioriza somente o tratamento e a reabilitação das principais alterações do movimento mais incidentes e/ou prevalentes no território.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) representa a incorporação, pela Atenção Básica (AB), de novos saberes oriundos de especialidades da saúde por meio do apoio ofertado às equipes de Saúde da Família (eSF), visando à ampliação da resolutividade da AB.
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, e considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre O NASF.
I. O NASF é a porta de entrada no sistema e tem como eixos a responsabilização, a gestão compartilhada e o apoio à coordenação do cuidado.
II. O NASF constitui-se de equipes de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam em conjunto com as equipes de saúde da família.
III. O NASF é constituído de equipes multiprofissionais que atendem em ambulatórios de especialidades, mediante encaminhamento das equipes de saúde da família.
IV. O NASF faz parte da APS, um serviço com unidades físicas de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.
A. I, III e IV.
B. I e IV.
C. II e IV.
D. III e IV.
E. I e II.

Ao analisar a teoria da equipe Nasf, observa-se uma equipe que produz hegemonicamente o aumento da resolutividade da AB, mas que de forma concomitante reforça um perfil clínico-assistencial, que produz, muitas vezes, um cuidado ambulatorial e fragmentado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a atuação de uma equipe multidisciplinar de um NASF é correto afirmar que:
A. falta de motivação na equipe.
B. há disseminação do conhecimento de todos os envolvidos.
C. a produtividade é sem criatividade.
D. há uma grande dependência da equipe.
E. há somente um ponto de vista.

Atividades como atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e práticas corporais são realizadas em colaboração com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e, em menor número, com outros profissionais da USF. Os atendimentos individuais são realizados pelos profissionais do Nasf e, raramente, compartilhados com outros profissionais das eSF.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre NASF, pode-se afirmar que o nível de atenção à saúde em que essa ação está inserida é o:
A. nível secundário.
B. nível terciário.
C. nível secundário e terciário.
D. nível primário.
E. nível primário e terciário.

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
 “Educação em saúde é uma temática complexa em sua exequibilidade, devido às diversas 
dimensões que a compreendem: política, filosófica, social, religiosa, cultural, além de 
envolver aspectos práticos e teóricos do indivíduo, grupo, comunidade e sociedade. Além 
disso, abarca o processo saúde-doença nas duas facetas dessa ação na saúde, se faz necessária 
para sua manutenção ou para evitar e/ou retardar a presença de doenças.” 
SALCI, Maria A. et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. 
Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 224-230, 2013. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a educação em saúde no Brasil 
e seu processo de construção juntamente com as mudanças no SUS ao longo dos anos, é 
correto afirmar que: 
A. apesar da participação de profissionais de saúde nas experiências de educação 
popular, manteve-se no setor de saúde uma tradição autoritária e normatizadora da 
educação em saúde. 
B. as práticas de educação em saúde têm como objetivo principal a inserção de um 
técnico nas pequenas comunidades periféricas, identificando lideranças e problemas 
mobilizadores. 
C. a educação em saúde visa a criação de sujeitos educados: sujeitos limpos, 
bebendo água fervida e usando fossas sépticas, independentemente da conquista de 
sua liberdade e de seus direitos. 
D. a educação em saúde é o campo de prática e conhecimento do setor de saúde, o 
qual tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação de 
saúde, o pensar e o fazer cotidiano da população. 
E. até os dias de hoje, a educação em saúde no Brasil é basicamente uma iniciativa 
das elites políticas e econômicas e, portanto, subordinada aos seus interesses. 
Pergunta 2 
Leia o trecho a seguir: 
“O Nasf apresenta-se como uma intervenção/programa complexa, sendo compreendida a 
partir da interação de componentes múltiplos, com diferentes dimensões de complexidade, 
incluindo a dificuldade de sua implementação, e os seus níveis organizacionais.” 
Fonte: SILVA, J. W. S. B.; SILVA, J. C.; OLIVEIRA, S. R. A. Núcleo de Apoio à Saúde da 
Família: reflexão do seu desenvolvimento através da avaliação realista. Saúde em Debate 
[online]. v. 44, n. 124, p. 32-46. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-
1104202012402>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as ações desenvolvidas pelo 
NASF em um modelo matricial, é correto afirmar que: 
A. ocorrem decisões de um único profissional. 
B. ocorre o estudo isolado de vários casos. 
C. ocorre a construção conjunta de projetos terapêuticos. 
D. ocorre a discussão das diferenças entre os setores. 
E. ocorrem ações em somente um setor. 
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
Pergunta 3 
Leia o trecho a seguir: 
“O desenvolvimento das políticas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) se dá de 
maneira centralizada e percorre, verticalmente, diferentes instâncias até chegar aos serviços 
municipais. Desta forma, os gestores municipais e distritais são fundamentais para articulação 
com os demais níveis federativos e para atuação alinhada com os princípios do SUS, no 
desenvolvimento de ações de saúde do Nasf no território.” 
Fonte: IACABO, P.; FURTADO, J. P. Núcleos de Apoio à Saúde da Família: análises 
estratégica e lógica. Saúde em Debate [online], v. 44, n. 126. P. 666-677. Disponível em: 
<https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, e 
considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir 
sobre os tipos de NASF. 
I. O NASF 1 deve ter, no mínimo, três diferentes profissionais de nível superior. 
II. O NASF 1 deve ter, no mínimo, cinco diferentes profissionais de nível superior. 
III. O NASF 3 foi criado para atender consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais. 
IV. O NASF 3 não tem limite de equipes para formar vínculo com equipes de SF e/ou equipes 
de atenção básica. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
A. I, II e III. 
B. II e III. 
C. I e II. 
D. III e IV. 
E. II, III e IV. 
Pergunta 4 
Leia o trecho a seguir: 
“Ao mesmo tempo em que a conformação multiprofissional das equipes Nasf e o 
estabelecimento de espaços rotineiros de discussão, a partir de ações compartilhadas e de 
reflexão, potencializaram o fortalecimento de uma nova forma de organização do serviço, em 
determinados momentos, a baixa articulação entre as equipes Nasf e das USF pode levar a 
ações fragmentadas.” 
Fonte: IACABO, P.; FURTADO, J. P. Núcleos de Apoio à Saúde da Família: análises 
estratégica e lógica. Saúde em Debate [online], v. 44, n. 126. p. 666-677. Disponível em: 
<https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, 
considerando essas informações e os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir 
sobre o NASF. 
I. O NASF é um trabalho paralelo à Estratégia de Saúde da Família (ESF). 
II. As equipes do NASF compõem-se exclusivamente por médicos. 
III. O NASF veio para apoiar, em trabalho conjunto, a inserção da ESF na rede de atenção 
básica. 
IV. O NASf tem como princípio o atendimento total ao indivíduo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606
A. II e III. 
B. III e IV. 
C. I e II. 
D. I, III e IV. 
E. I, II e III. 
Pergunta 5 
Leia o trecho a seguir: 
“É fundamental a compreensão das ações do Nasf, para que este atue na qualificação e na 
redução dos encaminhamentos para a atenção especializada. Entretanto, é importante ressaltar 
e refletir sobre como essa qualificação é produzida.” 
Fonte: SILVA, J. W. S. B.; SILVA, J. C.; OLIVEIRA, S. R. A. Núcleo de Apoio à Saúde da 
Família: reflexão do seu desenvolvimento através da avaliação realista. Saúde em Debate 
[online]. v. 44, n. 124, p. 32-46. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-
1104202012402>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de NASFs existentes, o 
NASF 1 é composto por: 
A. de 3 a 4 equipes, com no mínimo de 120 horas semanais. 
B. de 5 a 9 equipes, com no mínimo de 200 horas semanais. 
C. de 10 a 20 equipes, com no mínimo de 200 horas semanais. 
D. de 5 a 9 equipes, com no máximo de 200 horas semanais. 
E. de 1 a 2 equipes, com no mínimo de 80 horas semanais. 
Pergunta 6 
Leia o trecho a seguir: 
“Nas atividades de educação em saúde, tradicionalmente, se utiliza estratégias de ensino 
calcadas na transmissão de conhecimento [...]. Neste modo de agir, o profissional transmite 
informações, regras e prescrições a fim de evitar ou tratar doenças.” 
Fonte: VIEIRA, M. S. N.; MATIAS, K. K.; QUEIROZ, M. G. Educação em saúde na rede 
municipal de saúde: práticas de nutricionistas. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 
2, p. 455-464, fev. 2021. Disponível em: 
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
81232021000200455&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a educação em saúde e 
entendendo que a prática de educação em saúde é uma troca de saberes, assinale a alternativa 
que corresponde às práticas de educação em saúde. 
A. Como um processo de construção de conhecimentos que visa a apropriação do 
cuidado com a saúde pela população, aumentando a autonomia das pessoas no seu 
cuidado. 
B. Relações entre pessoas com diferentes saberes que realizam práticas dialógicas, 
estratégicas, participativas, mediadas pela ação comunicativa entre os participantes. 
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200455&lng=en&nrm=isohttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232021000200455&lng=en&nrm=iso
C. Dimensões vinculadas à doença e à prescrição de normas, sendo consideradas 
estratégias básicas para a promoção da saúde. 
D. Ações desenvolvidas pelos movimentos sociais e populares para a qualificação da 
participação social e reconhecimento do saber popular em saúde. 
E. Eventos e ações de conscientização e luta pelo direito universal à saúde: a 
educação em saúde é realizada somente nesses eventos. 
Pergunta 7 
Leia o trecho a seguir: 
“O Nasf e seu processo de implantação devem propor o redirecionamento e a formação das 
práticas de saúde da AB, utilizando ferramentas tecnológicas de trabalho, como o apoio 
matricial, o fortalecimento e o planejamento das ações e a integração entre os níveis.” 
Fonte: SILVA, J. W. S. B.; SILVA, J. C.; OLIVEIRA, S. R. A. Núcleo de Apoio à Saúde da 
Família: reflexão do seu desenvolvimento através da avaliação realista. Saúde em Debate 
[online]. v. 44, n. 124, p. 32-46. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-
1104202012402>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a atuação do fisioterapeuta no 
NASF, é correto afirmar que: 
A. a participação da fisioterapia no Nasf contempla somente atendimentos 
destinados a idosos. 
B. apenas pacientes acamados e imobilizados podem ser acompanhados pelo 
fisioterapeuta do Nasf. 
C. o cuidado fisioterapêutico aos usuários nas unidades de saúde da família só deve 
ser feito após a avaliação, restringindo-se a ações de reabilitação. 
D. todos os casos que exigem cuidados fisioterapêuticos presentes no território 
devem ser identificados e avaliados pelo fisioterapeuta do Nasf. 
E. esse atendimento prioriza somente o tratamento e a reabilitação das principais 
alterações do movimento mais incidentes e/ou prevalentes no território. 
Pergunta 8 
Leia o trecho a seguir: 
“O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) representa a incorporação, pela Atenção 
Básica (AB), de novos saberes oriundos de especialidades da saúde por meio do apoio 
ofertado às equipes de Saúde da Família (eSF), visando à ampliação da resolutividade da 
AB.” 
Fonte: IACABO, P.; FURTADO, J. P. Núcleos de Apoio à Saúde da Família: análises 
estratégica e lógica. Saúde em Debate [online], v. 44, n. 126. p. 666-677. Disponível em: 
<https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
A partir da leitura do fragmento acima fica evidente aspectos importantes do NASF. Assim, e 
considerando os conteúdos estudados, analise as afirmativas a seguir sobre O NASF. 
I. O NASF é a porta de entrada no sistema e tem como eixos a responsabilização, a gestão 
compartilhada e o apoio à coordenação do cuidado. 
II. O NASF constitui-se de equipes de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que 
atuam em conjunto com as equipes de saúde da família. 
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606
III. O NASF é constituído de equipes multiprofissionais que atendem em ambulatórios de 
especialidades, mediante encaminhamento das equipes de saúde da família. 
IV. O NASF faz parte da APS, um serviço com unidades físicas de livre acesso para 
atendimento individual ou coletivo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
A. I, III e IV. 
B. I e IV. 
C. II e IV. 
D. III e IV. 
E. I e II. 
Pergunta 9 
Leia o trecho a seguir: 
“Ao analisar a teoria da equipe Nasf, observa-se uma equipe que produz hegemonicamente o 
aumento da resolutividade da AB, mas que de forma concomitante reforça um perfil clínico-
assistencial, que produz, muitas vezes, um cuidado ambulatorial e fragmentado.” 
Fonte: SILVA, J. W. S. B.; SILVA, J. C.; OLIVEIRA, S. R. A. Núcleo de Apoio à Saúde da 
Família: reflexão do seu desenvolvimento através da avaliação realista. Saúde em Debate 
[online]. v. 44, n. 124, p. 32-46. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-
1104202012402>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a atuação de uma equipe 
multidisciplinar de um NASF é correto afirmar que: 
A. falta de motivação na equipe. 
B. há disseminação do conhecimento de todos os envolvidos. 
C. a produtividade é sem criatividade. 
D. há uma grande dependência da equipe. 
E. há somente um ponto de vista. 
Pergunta 10 
Leia o trecho a seguir: 
“Atividades como atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e práticas corporais são 
realizadas em colaboração com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e, em menor 
número, com outros profissionais da USF. Os atendimentos individuais são realizados pelos 
profissionais do Nasf e, raramente, compartilhados com outros profissionais das eSF.” 
Fonte: IACABO, P.; FURTADO, J. P. Núcleos de Apoio à Saúde da Família: análises 
estratégica e lógica. Saúde em Debate [online], v. 44, n. 126. P. 666-677. Disponível em: 
<https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606>. Acesso em: 27 abr. 2021. 
Considere que, em uma visita a domicílio, constatou-se uma idosa responsável pelo cuidado 
de cinco netos. Após levar a situação para uma reunião da equipe, foi acordada a inclusão da 
idosa no grupo do idoso da UBS, que busca prevenir quedas e promover uma integração 
social entre os idosos. 
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012402
https://doi.org/10.1590/0103-1104202012606
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre NASF, pode-se afirmar que o 
nível de atenção à saúde em que essa ação está inserida é o: 
A. nível secundário. 
B. nível terciário. 
C. nível secundário e terciário. 
D. nível primário. 
E. nível primário e terciário.

Mais conteúdos dessa disciplina