Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
Pró-Reitoria de Ensino - Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas (CCH)
Departamento de Comunicação e Letras (DCL)
Curso de Letras Português
Campus: Almenara – 2º período
Disciplina: Teoria da Literatura: Poesia
Prof: Dr. Rodrigo Felipe Veloso
Acadêmico (a): Marcela Alves Bomfim 
ESTUDO DIRIGIDO
QUESTÃO 1) De acordo com a leitura realizada da parte introdutória e nos demais capítulos do livro A poesia lírica, de Salete de Almeida Cara, explique como se apresentam na criação e realização da poesia o poeta moderno e o lirismo.
Um poeta moderno interpretado em uma grande cidade cosmopolita Polita tornou-se cada vez mais consciente dos contornos ilusórios das velhas crenças: uma compreensão plena da relação entre o poeta e a realidade. Ele então voltou sua atenção para as formas possíveis de tal relacionamento e, assim, avaliou a linguagem para alcançar esse relacionamento. Nesta crise, o conceito de lirismo como uma expressão pessoal que também entrou em crise.
QUESTÃO 2) Seguem as conceituações e teorias sobre a Poesia:
EXCERTO 1: “Aristóteles (384-322 a.C.), vindo da periferia da Macedônia, torna-se professor de Alexandre, o Grande. Tentando compreender as obras de arte de sua época, fala aos alunos sobre "poietké", termo onde a própria ideia de poesia era compreendida como "arte poética". A palavra arte ("tekhne"), por sua vez, também tinha sentido bem mais amplo, incluindo qualquer tipo de produção que não fosse um "engenho natural" - manual, industrial ou espiritual. À dança, à literatura, à música e à pintura Aristóteles chamava "artes miméticas" (CARA, 1985, p. 09). 
EXCERTO 2: “O mestre Platão, aspirando ao mundo dos deuses, das verdades absolutas, se angustia com a realidade precária do homem: a realidade dos signos, o mundo vicário da imitação, da linguagem, os limites da imaginação e do desejo. Platão quer atingir o mundo das ideias, onde está a essência, a forma dos objetos. Para ele, o caminho seria o da ciência - a intelecção do filósofo - e não o da poesia - o mundo da opinião e da sensação” (CARA, 1985, p. 09).
 
EXCERTO 3: “A imitação tem, para Platão e Aristóteles, sentidos e funções bem diferentes. A realidade humana é, para Platão, basicamente imitativa e distante da essência do ser - o mundo das ideias. Nesse mundo imitativo, em primeiro lugar está o artesão e só depois, de modo degradado, a imitação artística. Por sua função menor, Platão expulsa os poetas da República. Já para Aristóteles, imitar, representar, criar imagens é natural ao ser humano e, sendo a forma imanente ao objeto, a obra de arte é uma realidade ela própria, podendo ser mais importante do que a própria história: "é preferível o impossível que é verossímil ao possível que é incrível" (CARA, 1985, p. 10).
Diante dos excertos apresentados construa um pequeno texto dissertativo-argumentativo sobre Poética, seu conceito, definição e aplicação no contexto de produção da poesia lírica, em especial.
É uma das formas mais antigas de literatura e arte. Nos 25 séculos antes de Cristo, as poesias eram registradas em hieróglifos egípcios. A poesia é uma espécie de texto poético, geralmente a poesia, faz parte do gênero literário, denominado "lírico". 
Poesia é um texto em que o autor expressa diretamente seus sentimentos e opiniões pessoais. A voz expressa no poema, o tema poético e ficcional criado pelo escritor, é denominado eu lírico. Combina palavras, significado e qualidades estéticas. Entre eles, a beleza da linguagem é melhor do que o conteúdo, por isso utiliza diferentes meios fonéticos, sintáticos e semânticos. O poema é dividido em seções, chamadas estrofes. As origens literárias da poesia indicam que a poesia nasce para ser cantada, por isso presta atenção à estética, à medida e ao ritmo.
QUESTÃO 3): Como se pode definir a poesia lírica das outras duas formas de poesia? 
Pela forma como o poeta se expressa na poesia: o gênero lírico será o poema em primeira pessoa ou primeiro som. O gênero épico é o que uma voz épica diz a alguém quando há um narrador; o gênero dramático inclui todos os roteiros Verso, quando o personagem fala no lugar do poeta.
QUESTÃO 4) Segue a afirmação:
“Na poesia lírica clássica é possível observar a dialética entre emoção e contensão, através de uma ousadia afetiva que se desprende da uniformidade de construção, mesmo quando o poeta disseca um tema, aparentemente impassível”.
Um mover de olhos, brando e piedoso,
Sem ver de que; um riso brando e honesto,
Quase forçado; um doce e humilde gesto,
De qualquer alegria duvidoso;
Um despejo quieto e vergonhoso;
Um repouso gravíssimo e modesto;
Uma pura bondade, manifesto
Indicio da alma, limpo e gracioso;
Um encolhido ousar; uma brandura;
Um medo sem ter culpa; um ar sereno;
Um longo e obediente sofrimento:
Esta foi a celeste formosura
Da minha Circe, e o mágico veneno
Que pode transformar meu pensamento.
(Camões)
Nesse sentido, analise o poema de Camões, bem como evidencie o porquê de ser clássico e qual a posição do eu-lírico neste.
traços físicos e psicológicos marcados pelo equilíbrio de um carácter superior e de beleza extraordinária da figura feminina deste texto corresponde ao retrato clássico de mulher.
QUESTÃO 5) “Afinal, o que é poesia lírica?”
 A poesia lírica é uma forma de poesia que apareceu na Grécia antiga, e originalmente, foi feita para ser cantada ou acompanhada por flauta e lira. Na poesia lírica, o poeta fala diretamente ao leitor, o que representa sentimentos, humor e percepções disso. O poema funciona como uma fotografia, gravando emoções e sentimentos do "letra", essa é a voz que se manifesta no poema. Esta entrada pode representar o "I" do próprio poeta (poesia confessional como o Bocage) ou outra pessoa ou ser.

Mais conteúdos dessa disciplina