Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina: INTRODUÇÃO A FARMÁCIA E DEONTOLOGIA
ESTUDO DE CASO: Pesquise na apostila quais eram os constituintes fundamentais de um medicamento segundo Galeno e faça uma análise crítica comparando-os com a constituição dos medicamentos hoje, seja como especialidade farmacêutica ou medicamentos manipulados.
RESPOSTA:
Para Galeno o medicamento era constituído: 
· Princípios ativos: conferem as propriedades terapêuticas;
· Compostos que têm uma ação corretiva das características organolépticas;
· Excipientes: substâncias ativas são neles incorporadas.
Segundo Filho e Pan (2003, p. 5) um medicamento é composto por:
· Fármaco, também chamado de princípio ativo ou base medicamentosa e que é a substância ativa que produz o efeito terapêutico desejado; 
· Aditivos, que são substâncias adicionadas ao fármaco para alterar e complementar suas propriedades, tais como as organolépticas, e as formas de administração, o estado físico-químico e a velocidade de absorção;
Devido à proporção que os fármacos e os aditivos são misturados, ocorre uma formulação farmacêutica. O produto final é denominado especialidade farmacêutica (EF). 
Ao analisar as comparações afirmo que Galeno realmente revolucionou a área da saúde, honrado seu título de “Pai da Farmácia”, pois seus estudos transformaram e auxiliaram na evolução da área farmacêutica. Além disso,  é possível observar que hoje o setor farmacêutico encontra-se ainda mais evoluído, até mesmo pelo fato de possuir mais recursos, profissionais especializados e empresas realmente capacitadas tanto em pesquisas quanto produções, onde podemos contar com variedades em especialidades farmacêuticas, como: formas e apresentações.
REFERÊNCIAS:
FILHO, PEDRO LINS PALMEIRA; PAN, SIMON SHI KOO. Cadeia farmacêutica no Brasil: avaliação preliminar e perspectivas. BNDES, 2003. Disponível em < https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/3077/2/BS%2018%20Cadeia%20farmaceutica%20no%20Brasil_P.pdf >. Acessado 10 de julho de 2020.
PROF.A MA. CARMEN LÚCIA RUIZ SCHLICHTING. INTRODUÇÃO À FARMÁCIA E DEONTOLOGIA. UNINGÁ. Disponível em < https://lms.unimestre.com/lms/sala/380861/qcKg43fszvHSSV2i>. Acessado 08 de julho de 2020.

Mais conteúdos dessa disciplina