Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

De acordo com a imagem apresentada na atividade, foi possível verificar que foi utilizado o sistema de interação humana (IHC), pois levou-se em conta o foco no usuário, conforto e funcionalidade. O sistema humano-máquina significa que o ser humano e a máquina têm relações recíprocas um com o outro.
 O objetivo da Interação Humano–Computador (IHC) é produzir sistemas usáveis, seguros e funcionais. Podemos verificar estes objetivos no desenvolvimento e melhoramento da segurança, utilidade, efetividade e usabilidade de sistemas que incluem computadores. Nesse contexto, o termo sistemas se refere não somente ao hardware e software, mas a todo o ambiente que usa ou é afetado pelo uso da tecnologia computacional. 
 É necessário que se faça uma análise mais detalhada, como especificação de requisitos, módulo de qualidade e perfil dos usuários. 
 A IHC é uma matéria multidisciplinar com enfoque humano, e que agrega conhecimento de diversas áreas exatas e humanas além da computação tais como: psicologia, a antropologia, artes, design, ergonomia, sociologia, semiótica, linguística, e áreas afins, com intuito de verificar as ações necessárias para desenvolvimento otimizado dos sistemas computacionais. Desta forma, IHC busca minimizar ao máximo possível a barreira entre o usuário humano e o sistema computacional oferecendo interfaces amigáveis, de modo que este possa ser utilizado com o menor esforço e com maior capacidade possível.
 É possível verificar a aplicação desta matéria na interface dos veículos produzidos atualmente.
 Através dos anos, os automóveis transpuseram a categoria tradicional, com seus painéis e tecnologias pouco intuitivas e funcionais, para a categoria moderna. Esta mudança se deve ao fato de o automóvel, com o passar dos anos, vir agregando outras funcionalidades além de transporte como, por exemplo, proporcionar entretenimento, comunicação, conforto, segurança a cada passageiro.
 O surgimento do primeiro carro produzido no Brasil com computador de bordo, 30 anos atrás, foi o primeiro passo. 
 Desde então, o mercado automotivo tem passado por uma revolução tecnológica. Hoje, instrumentos trazem mais conforto, requinte e segurança aos motoristas. E o termo conectividade passou a fazer parte também do mundo dos automóveis.
 A tecnologia avançou para facilitar a vida do motorista e deixar a experiência de guiar um carro mais prazerosa. Sensores auxiliam a estacionar, espelhos se ajustam sozinhos e câmeras ajudam a ver tudo o que está fora. Quem está dirigindo tem acesso a entretenimento e conectividade em telas touchscreen que se integram aos smartphones. 
 O painel é o retrato de todas as possibilidades de informações e conforto do automóvel, possuindo um alto feedback do veículo. Complementa- se que bons símbolos podem despertar o senso intuitivo do usuário, facilitando seu aprendizado e reconhecimento.

Mais conteúdos dessa disciplina