Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Leiam as bulas (instruções) dos 2 testes e fiquem atentos a tais pontos:
IMUNOCROMATOGRAFIA
- Descrever os princípios dos métodos;
Teste 1: O kit Dengue Bio é um teste imunocromatográfico que detecta separadamente anticorpos das classes IgM e IgG para o vírus da Dengue. O kit contém anticorpos de cabra anti-IgG humano na linha teste para IgG, e anticorpos de cabra anti-IgM humano na linha de teste para IgM. Após a adição da amostra, antígenos do vírus da Dengue conjugado a partículas de ouro coloidal, presentes no kit, se ligam aos anticorpos da amostra e migram por capilaridade através da membrana. Em caso de amostras reagentes para IgG, será formada uma linha vermelha na região teste para IgG. Amostras reagentes para IgM formarão uma linha vermelha na região teste para IgM. A mistura amostra-antígeno continua percorrendo a membrana até linha controle, onde ocorre a formação de uma linha vermelha, tanto para amostras reagentes quanto não reagentes. A formação da linha vermelha na região da linha controle demonstra que o kit está adequado para uso.
Teste 2: O kit Dengue NS1 é um teste imunocromatográfico para a detecção do antígeno NS1 do vírus da Dengue. O kit possui uma linha teste “T” com anticorpos anti-NS1 imobilizados e uma linha controle “C” com anticorpos anti-cabra. Quando uma amostra é adicionada, ela interage com anticorpos anti-NS1 conjugados a partículas de ouro coloidal. Em seguida, a amostra migra pela membrana por capilaridade, e interage com os anticorpos anti- NS1 presentes na linha “T”. Se amostra apresentar antígenos NS1, uma banda colorida irá aparecer na região teste “T”, indicando um resultado reagente. A amostra continua migrando pela membrana até atingir a região controle “C”, onde interage com anticorpos anti-cabra, gerando uma linha colorida que indica o funcionamento correto do produto
- Citar as diferenças entre os 2 testes;
Teste 1: identifica os anticorpos IgM e IgG para o vírus da Dengue
Teste 2: identifica o antígeno NS1 do vírus da Dengue
- Citar quais amostras podem ser utilizadas;
Teste 1: Sangue total: Devem ser armazenadas de 2 a 8ºC e testadas até 24 horas após a coleta. Plasma e soro: Devem ser separados da interface sanguínea imediatamente após a centrifugação, que deve ocorrer em seguida a coleta. O plasma ou soro pode ser estocado por até 3 dias entre 2 e 8ºC e 6 meses a -20ºC.
Teste 2: Sangue total: O sangue total deverá ser colhido com EDTA. Não utilizar punção digital. As amostras devem ser armazenadas entre 2 e 8ºC e testadas até 24 horas após à coleta. Soro / Plasma: Devem ser separados da interface sanguínea imediatamente após a centrifugação, que deve ocorrer em seguida à coleta. O soro ou plasma pode ser estocado por até 3 dias entre 2 e 8ºC e 6 meses a -20ºC.
- Explicar se pode haver reatividade cruzada com outros microrganismos;
Sangue total, soro ou plasma
Reatividade cruzada é uma reação não proposital entre antígeno-anticorpo. Onde o anticorpo se liga em um antígeno para o qual não foi especificamente produzido, pois este possui epítopos similares. Nesses casos, é possível haver a reação de anticorpos para antígenos sem haver exposição prévia.
Teste 1: Reatividade cruzada com outros vírus do grupo flavivírus pode ser comum, segundo referências bibliográficas, porém não foram evidenciadas nos testes de desenvolvimento do produto.
Teste 2: Reatividade cruzada com outros vírus do grupo flavivírus pode ser comum, segundo referências bibliográficas, porém não foram evidenciadas nos testes de desenvolvimento do produto.
- Compreender o significado de janela imunológica;
- Janela imunológica é a expressão usada para designar o período que um organismo leva, a partir de uma infecção, para produzir anticorpos que possam ser detectados por exames de sangue. A janela imunológica varia de acordo com o tipo de infecção e sensibilidade do teste utilizado para detectá-la.
- Entender as limitações dos testes;
Teste 1:LIMITAÇÕES
1-O kit Dengue Bio Bioclin é um teste qualitativo e deve ser usado somente para uso diagnóstico in vitro.
 2- O Kit Dengue Bio Bioclin determina apenas a presença de anticorpos contra o vírus da Dengue (I, II, III e IV) e não deve ser usado isoladamente como critério de diagnóstico. Resultados reagentes devem ser avaliados com outras informaçães clínicas disponíveis. Os resultados isolados do teste não podem ser utilizados para o diagnóstico definitivo.
 3- Um resultado não reagente não exclui a possibilidade de infecção pelo Vírus da Dengue (I, II, III e IV). Estudos científicos revelam que pessoas infectadas pelo vírus da Dengue podem apresentar uma janela imunológica de 5 a 10 dias para detecção de IgM e IgG , respectivamente. O paciente deve ser novamente avaliado dentro deste período.
 4- Resultados de pacientes imunossuprimidos devem ser avaliados com precaução.
 5- Como todo teste de diagnóstico, os resultados devem ser interpretados juntamente com outros dados clínicos do paciente.
 6- Se o resultado não reagente se mantiver e os sintomas clínicos persistirem, um teste adicional deve ser realizado usando outro método. Um resultado não reagente não exclui, a qualquer momento, a possibilidade de infecção pelo vírus da Dengue.
Teste 2: LIMITAÇÕES
1-O kit Dengue NS1 é um teste qualitativo e deve ser usado somente para uso diagnóstico in vitro. 
2- O kit Dengue NS1 é um teste de triagem para caracterizar a presença de antígenos NS1 do vírus da Dengue.
3- Como todo teste de diagnóstico, os resultados devem ser interpretados juntamente com outros dados clínicos do paciente.
4- Os resultados isolados do teste não podem ser utilizados para o diagnóstico definitivo. 5- Se o resultado não reagente se mantiver e os sintomas clínicos persistirem, um teste adicional deve ser realizado usando outro método. Um resultado não reagente não exclui, a qualquer momento, a possibilidade de infecção pelo vírus da Dengue. 
6- Resultados reagentes devem ser confirmados com outro teste e informações clínicas disponíveis.Português 2/2 PANTONE 654 PANTONE 5435 EC REP EC REP EC REP EC REP EC REP REPRESENTANTE EUROPEU AUTORIZADO MARCA CE PROTEGER DA LUZ E CALOR NÃO UTILIZAR SE A EMBALAGEM ESTIVER DANIFICADA
7- A punção digital não é recomendada, pois a quantidade de sangue pode ser insuficiente ou coagular, impedindo a realização correta do teste.
- Conceituar sensibilidade clínica e especificidade clínica.
-Sensibilidade Clínica é o percentual de resultados positivos obtidos quando o analito está presente na amostra, reconhecendo a existência de uma determinada doença ou condição.
Neste caso o dengue Bio é mais sensível
Especificidade Clínica é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença que está sendo investigada.
- Compreender o significado diagnóstico de cada teste.
Teste 1: O vírus da Dengue é um Flavivírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Está distribuído pelas áreas tropicais e subtropicais do mundo, causando mais de 100 milhões de infecções anualmente. A infecção clássica da Dengue é caracterizada pela febre alta (normalmente entre 38° e 40°C) de início abrupto, mal-estar, anorexia (pouco apetite), cefaléias, dores musculares e nos olhos. Casos de Dengue hemorrágica pode provocar gengivorragias e epistáxis, hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos em vários orgãos, o que pode causar a morte. A infecção primária da dengue causa um aumento de anticorpos IgM após 3 a 5 dias do início da febre. Anticorpos IgM normalmente permanecem na circulação por 30 a 90 dias. Pacientes de regiões endêmicas podem apresentar infecções secundárias, que resultam em níveis elevados de anticorpos IgG, isoladamente ou simultaneamente com uma resposta de IgM. Desta forma, uma detecção específica de anticorpos IgM ou IgG pode ajudar a diferenciar uma primária ou secundária.
Teste 2: O vírus da Dengue é um Flavivírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Está distribuído pelas áreas tropicais e subtropicais do mundo, causando mais de 100 milhões de infecções anualmente. A infecçãoclássica da Dengue é caracterizada pela febre alta (normalmente entre 38 e 40ºC) de início abrupto, mal-estar, anorexia (pouco apetite), cefaléias, dores musculares e nos olhos. Casos de Dengue Hemorrágica pode provocar gengivorragias e epistáxis, hemorragias internas e coagulação intravascular disseminada, com danos em vários orgãos, o que pode causar a morte. O NS1 é uma glicoproteína altamente conservada que está presente em altas concentrações no soro de pacientes infectados por dengue. O antígeno NS1 é encontrado do 1° ao 9° dias após o início da febre nas amostras de pacientes com infecção primária e secundária pelo vírus da dengue. Entretanto, sua concentração reduz ao longo dos dias de infecção, diminuindo consideravelmente as chances de detecção do antígeno. Artigos relatam sensibilidade menor que 50% para detecção após o 4° dia de infecção por vários métodos de diagnóstico. A infecção primária da dengue causa um aumento de anticorpos IgM após 3 a 5 dias do início da febre. Anticorpos IgM normalmente permanecem na circulação por 30 a 90 dias. Pacientes de regiões endêmicas podem apresentar infecções secundárias, que resultam em níveis elevados de anticorpos IgG, isoladamente ou simultaneamente com uma resposta de IgM. Em caso de infecção secundária, o antígeno NS1 pode não ser detectado devido à possibilidade de menor viremia.
- Procurar vídeos no youtube sobre imunocromatografia.
- https://www.youtube.com/watch?v=V7qhATrHwHY&t=9s
- https://www.youtube.com/watch?v=WRrVNHUuhU4 
- https://www.youtube.com/watch?v=pSZM2Ec1kSM 
- https://www.youtube.com/watch?v=Q3vIUoa-SeI

Mais conteúdos dessa disciplina