Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Amanda de Araujo Jaqueti, atividades elementos da comunicação e linguagem
Eis que segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Após analisá-la, aponte os elementos em questão:
Mar português
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
a- emissor – Fernando Pessoa
b- receptor – o leitor (público alvo)
c- mensagem – O texto “Mar português” de Fernando Pessoa
d- código – Linguagem culta metalinguística
e- canal – documento enviado virtualmente pelo professor, mas se falarmos pelo autor, foi publicado no seu livro Mensagem.
f- contexto – a época das grandes navegações
ATIVIDADE – LINGUAGEM
Crie 2 situações comunicativas:
a) Na modalidade formal da língua portuguesa
Aluna: - Boa tarde professor, gostaria de saber se o senhor já analisou as provas e já deu seu veredito sobre as notas.
Professor: - Boa tarde aluna, sim, eu já analisei meticulosamente cada prova e já dei meu veredito sobre as notas, mas não se preocupe, a senhorita tirou a maior nota de redação da sala.
Aluna: - Agradeço gentilmente ao senhor por analisa-las com cuidado, espero que nossa turma tenha desempenhado uma boa nota, pois todos deram o melhor para fazer a redação.
Professor: - Creio que não necessite de alvoroço sobre este assunto, todos os alunos tiraram notas ótimas, todos estão de parabéns pelo desempenho.
b) Na modalidade coloquial da língua portuguesa
Aluna: - Oi prof. Queria saber se você já viu todas as provas e já deu nota.
Professor: - Oi aluninha, relaxa porque eu já vi todas as provas sim e já dei nota. Pode ficar tranquila porque você tirou nota máxima na redação.
Aluna: - Ebaaaa, aleluia por já ter visto e ter dado nota as provas, mas também quero saber se todo o pessoal da sala também tirou nota boa, eles estudaram bucados para fazer a redação.
Professor: - Não esquenta a cabeça, todos os seus coleguinhas tiraram boas notas, parabéns por suarem duro para fazer a prova.

Mais conteúdos dessa disciplina