Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Online 2_ G UNI MCP 1 - Metodologia Científica e da Pesquisa (2)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O desafio da superação do ensino tradicional deve ser encarado pela escola de maneira que a orientação pedagógica passe a cultivar uma relação baseada no diálogo entre professor e aluno. Essa medida contribui para que ambos se tornem pesquisadores permanentemente. Essas novas necessidades podem ser atendidas pelas escolas "[...] através da modificação conjunta de atitudes docente e discente, de maneira que ambos atualizem um novo espaço de ensino-aprendizagem em resposta às exigências sociais" (CARDOSO, 1989, p. 97).
Assinale a alternativa correta quanto às medidas necessárias para que o aluno se torne um pesquisador.
A escola não deve ter uma função social.
A escola deve manter o ensino baseado em provas excludentes para manter os melhores alunos.
Ensino tradicional baseado na autoridade do professor.
Ensino profissionalizante voltado para atender às exigências do mercado de trabalho.
Formação do professor voltada para a investigação científica.

A metodologia de levantamento de dados é bastante variável, pois compreende diversos meios de fontes e procedimentos de pesquisa. Em virtude dessas prerrogativas, muitos pesquisadores da área social que optam pela abordagem qualitativa se opõem à quantificação dos dados por considerarem os elementos da realidade das comunidades pesquisadas não são mensuráveis por escalas de quantificação.
Assinale a alternativa que corresponda às diferenças entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quali-quantitativa (quali-quanti ou mista).
A pesquisa qualitativa analisa as opiniões dos entrevistados, e a pesquisa quali-quanti trabalha analisa as opiniões por meio de classificações estipuladas no projeto de pesquisa.
As questões subjetivas são aprofundadas pelo pesquisador na pesquisa qualitativa, ao passo que na pesquisa quali-quanti apenas os dados objetivos são analisados.
A pesquisa qualitativa coleta dados apenas nas amostras a partir de entrevistas e observações, já a pesquisa quali-quanti utiliza amostras em grande escala obtidas por meio de formulários e questionários.
A pesquisa qualitativa se preocupa em explicar os fenômenos sociais não traduzidos em números. A pesquisa quali-quanti, por sua vez, trabalha com as técnicas da pesquisa qualitativa e busca a objetividade na descrição de determinadas características quantitativas da população e nas amostras sobre as ocorrências sociais.
Os dados levantados na pesquisa qualitativa são obtidos por meio de entrevistas, enquanto na pesquisa quali-quanti os dados são obtidos apenas com o uso de formulários e questionários.

A coleta e elaboração de dados estatísticos, inclusive censitários, está a cargo de vários órgãos particulares e oficiais, entre eles: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), IBOP (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Departamentos Municipais e Estaduais de Estatística, Instituto Gallup etc. Os dados coletados são os mais diversos, tais como características da população, fatores econômicos, dentre outros. (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 177).
Marque a alternativa correta que corresponda à técnica e ao tipo de pesquisa apresentados pelas autoras.
Pesquisa em laboratório.
Observação direta intensiva - observação e entrevista.
Documentação direta - pesquisa de campo.
Observação direta extensiva - pesquisa de campo.
Documentação indireta - pesquisa documental.

Segundo Gil (2002, p. 53), Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como a análise de documentos, filmagem e fotografias.
Assinale a alternativa correta que corresponda aos tipos de pesquisa de campo.
Quantitativos-descritivos: delineiam e analisam as características dos fatos e fenômenos; exploratórios: desenvolvem hipóteses; familiaridade do pesquisador com o ambiente.
Quantitativos-descritivos: delineia e analisa as características dos fatos e fenômenos; pesquisa documental: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.
Experimentais: teste de hipóteses relativas a causa-efeito; bibliográficos: levantamento de fontes secundárias, bibliotecas, internet e periódicos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias; pesquisa em laboratório: parâmetros de investigação de controle rígidos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias em bibliotecas, internet e periódicos; documentais: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.

Da mesma forma que as fichas, para os pesquisadores os resumos são instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos só são válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes, em ambos os casos destacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 67). Para tanto, o assunto apresentado deve ser estabelecido em uma estrutura sequencial.
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O resumo, por sua curta extensão, pode apresentar uma fragmentação das ideias apresentadas no texto original, sem se ater à estrutura organizada pelo autor.
II. A estrutura das frases deve seguir uma sequência lógica de acordo com as partes do texto original.
III. Não há necessidade da apresentação do resumo de acordo com as partes do relatório, pois o autor pode resumir o que considera mais importante.
IV. As frases do resumo devem ser apresentadas com a incorporação de novas ideias.
V. Autores especializados em Metodologia Científica preconizam leituras esquematizadas e rigorosas para a compreensão das ideias globais do texto.
Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. O relatório técnico de pesquisas científicas é realizado após "[...] a coleta de dados, sua codificação e tabulação, tratamento estatístico, análise e interpretação" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 228). Para a redação do relatório, é necessária a elaboração de uma estrutura que atenda à normatização da ABNT sobre apresentação de pesquisas científicas.
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A estrutura do relatório de pesquisa se estabelece como um guia para a elaboração da apresentação de todas as fases da pesquisa.
II. A redação do relatório de pesquisa deve ser feita com uma linguagem científica muito bem elaborada para que os demais cientistas compreendam o conteúdo.
III. Para que todos tenham acesso aos procedimentos, às conclusões e aos resultados da pesquisa, a linguagem do relatório deve ser simples, clara, objetiva e coerente.
IV. O texto do relatório de pesquisa não deve transparecer o estilo do autor.
V. A linguagem deve apresentar a participação do autor em cada detalhe da pesquisa, ou seja, não se pautar pela impessoalidade.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.

Leia atentamente o texto apresentado a seguir: Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida, em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 225). O excerto anterior se refere à fase da revisão bibliográfica no projeto.
Assinale a alternativa correta quanto à fase da pesquisa a que se refere o trecho e quanto à contribuição desse tipo de pesquisa:
Definição dos termos - Esclarecimento dos conceitos científicos utilizados na pesquisa que comunicam o assunto investigado de forma não ambígua.
Procedimento - Explicação geral dos fenômenos por meio de levantamentos: histórico, comparativo, estatístico, dentre outros de acordo com o objeto de estudo.
Formulação do problema – "[...] esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).
Hipótese - Resposta "[...] provável, suposta e provisória" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221) ao problema formulado.
Levantamento de dados - Permite expor as principais conclusões obtidas, por meio das fontes levantadas acerca do seu objeto de estudo, "[...] demonstra contradições ou reafirma comportamentos e atitudes" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).

Escolhido o tema e delimitado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação do tema em problema. Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar solução (CERVO, 2014, p. 75). Sabemos que o mais comum ao ouvirmos a palavra problema é pensarmos em obstáculo, contratempo, situação difícil, conflito e outras situações semelhantes.
Em relação ao problema científico, assinale a alternativa CORRETA:
Analisa obras de artes renascentistas.
Reflete um assunto que ainda não foi satisfatoriamente respondido.
Reflete os fatos religiosos.
Desenvolve um assunto sem discussão.
Tem como base o senso comum.

Todo trabalho científico se organiza na forma de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Assinale a alternativa CORRETA que identifique um elemento pré-textual obrigatório:
Resumo.
Suplemento.
Referências.
Epígrafe.
Listas.

A pesquisa e a escolha do tema são etapas importantíssimas do trabalho de conclusão de curso (TCC) ou pesquisa de um aluno de graduação. Como pesquisadores, precisamos definir com muita cautela certos elementos de nossas pesquisas.
Com base nos nossos estudos, julgue as asserções anteriores assinalando a alternativa correta:
I. O assunto que será estudado.
II. Definir qual será o tema após pesquisar a bibliografia existente sobre o assunto.
III. Solicitar ao orientador que escolha o tema de sua pesquisa.
IV. Decidir por um tema que seja inédito, pois, não possuindo bibliografia considerável, se torna atrativo.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O desafio da superação do ensino tradicional deve ser encarado pela escola de maneira que a orientação pedagógica passe a cultivar uma relação baseada no diálogo entre professor e aluno. Essa medida contribui para que ambos se tornem pesquisadores permanentemente. Essas novas necessidades podem ser atendidas pelas escolas "[...] através da modificação conjunta de atitudes docente e discente, de maneira que ambos atualizem um novo espaço de ensino-aprendizagem em resposta às exigências sociais" (CARDOSO, 1989, p. 97).
Assinale a alternativa correta quanto às medidas necessárias para que o aluno se torne um pesquisador.
A escola não deve ter uma função social.
A escola deve manter o ensino baseado em provas excludentes para manter os melhores alunos.
Ensino tradicional baseado na autoridade do professor.
Ensino profissionalizante voltado para atender às exigências do mercado de trabalho.
Formação do professor voltada para a investigação científica.

A metodologia de levantamento de dados é bastante variável, pois compreende diversos meios de fontes e procedimentos de pesquisa. Em virtude dessas prerrogativas, muitos pesquisadores da área social que optam pela abordagem qualitativa se opõem à quantificação dos dados por considerarem os elementos da realidade das comunidades pesquisadas não são mensuráveis por escalas de quantificação.
Assinale a alternativa que corresponda às diferenças entre a pesquisa qualitativa e a pesquisa quali-quantitativa (quali-quanti ou mista).
A pesquisa qualitativa analisa as opiniões dos entrevistados, e a pesquisa quali-quanti trabalha analisa as opiniões por meio de classificações estipuladas no projeto de pesquisa.
As questões subjetivas são aprofundadas pelo pesquisador na pesquisa qualitativa, ao passo que na pesquisa quali-quanti apenas os dados objetivos são analisados.
A pesquisa qualitativa coleta dados apenas nas amostras a partir de entrevistas e observações, já a pesquisa quali-quanti utiliza amostras em grande escala obtidas por meio de formulários e questionários.
A pesquisa qualitativa se preocupa em explicar os fenômenos sociais não traduzidos em números. A pesquisa quali-quanti, por sua vez, trabalha com as técnicas da pesquisa qualitativa e busca a objetividade na descrição de determinadas características quantitativas da população e nas amostras sobre as ocorrências sociais.
Os dados levantados na pesquisa qualitativa são obtidos por meio de entrevistas, enquanto na pesquisa quali-quanti os dados são obtidos apenas com o uso de formulários e questionários.

A coleta e elaboração de dados estatísticos, inclusive censitários, está a cargo de vários órgãos particulares e oficiais, entre eles: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), IBOP (Instituto Brasileiro de Opinião Pública), Departamentos Municipais e Estaduais de Estatística, Instituto Gallup etc. Os dados coletados são os mais diversos, tais como características da população, fatores econômicos, dentre outros. (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 177).
Marque a alternativa correta que corresponda à técnica e ao tipo de pesquisa apresentados pelas autoras.
Pesquisa em laboratório.
Observação direta intensiva - observação e entrevista.
Documentação direta - pesquisa de campo.
Observação direta extensiva - pesquisa de campo.
Documentação indireta - pesquisa documental.

Segundo Gil (2002, p. 53), Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana. Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como a análise de documentos, filmagem e fotografias.
Assinale a alternativa correta que corresponda aos tipos de pesquisa de campo.
Quantitativos-descritivos: delineiam e analisam as características dos fatos e fenômenos; exploratórios: desenvolvem hipóteses; familiaridade do pesquisador com o ambiente.
Quantitativos-descritivos: delineia e analisa as características dos fatos e fenômenos; pesquisa documental: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.
Experimentais: teste de hipóteses relativas a causa-efeito; bibliográficos: levantamento de fontes secundárias, bibliotecas, internet e periódicos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias; pesquisa em laboratório: parâmetros de investigação de controle rígidos.
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias em bibliotecas, internet e periódicos; documentais: levantamento de dados em arquivos públicos e particulares.

Da mesma forma que as fichas, para os pesquisadores os resumos são instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos só são válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes, em ambos os casos destacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 67). Para tanto, o assunto apresentado deve ser estabelecido em uma estrutura sequencial.
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O resumo, por sua curta extensão, pode apresentar uma fragmentação das ideias apresentadas no texto original, sem se ater à estrutura organizada pelo autor.
II. A estrutura das frases deve seguir uma sequência lógica de acordo com as partes do texto original.
III. Não há necessidade da apresentação do resumo de acordo com as partes do relatório, pois o autor pode resumir o que considera mais importante.
IV. As frases do resumo devem ser apresentadas com a incorporação de novas ideias.
V. Autores especializados em Metodologia Científica preconizam leituras esquematizadas e rigorosas para a compreensão das ideias globais do texto.
Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas relacionadas ao tema. O relatório técnico de pesquisas científicas é realizado após "[...] a coleta de dados, sua codificação e tabulação, tratamento estatístico, análise e interpretação" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 228). Para a redação do relatório, é necessária a elaboração de uma estrutura que atenda à normatização da ABNT sobre apresentação de pesquisas científicas.
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A estrutura do relatório de pesquisa se estabelece como um guia para a elaboração da apresentação de todas as fases da pesquisa.
II. A redação do relatório de pesquisa deve ser feita com uma linguagem científica muito bem elaborada para que os demais cientistas compreendam o conteúdo.
III. Para que todos tenham acesso aos procedimentos, às conclusões e aos resultados da pesquisa, a linguagem do relatório deve ser simples, clara, objetiva e coerente.
IV. O texto do relatório de pesquisa não deve transparecer o estilo do autor.
V. A linguagem deve apresentar a participação do autor em cada detalhe da pesquisa, ou seja, não se pautar pela impessoalidade.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.

Leia atentamente o texto apresentado a seguir: Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida, em um dado local, alguém ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa pretendida (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 225). O excerto anterior se refere à fase da revisão bibliográfica no projeto.
Assinale a alternativa correta quanto à fase da pesquisa a que se refere o trecho e quanto à contribuição desse tipo de pesquisa:
Definição dos termos - Esclarecimento dos conceitos científicos utilizados na pesquisa que comunicam o assunto investigado de forma não ambígua.
Procedimento - Explicação geral dos fenômenos por meio de levantamentos: histórico, comparativo, estatístico, dentre outros de acordo com o objeto de estudo.
Formulação do problema – "[...] esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).
Hipótese - Resposta "[...] provável, suposta e provisória" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221) ao problema formulado.
Levantamento de dados - Permite expor as principais conclusões obtidas, por meio das fontes levantadas acerca do seu objeto de estudo, "[...] demonstra contradições ou reafirma comportamentos e atitudes" (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 220-221).

Escolhido o tema e delimitado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação do tema em problema. Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar solução (CERVO, 2014, p. 75). Sabemos que o mais comum ao ouvirmos a palavra problema é pensarmos em obstáculo, contratempo, situação difícil, conflito e outras situações semelhantes.
Em relação ao problema científico, assinale a alternativa CORRETA:
Analisa obras de artes renascentistas.
Reflete um assunto que ainda não foi satisfatoriamente respondido.
Reflete os fatos religiosos.
Desenvolve um assunto sem discussão.
Tem como base o senso comum.

Todo trabalho científico se organiza na forma de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Assinale a alternativa CORRETA que identifique um elemento pré-textual obrigatório:
Resumo.
Suplemento.
Referências.
Epígrafe.
Listas.

A pesquisa e a escolha do tema são etapas importantíssimas do trabalho de conclusão de curso (TCC) ou pesquisa de um aluno de graduação. Como pesquisadores, precisamos definir com muita cautela certos elementos de nossas pesquisas.
Com base nos nossos estudos, julgue as asserções anteriores assinalando a alternativa correta:
I. O assunto que será estudado.
II. Definir qual será o tema após pesquisar a bibliografia existente sobre o assunto.
III. Solicitar ao orientador que escolha o tema de sua pesquisa.
IV. Decidir por um tema que seja inédito, pois, não possuindo bibliografia considerável, se torna atrativo.
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.

Prévia do material em texto

Avaliação Online 2
Entrega 15 nov em 23:59 Pontos 20 Perguntas 10
Disponível 9 nov em 0:00 - 15 nov em 23:59 7 dias Limite de tempo 120 Minutos
Tentativas permitidas 2
Instruções
Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 35 minutos 20 de 20
 As respostas corretas estarão disponíveis em 16 nov em 0:00.
Pontuação desta tentativa: 20 de 20
Enviado 10 nov em 19:59
Esta tentativa levou 35 minutos.
Leia com atenção as orientações abaixo antes de iniciar esta prova:
Serão permitidas duas tentativas para realizar esta avaliação, prevalecendo a maior nota.
Programe-se para realizar suas avaliações com tranquilidade, pois você terá 120 minutos
cronometrados (por tentativa) para conclusão e envio das respostas.
Ao iniciar a avaliação o cronômetro não para, independentemente da plataforma estar aberta ou não;
Durante a realização da prova:
Será exibido uma questão por vez, podendo “Avançar” ou “Voltar” quando necessário dentro do período
da tentativa;
A tentativa somente será contabilizada após clicar no botão “Enviar”.
Fazer o teste novamente
2 / 2 ptsPergunta 1
O desafio da superação do ensino tradicional deve ser encarado pela escola de
maneira que a orientação pedagógica passe a cultivar uma relação baseada no
diálogo entre professor e aluno. Essa medida contribui para que ambos se
tornem pesquisadores permanentemente. Essas novas necessidades podem
ser atendidas pelas escolas "[...] através da modificação conjunta de atitudes
docente e discente, de maneira que ambos atualizem um novo espaço de
ensino-aprendizagem em resposta às exigências sociais” (CARDOSO, 1989, p.
97).
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/8943/quizzes/20244/history?version=1
https://newtonpaiva.instructure.com/courses/8943/quizzes/20244/take?user_id=13831
Assinale a alternativa correta quanto às medidas necessárias para que o aluno
se torne um pesquisador.
 A escola não deve ter uma função social. 
 
A escola deve manter o ensino baseado em provas excludentes para manter os
melhores alunos.
 Ensino tradicional baseado na autoridade do professor. 
 
Ensino profissionalizante voltado para atender às exigências do mercado de
trabalho.
 Formação do professor voltada para a investigação científica 
A resposta está correta, pois a dualidade existente entre ensinar e
aprender nos leva a inferir que, se o professor tem uma boa formação
voltada para a investigação científica, seu aluno aprenderá a ser um
aluno pesquisador. O professor pesquisador contribui para a formação
do pensamento crítico e autônomo dos seus alunos e isso é condição
primordial para a inclusão de todos os cidadãos na sociedade
globalizada.
2 / 2 ptsPergunta 2
A metodologia de levantamento de dados é bastante variável, pois compreende
diversos meios de fontes e procedimentos de pesquisa. Em virtude dessas
prerrogativas, muitos pesquisadores da área social que optam pela abordagem
qualitativa se opõem à quantificação dos dados por considerarem os elementos
da realidade das comunidades pesquisadas não são mensuráveis por escalas
de quantificação.
Assinale a alternativa que corresponda às diferenças entre a pesquisa
qualitativa e a pesquisa quali-quantitativa (quali-quanti ou mista).
 
A pesquisa qualitativa analisa as opiniões dos entrevistados, e a pesquisa quali-
quanti trabalha analisa as opiniões por meio de classificações estipuladas no
projeto de pesquisa.
 
As questões subjetivas são aprofundadas pelo pesquisador na pesquisa
qualitativa, ao passo que na pesquisa quali-quanti apenas os dados objetivos são
analisados.
 
A pesquisa qualitativa coleta dados apenas nas amostras a partir de entrevistas
e observações, já a pesquisa quali-quanti utiliza amostras em grande escala
obtidas por meio de formulários e questionários.
 
A pesquisa qualitativa se preocupa em explicar os fenômenos sociais não
traduzidos em números. A pesquisa quali-quanti, por sua vez, trabalha com as
técnicas da pesquisa qualitativa e busca a objetividade na descrição de
determinadas características quantitativas da população e nas amostras sobre as
ocorrências sociais.
 
Os dados levantados na pesquisa qualitativa são obtidos por meio de entrevistas,
enquanto na pesquisa quali-quanti os dados são obtidos apenas com o uso de
formulários e questionários.
A resposta está correta, pois a pesquisa quali-quantitativa, por admitir as
duas abordagens, permite ao pesquisador vivenciar os fatos, obter
informações e proceder ao levantamento de dados com os instrumentos
de pesquisa de concepção aberta, como é o caso da entrevista, e ir
além com a aplicação de instrumentos de pesquisa fechados próprios
da abordagem quantitativa.
Essa premissa se explicita em virtude desse tipo de abordagem e
possibilita coletar dados mais amplos com aplicação de questionários
estruturados de questões fechadas para posterior levantamento
descrição estatística dos dados, por meio de textos narrativos que
auxiliem na compreensão de determinadas ocorrências sociais de
maneira mais objetiva pela descrição generalizada dos dados.
2 / 2 ptsPergunta 3
A coleta e elaboração de dados estatísticos, inclusive censitários, está a cargo
de vários órgãos particulares e oficiais, entre eles: o IBGE (Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística), IBOP (Instituto Brasileiro de Opinião Pública),
Departamentos Municipais e Estaduais de Estatística, Instituto Gallup etc. Os
dados coletados são os mais diversos, tais como características da população,
fatores econômicos, dentre outros. (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 177).
Marque a alternativa correta que corresponda à técnica e ao tipo de pesquisa
apresentados pelas autoras.
 Pesquisa em laboratório. 
 Observação direta intensiva - observação e entrevista. 
 Documentação direta - pesquisa de campo. 
 Observação direta extensiva - pesquisa de campo. 
 Documentação indireta - pesquisa documental. 
A resposta está correta, pois a técnica da documentação indireta por
meio da pesquisa documental permite ao pesquisador realizar
levantamento em fontes estatísticas publicadas por órgãos públicos e
particulares.
2 / 2 ptsPergunta 4
Segundo Gil (2002, p. 53),
Tipicamente, o estudo de campo focaliza uma comunidade, que não é
necessariamente geográfica, já que pode ser uma comunidade de trabalho, de
estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana.
Basicamente, a pesquisa é desenvolvida por meio da observação direta das
atividades do grupo estudado e de entrevistas com informantes para captar
suas explicações e interpretações do que ocorre no grupo. Esses
procedimentos são geralmente conjugados com muitos outros, tais como a
análise de documentos, filmagem e fotografias.
Assinale a alternativa correta que corresponda aos tipos de pesquisa de campo
 
Quantitativos-descritivos: delineiam e analisam as características dos fatos e
fenômenos; exploratórios: desenvolvem hipóteses; familiaridade do pesquisador
com o ambiente.
 
Quantitativos-descritivos: delineia e analisa as características dos fatos e
fenômenos; pesquisa documental: levantamento de dados em arquivos públicos
e particulares.
 
Experimentais: teste de hipóteses relativas a causa-efeito; bibliográficos:
levantamento de fontes secundárias, bibliotecas, internet e periódicos.
 
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias; pesquisa em laboratório:
parâmetros de investigação de controle rígidos.
 
Bibliográficos: levantamento de fontes secundárias em bibliotecas, internet e
periódicos; documentais: levantamento de dados em arquivos públicos e
particulares.
A resposta está correta, pois a pesquisa de campo visa ao
aprofundamento das informações obtidas por meio do levantamento de
dados da pesquisa bibliográfica e se constitui na busca de informações
empíricas acerca dos problemas propostos no projeto de pesquisa com
vistas à obtenção de respostas e comprovação das hipóteses
elencadas. Os tipos de pesquisa de campo são: quantitativos-
descritivos, exploratórios e experimentais.
2 / 2 ptsPergunta 5
Leia atentamente o textoapresentado e, na sequência, analise as afirmativas
relacionadas ao tema.
Da mesma forma que as fichas, para os pesquisadores os resumos são
instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar
obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos só são
válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da
pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes, em
ambos os casos destacando-se o valor dos achados ou de sua originalidade
(LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 67).
Para tanto, o assunto apresentado deve ser estabelecido em uma estrutura
sequencial.
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus
conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. O resumo, por sua curta extensão, pode apresentar uma fragmentação das
ideias apresentadas no texto original, sem se ater à estrutura organizada pelo
autor.
II. A estrutura das frases deve seguir uma sequência lógica de acordo com as
partes do texto original.
III. Não há necessidade da apresentação do resumo de acordo com as partes
do relatório, pois o autor pode resumir o que considera mais importante.
IV. As frases do resumo devem ser apresentadas com a incorporação de novas
ideias.
V. Autores especializados em Metodologia Científica preconizam leituras
esquematizadas e rigorosas para a compreensão das ideias globais do texto.
Com base em seus estudos, assinale a alternativa correta que apresente a
estrutura do resumo.
 Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. 
 Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. 
 Apenas a afirmativa V está correta. 
 Apenas a afirmativa I está correta. 
 Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
Dentro da extensão preconizada na norma, o autor deve estar atento às
partes do texto original, de forma que apresente o assunto em uma
sequência lógica, incluindo a incorporação de novas ideias. Deve fazer
isso conforme os autores preconizam a leitura rigorosa do texto original
para se estabelecer a esquematização do resumo. A primeira leitura
permite realizar um esboço do resumo ao observar o plano, a estrutura
da obra e como o autor a desenvolveu. Em seguida, a segunda leitura
serve para fazer anotações referentes à ideia central do texto e sobre os
propósitos do autor. A terceira leitura é indicada para observar como o
autor estruturou as partes principais, possibilitando, assim, a
compreensão global do texto.
2 / 2 ptsPergunta 6
Leia atentamente o texto apresentado e, na sequência, analise as afirmativas
relacionadas ao tema.
O relatório técnico de pesquisas científicas é realizado após “[...] a coleta de
dados, sua codificação e tabulação, tratamento estatístico, análise e
interpretação” (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 228).
Para a redação do relatório, é necessária a elaboração de uma estrutura que
atenda à normatização da ABNT sobre apresentação de pesquisas científicas.
Considerando os conteúdos abordados no texto-base desta disciplina e seus
conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. A estrutura do relatório de pesquisa se estabelece como um guia para a
elaboração da apresentação de todas as fases da pesquisa.
II. A redação do relatório de pesquisa deve ser feita com uma linguagem
científica muito bem elaborada para que os demais cientistas compreendam o
conteúdo.
III. Para que todos tenham acesso aos procedimentos, às conclusões e aos
resultados da pesquisa, a linguagem do relatório deve ser simples, clara,
objetiva e coerente.
IV. O texto do relatório de pesquisa não deve transparecer o estilo do autor.
V. A linguagem deve apresentar a participação do autor em cada detalhe da
pesquisa, ou seja, não se pautar pela impessoalidade.
Com base na análise das afirmativas e de acordo com o estudado, assinale a
alternativa correta:
 Apenas a afirmativa III está correta. 
 Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
 Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
 Apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas. 
 Apenas a afirmativa I está correta. 
A especificação das normas da ABNT serve para guiar o pesquisador na
apresentação das conclusões e dos resultados de suas pesquisas,
sejam elas realizadas na graduação, na pós-graduação, na iniciação
científica, nas monografias, nas dissertações, nas teses e nos demais
trabalhos de pesquisa científica.
Quanto à linguagem do relatório de pesquisa, a redação deve ser
simples, clara, objetiva e coerente e levar o leitor a conhecer os detalhes
de todo o projeto de pesquisa. É um texto em que transparece o estilo
do autor, mas não com a intenção de convencer o leitor. Deve, ainda,
manter a impessoalidade própria da linguagem científica.
2 / 2 ptsPergunta 7
Leia atentamente o texto apresentado a seguir:
Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de
avaliação de uma situação concreta desconhecida, em um dado local, alguém
ou um grupo, em algum lugar, já deve ter feito pesquisas iguais ou
semelhantes, ou mesmo complementares de certos aspectos da pesquisa
pretendida (LAKATOS; MARCONI, 2003, p. 225).
O excerto anterior se refere à fase da revisão bibliográfica no projeto. Assinale
a alternativa correta quanto à fase da pesquisa a que se refere o trecho e
quanto à contribuição desse tipo de pesquisa:
 
Definição dos termos - Esclarecimento dos conceitos científicos utilizados na
pesquisa que comunicam o assunto investigado de forma não ambígua.
 
Procedimento - Explicação geral dos fenômenos por meio de levantamentos:
histórico, comparativo, estatístico, dentre outros de acordo com o objeto de
estudo.
 
Formulação do problema – “[...] esclarece a dificuldade específica com a qual se
defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa” (LAKATOS;
MARCONI, 2003, p. 220-221).
 
Hipótese - Resposta “[...] provável, suposta e provisória” (LAKATOS; MARCONI,
2003, p. 220-221) ao problema formulado.
 
Levantamento de dados - Permite expor as principais conclusões obtidas, por
meio das fontes levantadas acerca do seu objeto de estudo, “[...] demonstra
contradições ou reafirma comportamentos e atitudes” (LAKATOS; MARCONI,
2003, p. 220-221).
A revisão bibliográfica no projeto de pesquisa se refere à procura por
fontes documentais e bibliográficas para evitar repetição de informações
sobre o objeto pesquisado. No relatório, o pesquisador expõe as
principais conclusões obtidas por meio das fontes levantadas acerca do
seu objeto de estudo, ou seja, “demonstra contradições ou reafirma
comportamentos e atitudes”.
2 / 2 ptsPergunta 8
Escolhido o tema e delimitado o seu escopo, a fase seguinte é a transformação
do tema em problema. Problema é uma questão que envolve intrinsecamente
uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar solução
(CERVO, 2014, p. 75).
Sabemos que o mais comum ao ouvirmos a palavra problema é pensarmos em
obstáculo, contratempo, situação difícil, conflito e outras situações
semelhantes.
Em relação ao problema científico, assinale a alternativa CORRETA:
 Analisa obras de artes renascentistas. 
 Reflete um assunto que ainda não foi satisfatoriamente respondido. 
 Reflete os fatos religiosos. 
 Desenvolve um assunto sem discussão. 
 Tem como base o senso comum. 
É importante pensarmos uma questão ou um tema que ainda não foi
tratado ou, se já o foi, lançar sobre ele um novo olhar e uma outra
perspectiva teórica.
2 / 2 ptsPergunta 9
Os livros contêm elementos: materiais, relativos à sua estrutura física; pré-
textuais, que antecedem o texto; textuais, relativos ao seu conteúdo e pós-
textuais, conforme quadro a seguir:
MATERIAIS
Sobrecapa
Folha de
guarda
Miolo ou corpo
do livro
Lombada
Orelhas
 
Sumário
PRÉ-TEXTUAIS
Falsa folha de rosto
Folha de rosto
Agradecimentos
Dedicatória
Epígrafe
Listas
Suplemento
TEXTUAIS:
PÓS-TEXTUAIS
Posfácio
Referências
Apêndice
Anexos
Índice
Colofão
TEXTO (introdução,
desenvolvimento e
conclusão)
Elementos de apoio
e localização
(FRANÇA, 2014, p. 13).
Todo trabalhocientífico se organiza na forma de elementos pré-textuais,
textuais e pós-textuais.
Assinale a alternativa CORRETA que identifique um elemento pré-textual
obrigatório:
 Resumo. 
 Suplemento. 
 Referências. 
 Epígrafe. 
 Listas. 
Resumo, capa, folha de rosto são elementos pré-textuais obrigatórios.
2 / 2 ptsPergunta 10
“Convém superar a tendência muito comum de escolher tema ou, por sua
extensão e complexidade, não permitam estudo em profundidade. Feita,
portanto, a escolha do tema passa-se a fixar sua extensão” (CERVO, 2004, p.
74).
A pesquisa e a escolha do tema são etapas importantíssimas do trabalho de
conclusão de curso (TCC) ou pesquisa de um aluno de graduação.
Como pesquisadores, precisamos definir com muita cautela certos elementos
de nossas pesquisas. São eles:
I. O assunto que será estudado.
II. Definir qual será o tema após pesquisar a bibliografia existente sobre o
assunto.
III. Solicitar ao orientador que escolha o tema de sua pesquisa.
IV. Decidir por um tema que seja inédito, pois, não possuindo bibliografia
considerável, se torna atrativo.
Com base nos nossos estudos, julgue as asserções anteriores assinalando a
alternativa correta:
 Somente as afirmativas III e IV estão corretas. 
 Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
 Somente as afirmativas I e IV estão corretas. 
 Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
 Todas as afirmativas estão corretas. 
A escolha do tema de pesquisa é um momento em que devemos pensar
e escolher o tema definido com clareza. Deve-se também avaliar a sua
capacidade de executá-lo no tempo que é disponível e de duração do
curso ou da disciplina.
Pontuação do teste: 20 de 20

Mais conteúdos dessa disciplina