Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual Semi-presencial

User badge image
S M

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O constitucionalismo, teoria que deu início à criação da Magna Carta, surgiu a partir das teorias iluministas e do pensamento que também deu base à Revolução Francesa de 1789. Considera-se a Magna Carta o documento que esboçou o que posteriormente seria chamado de Constituição. Com essa afirmação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Com uma nova política militarista e, principalmente, autoritária de Castello Branco, instituiu-se, em 1967, uma nova Constituição, que introduziu texto Atos Institucionais que davam totais poderes ao presidente da república e serviriam para manter a legitimidade das atuações do regime militar.
II- Em 1964, ocorreu o golpe de Estado que afastou do poder o então Presidente Pedro Goulart. Jango, como era chamado, passava a ideia de se.
III- Pode-se afirmar que os atos institucionais foram normas elaboradas no período de 1964 a 1969, durante o Regime Militar.
IV- O Brasil estava sob o regime de Ditadura Militar desde 1964, e a Constituição de 1967 foi o reflexo dos rigores decorrentes daquela situação. Na carta, estavam extintos os direitos individuais e sociais, ou, ao menos, esquecidos.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

No Regime Militar, a edição de Atos Institucionais foi utilizada para impor decisões que objetivavam garantir a permanência dos militares no poder, editados alguns Atos Institucionais até o fim do regime.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns desses Atos Institucionais:
a) AI nº 1 - Cassou todos os políticos e cidadãos da oposição; AI nº 2 - Extinguiu os partidos existentes e criou, na prática, o bipartidarismo.
b) AI nº 6 - Extinguiu os partidos existentes e criou, na prática, o bipartidarismo.
c) AI nº 1 - Compeliu o Congresso à nova Constituição; AI nº 5 - Cassou todos os políticos e cidadãos da oposição.
d) O AI nº 4 foi considerado o mais violento. Ele suspendia o direito ao habeas corpus; AI nº 5 - Fechou o Congresso, suspendeu as garantias constitucionais.

Ao decorrer da História do Brasil, houve sete constituições, contando com a Constituição de 1988. Umas com durabilidade breve e outras com maior duração.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Constituição de 1934 surgiu em 16 de julho de 1934, e a sua vigência foi de 3 anos.
( ) A Constituição de 1967 surgiu em 5 de outubro de 1967, e a sua vigência foi de 8 anos.
( ) A Constituição de 1946 surgiu em 10 de novembro de 1946, e a sua vigência foi de 18 anos.
( ) A Constituição de 1937 surgiu em 7 de setembro de 1937, e a sua vigência foi de 20 anos.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos, de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a norma suprema e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria.
Acerca da natureza do Direito Constitucional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fundamento de validade de todas as normas do ordenamento jurídico. Afirma que o direito constitucional, mais do que um simples ramo, é o fundamento do qual derivam todos os demais ramos do Direito.
( ) Exclui-se da conceituação, além dos atos normativos da administração pública e dos contratos administrativos, os atos de conhecimento, opinião ou valor (como pareceres, atestados e certidões).
( ) É um pressuposto da função desempenhada pela Constituição como ordem jurídica fundamental da comunidade.
( ) Pode-se entender por poder judiciário a administração da justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

O Direito Constitucional é um direito público fundamental que visa à organização e funcionamento do Estado e sistematizar os princípios e normas fundamentais do Estado.
Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se entender direito público como um conjunto de normas que regula os interesses do Estado, internamente ou em relação aos interesses particulares.
II- O Direito Constitucional costuma ser classificado como um ramo interno do direito público.
III- Os poderes executivo e legislativo têm a obrigação constitucional de respeitar e de serem subordinados à Constituição. Somente o judiciário não tem essa obrigação.
IV- O poder judiciário, segundo o próprio termo, é o poder que executa, coloca em prática assuntos previamente deliberados pelo executivo, ou seja, aqueles que legislam e criam leis.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Ao estudar a Constituição, pretende-se fazer uma análise da sua conceituação, bem como de seus diversos sentidos, em especial o sentido sociológico, o sentido político e o sentido jurídico.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No sentindo sociológico: a Constituição é a soma dos fatores reais de poder que regem uma nação.
( ) No sentindo político: a Constituição é compreendida de uma perspectiva estritamente formal, consistindo na norma fundamental de um Estado.
( ) No sentindo jurídico: a Constituição é uma decisão jurídica fundamental sobre a definição do perfil primordial do Estado.
( ) No sentindo político: a Constituição é considerada como norma pura, como puro dever-ser, sem qualquer cunho sociológico, jurídico ou filosófico.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Com a Constituição, podemos encontrar as regras de regulação, princípios individuais e coletivos, regras de criação e organização de estados e normas a serem seguidas pelos servidores públicos em todas as suas categorias.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O preâmbulo de uma Constituição pode ser definido como documento de intenções do diploma. Consiste em uma certidão de origem e legitimidade do novo texto e uma proclamação de princípios, demonstrando a ruptura com o ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um novo.
( ) O preâmbulo, portanto, pode ser norma constitucional, poderá prevalecer contra texto expresso da Constituição Federal.
( ) A Constituição semântica é aquela cujo texto da Carta Constitucional já contém verdadeiros direcionamentos para os problemas concretos, a serem resolvidos mediante aplicação pura e simples das normas constitucionais.
( ) A Constituição reduzida contém suas determinações em um só documento ou código, e a normativa é aquela que possui valor jurídico, cujas normas dominam o processo político, logrando submetê-lo à observação e adaptação de seus termos.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

A definição do Direito Constitucional pode ser de duas formas distintas, como o estudo da teoria das constituições e da Constituição do Estado brasileiro.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A definição do Direito Constitucional, de forma analítica, pode ser a de um conjunto de princípios e normas que regulam a própria existência do Estado moderno, na sua estrutura e no seu funcionamento, o modo de exercício e os limites de sua soberania, seus fins e interesses fundamentais, e do Estado brasileiro, em particular.
( ) O Direito Constitucional, enquanto ciência positiva das constituições, pode ser definido como o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado.
( ) Quando se fala em administração pública, referimo-nos ao aparelho estatal, ou seja, ao conjunto formado por um governo e seus agentes administrativos, regulado por um ordenamento jurídico.
( ) A administração pública tem o dever de promover a satisfação do cidadão, regida pela competitividade e pela conquista de mercados, sujeita aos princípios da legalidade, da impessoalidade e da publicidade.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.

O constitucionalismo, teoria que deu início à criação da Magna Carta, surgiu a partir das teorias iluministas e do pensamento que também deu base à Revolução Francesa de 1789. Considera-se a Magna Carta o documento que esboçou o que posteriormente seria chamado de Constituição. Com essa afirmação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Entre 1889 e 1891, o Brasil era governado por Marechal Deodoro, sob um Governo Provisório, que ficara incumbido de instalar a nova forma de elaborar uma Constituição republicana.
II- Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais, advindos das constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário.
III- Assembleia Constituinte foi nomeada em 1890 e, em 24 de fevereiro de 1894, foi promulgada a primeira Constituição da República do Brasil, que vigorou até 1931.
IV- O texto da Constituição de 1977 mostra grande preocupação com a 'segurança nacional', ostentando tendência de centralização político-administrativa na União e de ampliação dos poderes do Presidente da República.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O constitucionalismo, teoria que deu início à criação da Magna Carta, surgiu a partir das teorias iluministas e do pensamento que também deu base à Revolução Francesa de 1789. Considera-se a Magna Carta o documento que esboçou o que posteriormente seria chamado de Constituição. Com essa afirmação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Com uma nova política militarista e, principalmente, autoritária de Castello Branco, instituiu-se, em 1967, uma nova Constituição, que introduziu texto Atos Institucionais que davam totais poderes ao presidente da república e serviriam para manter a legitimidade das atuações do regime militar.
II- Em 1964, ocorreu o golpe de Estado que afastou do poder o então Presidente Pedro Goulart. Jango, como era chamado, passava a ideia de se.
III- Pode-se afirmar que os atos institucionais foram normas elaboradas no período de 1964 a 1969, durante o Regime Militar.
IV- O Brasil estava sob o regime de Ditadura Militar desde 1964, e a Constituição de 1967 foi o reflexo dos rigores decorrentes daquela situação. Na carta, estavam extintos os direitos individuais e sociais, ou, ao menos, esquecidos.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

No Regime Militar, a edição de Atos Institucionais foi utilizada para impor decisões que objetivavam garantir a permanência dos militares no poder, editados alguns Atos Institucionais até o fim do regime.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns desses Atos Institucionais:
a) AI nº 1 - Cassou todos os políticos e cidadãos da oposição; AI nº 2 - Extinguiu os partidos existentes e criou, na prática, o bipartidarismo.
b) AI nº 6 - Extinguiu os partidos existentes e criou, na prática, o bipartidarismo.
c) AI nº 1 - Compeliu o Congresso à nova Constituição; AI nº 5 - Cassou todos os políticos e cidadãos da oposição.
d) O AI nº 4 foi considerado o mais violento. Ele suspendia o direito ao habeas corpus; AI nº 5 - Fechou o Congresso, suspendeu as garantias constitucionais.

Ao decorrer da História do Brasil, houve sete constituições, contando com a Constituição de 1988. Umas com durabilidade breve e outras com maior duração.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Constituição de 1934 surgiu em 16 de julho de 1934, e a sua vigência foi de 3 anos.
( ) A Constituição de 1967 surgiu em 5 de outubro de 1967, e a sua vigência foi de 8 anos.
( ) A Constituição de 1946 surgiu em 10 de novembro de 1946, e a sua vigência foi de 18 anos.
( ) A Constituição de 1937 surgiu em 7 de setembro de 1937, e a sua vigência foi de 20 anos.
a) F - V - F - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - F.
d) V - V - F - F.

A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos, de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a norma suprema e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria.
Acerca da natureza do Direito Constitucional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Fundamento de validade de todas as normas do ordenamento jurídico. Afirma que o direito constitucional, mais do que um simples ramo, é o fundamento do qual derivam todos os demais ramos do Direito.
( ) Exclui-se da conceituação, além dos atos normativos da administração pública e dos contratos administrativos, os atos de conhecimento, opinião ou valor (como pareceres, atestados e certidões).
( ) É um pressuposto da função desempenhada pela Constituição como ordem jurídica fundamental da comunidade.
( ) Pode-se entender por poder judiciário a administração da justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constitucionais.
a) V - V - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

O Direito Constitucional é um direito público fundamental que visa à organização e funcionamento do Estado e sistematizar os princípios e normas fundamentais do Estado.
Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Pode-se entender direito público como um conjunto de normas que regula os interesses do Estado, internamente ou em relação aos interesses particulares.
II- O Direito Constitucional costuma ser classificado como um ramo interno do direito público.
III- Os poderes executivo e legislativo têm a obrigação constitucional de respeitar e de serem subordinados à Constituição. Somente o judiciário não tem essa obrigação.
IV- O poder judiciário, segundo o próprio termo, é o poder que executa, coloca em prática assuntos previamente deliberados pelo executivo, ou seja, aqueles que legislam e criam leis.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Ao estudar a Constituição, pretende-se fazer uma análise da sua conceituação, bem como de seus diversos sentidos, em especial o sentido sociológico, o sentido político e o sentido jurídico.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No sentindo sociológico: a Constituição é a soma dos fatores reais de poder que regem uma nação.
( ) No sentindo político: a Constituição é compreendida de uma perspectiva estritamente formal, consistindo na norma fundamental de um Estado.
( ) No sentindo jurídico: a Constituição é uma decisão jurídica fundamental sobre a definição do perfil primordial do Estado.
( ) No sentindo político: a Constituição é considerada como norma pura, como puro dever-ser, sem qualquer cunho sociológico, jurídico ou filosófico.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - F.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Com a Constituição, podemos encontrar as regras de regulação, princípios individuais e coletivos, regras de criação e organização de estados e normas a serem seguidas pelos servidores públicos em todas as suas categorias.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O preâmbulo de uma Constituição pode ser definido como documento de intenções do diploma. Consiste em uma certidão de origem e legitimidade do novo texto e uma proclamação de princípios, demonstrando a ruptura com o ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um novo.
( ) O preâmbulo, portanto, pode ser norma constitucional, poderá prevalecer contra texto expresso da Constituição Federal.
( ) A Constituição semântica é aquela cujo texto da Carta Constitucional já contém verdadeiros direcionamentos para os problemas concretos, a serem resolvidos mediante aplicação pura e simples das normas constitucionais.
( ) A Constituição reduzida contém suas determinações em um só documento ou código, e a normativa é aquela que possui valor jurídico, cujas normas dominam o processo político, logrando submetê-lo à observação e adaptação de seus termos.
a) V - V - F - F.
b) F - F - V - V.
c) V - F - F - V.
d) V - F - V - F.

A definição do Direito Constitucional pode ser de duas formas distintas, como o estudo da teoria das constituições e da Constituição do Estado brasileiro.
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A definição do Direito Constitucional, de forma analítica, pode ser a de um conjunto de princípios e normas que regulam a própria existência do Estado moderno, na sua estrutura e no seu funcionamento, o modo de exercício e os limites de sua soberania, seus fins e interesses fundamentais, e do Estado brasileiro, em particular.
( ) O Direito Constitucional, enquanto ciência positiva das constituições, pode ser definido como o ramo do Direito Público que expõe, interpreta e sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado.
( ) Quando se fala em administração pública, referimo-nos ao aparelho estatal, ou seja, ao conjunto formado por um governo e seus agentes administrativos, regulado por um ordenamento jurídico.
( ) A administração pública tem o dever de promover a satisfação do cidadão, regida pela competitividade e pela conquista de mercados, sujeita aos princípios da legalidade, da impessoalidade e da publicidade.
a) F - V - F - V.
b) V - V - V - F.
c) V - F - V - F.
d) F - F - V - V.

O constitucionalismo, teoria que deu início à criação da Magna Carta, surgiu a partir das teorias iluministas e do pensamento que também deu base à Revolução Francesa de 1789. Considera-se a Magna Carta o documento que esboçou o que posteriormente seria chamado de Constituição. Com essa afirmação, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Entre 1889 e 1891, o Brasil era governado por Marechal Deodoro, sob um Governo Provisório, que ficara incumbido de instalar a nova forma de elaborar uma Constituição republicana.
II- Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais, advindos das constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário.
III- Assembleia Constituinte foi nomeada em 1890 e, em 24 de fevereiro de 1894, foi promulgada a primeira Constituição da República do Brasil, que vigorou até 1931.
IV- O texto da Constituição de 1977 mostra grande preocupação com a 'segurança nacional', ostentando tendência de centralização político-administrativa na União e de ampliação dos poderes do Presidente da República.
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

06/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/3
Disciplina: Aspectos do Direito Constitucional (16789)
Avaliação: Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657024) ( peso.:1,50)
Prova: 25347369
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. O constitucionalismo, teoria que deu início à criação da Magna Carta, surgiu a partir das teorias iluministas e do pensamento que também deu bas
Revolução Francesa de 1789. Considera-se a Magna Carta o documento que esboçou o que posteriormente seria chamado de Constituição. Com
nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
 
I- Com uma nova política militarista e, principalmente, autoritária de Castello Branco, instituiu-se, em 1967, uma nova Constituição, que introduziu 
texto Atos Institucionais que davam totais poderes ao presidente da república e serviriam para manter a legitimidade das atuações do regime milit
II- Em 1964, ocorreu o golpe de Estado que afastou do poder o então Presidente Pedro Goulart. Jango, como era chamado, passava a ideia de se
III- Pode-se afirmar que os atos institucionais foram normas elaboradas no período de 1964 a 1969, durante o Regime Militar.
 IV- O Brasil estava sob o regime de Ditadura Militar desde 1964, e a Constituição de 1967 foi o reflexo dos rigores decorrentes daquela situação. N
carta, estavam extintos os direitos individuais e sociais, ou, ao menos, esquecidos.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
2. No Regime Militar, a edição de Atos Institucionais foi utilizada para impor decisões que objetivavam garantir a permanência dos militares no poder
editados alguns Atos Institucionais até o fim do regime. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta alguns desses Atos Institucionais:
 a) AI nº 1 - Cassou todos os políticos e cidadãos da oposição; AI nº 2 - Extinguiu os partidos existentes e criou, na prática, o bipartidarismo.
 b) AI nº 6 - Extinguiu os partidos existentes e criou, na prática, o bipartidarismo.
 c) AI nº 1 - Compeliu o Congresso à nova Constituição; AI nº 5 - Cassou todos os políticos e cidadãos da oposição.
 d) O AI nº 4 foi considerado o mais violento. Ele suspendia o direito ao habeas corpus; AI nº 5 - Fechou o Congresso, suspendeu as garantias
constitucionais.
3. A Constituição estuda a estrutura e o funcionamento do Estado no intuito de viabilizar as estruturas fundamentais. Desse modo, assinale a alterna
CORRETA que apresenta seus principais temas:
 a) Pode-se entender Direito Público como um conjunto de normas que regula os interesses do Estado, internamente ou em relação aos interesses
particulares, porém não pode ser classificado como um ramo do Direito Constitucional.
 b) É competência do Direito Público determinar a subordinação entre o público e o privado.
 c) Quando se fala em administração privada, referimo-nos ao aparelho estatal, ou seja, ao conjunto formado por um governo e seus agentes adm
regulado por um ordenamento jurídico.
 d) Nem todos os poderes públicos encontram-se subordinados à Constituição, somente o poder legislativo.
4. Ao decorrer da História do Brasil, houve sete constituições, contando com a Constituição de 1988. Umas com durabilidade breve e outras com ma
de duração. Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A Constituição de 1934 surgiu em 16 de julho de 1934, e a sua vigência foi de 3 anos.
 ( ) A Constituição de 1967 surgiu em 5 de outubro de 1967, e a sua vigência foi de 8 anos.
 ( ) A Constituição de 1946 surgiu em 10 de novembro de 1946, e a sua vigência foi de 18 anos.
 ( ) A Constituição de 1937 surgiu em 7 de setembro de 1937, e a sua vigência foi de 20 anos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) F - F - V - V.
 c) V - F - F - F.
 d) V - V - F - F.
5. A Constituição determina regras e estabelece critérios que devem ser respeitados por todos, de forma indiscriminada, ou seja, a Constituição é a 
e se encontra no topo da pirâmide da legislação pátria. Acerca da natureza do Direito Constitucional, classifique V para as sentenças verdadeiras 
falsas:
 
( ) Fundamento de validade de todas as normas do ordenamento jurídico. Afirma que o direito constitucional, mais do que um simples ramo, é o 
qual derivam todos os demais ramos do Direito.
 ( ) Exclui-se da conceituação, além dos atos normativos da administração pública e dos contratos administrativos, os atos de conhecimento, opi
ou valor (como pareceres, atestados e certidões).
 ( ) É um pressuposto da função desempenhada pela Constituição como ordem jurídica fundamental da comunidade. 
 ( ) Pode-se entender por poder judiciário a administração da justiça na sociedade, através do cumprimento de normas e leis judiciais e constituc
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - V.
 b) F - F - V - V.
 c) V - V - F - F.
 d) V - F - V - F.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_2%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_3%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_5%20aria-label=
06/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/3
6. O Direito Constitucional é um direito público fundamental que visa à organização e funcionamento do Estado e sistematizar os princípios e normas
fundamentais do Estado. Com base nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
 
I- Pode-se entender direito público como um conjunto de normas que regula os interesses do Estado, internamente ou em relação aos interesses
particulares.
 II- O Direito Constitucional costuma ser classificado como um ramo interno do direito público.
 III- Os poderes executivo e legislativo têm a obrigação constitucional de respeitar e de serem subordinados à Constituição. Somente o judiciário n
obrigação. 
 IV- O poder judiciário, segundo o próprio termo, é o poder que executa, coloca em prática assuntos previamente deliberados pelo executivo, ou se
aqueles que legislam e criam leis.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
7. Ao estudar a Constituição, pretende-se fazer uma análise da sua conceituação, bem como de seus diversos sentidos, em especial o sentido socio
sentido político e o sentido jurídico. Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) No sentindo sociológico: a Constituição é a soma dos fatores reais de poder que regem uma nação.
 ( ) No sentindo político: a Constituição é compreendida de uma perspectiva estritamente formal, consistindo na norma fundamental de um Estad
( ) No sentindo jurídico: a Constituição é uma decisão jurídica fundamental sobre a definiçãodo perfil primordial do Estado. 
 ( ) No sentindo político: a Constituição é considerada como norma pura, como puro dever-ser, sem qualquer cunho sociológico, jurídico ou filosó
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F - V.
 b) V - F - V - F.
 c) V - F - F - F.
 d) F - F - V - V.
8. Com a Constituição, podemos encontrar as regras de regulação, princípios individuais e coletivos, regras de criação e organização de estados e m
a serem seguidas pelos servidores públicos em todas as suas categorias. Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeir
as falsas:
 
( ) O preâmbulo de uma Constituição pode ser definido como documento de intenções do diploma. Consiste em uma certidão de origem e legitim
novo texto e uma proclamação de princípios, demonstrando a ruptura com o ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um no
( ) O preâmbulo, portanto, pode ser norma constitucional, poderá prevalecer contra texto expresso da Constituição Federal.
 ( ) A Constituição semântica é aquela cujo texto da Carta Constitucional já contém verdadeiros direcionamentos para os problemas concretos, a
resolvidos mediante aplicação pura e simples das normas constitucionais.
 ( ) A Constituição reduzida contém suas determinações em um só documento ou código, e a normativa é aquela que possui valor jurídico, cujas 
dominam o processo político, logrando submetê-lo à observação e adaptação de seus termos.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - F - F.
 b) F - F - V - V.
 c) V - F - F - V.
 d) V - F - V - F.
9. A definição do Direito Constitucional pode ser de duas formas distintas, como o estudo da teoria das constituições e da Constituição do Estado bra
Com base nessa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A definição do Direito Constitucional, de forma analítica, pode ser a de um conjunto de princípios e normas que regulam a própria existência d
moderno, na sua estrutura e no seu funcionamento, o modo de exercício e os limites de sua soberania, seus fins e interesses fundamentais, e do 
brasileiro, em particular.
 ( ) O Direito Constitucional, enquanto ciência positiva das constituições, pode ser definido como o ramo do Direito Público que expõe, interpreta 
sistematiza os princípios e normas fundamentais do Estado.
 ( ) Quando se fala em administração pública, referimo-nos ao aparelho estatal, ou seja, ao conjunto formado por um governo e seus agentes
administrativos, regulado por um ordenamento jurídico.
 ( ) A administração pública tem o dever de promover a satisfação do cidadão, regida pela competitividade e pela conquista de mercados, sujeita
princípios da legalidade, da impessoalidade e da publicidade.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - V - V - F.
 b) F - V - F - V.
 c) F - F - V - V.
 d) V - F - V - F.
10.O constitucionalismo, teoria que deu início à criação da Magna Carta, surgiu a partir das teorias iluministas e do pensamento que também deu ba
Revolução Francesa de 1789. Considera-se a Magna Carta o documento que esboçou o que posteriormente seria chamado de Constituição. Com
nessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
 
I- Entre 1889 e 1891, o Brasil era governado por Marechal Deodoro, sob um Governo Provisório, que ficara incumbido de instalar a nova forma de
elaborar uma Constituição republicana. 
 II- Em 1º de fevereiro de 1946 foi instalada a Assembleia Constituinte, criando-se um texto baseado em ideais liberais e ideais sociais, advindos d
constituições, a chamada redemocratização do país, afastando-se do Estado totalitário.
 III- Assembleia Constituinte foi nomeada em 1890 e, em 24 de fevereiro de 1894, foi promulgada a primeira Constituição da República do Brasil, q
até 1931. 
 IV- O texto da Constituição de 1977 mostra grande preocupação com a "segurança nacional", ostentando tendência de centralização político-adm
na União e de ampliação dos poderes do Presidente da República. 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_8%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=SVBDMDE4NQ==&action2=MTY3ODk=&action3=NjU3MDI0&action4=MjAyMC8y&prova=MjUzNDczNjk=#questao_10%20aria-label=
06/11/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/3
 d) As sentenças I e II estão corretas.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina