Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final Objetiva Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O ensino de ciências vem nas últimas décadas enfrentando vários questionamentos quanto à sua contribuição para com a sociedade moderna.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
a) A escola tem a função de incluir o aluno em sala de aula, mas o professor é quem deve modificar os seus modelos metodológicos.
b) A prática não é a comprovação da teoria e esta não é a função da experimentação durante as aulas de ciências.
c) Os alunos já possuem uma concepção correta sobre aprendizagem científica, que significa realizar experimentos por meio de fórmulas já adotadas.
d) Os alunos possuem uma facilidade em colocar em prática o que é ensinado em sala de aula. Por isso, é necessário que a teoria preceda a prática.

A forma de ensinar ciências ainda está muito distante da pesquisa e da investigação. É necessário que o docente modifique sua didática, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Quanto à didática utilizada em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Os cursos de formação inicial e continuada não possuem muito significado para os futuros professores, pois a forma tradicional é a melhor para a aprendizagem.
II- O professor precisa querer modificar a sua prática docente e oferecer uma aprendizagem significativa; caso contrário, a aplicação de novas propostas de ensino não apresentará resultados no trabalho em sala de aula.
III- Os problemas enfrentados em sala de aula podem estar relacionados com as práticas inadequadas que os professores tiveram na sua formação básica.
IV- As práticas pedagógicas tracionais utilizadas tanto na educação infantil quanto do Ensino Fundamental sempre apresentam resultados satisfatórios na aprendizagem.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Em 1946, através do decreto federal nº 9.355, criou-se o Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura, com a finalidade de elaborar e gerenciar os projetos da UNESCO para melhorar a qualidade do ensino de ciências.
Sobre esse caminho, analise as sentenças a seguir:
I- Inicia-se a criação de projetos em que o ensino de ciências torna-se prático, dando aos alunos do ensino primário e secundário um contato mais direto com os fenômenos.
II- Incentivar os alunos do ensino secundário, tendo um currículo que, ao ingressar nas Universidades, possuam um conhecimento mais elevado.
III- Deu-se prioridade às aulas práticas com a produção de equipamentos para laboratórios nas escolas, sem treinamento dos professores.
IV- O método utilizado nas aulas era o experimental, em que os alunos possuíssem liberdade no desenvolvimento das pesquisas.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

São muitas as atividades diárias em que a ciência está presente no dia a dia e de forma tão natural que nem percebemos, como alguns consertos simples, a leitura de uma bula de remédios etc.
Sobre a importância do ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
a) A memorização ainda é o melhor modelo tradicional de ensino, pois os alunos atuam como receptores do conhecimento.
b) Para o ensino de ciências, é imprescindível que o professor incentive seus alunos na memorização de nomes científicos, para o entendimento dos fenômenos da natureza.
c) O trabalho do docente é socializar de forma criativa o conhecimento em ciências, possibilitando aos alunos o entendimento dos conteúdos e a construção do conhecimento.
d) Para a descoberta da ciência, o professor deve priorizar os livros didáticos, pois as descobertas por meio de experimentos não trazem satisfação ao aluno.

O currículo de ciências deve ser elaborado de acordo com a realidade dos alunos e da comunidade.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não há tantas possibilidades de trabalho para o professor, pois os temas são rígidos e as atividades já predeterminadas.
( ) Os temas a serem trabalhados devem ser escolhidos de forma que atendam ao contexto da realidade da comunidade em geral, como, por exemplo, a cultura dos alunos.
( ) O professor deve conhecer qual é o papel fundamental das ciências para elaborar práticas pedagógicas que sejam eficientes na resolução de problemas ambientais.
( ) Trabalhar de forma interdisciplinar possibilita que as demais disciplinas possam contribuir com uma melhor aplicabilidade da ciência.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.

Krasilchik (2000), em seus estudos, analisa o ensino de ciências numa perspectiva educativa voltada para a investigação científica.
Sobre a alfabetização científica oferecida naquela época, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva educativa da investigação científica apresentou divergências quanto aos objetivos estabelecidos.
II- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou para a maioria dos estudantes a tomada de decisões.
III- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou aos estudantes uma cultura científica e a construção de novos conceitos.
IV- A perspectiva educativa da investigação científica trouxe uma nova orientação para o ensino, modificando totalmente a imagem de fazer ciências, com a aquisição significativa de aprendizagem.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

É voz corrente que entre a produção da pesquisa e o seu uso na sala de aula há obstáculos e entraves seríssimos.
Sobre as situações vivenciadas nessa época, analise as sentenças a seguir:
I- Os projetos de 1ª geração, incentivados pelo governo norte-americano, tiveram como objetivo principal a formação dos professores para atuarem em ciências.
II- Todo o empreendimento desenvolvido nesse país baseava-se no objetivo de alcançar a hegemonia mundial.
III- A ideia do método científico, por meio de um ensino experimental, trouxe possibilidades claras aos professores de como se fazia ciências.
IV- O aumento da carga horária com a ampliação da Lei nº 4024 resolveu os problemas do ensino.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A escola é uma instituição que oferece possibilidades aos alunos de articular os conhecimentos necessários sobre a saúde, adquiridos por meio dos conhecimentos científicos, aqueles trazidos pelos alunos, e os conhecimentos veiculados pelos meios de comunicação.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A escola é um espaço que articula os saberes dos alunos e dos familiares com os saberes do mundo, por isso é necessário um programa de saúde que ultrapasse os limites da escola.
( ) A escola pode elaborar projetos para sistematizar os conhecimentos sobre a promoção da saúde escolar, possibilitando a participação da comunidade local.
( ) A escola não pode parar de ensinar os conteúdos específicos, por isso ações sobre a promoção da saúde devem ser desenvolvidas por equipes de saúde em ambientes extraescolares.
( ) A escola deve inserir novas práticas pedagógicas e estimular a participação dos alunos na construção de projetos de ação local.
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - V - F - F.

Ensinar ciências abordando conteúdos relacionados ao corpo humano e à saúde contribuem para que o aluno adquira hábitos saudáveis de higiene, pois muitos alunos ainda chegam à escola em condições precárias.
Sobre o papel da escola com relação aos cuidados que a criança necessita ter com o corpo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É necessário que os professores realizem na escola trabalhos coletivos envolvendo os pais, os órgãos da saúde, da infância e da adolescência e a sociedade em geral.
( ) A escola tem acesso às várias formas de comunicação do conhecimento, por isso ela precisa divulgá-las para conscientizar a população.
( ) A escola não tem a obrigação de tornar os saberes transmissíveis e assimiláveis, pois é ela a detentora do conhecimento.
( ) A escola é a única instituição responsável por erradicar as doenças causadas pela falta de higiene da população.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Foram muitas as propostas elaboradas ao longo dos anos para realizar mudanças na prática pedagógica, principalmente em desenvolver metodologias eficazes que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico.
Sobre as propostas de renovação para o currículo de ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ensino tradicional foi extinto da sala da aula. Atualmente, os professores só utilizam didáticas pedagógicas inovadoras.
( ) A forma de ensinar ciências deve ter um caráter experimental. O aluno deve seguir uma sequência estabelecida para ter a comprovação do que já foi ensinado na sala de aula.
( ) O ensino expositivo é a melhor prática pedagógica a ser utilizada pelo professor. Nela, o professor não precisa relacionar os conteúdos ensinados com o conhecimento que o aluno possui.
( ) Não há uma fórmula mágica para ensinar ciências. O professor deve mediar a aprendizagem e permitir que o aluno participe de forma ativa na construção do próprio saber.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - F - V.

As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches.
Sobre as quais se afirma:
I- As creches são lugares de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças.
II- O ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças.
III- O processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.
IV- Como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças.
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e II.
d) I e III.

(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias, mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuitidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
a) Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
b) Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
c) Libertário, pois pregava o fim do Estado.
d) Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O ensino de ciências vem nas últimas décadas enfrentando vários questionamentos quanto à sua contribuição para com a sociedade moderna.
Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
a) A escola tem a função de incluir o aluno em sala de aula, mas o professor é quem deve modificar os seus modelos metodológicos.
b) A prática não é a comprovação da teoria e esta não é a função da experimentação durante as aulas de ciências.
c) Os alunos já possuem uma concepção correta sobre aprendizagem científica, que significa realizar experimentos por meio de fórmulas já adotadas.
d) Os alunos possuem uma facilidade em colocar em prática o que é ensinado em sala de aula. Por isso, é necessário que a teoria preceda a prática.

A forma de ensinar ciências ainda está muito distante da pesquisa e da investigação. É necessário que o docente modifique sua didática, proporcionando uma aprendizagem significativa.
Quanto à didática utilizada em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Os cursos de formação inicial e continuada não possuem muito significado para os futuros professores, pois a forma tradicional é a melhor para a aprendizagem.
II- O professor precisa querer modificar a sua prática docente e oferecer uma aprendizagem significativa; caso contrário, a aplicação de novas propostas de ensino não apresentará resultados no trabalho em sala de aula.
III- Os problemas enfrentados em sala de aula podem estar relacionados com as práticas inadequadas que os professores tiveram na sua formação básica.
IV- As práticas pedagógicas tracionais utilizadas tanto na educação infantil quanto do Ensino Fundamental sempre apresentam resultados satisfatórios na aprendizagem.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

Em 1946, através do decreto federal nº 9.355, criou-se o Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura, com a finalidade de elaborar e gerenciar os projetos da UNESCO para melhorar a qualidade do ensino de ciências.
Sobre esse caminho, analise as sentenças a seguir:
I- Inicia-se a criação de projetos em que o ensino de ciências torna-se prático, dando aos alunos do ensino primário e secundário um contato mais direto com os fenômenos.
II- Incentivar os alunos do ensino secundário, tendo um currículo que, ao ingressar nas Universidades, possuam um conhecimento mais elevado.
III- Deu-se prioridade às aulas práticas com a produção de equipamentos para laboratórios nas escolas, sem treinamento dos professores.
IV- O método utilizado nas aulas era o experimental, em que os alunos possuíssem liberdade no desenvolvimento das pesquisas.
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

São muitas as atividades diárias em que a ciência está presente no dia a dia e de forma tão natural que nem percebemos, como alguns consertos simples, a leitura de uma bula de remédios etc.
Sobre a importância do ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
a) A memorização ainda é o melhor modelo tradicional de ensino, pois os alunos atuam como receptores do conhecimento.
b) Para o ensino de ciências, é imprescindível que o professor incentive seus alunos na memorização de nomes científicos, para o entendimento dos fenômenos da natureza.
c) O trabalho do docente é socializar de forma criativa o conhecimento em ciências, possibilitando aos alunos o entendimento dos conteúdos e a construção do conhecimento.
d) Para a descoberta da ciência, o professor deve priorizar os livros didáticos, pois as descobertas por meio de experimentos não trazem satisfação ao aluno.

O currículo de ciências deve ser elaborado de acordo com a realidade dos alunos e da comunidade.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não há tantas possibilidades de trabalho para o professor, pois os temas são rígidos e as atividades já predeterminadas.
( ) Os temas a serem trabalhados devem ser escolhidos de forma que atendam ao contexto da realidade da comunidade em geral, como, por exemplo, a cultura dos alunos.
( ) O professor deve conhecer qual é o papel fundamental das ciências para elaborar práticas pedagógicas que sejam eficientes na resolução de problemas ambientais.
( ) Trabalhar de forma interdisciplinar possibilita que as demais disciplinas possam contribuir com uma melhor aplicabilidade da ciência.
a) F - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.

Krasilchik (2000), em seus estudos, analisa o ensino de ciências numa perspectiva educativa voltada para a investigação científica.
Sobre a alfabetização científica oferecida naquela época, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva educativa da investigação científica apresentou divergências quanto aos objetivos estabelecidos.
II- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou para a maioria dos estudantes a tomada de decisões.
III- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou aos estudantes uma cultura científica e a construção de novos conceitos.
IV- A perspectiva educativa da investigação científica trouxe uma nova orientação para o ensino, modificando totalmente a imagem de fazer ciências, com a aquisição significativa de aprendizagem.
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

É voz corrente que entre a produção da pesquisa e o seu uso na sala de aula há obstáculos e entraves seríssimos.
Sobre as situações vivenciadas nessa época, analise as sentenças a seguir:
I- Os projetos de 1ª geração, incentivados pelo governo norte-americano, tiveram como objetivo principal a formação dos professores para atuarem em ciências.
II- Todo o empreendimento desenvolvido nesse país baseava-se no objetivo de alcançar a hegemonia mundial.
III- A ideia do método científico, por meio de um ensino experimental, trouxe possibilidades claras aos professores de como se fazia ciências.
IV- O aumento da carga horária com a ampliação da Lei nº 4024 resolveu os problemas do ensino.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e IV estão corretas.

A escola é uma instituição que oferece possibilidades aos alunos de articular os conhecimentos necessários sobre a saúde, adquiridos por meio dos conhecimentos científicos, aqueles trazidos pelos alunos, e os conhecimentos veiculados pelos meios de comunicação.
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A escola é um espaço que articula os saberes dos alunos e dos familiares com os saberes do mundo, por isso é necessário um programa de saúde que ultrapasse os limites da escola.
( ) A escola pode elaborar projetos para sistematizar os conhecimentos sobre a promoção da saúde escolar, possibilitando a participação da comunidade local.
( ) A escola não pode parar de ensinar os conteúdos específicos, por isso ações sobre a promoção da saúde devem ser desenvolvidas por equipes de saúde em ambientes extraescolares.
( ) A escola deve inserir novas práticas pedagógicas e estimular a participação dos alunos na construção de projetos de ação local.
a) F - V - V - F.
b) F - F - V - F.
c) V - V - F - V.
d) V - V - F - F.

Ensinar ciências abordando conteúdos relacionados ao corpo humano e à saúde contribuem para que o aluno adquira hábitos saudáveis de higiene, pois muitos alunos ainda chegam à escola em condições precárias.
Sobre o papel da escola com relação aos cuidados que a criança necessita ter com o corpo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É necessário que os professores realizem na escola trabalhos coletivos envolvendo os pais, os órgãos da saúde, da infância e da adolescência e a sociedade em geral.
( ) A escola tem acesso às várias formas de comunicação do conhecimento, por isso ela precisa divulgá-las para conscientizar a população.
( ) A escola não tem a obrigação de tornar os saberes transmissíveis e assimiláveis, pois é ela a detentora do conhecimento.
( ) A escola é a única instituição responsável por erradicar as doenças causadas pela falta de higiene da população.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Foram muitas as propostas elaboradas ao longo dos anos para realizar mudanças na prática pedagógica, principalmente em desenvolver metodologias eficazes que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico.
Sobre as propostas de renovação para o currículo de ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ensino tradicional foi extinto da sala da aula. Atualmente, os professores só utilizam didáticas pedagógicas inovadoras.
( ) A forma de ensinar ciências deve ter um caráter experimental. O aluno deve seguir uma sequência estabelecida para ter a comprovação do que já foi ensinado na sala de aula.
( ) O ensino expositivo é a melhor prática pedagógica a ser utilizada pelo professor. Nela, o professor não precisa relacionar os conteúdos ensinados com o conhecimento que o aluno possui.
( ) Não há uma fórmula mágica para ensinar ciências. O professor deve mediar a aprendizagem e permitir que o aluno participe de forma ativa na construção do próprio saber.
a) V - V - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - F - V - V.
d) F - F - F - V.

As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches.
Sobre as quais se afirma:
I- As creches são lugares de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças.
II- O ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças.
III- O processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.
IV- Como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças.
a) II e III.
b) II e IV.
c) I e II.
d) I e III.

(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias, mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuitidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
a) Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
b) Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
c) Libertário, pois pregava o fim do Estado.
d) Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656667) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24620279
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O ensino de ciências vem nas últimas décadas enfrentando vários questionamentos quanto à sua contribuição para com a sociedade moderna. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os alunos já possuem uma concepção correta sobre aprendizagem científica, que significa realizar experimentos por meio de fórmulas já adotadas.
	 b)
	A escola tem a função de incluir o aluno em sala de aula, mas o professor é quem deve modificar os seus modelos metodológicos.
	 c)
	A prática não é a comprovação da teoria e esta não é a função da experimentação durante as aulas de ciências.
	 d)
	Os alunos possuem uma facilidade em colocar em prática o que é ensinado em sala de aula. Por isso, é necessário que a teoria preceda a prática.
	2.
	A forma de ensinar ciências ainda está muito distante da pesquisa e da investigação. É necessário que o docente modifique sua didática, proporcionando uma aprendizagem significativa. De acordo com Carvalho (2006, p. 8), ?a didática sem uma prática de ensino equivalente perde todo o significado?. Quanto à didática utilizada em sala de aula, analise as sentenças a seguir:
I- Os cursos de formação inicial e continuada não possuem muito significado para os futuros professores, pois a forma tradicional é a melhor para a aprendizagem.
II- O professor precisa querer modificar a sua prática docente e oferecer uma aprendizagem significativa; caso contrário, a aplicação de novas propostas de ensino não apresentará resultados no trabalho em sala de aula.
III- Os problemas enfrentados em sala de aula podem estar relacionados com as práticas inadequadas que os professores tiveram na sua formação básica.
IV- As práticas pedagógicas tracionais utilizadas tanto na educação infantil quanto do Ensino Fundamental sempre apresentam resultados satisfatórios na aprendizagem.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: Formação do Sujeito Ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Em 1946, através do decreto federal nº 9.355, criou-se o Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura, com a finalidade de elaborar e gerenciar os projetos da UNESCO para melhorar a qualidade do ensino de ciências, promovendo a formação científica dos alunos. As reformas curriculares tinham como objetivo inicial tornar o ensino experimental e isso seria possibilitado através da criação do IBECC. Nesse sentido, é possível afirmar que o ensino secundário e as universidades tomaram um novo caminho. Sobre esse caminho, analise as sentenças a seguir:
I- Inicia-se a criação de projetos em que o ensino de ciências torna-se prático, dando aos alunos do ensino primário e secundário um contato mais direto com os fenômenos.
II- Incentivar os alunos do ensino secundário, tendo um currículo que, ao ingressar nas Universidades, possuam um conhecimento mais elevado.
III- Deu-se prioridade às aulas práticas com a produção de equipamentos para laboratórios nas escolas, sem treinamento dos professores.
IV- O método utilizado nas aulas era o experimental, em que os alunos possuíssem liberdade no desenvolvimento das pesquisas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	4.
	São muitas as atividades diárias em que a ciência está presente no dia a dia e de forma tão natural que nem percebemos, como alguns consertos simples, a leitura de uma bula de remédios etc. A escola também deve assumir seu papel de colocar a criança em contato com o prazer da descoberta desde a educação infantil. Sobre a importância do ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para o ensino de ciências, é imprescindível que o professor incentive seus alunos na memorização de nomes científicos, para o entendimento dos fenômenos da natureza.
	 b)
	A memorização ainda é o melhor modelo tradicional de ensino, pois os alunos atuam como receptores do conhecimento.
	 c)
	Para a descoberta da ciência, o professor deve priorizar os livros didáticos, pois as descobertas por meio de experimentos não trazem satisfação ao aluno.
	 d)
	O trabalho do docente é socializar de forma criativa o conhecimento em ciências, possibilitando aos alunos o entendimento dos conteúdos e a construção do conhecimento.
	5.
	O currículo de ciências deve ser elaborado de acordo com a realidade dos alunos e da comunidade. São várias as temáticas que o professor poderá utilizar para elaborar aulas motivadoras e dinâmicas. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não há tantas possibilidades de trabalho para o professor, pois os temas são rígidos e as atividades já predeterminadas.
(    ) Os temas a serem trabalhados devem ser escolhidos de forma que atendam ao contexto da realidade da comunidade em geral, como, por exemplo, a cultura dos alunos.
(    ) O professor deve conhecer qual é o papel fundamental das ciências para elaborar práticas pedagógicas que sejam eficientes na resolução de problemas ambientais.
(    ) Trabalhar de forma interdisciplinar possibilita que as demais disciplinas possam contribuir com uma melhor aplicabilidade da ciência.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	Krasilchik (2000), em seus estudos, analisa o ensino de ciências numa perspectiva educativa voltada para a investigação científica.  Segundo a autora, nos projetos curriculares desenvolvidos na década de 1960,  para a construção do conhecimento, os alunos seguiam etapas predeterminadas. Sobre a alfabetização científica oferecida naquela época, analise as sentenças a seguir:
I- A perspectiva educativa da investigação científica apresentou divergências quanto aos objetivos estabelecidos.
II- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou para a maioria dos estudantes a tomada de decisões.
III- A perspectiva educativa da investigação científica possibilitou aos estudantes uma cultura científica e a construção de novos conceitos.
IV- A perspectiva educativa da investigação científica trouxe uma nova orientação para o ensino, modificando totalmente a imagem de fazer ciências, com a aquisição significativa de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2018.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	7.
	É voz corrente que entre a produção da pesquisa e o seu uso na sala de aula há obstáculos e entraves seríssimos. Apesar do rápido desenvolvimento da pesquisa sobre Educação em Ciências nestes últimos 40 anos, e de suas potenciais contribuições para a melhoria da sala de aula, elas não têm chegado aos professores e professoras que, de fato, fazem acontecer a educação científica em nossas escolas. Constata-se que a pesquisa educacional tem sido desenvolvida sem a participação daqueles atores. Porque estes, então, se sentiriam compromissados com a sua adoção? Muito se tem produzido e dito sobre o que os professores e professoras deveriam fazer, usar e pensar para darem "boas aulas de ciências". Do alto das estruturas acadêmicas e governamentais,prescrições têm sido propostas que, em sua maioria, são literalmente ignoradas pelo professorado ou implementadas, na prática da sala de aula, de forma bastante distinta. Na realidade, o professor tem sido afastado da pesquisa educacional porque o espaço para tal não foi criado durante a sua formação inicial e nem em sua formação continuada. Concebidos como meros executores, aplicadores de propostas e ideias gestadas por outros, os professores e as professoras têm sido ainda culpabilizados pela baixa qualidade da nossa educação (SCHNETZLER, 1998 p. 386). A partir da década de 1950, muitos objetivos foram propostos para o ensino de ciências. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino. Sobre as situações vivenciadas nessa época, analise as sentenças a seguir:
I- Os projetos de 1ª geração, incentivados pelo governo norte-americano, tiveram como objetivo principal a formação dos professores para atuarem em ciências.
II- Todo o empreendimento desenvolvido nesse país baseava-se no objetivo de alcançar a hegemonia mundial.
III- A ideia do método científico, por meio de um ensino experimental, trouxe possibilidades claras aos professores de como se fazia ciências.
IV- O aumento da carga horária com a ampliação da Lei nº 4024 resolveu os problemas do ensino.
                                      
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SCHNETZLER, R.P. Contribuições, limitações e perspectivas da investigação no ensino de ciências naturais. Anais do IX
ENDIPE, p. 386, 1998.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	A escola é uma instituição que oferece possibilidades aos alunos de articular os conhecimentos necessários sobre a saúde, adquiridos por meio dos conhecimentos científicos, aqueles trazidos pelos alunos, e os conhecimentos veiculados pelos meios de comunicação. Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola é um espaço que articula os saberes dos alunos e dos familiares com os saberes do mundo, por isso é necessário um programa de saúde que ultrapasse os limites da escola.
(    ) A escola pode elaborar projetos para sistematizar os conhecimentos sobre a promoção da saúde escolar, possibilitando a participação da comunidade local.
(    ) A escola não pode parar de ensinar os conteúdos específicos, por isso ações sobre a promoção da saúde devem ser desenvolvidas por equipes de saúde em ambientes extraescolares.
(    ) A escola deve inserir novas práticas pedagógicas e estimular a participação dos alunos na construção de projetos de ação local.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	Ensinar ciências abordando conteúdos relacionados ao corpo humano e à saúde contribuem para que o aluno adquira hábitos saudáveis de higiene, pois muitos alunos ainda chegam à escola em condições precárias. Sobre o papel da escola com relação aos cuidados que a criança necessita ter com o corpo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É necessário que os professores realizem na escola trabalhos coletivos envolvendo os pais, os órgãos da saúde, da infância e da adolescência e a sociedade em geral.
(    ) A escola tem acesso às várias formas de comunicação do conhecimento, por isso ela precisa divulgá-las para conscientizar a população.
(    ) A escola não tem a obrigação de tornar os saberes transmissíveis e assimiláveis, pois é ela a detentora do conhecimento.
(    ) A escola é a única instituição responsável por erradicar as doenças causadas pela falta de higiene da população.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	10.
	Foram muitas as propostas elaboradas ao longo dos anos para realizar mudanças na prática pedagógica, principalmente em desenvolver metodologias eficazes que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico. Sobre as propostas de renovação para o currículo de ciências, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ensino tradicional foi extinto da sala da aula. Atualmente, os professores só utilizam didáticas pedagógicas inovadoras.
(    ) A forma de ensinar ciências deve ter um caráter experimental. O aluno deve seguir uma sequência estabelecida para ter a comprovação do que já foi ensinado na sala de aula.
(    ) O ensino expositivo é a melhor prática pedagógica a ser utilizada pelo professor. Nela, o professor não precisa relacionar os conteúdos ensinados com o conhecimento que o aluno possui.
(    ) Não há uma fórmula mágica para ensinar ciências. O professor deve mediar a aprendizagem e permitir que o aluno participe de forma ativa na construção do próprio saber.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	11.
	As Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e os Referenciais Curriculares propõem a educação infantil como espaço de cuidar e educar. Essa concepção também se estende às creches, sobre as quais se afirma:
I- As creches são lugares de proteção e de cuidados com a saúde, bem como de educação para as crianças;
II- O ambiente escolar da creche se constitui como espaço assistencialista às crianças;
III- O processo educativo na creche promove o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social;
IV- Como espaço de guarda e tutela, a creche tem especial cuidado com a saúde e a higiene das crianças.
São afirmações adequadas à concepção de creche, expressas nos documentos citados, APENAS:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	I e III.
	 c)
	I e II.
	 d)
	II e III.
	12.
	(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias, mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	 a)
	Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	 b)
	Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	 c)
	Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 d)
	Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina