Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Nome: Stéphannie
Curso: Pedagogia/ 5° semestre
Como o professor deve trabalhar a questão da pluralidade cultural no contexto escolar, considerando as referências que o aluno traz de casa, ou seja, a forma como pais e familiares educaram o estudante para lidar com as diferenças e diversidades que formam nosso país?
É um assunto muito discutido pelo que vejo, referente a formação docente no que diz respeito aos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos.
A universidade tem como responsabilidade passar aos alunos o saber teórico pedagógico, já o estágio oferece a vivência prática, ou seja, um complementa o outro. A vivência prática é essencial para formação docente no geral, pois é a partir dessa experiência que o formando realizará o seu primeiro contato com o seu ambiente de trabalho posteriormente, observando e aprendendo como ser um bom profissional e refletindo sobre seu saber teórico comparando com o que vêm aprendendo na prática.
Um assunto também importante é a pluralidade cultural, considerando a vivência do aluno fora de sala de aula. O docente deve respeitar o aluno como sujeito produtor de seu conhecimento e conciliar com o saber científico, formando um contexto de ensino, se atentando as limitações e dificuldades de seus alunos, não permitindo que essas diferenças sejam motivo de exclusão, pois o professor é um mediador do ensino, tem seus saberes específicos, mas a medida que ensina deve aprender também.
Referente a autonomia do professor, conforme estudos deve ter uma atuação crítica para ser autônoma, pois são profissionais capazes de refletir através de técnicas e estratégias para uma melhor docência.
REFERÊNCIAS:
ANDRÉ, Marli (org.). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papiros, 2016 (E-Book).
PAULA, Deboráh Helenise Lemes de.; PAULA, Rubian Mara de. Currículo na escola e currículo da escola: reflexões e proposições. Curitiba: InterSaberes, 2016 (E-Book).
PICONEZ, Stela C. Bertholo. A Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado: A aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24.ed. São Paulo: Papirus, 2015 (E-Book). p. 13-34.

Mais conteúdos dessa disciplina