Logo Passei Direto
Buscar

PROVA I Didática da Língua Inglesa II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os modelos de ensino visam integrar as habilidades listening, speaking, reading e writing, fazendo com que o professor aplique as qualidades que cada modelo oferece. Brown (1994) destaca que um desses modelos, o Theme-based teaching - ensino baseado em temas -, promove uma alternativa para escapar de aulas tradicionais, estruturando o curso por meio de tópicos ou temas. Esse método pode servir para diferentes interesses e adaptar-se aos mais variados níveis e propósitos. Sobre os principais princípios que delineiam este método, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O aprendizado no modelo Theme-based teaching é significativo.
II- O modelo Theme-based teaching organiza uma série de tarefas pedagógicas para atingir os objetivos.
III- O modelo Theme-based teaching gera competência comunicativa.
IV- O modelo Theme-based teaching é considerado uma abordagem forte.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Fundamental não é só um exercício intelectual em aprendizagem de formas e estruturas linguísticas em um código diferente; é, sim, uma experiência de vida, pois amplia as possibilidades de agir discursivamente no mundo. O papel educacional da língua estrangeira é importante, desse modo, para o desenvolvimento integral do indivíduo, o ensino deve proporcionar ao aluno essa nova experiência de vida. Experiência que deveria significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui-se para a construção e para o cultivo, pelo aluno, de uma competência não só no uso de línguas estrangeiras, mas também na compreensão de outras culturas.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O ensino da Língua Inglesa desempenha um papel social de relevância e repleto de significação.
b) O contato com outras culturas não traz benefícios para o desenvolvimento integral do indivíduo.
c) Os aspectos gramaticais da Língua Inglesa têm maior relevância, por isso devem ser ensinados de forma prioritária, excluindo os demais aspectos (sociais e culturais).
d) O papel educacional da Língua Inglesa não tem relevância no desenvolvimento integral do indivíduo.

Os modelos de ensino visam integrar as habilidades listening, speaking, reading e writing - audição, fala, leitura e escrita -, e fazer com que o professor aplique as qualidades que cada modelo oferece. Entre os modelos propostos, destaca-se o content-based teaching, ensino baseado em conteúdo, que permite que os alunos estejam focados em assuntos úteis e práticos, além de aumentar a motivação intrínseca, que é tão importante para o aprendizado de uma língua estrangeira.
Sobre os exemplos que fazem parte do currículo desse método, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) English for Specific Purpose - inglês para objetivos específicos. ( ) Programas de imersão para escolas elementares e secundárias, Ensino Fundamental e Médio. ( ) Exercícios e atividades focados na forma e em algum aspecto linguístico. ( ) Currículos de escrita, em que as habilidades de escrita são ensinadas em escolas secundárias e universidades através de áreas específicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

De acordo com Harmer (2001), muitas de nossas decisões com relação ao que ensinar e como se ensina, depende, muitas vezes, da idade de nossos estudantes. Sabemos que pessoas de diferentes idades têm necessidades, competências e, cognitivamente falando, muitas diferenças que devem ser levadas em conta quando vamos ensinar. Isso vale não somente para o ensino de língua inglesa, mas também de qualquer outra matéria ou conteúdo.
Sobre as fases da escolarização, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Educação Infantil. II- Ensino Fundamental I. III- Ensino Fundamental II. IV- Ensino Médio. ( ) Os aprendizes passam por muitas transformações nessa fase, tanto no amadurecimento corporal quanto intelectual. ( ) A compreensão linguística dessa fase é de facilidade para apropriar-se das expressões utilizadas pelos outros, no qual deve ser muito bem aproveitada para as aulas de língua inglesa. ( ) O aprendizado acontece do concreto para o abstrato, pois os aprendizes dessa fase necessitam de experiências da vida real, interagindo com objetos concretos, para que então o conhecimento possa ser construído. ( ) Tudo o que foi ensinado durante o Ensino Fundamental I e II pode ser aproveitado para ser consolidado nesta fase, que muitas vezes se torna uma preparação para provas oficiais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) IV - III - II - I.
b) II - I - IV - III.
c) III - II - I - IV.
d) I - IV - III - II.

De acordo com Leventhal, Zajdenwerg e Silvério (2007), para compreender o desenvolvimento a partir de cada idade, as características são divididas em aspectos físicos, emocionais, sociais, linguísticos e intelectuais.
Sobre o desenvolvimento emocional de crianças de 7 anos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Seu emocional varia aos extremos, ora ama e ora odeia. Demonstra medos e inseguranças, é uma criança imaginativa.
b) Desejam fazer as coisas sozinhas, não gostam de mudanças e são bem instáveis, variando no choro e no riso.
c) Seus interesses pessoais, como crenças e o que lhe dá prazer ou não, são menos subjetivos. Sua personalidade já está mais definida e sua inteligência despertada.
d) Seu emocional caracteriza-se por rir e fazer os outros rirem; mais autoconfiante, gosta de ajudar em pequenas tarefas, mais independente, porém precisa de alguém que a inspire.

Burrhus Frederic Skinner, psicólogo norte-americano, desenvolveu a teoria do behaviorismo, uma prática que perdurou até os anos de 1950 em consultórios de psicologia e, consequentemente, no pensamento de aquisição de línguas, tendo como princípio que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.
Sobre a teoria do behaviorismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) De acordo com a teoria behaviorista, quanto mais reforços negativos, mais a criança terá sucesso na aprendizagem da língua.
b) Para os behavioristas, a linguagem se desenvolve na criança da mesma forma que as outras funções biológicas.
c) O meio tem uma contribuição irrisória, pois o biológico prevalece sob o meio e deste conceito vem o nome da teoria, que é o behaviorismo.
d) Para os behavioristas, a linguagem é aprendida intuitivamente.

As teorias interacionistas do desenvolvimento, propostas pelo suíço Jean Piaget e o bielorrusso Lev Vygotsky, se apoiam na ideia de interação entre o organismo e o meio. Assim, a aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Embora partam de uma mesma teoria, as ideias de Piaget e Vygotsky diferenciam-se bastante.
Sobre as teorias interacionistas do desenvolvimento, analise as sentenças a seguir: ( ) De acordo com Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal deve ser mediada pela interação com outros para adquirir conhecimento. ( ) Segundo Piaget, temos em nosso cérebro uma programação inata para a aprendizagem de línguas. ( ) Segundo Vygotsky, a aprendizagem de línguas depende exclusivamente do comportamento. ( ) Para Piaget, a língua se desenvolve como um sistema de símbolos para expressar o conhecimento adquirido através da interação com o mundo físico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - F - V.

São diversas as teorias e perspectivas de aprendizagem de uma língua, seja ela nativa, seja ela estrangeira. Essas teorias foram desenvolvidas por importantes autores: Burrhus Frederic Skinner, Sephen Krashem, Avran Noam Chomsky, Jean Piaget e Lev Vygotsky, que explicam como ocorre esse aprendizado a partir de fatores como a idade, as diferenças entre as línguas, a interferência de uma língua na outra, entre outros aspectos.
Sobre as teorias, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Inatismo. II- Behaviorismo. III- Interacionismo. ( ) A linguagem é aprendida intuitivamente, ou seja, a criança vai imitando e recebendo estímulos positivos ou negativos e com o passar do tempo ela vai criando hábitos positivos com relação à linguagem correta. ( ) Uma criança, ao aprender a língua, não conseguiria adquirir e aperfeiçoar-se com o tempo em termos estruturais e gramaticais se não fosse pelo que é inato a ela. ( ) A língua se desenvolve pela interação social, pois a criança se desenvolve interagindo com o outro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - III.
b) II - III - I.
c) I - II - III.
d) I - III - II.

São muitas as escolas que oferecem o ensino de línguas em seu currículo, como Inglês, Alemão, entre outras, desde a Educação Infantil. Embora pareça simples, ensinar uma segunda língua para crianças é um desafio, visto que durante o desenvolvimento infantil as crianças apresentam diferentes comportamentos e necessidades. Sobre a didática no ensino da língua inglesa para crianças, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em turmas com crianças de dois anos, é indicado utilizar onomatopeias de animais durante as aulas de inglês, por exemplo, dog: bow, wow; pig: oink oink; cat: meow; entre outras.
II- O desenvolvimento pode ser ensinado ou apressado pelos professores.
III- O aprendizado acontece do abstrato para o concreto, por isso, as crianças necessitam de experiências da vida real para que então o conhecimento possa ser construído.
IV- Em turmas com crianças de quatro anos, é indicado explorar os momentos de produção linguística livre para que elas expressem o que estão internalizando.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

A aprendizagem experiencial - experiential learning - objetiva proporcionar aos alunos situações de experiência concreta, nas quais eles descobrem os princípios da língua fazendo tentativas, errando e aprendendo, construindo hipóteses e, assim, aos poucos, adquirindo a língua. Para isso, inclui-se atividades que trabalham tanto com o lado direito quanto com o lado esquerdo do cérebro, que contextualiza a língua, integra as quatro habilidades e direciona para um ensino contextualizado, autêntico e real. Sobre os princípios para o sucesso de aprendizado através de experiências, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Aprende-se a partir de estratégias passivas, de forma descontextualizada.
II- Aprende-se por meio de livros didáticos, com leituras complexas.
III- Aprende-se por intervenção, somente a partir do que é ensinado pelo professor.
IV- Aprende-se melhor fazendo, de forma indutiva, pela experimentação ativa.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os modelos de ensino visam integrar as habilidades listening, speaking, reading e writing, fazendo com que o professor aplique as qualidades que cada modelo oferece. Brown (1994) destaca que um desses modelos, o Theme-based teaching - ensino baseado em temas -, promove uma alternativa para escapar de aulas tradicionais, estruturando o curso por meio de tópicos ou temas. Esse método pode servir para diferentes interesses e adaptar-se aos mais variados níveis e propósitos. Sobre os principais princípios que delineiam este método, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O aprendizado no modelo Theme-based teaching é significativo.
II- O modelo Theme-based teaching organiza uma série de tarefas pedagógicas para atingir os objetivos.
III- O modelo Theme-based teaching gera competência comunicativa.
IV- O modelo Theme-based teaching é considerado uma abordagem forte.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Fundamental não é só um exercício intelectual em aprendizagem de formas e estruturas linguísticas em um código diferente; é, sim, uma experiência de vida, pois amplia as possibilidades de agir discursivamente no mundo. O papel educacional da língua estrangeira é importante, desse modo, para o desenvolvimento integral do indivíduo, o ensino deve proporcionar ao aluno essa nova experiência de vida. Experiência que deveria significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante, em outras culturas. Assim, contribui-se para a construção e para o cultivo, pelo aluno, de uma competência não só no uso de línguas estrangeiras, mas também na compreensão de outras culturas.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O ensino da Língua Inglesa desempenha um papel social de relevância e repleto de significação.
b) O contato com outras culturas não traz benefícios para o desenvolvimento integral do indivíduo.
c) Os aspectos gramaticais da Língua Inglesa têm maior relevância, por isso devem ser ensinados de forma prioritária, excluindo os demais aspectos (sociais e culturais).
d) O papel educacional da Língua Inglesa não tem relevância no desenvolvimento integral do indivíduo.

Os modelos de ensino visam integrar as habilidades listening, speaking, reading e writing - audição, fala, leitura e escrita -, e fazer com que o professor aplique as qualidades que cada modelo oferece. Entre os modelos propostos, destaca-se o content-based teaching, ensino baseado em conteúdo, que permite que os alunos estejam focados em assuntos úteis e práticos, além de aumentar a motivação intrínseca, que é tão importante para o aprendizado de uma língua estrangeira.
Sobre os exemplos que fazem parte do currículo desse método, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) English for Specific Purpose - inglês para objetivos específicos. ( ) Programas de imersão para escolas elementares e secundárias, Ensino Fundamental e Médio. ( ) Exercícios e atividades focados na forma e em algum aspecto linguístico. ( ) Currículos de escrita, em que as habilidades de escrita são ensinadas em escolas secundárias e universidades através de áreas específicas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.

De acordo com Harmer (2001), muitas de nossas decisões com relação ao que ensinar e como se ensina, depende, muitas vezes, da idade de nossos estudantes. Sabemos que pessoas de diferentes idades têm necessidades, competências e, cognitivamente falando, muitas diferenças que devem ser levadas em conta quando vamos ensinar. Isso vale não somente para o ensino de língua inglesa, mas também de qualquer outra matéria ou conteúdo.
Sobre as fases da escolarização, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Educação Infantil. II- Ensino Fundamental I. III- Ensino Fundamental II. IV- Ensino Médio. ( ) Os aprendizes passam por muitas transformações nessa fase, tanto no amadurecimento corporal quanto intelectual. ( ) A compreensão linguística dessa fase é de facilidade para apropriar-se das expressões utilizadas pelos outros, no qual deve ser muito bem aproveitada para as aulas de língua inglesa. ( ) O aprendizado acontece do concreto para o abstrato, pois os aprendizes dessa fase necessitam de experiências da vida real, interagindo com objetos concretos, para que então o conhecimento possa ser construído. ( ) Tudo o que foi ensinado durante o Ensino Fundamental I e II pode ser aproveitado para ser consolidado nesta fase, que muitas vezes se torna uma preparação para provas oficiais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) IV - III - II - I.
b) II - I - IV - III.
c) III - II - I - IV.
d) I - IV - III - II.

De acordo com Leventhal, Zajdenwerg e Silvério (2007), para compreender o desenvolvimento a partir de cada idade, as características são divididas em aspectos físicos, emocionais, sociais, linguísticos e intelectuais.
Sobre o desenvolvimento emocional de crianças de 7 anos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Seu emocional varia aos extremos, ora ama e ora odeia. Demonstra medos e inseguranças, é uma criança imaginativa.
b) Desejam fazer as coisas sozinhas, não gostam de mudanças e são bem instáveis, variando no choro e no riso.
c) Seus interesses pessoais, como crenças e o que lhe dá prazer ou não, são menos subjetivos. Sua personalidade já está mais definida e sua inteligência despertada.
d) Seu emocional caracteriza-se por rir e fazer os outros rirem; mais autoconfiante, gosta de ajudar em pequenas tarefas, mais independente, porém precisa de alguém que a inspire.

Burrhus Frederic Skinner, psicólogo norte-americano, desenvolveu a teoria do behaviorismo, uma prática que perdurou até os anos de 1950 em consultórios de psicologia e, consequentemente, no pensamento de aquisição de línguas, tendo como princípio que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável.
Sobre a teoria do behaviorismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) De acordo com a teoria behaviorista, quanto mais reforços negativos, mais a criança terá sucesso na aprendizagem da língua.
b) Para os behavioristas, a linguagem se desenvolve na criança da mesma forma que as outras funções biológicas.
c) O meio tem uma contribuição irrisória, pois o biológico prevalece sob o meio e deste conceito vem o nome da teoria, que é o behaviorismo.
d) Para os behavioristas, a linguagem é aprendida intuitivamente.

As teorias interacionistas do desenvolvimento, propostas pelo suíço Jean Piaget e o bielorrusso Lev Vygotsky, se apoiam na ideia de interação entre o organismo e o meio. Assim, a aquisição do conhecimento é entendida como um processo de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Embora partam de uma mesma teoria, as ideias de Piaget e Vygotsky diferenciam-se bastante.
Sobre as teorias interacionistas do desenvolvimento, analise as sentenças a seguir: ( ) De acordo com Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal deve ser mediada pela interação com outros para adquirir conhecimento. ( ) Segundo Piaget, temos em nosso cérebro uma programação inata para a aprendizagem de línguas. ( ) Segundo Vygotsky, a aprendizagem de línguas depende exclusivamente do comportamento. ( ) Para Piaget, a língua se desenvolve como um sistema de símbolos para expressar o conhecimento adquirido através da interação com o mundo físico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - F - V.

São diversas as teorias e perspectivas de aprendizagem de uma língua, seja ela nativa, seja ela estrangeira. Essas teorias foram desenvolvidas por importantes autores: Burrhus Frederic Skinner, Sephen Krashem, Avran Noam Chomsky, Jean Piaget e Lev Vygotsky, que explicam como ocorre esse aprendizado a partir de fatores como a idade, as diferenças entre as línguas, a interferência de uma língua na outra, entre outros aspectos.
Sobre as teorias, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Inatismo. II- Behaviorismo. III- Interacionismo. ( ) A linguagem é aprendida intuitivamente, ou seja, a criança vai imitando e recebendo estímulos positivos ou negativos e com o passar do tempo ela vai criando hábitos positivos com relação à linguagem correta. ( ) Uma criança, ao aprender a língua, não conseguiria adquirir e aperfeiçoar-se com o tempo em termos estruturais e gramaticais se não fosse pelo que é inato a ela. ( ) A língua se desenvolve pela interação social, pois a criança se desenvolve interagindo com o outro. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - III.
b) II - III - I.
c) I - II - III.
d) I - III - II.

São muitas as escolas que oferecem o ensino de línguas em seu currículo, como Inglês, Alemão, entre outras, desde a Educação Infantil. Embora pareça simples, ensinar uma segunda língua para crianças é um desafio, visto que durante o desenvolvimento infantil as crianças apresentam diferentes comportamentos e necessidades. Sobre a didática no ensino da língua inglesa para crianças, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Em turmas com crianças de dois anos, é indicado utilizar onomatopeias de animais durante as aulas de inglês, por exemplo, dog: bow, wow; pig: oink oink; cat: meow; entre outras.
II- O desenvolvimento pode ser ensinado ou apressado pelos professores.
III- O aprendizado acontece do abstrato para o concreto, por isso, as crianças necessitam de experiências da vida real para que então o conhecimento possa ser construído.
IV- Em turmas com crianças de quatro anos, é indicado explorar os momentos de produção linguística livre para que elas expressem o que estão internalizando.
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

A aprendizagem experiencial - experiential learning - objetiva proporcionar aos alunos situações de experiência concreta, nas quais eles descobrem os princípios da língua fazendo tentativas, errando e aprendendo, construindo hipóteses e, assim, aos poucos, adquirindo a língua. Para isso, inclui-se atividades que trabalham tanto com o lado direito quanto com o lado esquerdo do cérebro, que contextualiza a língua, integra as quatro habilidades e direciona para um ensino contextualizado, autêntico e real. Sobre os princípios para o sucesso de aprendizado através de experiências, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Aprende-se a partir de estratégias passivas, de forma descontextualizada.
II- Aprende-se por meio de livros didáticos, com leituras complexas.
III- Aprende-se por intervenção, somente a partir do que é ensinado pelo professor.
IV- Aprende-se melhor fazendo, de forma indutiva, pela experimentação ativa.
a) Somente a sentença IV está correta.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças II e III estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Prévia do material em texto

Os modelos de ensino visam integrar as habilidades listening, speaking, reading e writing, fazendo com que o professor
aplique as qualidades que cada modelo oferece. Brown (1994) destaca que um desses modelos, o Theme-based teaching -
ensino baseado em temas -, promove uma alternativa para escapar de aulas tradicionais, estruturando o curso por meio de
tópicos ou temas. Esse método pode servir para diferentes interesses e adaptar-se aos mais variados níveis e propósitos.
Sobre os principais princípios que delineiam este método, analise as sentenças a seguir:
I- O aprendizado no modelo Theme-based teaching é significativo.
II- O modelo Theme-based teaching organiza uma série de tarefas pedagógicas para atingir os objetivos.
III- O modelo Theme-based teaching gera competência comunicativa.
IV- O modelo Theme-based teaching é considerado uma abordagem forte.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BROWN, H. D. Teaching by principles. In interactive approach to language pedagogy. New Jersey: Prentice Hall
Regents, 1994.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.
 
 
2. A aprendizagem de língua estrangeira no Ensino Fundamental não é só um exercício intelectual em aprendizagem de
formas e estruturas linguísticas em um código diferente; é, sim, uma experiência de vida, pois amplia as possibilidades
de agir discursivamente no mundo. O papel educacional da língua estrangeira é importante, desse modo, para o
desenvolvimento integral do indivíduo, o ensino deve proporcionar ao aluno essa nova experiência de vida. Experiência
que deveria significar uma abertura para o mundo, tanto o mundo próximo, fora de si mesmo, quanto o mundo distante,
em outras culturas. Assim, contribui-se para a construção e para o cultivo, pelo aluno, de uma competência não só no
uso de línguas estrangeiras, mas também na compreensão de outras culturas. Sobre o exposto, assinale a alternativa
CORRETA:
a) O ensino da Língua Inglesa desempenha um papel social de relevância e repleto de significação.
b) O contato com outras culturas não traz benefícios para o desenvolvimento integral do indivíduo.
c) Os aspectos gramaticais da Língua Inglesa têm maior relevância, por isso devem ser ensinados de forma
prioritária, excluindo os demais aspectos (sociais e culturais).
d) O papel educacional da Língua Inglesa não tem relevância no desenvolvimento integral do indivíduo.
 
 
3. Os modelos de ensino visam integrar as habilidades listening, speaking, reading e writing - audição, fala, leitura e
escrita -, e fazer com que o professor aplique as qualidades que cada modelo oferece. Entre os modelos propostos,
destaca-se o content-based teaching, ensino baseado em conteúdo, que permite que os alunos estejam focados em
assuntos úteis e práticos, além de aumentar a motivação intrínseca, que é tão importante para o aprendizado de uma
língua estrangeira. Sobre os exemplos que fazem parte do currículo desse método, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) English for Specific Purpose - inglês para objetivos específicos.
( ) Programas de imersão para escolas elementares e secundárias, Ensino Fundamental e Médio.
( ) Exercícios e atividades focados na forma e em algum aspecto linguístico.
( ) Currículos de escrita, em que as habilidades de escrita são ensinadas em escolas secundárias e universidades
através de áreas específicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - V.
c) F - F - V - F.
d) V - F - V - F.
 
 
4. De acordo com Harmer (2001), muitas de nossas decisões com relação ao que ensinar e como se ensina, depende,
muitas vezes, da idade de nossos estudantes. Sabemos que pessoas de diferentes idades têm necessidades, competências
e, cognitivamente falando, muitas diferenças que devem ser levadas em conta quando vamos ensinar. Isso vale não
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_2
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_3
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_4
somente para o ensino de língua inglesa, mas também de qualquer outra matéria ou conteúdo. Sobre as fases da
escolarização, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação Infantil.
II- Ensino Fundamental I.
III- Ensino Fundamental II.
IV- Ensino Médio.
( ) Os aprendizes passam por muitas transformações nessa fase, tanto no amadurecimento corporal quanto intelectual.
( ) A compreensão linguística dessa fase é de facilidade para apropriar-se das expressões utilizadas pelos outros, no
qual deve ser muito bem aproveitada para as aulas de língua inglesa.
( ) O aprendizado acontece do concreto para o abstrato, pois os aprendizes dessa fase necessitam de experiências da
vida real, interagindo com objetos concretos, para que então o conhecimento possa ser construído.
( ) Tudo o que foi ensinado durante o Ensino Fundamental I e II pode ser aproveitado para ser consolidado nesta fase,
que muitas vezes se torna uma preparação para provas oficiais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HARMER, J. Describing learners. In: HARMER, J. The practice of language teaching. 3. ed. Inglaterra:
Pearson, 2001.
a) IV - III - II - I.
b) II - I - IV - III.
c) III - II - I - IV.
d) I - IV - III - II.
 
 
5. De acordo com Leventhal, Zajdenwerg e Silvério (2007), para compreender o desenvolvimento a partir de cada idade,
as características são divididas em aspectos físicos, emocionais, sociais, linguísticos e intelectuais. Sobre o
desenvolvimento emocional de crianças de 7 anos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LEVENTHAL, L. I.; ZAJDENWERG, R. B.; SILVÉRIO, T. Inglês é 11! O ensino de inglês no Fundamental
1. São Paulo: Disal, 2007.
a) Seu emocional varia aos extremos, ora ama e ora odeia. Demonstra medos e inseguranças, é uma criança
imaginativa.
b) Desejam fazer as coisas sozinhas, não gostam de mudanças e são bem instáveis, variando no choro e no riso.
c) Seus interesses pessoais, como crenças e o que lhe dá prazer ou não, são menos subjetivos. Sua personalidade já
está mais definida e sua inteligência despertada.
d) Seu emocional caracteriza-se por rir e fazer os outros rirem; mais autoconfiante, gosta de ajudar em pequenas
tarefas, mais independente, porém precisa de alguém que a inspire.
 
 
6. Burrhus Frederic Skinner, psicólogo norte-americano, desenvolveu a teoria do behaviorismo, uma prática que perdurou
até os anos de 1950 em consultórios de psicologia e, consequentemente, no pensamento de aquisição de línguas, tendo
como princípio que só é possível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Sobre a teoria do
behaviorismo, assinale a alternativa CORRETA:
a) De acordo com a teoria behaviorista, quanto mais reforços negativos, mais a criança terá sucesso na
aprendizagem da língua.
b) Para os behavioristas, a linguagem se desenvolve na criança da mesma forma que as outras funções biológicas.
c) O meio tem uma contribuição irrisória, pois o biológico prevalece sob o meio e deste conceito vem o nome da
teoria, que é o behaviorismo.
d) Para os behavioristas, a linguagem é aprendida intuitivamente.
 
 
7. As teorias interacionistas do desenvolvimento, propostas pelo suíço Jean Piaget e o bielorrusso Lev Vygotsky, se apoiam
na ideia de interação entre o organismo e o meio. Assim, a aquisição do conhecimento é entendida como um processo
de construção contínua do ser humano em sua relação com o meio. Embora partam de uma mesma teoria, as ideias de
Piaget e Vygotsky diferenciam-se bastante. Sobre as teorias interacionistas do desenvolvimento, analise as sentenças a
seguir:
( ) De acordo com Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal deve ser mediada pela interação com outros para
adquirir conhecimento.( ) Segundo Piaget, temos em nosso cérebro uma programação inata para a aprendizagem de línguas.
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_5
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_6
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_7
( ) Segundo Vygotsky, a aprendizagem de línguas depende exclusivamente do comportamento.
( ) Para Piaget, a língua se desenvolve como um sistema de símbolos para expressar o conhecimento adquirido através
da interação com o mundo físico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - V.
d) V - F - F - V.
 
 
8. São diversas as teorias e perspectivas de aprendizagem de uma língua, seja ela nativa, seja ela estrangeira. Essas teorias
foram desenvolvidas por importantes autores: Burrhus Frederic Skinner, Sephen Krashem, Avran Noam Chomsky, Jean
Piaget e Lev Vygotsky, que explicam como ocorre esse aprendizado a partir de fatores como a idade, as diferenças entre
as línguas, a interferência de uma língua na outra, entre outros aspectos. Sobre as teorias, associe os itens utilizando o
código a seguir:
I- Inatismo.
II- Behaviorismo.
III- Interacionismo.
( ) A linguagem é aprendida intuitivamente, ou seja, a criança vai imitando e recebendo estímulos positivos ou
negativos e com o passar do tempo ela vai criando hábitos positivos com relação à linguagem correta.
( ) Uma criança, ao aprender a língua, não conseguiria adquirir e aperfeiçoar-se com o tempo em termos estruturais e
gramaticais se não fosse pelo que é inato a ela.
( ) A língua se desenvolve pela interação social, pois a criança se desenvolve interagindo com o outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - III.
b) II - III - I.
c) I - II - III.
d) I - III - II.
 
 
9. São muitas as escolas que oferecem o ensino de línguas em seu currículo, como Inglês, Alemão, entre outras, desde a
Educação Infantil. Embora pareça simples, ensinar uma segunda língua para crianças é um desafio, visto que durante o
desenvolvimento infantil as crianças apresentam diferentes comportamentos e necessidades. Sobre a didática no ensino
da língua inglesa para crianças, analise as sentenças a seguir:
I- Em turmas com crianças de dois anos, é indicado utilizar onomatopeias de animais durante as aulas de inglês, por
exemplo, dog: bow, wow; pig: oink oink; cat: meow; entre outras.
II- O desenvolvimento pode ser ensinado ou apressado pelos professores.
III- O aprendizado acontece do abstrato para o concreto, por isso, as crianças necessitam de experiências da vida real
para que então o conhecimento possa ser construído.
IV- Em turmas com crianças de quatro anos, é indicado explorar os momentos de produção linguística livre para que
elas expressem o que estão internalizando.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.
 
 
10. A aprendizagem experiencial - experiential learning - objetiva proporcionar aos alunos situações de experiência
concreta, nas quais eles descobrem os princípios da língua fazendo tentativas, errando e aprendendo, construindo
hipóteses e, assim, aos poucos, adquirindo a língua. Para isso, inclui-se atividades que trabalham tanto com o lado
direito quanto com o lado esquerdo do cérebro, que contextualiza a língua, integra as quatro habilidades e direciona para
um ensino contextualizado, autêntico e real. Sobre os princípios para o sucesso de aprendizado através de experiências,
analise as sentenças a seguir:
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_8
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_9
https://www.uniasselvi.com.br/extranet/o-2.0/prova_ead/n2_ead_avaliacao_disciplina_online_alun.php#questao_10
I- Aprende-se a partir de estratégias passivas, de forma descontextualizada.
II- Aprende-se por meio de livros didáticos, com leituras complexas.
III- Aprende-se por intervenção, somente a partir do que é ensinado pelo professor.
IV- Aprende-se melhor fazendo, de forma indutiva, pela experimentação ativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença IV está correta.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina