Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Analise as afirmativas a seguir: I - Na Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, sendo expressamente mencionada em seu texto. II - A dignidade da pessoa humana é um importante elemento nas relações entre o indivíduo e o Estado. Isso faz com que o Estado deva, em todas as normas jurídicas, observar que ele não pode avançar sobre certos direitos dos indivíduos. III - Apesar da importância que a dignidade da pessoa humana possui nas relações entre os indivíduos e o Estado, essa mesma importância não se percebe nas relações que envolvem somente indivíduos, sendo que nelas o importante é observar o Princípio da Igualdade. Assinale a alternativa CORRETA: SOMENTE I E II ESTÃO CORRETAS
I - Na Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, sendo expressamente mencionada em seu texto.
II - A dignidade da pessoa humana é um importante elemento nas relações entre o indivíduo e o Estado. Isso faz com que o Estado deva, em todas as normas jurídicas, observar que ele não pode avançar sobre certos direitos dos indivíduos.
III - Apesar da importância que a dignidade da pessoa humana possui nas relações entre os indivíduos e o Estado, essa mesma importância não se percebe nas relações que envolvem somente indivíduos, sendo que nelas o importante é observar o Princípio da Igualdade.
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente a afirmativa III está correta.
e. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Sobre as fases históricas do tratamento da pessoa com deficiência, é INCORRETO afirmar que: CORRETA D
a. A forma como os espartanos eliminavam as pessoas com deficiência era a mesma aplicada aos ladrões e às pessoas desonradas, o que demonstra o desprezo e a insensibilidade como elas eram tratadas nessa sociedade.
b. A mudança do tratamento da pessoa com deficiência que ocorreu na Idade Média era baseada na pena, sendo que elas assumem uma condição de dependência de outras pessoas.
c. O modelo da eliminação esteve presente durante toda a Antiguidade e em parte da Idade Média.
d. Mesmo na Antiguidade, o modelo de eliminação das pessoas com deficiência não era aceito pelas normas jurídicas, apesar de ser uma prática frequente em muitas sociedades.
e. Na Idade Média, sob a influência da Igreja e particularmente em razão das lições de São Tomás de Aquino, o tratamento das pessoas com deficiência passa por importante evolução, ao se estabelecer um modelo assistencialista.

Analise as afirmativas a seguir: I - Em razão do frequente desrespeito aos direitos dos idosos e às pessoas com deficiência, a criação de Tratados e Convenções, no âmbito internacional, que assegurem maiores garantias a esses dois grupos sociais ganhou grande impulso nas últimas décadas. II - A expressão "Direitos Fundamentais" não corresponde ao mesmo significado de "Direitos Humanos". III - Muito embora não seja uma clara preocupação da Constituição Federal de 1988, a defesa dos idosos e das pessoas com deficiência se mostrou necessária nos últimos anos, o que fez surgir maior quantidade de normas protetivas a esses grupos sociais. Assinale a alternativa CORRETA: I E II ESTÃO CORRETAS
I - Em razão do frequente desrespeito aos direitos dos idosos e às pessoas com deficiência, a criação de Tratados e Convenções, no âmbito internacional, que assegurem maiores garantias a esses dois grupos sociais ganhou grande impulso nas últimas décadas.
II - A expressão "Direitos Fundamentais" não corresponde ao mesmo significado de "Direitos Humanos".
III - Muito embora não seja uma clara preocupação da Constituição Federal de 1988, a defesa dos idosos e das pessoas com deficiência se mostrou necessária nos últimos anos, o que fez surgir maior quantidade de normas protetivas a esses grupos sociais.
a. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica que NÃO é própria dos "Direitos do Homem": CORRETA ALTERNATIVA C
a. Eles são indisponíveis e não podem ser transacionados.
b. Existem em decorrência da dignidade humana, razão pela qual eles não são criados por normas, mas apenas reconhecidas por elas.
c. São também chamados de "Direitos Fundamentais".
d. Nascem com o homem, sendo que todos os seres humanos têm os mesmos direitos.
e. Tratados e Convenções reconhecem a existência desses direitos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Analise as afirmativas a seguir: I - Na Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, sendo expressamente mencionada em seu texto. II - A dignidade da pessoa humana é um importante elemento nas relações entre o indivíduo e o Estado. Isso faz com que o Estado deva, em todas as normas jurídicas, observar que ele não pode avançar sobre certos direitos dos indivíduos. III - Apesar da importância que a dignidade da pessoa humana possui nas relações entre os indivíduos e o Estado, essa mesma importância não se percebe nas relações que envolvem somente indivíduos, sendo que nelas o importante é observar o Princípio da Igualdade. Assinale a alternativa CORRETA: SOMENTE I E II ESTÃO CORRETAS
I - Na Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, sendo expressamente mencionada em seu texto.
II - A dignidade da pessoa humana é um importante elemento nas relações entre o indivíduo e o Estado. Isso faz com que o Estado deva, em todas as normas jurídicas, observar que ele não pode avançar sobre certos direitos dos indivíduos.
III - Apesar da importância que a dignidade da pessoa humana possui nas relações entre os indivíduos e o Estado, essa mesma importância não se percebe nas relações que envolvem somente indivíduos, sendo que nelas o importante é observar o Princípio da Igualdade.
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente a afirmativa III está correta.
e. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Sobre as fases históricas do tratamento da pessoa com deficiência, é INCORRETO afirmar que: CORRETA D
a. A forma como os espartanos eliminavam as pessoas com deficiência era a mesma aplicada aos ladrões e às pessoas desonradas, o que demonstra o desprezo e a insensibilidade como elas eram tratadas nessa sociedade.
b. A mudança do tratamento da pessoa com deficiência que ocorreu na Idade Média era baseada na pena, sendo que elas assumem uma condição de dependência de outras pessoas.
c. O modelo da eliminação esteve presente durante toda a Antiguidade e em parte da Idade Média.
d. Mesmo na Antiguidade, o modelo de eliminação das pessoas com deficiência não era aceito pelas normas jurídicas, apesar de ser uma prática frequente em muitas sociedades.
e. Na Idade Média, sob a influência da Igreja e particularmente em razão das lições de São Tomás de Aquino, o tratamento das pessoas com deficiência passa por importante evolução, ao se estabelecer um modelo assistencialista.

Analise as afirmativas a seguir: I - Em razão do frequente desrespeito aos direitos dos idosos e às pessoas com deficiência, a criação de Tratados e Convenções, no âmbito internacional, que assegurem maiores garantias a esses dois grupos sociais ganhou grande impulso nas últimas décadas. II - A expressão "Direitos Fundamentais" não corresponde ao mesmo significado de "Direitos Humanos". III - Muito embora não seja uma clara preocupação da Constituição Federal de 1988, a defesa dos idosos e das pessoas com deficiência se mostrou necessária nos últimos anos, o que fez surgir maior quantidade de normas protetivas a esses grupos sociais. Assinale a alternativa CORRETA: I E II ESTÃO CORRETAS
I - Em razão do frequente desrespeito aos direitos dos idosos e às pessoas com deficiência, a criação de Tratados e Convenções, no âmbito internacional, que assegurem maiores garantias a esses dois grupos sociais ganhou grande impulso nas últimas décadas.
II - A expressão "Direitos Fundamentais" não corresponde ao mesmo significado de "Direitos Humanos".
III - Muito embora não seja uma clara preocupação da Constituição Federal de 1988, a defesa dos idosos e das pessoas com deficiência se mostrou necessária nos últimos anos, o que fez surgir maior quantidade de normas protetivas a esses grupos sociais.
a. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Somente a afirmativa I está correta.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. Somente as afirmativas I e II estão corretas.

Assinale a alternativa que apresenta uma característica que NÃO é própria dos "Direitos do Homem": CORRETA ALTERNATIVA C
a. Eles são indisponíveis e não podem ser transacionados.
b. Existem em decorrência da dignidade humana, razão pela qual eles não são criados por normas, mas apenas reconhecidas por elas.
c. São também chamados de "Direitos Fundamentais".
d. Nascem com o homem, sendo que todos os seres humanos têm os mesmos direitos.
e. Tratados e Convenções reconhecem a existência desses direitos.

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Analise as afirmativas a seguir:
I - Na Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos de nosso Estado Democrático de Direito, sendo expressamente mencionada em seu texto.
II - A dignidade da pessoa humana é um importante elemento nas relações entre o indivíduo e o Estado. Isso faz com que o Estado deva, em todas as normas jurídicas, observar que ele não pode avançar sobre certos direitos dos indivíduos.
III - Apesar da importância que a dignidade da pessoa humana possui nas relações entre os indivíduos e o Estado, essa mesma importância não se percebe nas relações que envolvem somente indivíduos, sendo que nelas o importante é observar o Princípio da Igualdade.
Assinale a alternativa CORRETA: SOMENTE I E II ESTÃO CORRETAS
	
	a.
	 Somente a afirmativa I está correta.
	
	b.
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	d.
	Somente a afirmativa III está correta.
	
	e.
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
1. Sobre as fases históricas do tratamento da pessoa com deficiência, é INCORRETO afirmar que: CORRETA D
	
	a.
	A forma como os espartanos eliminavam as pessoas com deficiência era a mesma aplicada aos ladrões e às pessoas desonradas, o que demonstra o desprezo e a insensibilidade como elas eram tratadas nessa sociedade.
	
	b.
	 A mudança do tratamento da pessoa com deficiência que ocorreu na Idade Média era baseada na pena, sendo que elas assumem uma condição de dependência de outras pessoas.
	
	c.
	O modelo da eliminação esteve presente durante toda a Antiguidade e em parte da Idade Média.
	
	d.
	Mesmo na Antiguidade, o modelo de eliminação das pessoas com deficiência não era aceito pelas normas jurídicas, apesar de ser uma prática frequente em muitas sociedades.
	
	e.
	Na Idade Média, sob a influência da Igreja e particularmente em razão das lições de São Tomás de Aquino, o tratamento das pessoas com deficiência passa por importante evolução, ao se estabelecer um modelo assistencialista.
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
1. Analise as afirmativas a seguir:
I - Em razão do frequente desrespeito aos direitos dos idosos e às pessoas com deficiência, a criação de Tratados e Convenções, no âmbito internacional, que assegurem maiores garantias a esses dois grupos sociais ganhou grande impulso nas últimas décadas.
II - A expressão "Direitos Fundamentais" não corresponde ao mesmo significado de "Direitos Humanos".
III - Muito embora não seja uma clara preocupação da Constituição Federal de 1988, a defesa dos idosos e das pessoas com deficiência se mostrou necessária nos últimos anos, o que fez surgir maior quantidade de normas protetivas a esses grupos sociais.
Assinale a alternativa CORRETA: I E II ESTÃO CORRETAS
	
	a.
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	
	b.
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	c.
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	d.
	Somente as afirmativas I e III estão corretas.
	
	e.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
1. Assinale a alternativa que apresenta uma característica que NÃO é própria dos "Direitos do Homem":
CORRETA ALTERNATIVA C
	
	a.
	Eles são indisponíveis e não podem ser transacionados.
	
	b.
	Existem em decorrência da dignidade humana, razão pela qual eles não são criados por normas, mas apenas reconhecidas por elas.
	
	c.
	São também chamados de "Direitos Fundamentais".
	
	d.
	Nascem com o homem, sendo que todos os seres humanos têm os mesmos direitos.
	
	e.
	Tratados e Convenções reconhecem a existência desses direitos.