Logo Passei Direto
Buscar

AP3 1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP)_ Revisão da tentativa FERNANDA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com base no texto, como a Síndrome Metabólica (SM) pode ser definida:
A. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento da obesidade.
B. Como um grupo de fatores de risco independentes, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
C. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
D. , de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
E. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que indiretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.

O Diabetes Melito gestacional (DMG) é determinado pela diminuição da tolerância à glicose. A partir desse contexto, em relação ao diabetes gestacional, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- O início ou o reconhecimento da doença acontece pela primeira vez durante a gestação;
II- O diabetes gestacional pode ou não persistir após o parto.
III- No período pós-gestacional há redução da concentração plasmática de hormônios contrainsulínicos, diminuindo as necessidades maternas de insulina e a glicemia voltando à normalidade.
IV- As gestantes que apresentam DMG não possuem alto risco de desenvolverem diabetes melito tipo 2 posteriormente.
A. III e IV apenas;
B. I, II e III apenas;
C. II, III e IV apenas;
D. II e IV apenas;
E. I e III apenas;

Para a prevenção dos fatores de risco ainda ausentes e a melhora daqueles já manifestos em indivíduos com Síndrome Metabólica, deve-se dar um enfoque maior ao combate à:
Escolha uma:
A. qualquer tratamento medicamentoso, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa;
B. atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos benéficos comprovados.
C. prática de atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos benéficos comprovados.
D. inatividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos benéficos comprovados.
E. todos os efeitos benéficos da atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa.

As lipoproteínas no plasma são continuamente remodeladas durante o seu trânsito no compartimento plasmático, em razão da ação de enzimas e de proteínas de transferência. Devido à sua composição, as lipoproteínas desempenham funções específicas no organismo. A partir desse contexto, assinale a alternativa que aponta corretamente a principal função das lipoproteínas LDL:
Escolha uma:
A. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso das proteínas.
B. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de proteínas provenientes do fígado para os tecidos periféricos;
C. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de cortisol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
D. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de colesterol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
E. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso de colesterol;

O rápido crescimento da síndrome metabólica nas últimas décadas, bem como de diversas outras doenças crônicas, tem sido atribuído principalmente às mudanças da composição demográfica, com ênfase para a urbanização e o envelhecimento das populações e às alterações do estilo de vida, sobretudo _____________ e o _____________.
Com base no texto, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
A. os maus hábitos alimentares; sedentarismo;
B. a inatividade; consumo de proteínas;
C. a genética; sedentarismo.
D. os bons hábitos alimentares; exercício físico;
E. o consumo de hortaliças; sedentarismo;

Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais, de grupos ou de grandes populações, entretanto, os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em categorias. A partir desse contexto, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias (condição física e habilidades funcionais; condição psicológica e sensação de bem-estar; interação social; fatores sociais e condições econômicas);
II- Embora os fatores sociais e econômicos sejam levados em consideração quando avaliamos a qualidade de vida de um indivíduo, devemos provavelmente considerar um outro fator: os direitos humanos (isto é, direito à educação, moradia, ao trabalho, ao emprego, à segurança pública, dentre outros);
III- Condição de saúde; condição psicológica; interação social; são os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura.
IV - Sem esses direitos humanos básicos e primários garantidos, não podemos sequer iniciar uma avaliação sobre os níveis de qualidade de vida das pessoas.
A. I, II e IV;
B. II e IV apenas;
C. I, II e III;
D. I e III apenas;
E. II, III e IV

A partir da leitura do texto, assinale o item que define corretamente o Diabetes:
Escolha uma:
A. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem de única etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
B. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
C. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia aguda decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em não resistência insulínica.
D. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hipoglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
E. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hipoglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação do adipócito, resultando em resistência insulínica.

O diabetes melito é classificado em tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos. Nesse sentido, em relação ao diabetes melito, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- No diabetes melito do tipo 1 ocorre uma destruição crônica das células ß pancreáticas, por meio de mecanismos autoimunes, mediados por células como linfócitos T e macrófagos.
II- No diabetes do tipo 2 o processo de autodestruição das células ß pancreáticas, se inicia meses a anos antes do diagnóstico clínico da doença e, dependendo da idade do diagnóstico, cerca de 70 a 90% das células ß já foram destruídas após os primeiros sintomas de hiperglicemia.
III- No diabetes melito tipo 2, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
IV- No diabetes melito tipo 1, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
A. I, II e III;
B. II e IV apenas;
C. I e III apenas;
D. I, II e IV;
E. II, III e IV;

De acordo com o texto, altas concentrações plasmáticas de glicose levam ao desenvolvimento de degenerações crônicas associadas à falência de diversos órgãos, principalmente nos olhos, rins, coração, nervos e vasos sanguíneos.
A partir desse contexto, assinale o item que aponta a principal causa dessas degenerações:
A. hipoglicemia;
B. falta de uma dieta equilibrada;
C. glicemia.
D. hiperglicemia;
E. falta de exercício físico;

Em situações de balanço energético positivo, o excesso de energia é armazenado no tecido adiposo sob a forma de:
Escolha uma:
A. açúcar
B. enzimas
C. proteína
D. carboidrato
E. triacilglicerol

As lipoproteínas no plasma são continuamente remodeladas durante o seu trânsito no compartimento plasmático, em razão da ação de enzimas e de proteínas de transferência. Devido a sua composição, as lipoproteínas desempenham funções específicas no organismo.
A partir desse contexto, assinale a alternativa que aponta corretamente a principal função das lipoproteínas LDL:
A. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso das proteínas.
B. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de proteínas provenientes do fígado para os tecidos periféricos;
C. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de cortisol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
D. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de colesterol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
E. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso de colesterol;

Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais, de grupos ou de grandes populações, entretanto, os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em categorias.
A partir desse contexto, analise os itens a seguir:
I- Os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias (condição física e habilidades funcionais; condição psicológica e sensação de bem-estar; interação social; fatores sociais e condições econômicas);
II- Embora os fatores sociais e econômicos sejam levados em consideração quando avaliamos a qualidade de vida de um indivíduo, devemos provavelmente considerar um outro fator: os direitos humanos (isto é, direito à educação, moradia, ao trabalho, ao emprego, à segurança pública, dentre outros;
III- Condição de saúde; condição psicológica; interação social; são os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura.
IV - Sem esses direitos humanos básicos e primários garantidos, não podemos sequer iniciar uma avaliação sobre os níveis de qualidade de vida das pessoas.
A. II e IV apenas;
B. I e III apenas;
C. II, III e IV
D. I, II e IV;
E. I, II e III;

Segundo o texto, o estudo de Framingham considera a elevação dos triglicérides e do colesterol plasmático como fatores de risco de maior importância para as doenças cardiovasculares, pois desencadeiam processos:
Escolha uma:
A. autossômicos.
B. plasmáticos;
C. ateroscleróticos;
D. heterozigóticos;
E. homozigóticos;

Em relação a Obesidade analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I - Atualmente, a obesidade adquiriu as características de uma pandemia e é considerada um problema de saúde pública por estar associada a um aumento no risco de doenças cardiovasculares, diabete melito tipo 2 (DM2) , hipertensão arterial, dislipidemia, doença hepática e alguns tipos de cânceres.
II - Por estar associada a outra doenças, a crescente incidência de obesidade torna-se uma relevante preocupação mundial, uma vez que pode comprometer os setores de serviço e previdência, além de efeitos adversos sobre a qualidade de vida das pessoas.
III- Pesquisas têm demonstrado que o tecido adiposo não é mais considerado um tecido inerte que apenas armazena gordura.
IV- O tecido adiposo é um órgão estático metabolicamente, que além de ser sua única função é o armazenamento para o excesso de energia.
A. I e IV apenas;
B. I, II e III;
C. II e III apenas;
D. I, II e IV;
E. II, III e IV;

Com base no texto, assinale a alternativa que completa corretamente o parágrafo a cima:
Dessa forma sugestiona-se que a conduta de manter o paciente em repouso durante o tratamento de câncer parece:
A. Minimizar os efeitos colaterais e promover o aumento das capacidades funcionais, associada também a benefícios de aspectos neurológicos;
B. Potencializar os efeitos colaterais e promover declínio das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos;
C. Minimizar os efeitos colaterais e promover declínio das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos;
D. Minimizar os efeitos positivos e promover o aumento das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos;
E. Amenizar os efeitos colaterais e promover aumento das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos

Em relação ao exercício físico e o câncer, analise os itens a seguir: I- O exercício físico está inserido como fator de prevenção, sua prática regular e devidamente prescrita apresenta relação direta com a diminuição dos fatores de riscos no desenvolvimento de várias doenças, menos o câncer; II- A prática regular de exercício físico e sua devida prescrição apresenta relação direta com uma redução em 30% de algum tipo de câncer; III- Auxiliando no tratamento do câncer, o exercício físico atua na manutenção do peso corporal total, nas funções neuromusculares; IV- O exercício físico pode diminuir a caquexia e a fadiga e atuar diretamente no bem-estar e na qualidade de vida desses pacientes. É correto apenas o que se afirma em:
A. I, II e III;
B. I e III apenas;
C. I, III e IV;
D. II e IV apenas;
E. II, III e IV;

Após a leitura do texto, podemos observar que existe um tipo de inflamação que está diretamente envolvida no desenvolvimento da resistência à insulina, enfermidade que acomete a maioria dos obesos.
A partir desse contexto, assinale o item que aponta a nomenclatura correta desse tipo de inflamação:
A. pró-inflamação;
B. betainflamação;
C. metainflamação;
D. alfainflamação;
E. macroinflammation.

Algumas observações devem ser lembradas ao indivíduo dependente de insulina. Nesse sentido, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Evitar se exercitar no pico de ação da insulina (soma de efeito com o exercício);
II - Aplicar a insulina em região que vai ser muito exigida durante o exercício (maior absorção da insulina);
III - Para o diabético que pratica exercício sem supervisão recomenda-se portar cartão de identificação assinalando ser portador de Diabetes Melito, ter sempre alguém próximo que saiba de sua condição clínica e de como agir na presença de hipoglicemia e sempre carregar fonte de carboidrato de rápida absorção.
A. II apenas;
B. I e III;
C. I apenas;
D. II e III.
E. III apenas;

De forma contrária as citocinas pró-inflamatórias, o texto aponta um peptídeo com propriedades anti-inflamatórias e antiaterogênicas, que se correlaciona inversamente com o IMC e com o percentual de tecido adiposo. A partir desse contexto assinale a alternativa que aponta corretamente esse peptídeo que possui ação anti-inflamatória:
A. interleucina-6;
B. interleucina-8.
C. resistina;
D. a adiponectina;
E. TNF-?,fator de necrose tumoral-?;

O diabetes melito é classificado em tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos. Nesse sentido, em relação ao diabetes melito, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- No diabetes melito do tipo 1 ocorre uma destruição crônica das células ß pancreáticas, por meio de mecanismos autoimunes, mediados por células como linfócitos T e macrófagos.
II- No diabetes do tipo 2 o processo de autodestruição das células ß pancreáticas, se inicia meses a anos antes do diagnóstico clínico da doença e, dependendo da idade do diagnóstico, cerca de 70 a 90% das células ß já foram destruídas após os primeiros sintomas de hiperglicemia.
III- No diabetes melito tipo 2, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
IV- No diabetes melito tipo 1, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
A. I, II e III;
B. II e IV apenas;
C. I e III apenas;

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com base no texto, como a Síndrome Metabólica (SM) pode ser definida:
A. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento da obesidade.
B. Como um grupo de fatores de risco independentes, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
C. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
D. , de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
E. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que indiretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.

O Diabetes Melito gestacional (DMG) é determinado pela diminuição da tolerância à glicose. A partir desse contexto, em relação ao diabetes gestacional, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- O início ou o reconhecimento da doença acontece pela primeira vez durante a gestação;
II- O diabetes gestacional pode ou não persistir após o parto.
III- No período pós-gestacional há redução da concentração plasmática de hormônios contrainsulínicos, diminuindo as necessidades maternas de insulina e a glicemia voltando à normalidade.
IV- As gestantes que apresentam DMG não possuem alto risco de desenvolverem diabetes melito tipo 2 posteriormente.
A. III e IV apenas;
B. I, II e III apenas;
C. II, III e IV apenas;
D. II e IV apenas;
E. I e III apenas;

Para a prevenção dos fatores de risco ainda ausentes e a melhora daqueles já manifestos em indivíduos com Síndrome Metabólica, deve-se dar um enfoque maior ao combate à:
Escolha uma:
A. qualquer tratamento medicamentoso, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa;
B. atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos benéficos comprovados.
C. prática de atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos benéficos comprovados.
D. inatividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos benéficos comprovados.
E. todos os efeitos benéficos da atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de evolução silenciosa.

As lipoproteínas no plasma são continuamente remodeladas durante o seu trânsito no compartimento plasmático, em razão da ação de enzimas e de proteínas de transferência. Devido à sua composição, as lipoproteínas desempenham funções específicas no organismo. A partir desse contexto, assinale a alternativa que aponta corretamente a principal função das lipoproteínas LDL:
Escolha uma:
A. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso das proteínas.
B. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de proteínas provenientes do fígado para os tecidos periféricos;
C. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de cortisol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
D. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de colesterol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
E. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso de colesterol;

O rápido crescimento da síndrome metabólica nas últimas décadas, bem como de diversas outras doenças crônicas, tem sido atribuído principalmente às mudanças da composição demográfica, com ênfase para a urbanização e o envelhecimento das populações e às alterações do estilo de vida, sobretudo _____________ e o _____________.
Com base no texto, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
A. os maus hábitos alimentares; sedentarismo;
B. a inatividade; consumo de proteínas;
C. a genética; sedentarismo.
D. os bons hábitos alimentares; exercício físico;
E. o consumo de hortaliças; sedentarismo;

Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais, de grupos ou de grandes populações, entretanto, os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em categorias. A partir desse contexto, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias (condição física e habilidades funcionais; condição psicológica e sensação de bem-estar; interação social; fatores sociais e condições econômicas);
II- Embora os fatores sociais e econômicos sejam levados em consideração quando avaliamos a qualidade de vida de um indivíduo, devemos provavelmente considerar um outro fator: os direitos humanos (isto é, direito à educação, moradia, ao trabalho, ao emprego, à segurança pública, dentre outros);
III- Condição de saúde; condição psicológica; interação social; são os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura.
IV - Sem esses direitos humanos básicos e primários garantidos, não podemos sequer iniciar uma avaliação sobre os níveis de qualidade de vida das pessoas.
A. I, II e IV;
B. II e IV apenas;
C. I, II e III;
D. I e III apenas;
E. II, III e IV

A partir da leitura do texto, assinale o item que define corretamente o Diabetes:
Escolha uma:
A. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem de única etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
B. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
C. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia aguda decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em não resistência insulínica.
D. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hipoglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
E. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hipoglicemia crônica decorrente de defeitos na secreção e/ou ação do adipócito, resultando em resistência insulínica.

O diabetes melito é classificado em tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos. Nesse sentido, em relação ao diabetes melito, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- No diabetes melito do tipo 1 ocorre uma destruição crônica das células ß pancreáticas, por meio de mecanismos autoimunes, mediados por células como linfócitos T e macrófagos.
II- No diabetes do tipo 2 o processo de autodestruição das células ß pancreáticas, se inicia meses a anos antes do diagnóstico clínico da doença e, dependendo da idade do diagnóstico, cerca de 70 a 90% das células ß já foram destruídas após os primeiros sintomas de hiperglicemia.
III- No diabetes melito tipo 2, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
IV- No diabetes melito tipo 1, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
A. I, II e III;
B. II e IV apenas;
C. I e III apenas;
D. I, II e IV;
E. II, III e IV;

De acordo com o texto, altas concentrações plasmáticas de glicose levam ao desenvolvimento de degenerações crônicas associadas à falência de diversos órgãos, principalmente nos olhos, rins, coração, nervos e vasos sanguíneos.
A partir desse contexto, assinale o item que aponta a principal causa dessas degenerações:
A. hipoglicemia;
B. falta de uma dieta equilibrada;
C. glicemia.
D. hiperglicemia;
E. falta de exercício físico;

Em situações de balanço energético positivo, o excesso de energia é armazenado no tecido adiposo sob a forma de:
Escolha uma:
A. açúcar
B. enzimas
C. proteína
D. carboidrato
E. triacilglicerol

As lipoproteínas no plasma são continuamente remodeladas durante o seu trânsito no compartimento plasmático, em razão da ação de enzimas e de proteínas de transferência. Devido a sua composição, as lipoproteínas desempenham funções específicas no organismo.
A partir desse contexto, assinale a alternativa que aponta corretamente a principal função das lipoproteínas LDL:
A. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso das proteínas.
B. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de proteínas provenientes do fígado para os tecidos periféricos;
C. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de cortisol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
D. As LDLs são as principais lipoproteínas transportadoras de colesterol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
E. As LDLs são as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso de colesterol;

Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais, de grupos ou de grandes populações, entretanto, os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em categorias.
A partir desse contexto, analise os itens a seguir:
I- Os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias (condição física e habilidades funcionais; condição psicológica e sensação de bem-estar; interação social; fatores sociais e condições econômicas);
II- Embora os fatores sociais e econômicos sejam levados em consideração quando avaliamos a qualidade de vida de um indivíduo, devemos provavelmente considerar um outro fator: os direitos humanos (isto é, direito à educação, moradia, ao trabalho, ao emprego, à segurança pública, dentre outros;
III- Condição de saúde; condição psicológica; interação social; são os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura.
IV - Sem esses direitos humanos básicos e primários garantidos, não podemos sequer iniciar uma avaliação sobre os níveis de qualidade de vida das pessoas.
A. II e IV apenas;
B. I e III apenas;
C. II, III e IV
D. I, II e IV;
E. I, II e III;

Segundo o texto, o estudo de Framingham considera a elevação dos triglicérides e do colesterol plasmático como fatores de risco de maior importância para as doenças cardiovasculares, pois desencadeiam processos:
Escolha uma:
A. autossômicos.
B. plasmáticos;
C. ateroscleróticos;
D. heterozigóticos;
E. homozigóticos;

Em relação a Obesidade analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I - Atualmente, a obesidade adquiriu as características de uma pandemia e é considerada um problema de saúde pública por estar associada a um aumento no risco de doenças cardiovasculares, diabete melito tipo 2 (DM2) , hipertensão arterial, dislipidemia, doença hepática e alguns tipos de cânceres.
II - Por estar associada a outra doenças, a crescente incidência de obesidade torna-se uma relevante preocupação mundial, uma vez que pode comprometer os setores de serviço e previdência, além de efeitos adversos sobre a qualidade de vida das pessoas.
III- Pesquisas têm demonstrado que o tecido adiposo não é mais considerado um tecido inerte que apenas armazena gordura.
IV- O tecido adiposo é um órgão estático metabolicamente, que além de ser sua única função é o armazenamento para o excesso de energia.
A. I e IV apenas;
B. I, II e III;
C. II e III apenas;
D. I, II e IV;
E. II, III e IV;

Com base no texto, assinale a alternativa que completa corretamente o parágrafo a cima:
Dessa forma sugestiona-se que a conduta de manter o paciente em repouso durante o tratamento de câncer parece:
A. Minimizar os efeitos colaterais e promover o aumento das capacidades funcionais, associada também a benefícios de aspectos neurológicos;
B. Potencializar os efeitos colaterais e promover declínio das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos;
C. Minimizar os efeitos colaterais e promover declínio das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos;
D. Minimizar os efeitos positivos e promover o aumento das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos;
E. Amenizar os efeitos colaterais e promover aumento das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos psicológicos

Em relação ao exercício físico e o câncer, analise os itens a seguir: I- O exercício físico está inserido como fator de prevenção, sua prática regular e devidamente prescrita apresenta relação direta com a diminuição dos fatores de riscos no desenvolvimento de várias doenças, menos o câncer; II- A prática regular de exercício físico e sua devida prescrição apresenta relação direta com uma redução em 30% de algum tipo de câncer; III- Auxiliando no tratamento do câncer, o exercício físico atua na manutenção do peso corporal total, nas funções neuromusculares; IV- O exercício físico pode diminuir a caquexia e a fadiga e atuar diretamente no bem-estar e na qualidade de vida desses pacientes. É correto apenas o que se afirma em:
A. I, II e III;
B. I e III apenas;
C. I, III e IV;
D. II e IV apenas;
E. II, III e IV;

Após a leitura do texto, podemos observar que existe um tipo de inflamação que está diretamente envolvida no desenvolvimento da resistência à insulina, enfermidade que acomete a maioria dos obesos.
A partir desse contexto, assinale o item que aponta a nomenclatura correta desse tipo de inflamação:
A. pró-inflamação;
B. betainflamação;
C. metainflamação;
D. alfainflamação;
E. macroinflammation.

Algumas observações devem ser lembradas ao indivíduo dependente de insulina. Nesse sentido, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- Evitar se exercitar no pico de ação da insulina (soma de efeito com o exercício);
II - Aplicar a insulina em região que vai ser muito exigida durante o exercício (maior absorção da insulina);
III - Para o diabético que pratica exercício sem supervisão recomenda-se portar cartão de identificação assinalando ser portador de Diabetes Melito, ter sempre alguém próximo que saiba de sua condição clínica e de como agir na presença de hipoglicemia e sempre carregar fonte de carboidrato de rápida absorção.
A. II apenas;
B. I e III;
C. I apenas;
D. II e III.
E. III apenas;

De forma contrária as citocinas pró-inflamatórias, o texto aponta um peptídeo com propriedades anti-inflamatórias e antiaterogênicas, que se correlaciona inversamente com o IMC e com o percentual de tecido adiposo. A partir desse contexto assinale a alternativa que aponta corretamente esse peptídeo que possui ação anti-inflamatória:
A. interleucina-6;
B. interleucina-8.
C. resistina;
D. a adiponectina;
E. TNF-?,fator de necrose tumoral-?;

O diabetes melito é classificado em tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos. Nesse sentido, em relação ao diabetes melito, analise os itens a seguir:
É correto apenas o que se afirma em:
I- No diabetes melito do tipo 1 ocorre uma destruição crônica das células ß pancreáticas, por meio de mecanismos autoimunes, mediados por células como linfócitos T e macrófagos.
II- No diabetes do tipo 2 o processo de autodestruição das células ß pancreáticas, se inicia meses a anos antes do diagnóstico clínico da doença e, dependendo da idade do diagnóstico, cerca de 70 a 90% das células ß já foram destruídas após os primeiros sintomas de hiperglicemia.
III- No diabetes melito tipo 2, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
IV- No diabetes melito tipo 1, o principal fenômeno fisiopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por meses ou anos.
A. I, II e III;
B. II e IV apenas;
C. I e III apenas;

Prévia do material em texto

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 1/21
Iniciado em Friday, 29 May 2020, 14:01
Estado Finalizada
Concluída em Friday, 29 May 2020, 15:31
Tempo
empregado
1 hora 30 minutos
Notas 16,00/20,00
Avaliar 8,00 de um máximo de 10,00(80%)

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 2/21
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Com base no texto, como a Síndrome Metabólica (SM) pode ser de�nida:
Escolha uma:
A. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento da
obesidade.
B. Como um grupo de fatores de risco independentes, de origem metabólica, que diretamente contribuI para o desenvolvimento de
doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
C. Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de
doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2. 
D. , de origem metabólica, que diretamente contribui para o desenvolvimento de doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2. E)
Como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que indiretamente contribui para o desenvolvimento de
doença cardiovascular e/ou diabetes do tipo 2.
E. Um fato de risco (obesidad
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 3/21
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O Diabetes Melito gestacional (DMG) é determinado pela diminuição da tolerância à glicose. A partir desse contexto, em relação ao
diabetes gestacional, analise os itens a seguir:
I- O início ou o reconhecimento da doença acontece pela primeira vez durante a gestação;
II- O diabetes gestacional pode ou não persistir após o parto. 
III- No período pós-gestacional há redução da concentração plasmática de hormônios contrainsulínicos, diminuindo as necessidades
maternas de insulina e a glicemia voltando à normalidade.
IV- As gestantes que apresentam DMG não possuem alto risco de desenvolverem diabetes melito tipo 2 posteriormente.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
A. III e IV apenas;
B. I, II e III apenas; 
C.  II, III e IV apenas;
D. II e IV apenas;
E. I e III apenas;
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 4/21
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Para a prevenção dos fatores de risco ainda ausentes e a melhora daqueles já manifestos em indivíduos com Síndrome Metabólica, deve-
se dar um enfoque maior ao combate à:
Escolha uma:
A. qualquer tratamento medicamentoso, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica
não transmissível e de evolução silenciosa;
B. atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e de
evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos bené�cos comprovados.
C. prática de atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não
transmissível e de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos bené�cos comprovados.
D. inatividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença crônica não transmissível e
de evolução silenciosa. Assim a promoção da prática dos exercícios físicos tem efeitos bené�cos comprovados. 
E. todos os efeitos bené�cos da atividade física, pois tem um papel central, já que a síndrome metabólica é considerada uma doença
crônica não transmissível e de evolução silenciosa.
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 5/21
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
As lipoproteínas no plasma sa~o continuamente remodeladas durante o seu trânsito no compartimento plasmático, em razão da ação de
enzimas e de proteínas de transferência. Devido a` sua composição, as lipoproteínas desempenham funções especi�cas no organismo. A
partir desse contexto, assinale a alternativa que aponta corretamente a principal função das lipoproteínas LDL:
Escolha uma:
A. As LDLs sa?o as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao
fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso das proteínas.
B. As LDLs sa?o as principais lipoproteínas transportadoras de proteínas provenientes do fígado para os tecidos periféricos;
C. As LDLs sa?o as principais lipoproteínas transportadoras de cortisol proveniente do fígado para os tecidos periféricos;
D. As LDLs sa?o as principais lipoproteínas transportadoras de colesterol proveniente do fígado para os tecidos periféricos; 
E. As LDLs sa?o as partículas responsáveis pela remoção do colesterol de tecidos periféricos e de outras lipoproteínas, enviando-o ao
fígado, o que caracteriza uma etapa que se convencionou chamar de transporte reverso de colesterol;
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 6/21
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O rápido crescimento da síndrome metabólica nas últimas décadas, bem como de diversas outras doenças crônicas, tem sido atribuído
principalmente às mudanças da composição demográ�ca, com ênfase para a urbanização e o envelhecimento das populações e às
alterações do estilo de vida, sobretudo _____________ e o _____________. 
Com base no texto, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Escolha uma:
A. a inatividade; consumo de proteínas;
B. a genética; sedentarismo.
C. o consumo de hortaliças; sedentarismo;
D. os maus hábitos alimentares; sedentarismo; 
E. os bons hábitos alimentares; exercício físico;
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 7/21
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Qualidade de vida pode ser vista em termos individuais, de grupos ou de grandes populações, entretanto, os domínios de qualidade de vida
mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em categorias. A partir desse contexto, analise os itens a seguir:
I- Os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na literatura dividem-se em quatro categorias (condição física e
habilidades funcionais; condição psicológica e sensação de bem-estar; interação social; fatores sociais e condições econômicas);
II- Embora os fatores sociais e econômicos sejam levados em consideração quando avaliamos a qualidade de vida de um indivíduo,
devemos provavelmente considerar um outro fator: os direitos humanos (isto é, direito à educação, moradia, ao trabalho, ao emprego, à
segurança pública, dentre outros;
III- Condição de saúde; condição psicológica; interação social; são os domínios de qualidade de vida mais frequentemente descritos na
literatura.
IV - Sem esses direitos humanos básicos e primários garantidos, não podemos sequer iniciar uma avaliação sobre os níveis de qualidade de
vida das pessoas.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
A. I, II e IV; 
B. II e IV apenas;
C. I, II e III;

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual- Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 8/21
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
D. I e III apenas;
E. II, III e IV
Sua resposta está correta.
A partir da leitura do texto, assinale o item que de�ne corretamente o Diabetes:
Escolha uma:
A. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem de única etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica decorrente de
defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
B. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia crônica
decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica. 
C. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hiperglicemia aguda
decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em não resistência insulínica.
D. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hipoglicemia crônica
decorrente de defeitos na secreção e/ou ação da insulina, resultando em resistência insulínica.
E. O termo diabetes melito (DM) descreve uma desordem metabólica de múltipla etiologia, caracterizado por hipoglicemia crônica
decorrente de defeitos na secreção e/ou ação do adipócito, resultando em resistência insulínica.
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 9/21
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O diabetes melito é classi�cado em tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional e outros tipos. Nesse sentido, em relação ao diabetes melito, analise
os itens a seguir:
I- No diabetes melito do tipo 1 ocorre uma destruição crônica das células ß pancreáticas, por meio de mecanismos autoimunes, mediados
por células como linfócitos T e macrófagos. 
II- No diabetes do tipo 2 o processo de autodestruição das células ß pancreáticas, se inicia meses a anos antes do diagnóstico clínico da
doença e, dependendo da idade do diagnóstico, cerca de 70 a 90% das células ß já foram destruídas após os primeiros sintomas de
hiperglicemia.
III- No diabetes melito tipo 2, o principal fenômeno �siopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em
tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por
meses ou anos.
IV- No diabetes melito tipo 1, o principal fenômeno �siopatológico é a resistência à ação da insulina, diminuindo a captação de glicose em
tecidos insulina dependentes. No início da doença, em resposta a esta resistência, ocorre hiperinsulinemia compensatória, continuando por
meses ou anos.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
A. I, II e III;
B. II e IV apenas;
C. I e III apenas; 

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 10/21
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
D. I, II e IV;
E. II, III e IV;
Sua resposta está correta.
Segundo o texto, o estudo de Framingham considera a elevação dos triglicdas triéridesrides e do colesterol plasmático como fatores de
risco de maior importância para as doenças cardiovasculares, pois desencadeiam processos:
Escolha uma:
A. autossômicos. 
B. plasmáticos;
C. ateroscleróticos;
D. heterozigóticos;
E. homozigóticos;
Sua resposta está incorreta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 11/21
Questão
10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Em relação a Obesidade analise os itens a seguir:
I - Atualmente, a obesidade adquiriu as características de uma pandemia e é considerada um problema de saúde pública por estar
associada a um aumento no risco de doenças cardiovasculares, diabete melito tipo 2 (DM2) , hipertensão arterial, dislipidemia, doença
hepática e alguns tipos de cânceres.
II - Por estar associada a outra doenças, a crescente incidência de obesidade torna-se uma relevante preocupação mundial, uma vez que
pode comprometer os setores de serviço e previdência, além de efeitos adversos sobre a qualidade de vida das pessoas.
III- Pesquisas têm demonstrado que o tecido adiposo não é mais considerado um tecido inerte que apenas armazena gordura.
IV- O tecido adiposo é um órgão estático metabolicamente, que além de ser sua única função é o armazenamento para o excesso de
energia.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
A. I e IV apenas;
B. I, II e III;
C. II e III apenas;
D. I, II e IV; 
E. II, III e IV;

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 12/21
Questão
11
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Sua resposta está incorreta.
Com base no texto, a elevação variada das concentrações plasmáticas de lipídios e de lipoproteínas caracteriza as dislipidemias, as quais
podem ser classi�cadas em diversos tipos. Em relação à diminuição da HDL, assinale a alternativa que a de�ne corretamente:
Escolha uma:
A. Redução isolada ou associada ao aumento dos triglice?rides ou da LDL.
B. Elevação isolada dos triglicérides; 
C. Elevação combinada do colesterol e dos triglicérides;
D. Diminuição isolada dos triglicérides;
E. Elevação do colesterol total e/ou da LDL;
Sua resposta está incorreta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 13/21
Questão
12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
De acordo com o texto, altas concentrações plasmáticas de glicose levam ao desenvolvimento de degenerações crônicas associadas à
falência de diversos órgãos, principalmente nos olhos, rins, coração, nervos e vasos sanguíneos. A partir desse contexto, assinale o item que
aponta a principal causa dessas degenerações:
Escolha uma:
A. hipoglicemia;
B. falta de uma dieta equilibrada;
C. glicemia.
D. hiperglicemia; 
E. falta de exercício físico;
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 14/21
Questão
13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Em situações de balanço energético positivo, o excesso de energia é armazenado no tecido adiposo sob a forma de:
Escolha uma:
A. açúcar
B. enzimas
C. proteína
D. carboidrato
E. triacilglicerol 
Sua resposta está correta. 
29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 15/21
Questão
14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Algumas doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares, seus fatores de risco metabólicos e a incapacidade funcional são
importantes causas de morbidade e mortalidade entre adultos e idosos. Existem diversos fatores de grande relevância para suscetibilidade
as doenças crônicas, o desenvolvimento dessas morbidades se dá, primordialmente, por quais fatores:
Escolha uma:
A. exclusivamente ambientais;
B. condições �nanceiras;
C. ambientais e do estilo de vida; 
D. herança genética;
E. exclusivamente pelo estilo de vida;
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 16/21
Questão
15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A diminuição do desempenho de atividades básicas do dia a dia interfere diretamentena qualidade de vida dos pacientes com câncer, pois
passam a se sentir incapazes de desempenhar tarefas domésticas simples, como lavar louça, roupa e varrer casa. Dessa forma sugestiona-
se que a conduta de manter o paciente em repouso durante o tratamento de câncer parece:
Com base no texto, assinale a alternativa que completa corretamente o parágrafo a cima:
Escolha uma:
A. Minimizar os efeitos colaterais e promover o aumento das capacidades funcionais, associada também a benefícios de aspectos
neurológicos;
B. Potencializar os efeitos colaterais e promover declínio das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos
psicológicos; 
C. Minimizar os efeitos colaterais e promover declínio das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos
psicológicos;
D. Minimizar os efeitos positivos e promover o aumento das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos
psicológicos;
E. Amenizar os efeitos colaterais e promover aumento das capacidades funcionais, associada também a problemas de aspectos
psicológicos
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 17/21
Questão
16
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Em relação ao exercício físico e o câncer, analise os itens a seguir:
I- O exercício físico está inserido como fator de prevenção, sua prática regular e devidamente prescrita apresenta relação direta com a
diminuição dos fatores de riscos no desenvolvimento de várias doenças, menos o câncer;
II- A prática regular de exercício físico e sua devida prescrição apresenta relação direta com uma redução em 30% de algum tipo de câncer;
III- Auxiliando no tratamento do câncer, o exercício físico atua na manutenção do peso corporal total, nas funções neuromusculares;
IV- O exercício físico pode diminuir a caquexia e a fadiga e atuar diretamente no bem-estar e na qualidade de vida desses pacientes.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
A. I, III e IV;
B. I e III apenas;
C. II, III e IV; 
D. I, II e III;
E. II e IV apenas;
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 18/21
Questão
17
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Após a leitura do texto, podemos observar que existe um tipo de in�amação que está diretamente envolvida no desenvolvimento da
resistência à insulina, enfermidade que acomete a maioria dos obesos. A partir desse contexto, assinale o item que aponta a nomenclatura
correta desse tipo de in�amação:
Escolha uma:
A. pró-in�amação;
B. betain�amação;
C. metain�amação; 
D. alfain�amação;
E. macroin�amação.
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 19/21
Questão
18
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Algumas observações devem ser lembradas ao indivíduo dependente de insulina. Nesse sentido, analise os itens a seguir:
I- Evitar se exercitar no pico de ação da insulina (soma de efeito com o exercício);
II - Aplicar a insulina em região que vai ser muito exigida durante o exercício (maior absorção da insulina);
III - Para o diabético que pratica exercício sem supervisão recomenda-se portar cartão de identi�cação assinalando ser portador de
Diabetes Melito, ter sempre alguém próximo que saiba de sua condição clínica e de como agir na presença de hipoglicemia e sempre
carregar fonte de carboidrato de rápida absorção.
É correto apenas o que se a�rma em:
Escolha uma:
A. II e III.
B. III apenas;
C. II apenas;
D. I apenas;
E. I e III; 
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 20/21
Questão
19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
De forma contrária as citocinas pró-in�amatórias, o texto aponta um peptídeo com propriedades anti-in�amatórias e antiaterogênicas, que
se correlaciona inversamente com o IMC e com o percentual de tecido adiposo. A partir desse contexto assinale a alternativa que aponta
corretamente esse peptídeo que possui ação anti-in�amatória:
Escolha uma:
A. interleucina-6;
B. interleucina-8.
C. resistina;
D. a adiponectina; 
E. TNF-?,fator de necrose tumoral-?;
Sua resposta está correta.

29/05/2020 AP3.1 - Avaliação Formativa Processual - Online (vale 40% da MAP): Revisão da tentativa
https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=1665810&cmid=156390 21/21
Questão
20
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
O exercício parece in�uenciar a defesa do hospedeiro contra a infecção tanto viral e câncer e resultar na ativação do
_______________________ de forma semelhante à que ocorre em uma infecção leve. Pedroso et al. (2005) destacam que o exercício
físico no período do tratamento pode colaborar na ativação de mecanismos biológicos, aumentar ____________________ e nas
células _____________________, as quais podem ___________________ a formação de tumor.
Com base no texto, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Escolha uma:
A. músculo; enzimas atuantes nos radicais livres; Natural Killer; facilitar;
B. sistema imunológico; enzimas atuantes nos radicais livres; defeituosas; facilitar; 
C. sistema imunológico; enzimas atuantes nos radicais livres; Natural Killer; di�cultar;
D. músculo; os radicais livres; Natural Killer; di�cultar;
E. sistema imunológico; enzimas atuantes nos radicais livres; Natural Killer; facilitar;
Sua resposta está incorreta.

ATIVIDADE ANTERIOR
Avaliação Formativa II
PRÓXIMA ATIVIDADE
Atividade Discursiva 

https://virtual.uninta.edu.br/mod/quiz/view.php?id=156388&forceview=1
https://virtual.uninta.edu.br/mod/assign/view.php?id=156391&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina