Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - História do Brasil Imperial

User badge image
Bratva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A noção de ciclos econômicos para explicar as 'fases da História do Brasil' sofreu várias críticas, que vão desde transmitir a errônea noção de que não havia uma diversidade de produção até a impressão que a produção de determinado produto se dava isolada de um contexto da economia mundial. No entanto, a partir da década de 1830, o café começou a prevalecer na balança comercial de nossas exportações.
Sobre o café na História do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O café é um produto importante na pauta de exportação do Brasil desde o início da colonização.
( ) O café encontrou, no século XVII, condições ambientais favoráveis nas regiões do extremo sul brasileiro, contribuindo como produto de exportação.
( ) O café, no século XIX, vai ocupar grandes áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo, que terão na produção cafeeira o centro das suas economias nesse período.
( ) O café passa a ocupar a posição de principal produto de exportação brasileiro após o declínio da mineração.
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Leia o verso a seguir que retrata a situação da mulher no Brasil na primeira metade do século XIX: Menina que sabe muito É menina atrapalhada Para ser mãe de família Saiba pouco ou saiba nada [...] (HAHNER, 2003, p. 57).
Sobre a situação da mulher neste período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pensar sobre a educação de mulheres no Brasil do século XIX significa pensar em uma educação praticamente igual a dos homens. A única diferença significativa é que as meninas, geralmente, tendiam para a área de humanas e os meninos para área de exatas.
( ) Grande parte da documentação que pode ser obtida do período, ao tratar-se de mulheres ou de família, advém desse mundo urbano. É um mundo de privilégios e as transformações que são operadas no mundo privado das relações entre homens e mulheres não deixam de ser, também, a própria representação das elites do Império sobre o seu mundo cotidiano.
( ) Em 1808, John Luccock observou que a educação feminina no país "não devia ir além dos livros de orações, porque seria inútil à mulher, nem deveriam elas escrever, pois, como foi justamente observado, poderiam fazer um mau uso desta arte".
( ) José de Alencar reforçou inúmeras vezes a ligação entre casamento e propriedade, entre casamento e patriarcado. Personagens como Virgília, ao se casar com Brás Cubas, em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1885) era o exemplo desse binômio, que aparecia para o jovem personagem na figura de uma vaga de senador ou deputado seguida de uma festa de casamento.
A V - F - V - F.
B F - V - V - V.
C F - V - F - F.
D F - V - V - F.

Vez por outra, nos defrontamos com notícias sobre a escravização de trabalhadores em diversas regiões do Brasil, prática coibida pelo Direito e pela Justiça, mas nem sempre foi assim. A escravidão como sistema de trabalho legal no Brasil apenas extinguiu-se em 1888, pela promulgação da Lei Áurea, embora o processo de libertação dos escravos tenha sido também pontuado por outras leis, que, gradativamente, contribuíram para fim do sistema escravista.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Lei do Ventre Livre, de 1871, que libertava os filhos de escravos nascidos no Brasil a partir daquela data, e pela qual se obrigava também o proprietário a sustentá-los até os oitos anos de idade.
II- A Lei dos Sexagenários, que obrigava os proprietários a libertar, de imediato, aqueles escravos que tivessem sessenta ou mais anos de idade, recebendo, para tanto, uma indenização.
III- A Lei Saraiva Cotegipe, que extinguia o tráfico negreiro, tanto em nível internacional como entre as províncias brasileiras, favorecendo a contratação de trabalhadores livres.
IV- A Lei de Terras, de 1850, pela qual o governo imperial distribuiu entre ex-escravos lotes de terras devolutas para o cultivo do café na região do Parnaíba do Sul.
V- A Lei Eusébio de Queirós, que obrigava os proprietários a prover o sustento dos seus ex-escravos maiores de sessenta e cinco anos.
a) As sentenças I e V estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A primeira Constituição brasileira foi outorgada por D. Pedro I, em 25 de março de 1824, e conferiu as bases da organização político-institucional do país independente. Em 1822, D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte com a tarefa de elaborar uma constituição para o Brasil. Instalada em 3 de maio de 1823, a Assembleia foi dissolvida pelo imperador em 12 de novembro deste mesmo ano, devido ao descontentamento de D. Pedro com as propostas de limitação de seus poderes e de definição das atribuições do Poder Executivo.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estabeleceu a Igreja Católica como religião oficial do Brasil, o voto censitário, a criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo imperador.
( ) Estabeleceu o estado laico, o voto censitário, a criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo imperador.
( ) Estabeleceu a Igreja Católica como religião oficial do Brasil, o voto universal, a criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo Conselho de Estado.
( ) Concentrava poderes nas mãos do imperador, através do poder moderador, o voto era baseado em renda, este sistema eleitoral excluiu a maioria da população brasileira do direito de escolher seus representantes, Igreja subordinada ao Estado e a manutenção do sistema que garantia os interesses da aristocracia.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.

Um dos mais importantes eventos ocorridos no Brasil durante o período imperial foi a Guerra do Paraguai. Este evento, ocorrido de 1864 até 1870, pode, com precisão, ser considerado um marco na história brasileira do século XIX, pois muitos dos reflexos e consequências do conflito para a sociedade brasileira são sentidos até o presente.
Com relação à Guerra do Paraguai, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A guerra opôs de um lado o Paraguai e de outro uma tríplice aliança, formada por Argentina, Brasil e Uruguai.
( ) O ditador paraguaio Solano Lopes foi uma das principais figuras do conflito.
( ) Os exércitos brasileiro e argentino não foram reequipados para o conflito. Isto explica o alto número de baixas (mortos e feridos) entre os combatentes destas duas nacionalidades no desenrolar dos combates.
( ) O Brasil não se envolveu diretamente na guerra. Isto porque não enviou soldados, apenas prestou apoio logístico (com médicos, enfermeiros e alimentos).
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - F - V.

Um aspecto importante na história do Brasil Imperial, na segunda metade do século XIX, diz respeito aos conflitos na Região do Prata. Naquela região, interesses dos países da região, inclusive o Brasil, juntamente a interesses de potências europeias, principalmente a Inglaterra, resultam em conflitos armados, alguns de grandes proporções.
Sobre a atuação do Brasil na crise político-militar na Região Platense, na década de 1850, assinale a alternativa CORRETA:
a) A intervenção brasileira se limitou a pressões políticas e econômicas e resultou na deposição de Bartolomé Mitre.
b) A intervenção brasileira resultou na formação da Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, Uruguai e Paraguai contra a Argentina e o Chile.
c) A intervenção brasileira, inclusive de caráter militar, resultou na deposição de Juan Manuel de Rosas.
d) A intervenção do governo brasileiro, aliado, na ocasião aos paraguaios, resultou num guerra prolongada com a Argentina.

Sobre a agricultura do século XIX no oeste paulista, assinale a alternativa CORRETA:
a) O café paulista tinha melhor qualidade do que o café do norte do Brasil, elemento que serviu, também, para reforçar a decadência econômica daquela região.
b) O ganho obtido pelo açúcar não foi transferido para o café.
c) O açúcar teve papel semelhante ao do café no Vale do Paraíba, e, a partir do seu cultivo, a terra foi incorporada ao cálculo econômico e a vida social da região acabou sendo reorganizada.
d) Os pioneiros não deveriam se desincumbir das necessidades de moradia e de alimentação do grupo e da escravaria voltada a esse cultivo.

Esses versos, relativos à chamada Guerra do Paraguai, são confirmados:
I- Pelos interesses do Brasil e da Argentina no controle da navegação nos rios platinos, levando esses países a interferir no Uruguai para impedir que se aliasse ao Paraguai.
II- Pelas arbitrariedades e violências cometidas por Lopez contra os ingleses.
III- Pelo esforço existente no Paraguai para incentivar as exportações e a indústria e diminuir as importações.
IV- Pela política de isolamento praticada por Lopez, objetivando o controle absoluto dos rios platinos para o seu país.
V- Pelas dívidas acumuladas pelos países vencedores da guerra que foram levados a realizar novos empréstimos no exterior.
a) As sentenças I, IV e V estão corretas.
b) As sentenças II, III e V estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e V estão corretas.

A Guerra do Paraguai foi um momento crucial para a formação do Exército brasileiro.
Qual foi a força política que deu fim ao Governo Monárquico e deu início à República Brasileira?
a) Militares brasileiros.
b) Monarquia Republicana-Liberal.
c) Monarquia Escravocrata.
d) Aristocracia Rural.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A noção de ciclos econômicos para explicar as 'fases da História do Brasil' sofreu várias críticas, que vão desde transmitir a errônea noção de que não havia uma diversidade de produção até a impressão que a produção de determinado produto se dava isolada de um contexto da economia mundial. No entanto, a partir da década de 1830, o café começou a prevalecer na balança comercial de nossas exportações.
Sobre o café na História do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O café é um produto importante na pauta de exportação do Brasil desde o início da colonização.
( ) O café encontrou, no século XVII, condições ambientais favoráveis nas regiões do extremo sul brasileiro, contribuindo como produto de exportação.
( ) O café, no século XIX, vai ocupar grandes áreas do Rio de Janeiro e de São Paulo, que terão na produção cafeeira o centro das suas economias nesse período.
( ) O café passa a ocupar a posição de principal produto de exportação brasileiro após o declínio da mineração.
a) F - F - V - F.
b) F - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Leia o verso a seguir que retrata a situação da mulher no Brasil na primeira metade do século XIX: Menina que sabe muito É menina atrapalhada Para ser mãe de família Saiba pouco ou saiba nada [...] (HAHNER, 2003, p. 57).
Sobre a situação da mulher neste período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pensar sobre a educação de mulheres no Brasil do século XIX significa pensar em uma educação praticamente igual a dos homens. A única diferença significativa é que as meninas, geralmente, tendiam para a área de humanas e os meninos para área de exatas.
( ) Grande parte da documentação que pode ser obtida do período, ao tratar-se de mulheres ou de família, advém desse mundo urbano. É um mundo de privilégios e as transformações que são operadas no mundo privado das relações entre homens e mulheres não deixam de ser, também, a própria representação das elites do Império sobre o seu mundo cotidiano.
( ) Em 1808, John Luccock observou que a educação feminina no país "não devia ir além dos livros de orações, porque seria inútil à mulher, nem deveriam elas escrever, pois, como foi justamente observado, poderiam fazer um mau uso desta arte".
( ) José de Alencar reforçou inúmeras vezes a ligação entre casamento e propriedade, entre casamento e patriarcado. Personagens como Virgília, ao se casar com Brás Cubas, em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1885) era o exemplo desse binômio, que aparecia para o jovem personagem na figura de uma vaga de senador ou deputado seguida de uma festa de casamento.
A V - F - V - F.
B F - V - V - V.
C F - V - F - F.
D F - V - V - F.

Vez por outra, nos defrontamos com notícias sobre a escravização de trabalhadores em diversas regiões do Brasil, prática coibida pelo Direito e pela Justiça, mas nem sempre foi assim. A escravidão como sistema de trabalho legal no Brasil apenas extinguiu-se em 1888, pela promulgação da Lei Áurea, embora o processo de libertação dos escravos tenha sido também pontuado por outras leis, que, gradativamente, contribuíram para fim do sistema escravista.
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A Lei do Ventre Livre, de 1871, que libertava os filhos de escravos nascidos no Brasil a partir daquela data, e pela qual se obrigava também o proprietário a sustentá-los até os oitos anos de idade.
II- A Lei dos Sexagenários, que obrigava os proprietários a libertar, de imediato, aqueles escravos que tivessem sessenta ou mais anos de idade, recebendo, para tanto, uma indenização.
III- A Lei Saraiva Cotegipe, que extinguia o tráfico negreiro, tanto em nível internacional como entre as províncias brasileiras, favorecendo a contratação de trabalhadores livres.
IV- A Lei de Terras, de 1850, pela qual o governo imperial distribuiu entre ex-escravos lotes de terras devolutas para o cultivo do café na região do Parnaíba do Sul.
V- A Lei Eusébio de Queirós, que obrigava os proprietários a prover o sustento dos seus ex-escravos maiores de sessenta e cinco anos.
a) As sentenças I e V estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A primeira Constituição brasileira foi outorgada por D. Pedro I, em 25 de março de 1824, e conferiu as bases da organização político-institucional do país independente. Em 1822, D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte com a tarefa de elaborar uma constituição para o Brasil. Instalada em 3 de maio de 1823, a Assembleia foi dissolvida pelo imperador em 12 de novembro deste mesmo ano, devido ao descontentamento de D. Pedro com as propostas de limitação de seus poderes e de definição das atribuições do Poder Executivo.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estabeleceu a Igreja Católica como religião oficial do Brasil, o voto censitário, a criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo imperador.
( ) Estabeleceu o estado laico, o voto censitário, a criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo imperador.
( ) Estabeleceu a Igreja Católica como religião oficial do Brasil, o voto universal, a criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo Conselho de Estado.
( ) Concentrava poderes nas mãos do imperador, através do poder moderador, o voto era baseado em renda, este sistema eleitoral excluiu a maioria da população brasileira do direito de escolher seus representantes, Igreja subordinada ao Estado e a manutenção do sistema que garantia os interesses da aristocracia.
a) V - V - F - F.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) F - F - V - V.

Um dos mais importantes eventos ocorridos no Brasil durante o período imperial foi a Guerra do Paraguai. Este evento, ocorrido de 1864 até 1870, pode, com precisão, ser considerado um marco na história brasileira do século XIX, pois muitos dos reflexos e consequências do conflito para a sociedade brasileira são sentidos até o presente.
Com relação à Guerra do Paraguai, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A guerra opôs de um lado o Paraguai e de outro uma tríplice aliança, formada por Argentina, Brasil e Uruguai.
( ) O ditador paraguaio Solano Lopes foi uma das principais figuras do conflito.
( ) Os exércitos brasileiro e argentino não foram reequipados para o conflito. Isto explica o alto número de baixas (mortos e feridos) entre os combatentes destas duas nacionalidades no desenrolar dos combates.
( ) O Brasil não se envolveu diretamente na guerra. Isto porque não enviou soldados, apenas prestou apoio logístico (com médicos, enfermeiros e alimentos).
a) V - F - V - F.
b) F - F - V - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - F - V.

Um aspecto importante na história do Brasil Imperial, na segunda metade do século XIX, diz respeito aos conflitos na Região do Prata. Naquela região, interesses dos países da região, inclusive o Brasil, juntamente a interesses de potências europeias, principalmente a Inglaterra, resultam em conflitos armados, alguns de grandes proporções.
Sobre a atuação do Brasil na crise político-militar na Região Platense, na década de 1850, assinale a alternativa CORRETA:
a) A intervenção brasileira se limitou a pressões políticas e econômicas e resultou na deposição de Bartolomé Mitre.
b) A intervenção brasileira resultou na formação da Tríplice Aliança, formada pelo Brasil, Uruguai e Paraguai contra a Argentina e o Chile.
c) A intervenção brasileira, inclusive de caráter militar, resultou na deposição de Juan Manuel de Rosas.
d) A intervenção do governo brasileiro, aliado, na ocasião aos paraguaios, resultou num guerra prolongada com a Argentina.

Sobre a agricultura do século XIX no oeste paulista, assinale a alternativa CORRETA:
a) O café paulista tinha melhor qualidade do que o café do norte do Brasil, elemento que serviu, também, para reforçar a decadência econômica daquela região.
b) O ganho obtido pelo açúcar não foi transferido para o café.
c) O açúcar teve papel semelhante ao do café no Vale do Paraíba, e, a partir do seu cultivo, a terra foi incorporada ao cálculo econômico e a vida social da região acabou sendo reorganizada.
d) Os pioneiros não deveriam se desincumbir das necessidades de moradia e de alimentação do grupo e da escravaria voltada a esse cultivo.

Esses versos, relativos à chamada Guerra do Paraguai, são confirmados:
I- Pelos interesses do Brasil e da Argentina no controle da navegação nos rios platinos, levando esses países a interferir no Uruguai para impedir que se aliasse ao Paraguai.
II- Pelas arbitrariedades e violências cometidas por Lopez contra os ingleses.
III- Pelo esforço existente no Paraguai para incentivar as exportações e a indústria e diminuir as importações.
IV- Pela política de isolamento praticada por Lopez, objetivando o controle absoluto dos rios platinos para o seu país.
V- Pelas dívidas acumuladas pelos países vencedores da guerra que foram levados a realizar novos empréstimos no exterior.
a) As sentenças I, IV e V estão corretas.
b) As sentenças II, III e V estão corretas.
c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
d) As sentenças I, III e V estão corretas.

A Guerra do Paraguai foi um momento crucial para a formação do Exército brasileiro.
Qual foi a força política que deu fim ao Governo Monárquico e deu início à República Brasileira?
a) Militares brasileiros.
b) Monarquia Republicana-Liberal.
c) Monarquia Escravocrata.
d) Aristocracia Rural.

Prévia do material em texto

Disciplina: História do Brasil Imperial 
Avaliação: Avaliação II - Individual FLEX 
 
Nota da Prova: 9,00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. A noção de ciclos econômicos para explicar as "fases da História do Brasil" sofreu 
várias críticas, que vão desde transmitir a errônea noção de que não havia uma 
diversidade de produção até a impressão que a produção de determinado produto se 
dava isolada de um contexto da economia mundial. No entanto, a partir da década de 
1830, o café começou a prevalecer na balança comercial de nossas exportações. 
Sobre o café na História do Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F 
para as falsas: 
 
( ) O café é um produto importante na pauta de exportação do Brasil desde o início 
da colonização. 
( ) O café encontrou, no século XVII, condições ambientais favoráveis nas regiões 
do extremo sul brasileiro, contribuindo como produto de exportação. 
( ) O café, no século XIX, vai ocupar grandes áreas do Rio de Janeiro e de São 
Paulo, que terão na produção cafeeira o centro das suas economias nesse período. 
( ) O café passa a ocupar a posição de principal produto de exportação brasileiro 
após o declínio da mineração. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) F - V - V - F. 
 b) V - V - F - F. 
 c) F - F - V - F. 
 d) F - V - F - V. 
 
2. Leia o verso a seguir que retrata a situação da mulher no Brasil na primeira metade 
do século XIX: 
 
Menina que sabe muito 
É menina atrapalhada 
Para ser mãe de família 
Saiba pouco ou saiba nada [...] 
(HAHNER, 2003, p. 57). 
 
Sobre a situação da mulher neste período, classifique V para as sentenças verdadeiras 
e F para as falsas: 
 
( ) Pensar sobre a educação de mulheres no Brasil do século XIX significa pensar 
em uma educação praticamente igual a dos homens. A única diferença significativa é 
que as meninas, geralmente, tendiam para a área de humanas e os meninos para área 
de exatas. 
( ) Grande parte da documentação que pode ser obtida do período, ao tratar-se de 
mulheres ou de família, advém desse mundo urbano. É um mundo de privilégios e as 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_1%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_2%20aria-label=
transformações que são operadas no mundo privado das relações entre homens e 
mulheres não deixam de ser, também, a própria representação das elites do Império 
sobre o seu mundo cotidiano. 
( ) Em 1808, John Luccock observou que a educação feminina no país "não devia 
ir além dos livros de orações, porque seria inútil à mulher, nem deveriam elas 
escrever, pois, como foi justamente observado, poderiam fazer um mau uso desta 
arte". 
( ) José de Alencar reforçou inúmeras vezes a ligação entre casamento e 
propriedade, entre casamento e patriarcado. Personagens como Virgília, ao se casar 
com Brás Cubas, em "Memórias Póstumas de Brás Cubas" (1885) era o exemplo 
desse binômio, que aparecia para o jovem personagem na figura de uma vaga de 
senador ou deputado seguida de uma festa de casamento. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: HAHNER, June Edith. Emancipação do sexo feminino: a luta pelos direitos 
da mulher no Brasil. 1850 - 1940. Florianópolis: Ed. Mulheres. Santa Cruz do Sul: 
EDUNISC, 2003. 
 a) F - V - V - F. 
 b) V - F - V - F. 
 c) F - V - V - V. 
 d) F - V - F - F. 
 
3. Vez por outra, nos defrontamos com notícias sobre a escravização de trabalhadores 
em diversas regiões do Brasil, prática coibida pelo Direito e pela Justiça, mas nem 
sempre foi assim. A escravidão como sistema de trabalho legal no Brasil apenas 
extinguiu-se em 1888, pela promulgação da Lei Áurea, embora o processo de 
libertação dos escravos tenha sido também pontuado por outras leis, que, 
gradativamente, contribuíram para fim do sistema escravista. Sobre o exposto, 
analise as sentenças a seguir: 
 
I- A Lei do Ventre Livre, de 1871, que libertava os filhos de escravos nascidos no 
Brasil a partir daquela data, e pela qual se obrigava também o proprietário a sustentá-
los até os oitos anos de idade. 
II- A Lei dos Sexagenários, que obrigava os proprietários a libertar, de imediato, 
aqueles escravos que tivessem sessenta ou mais anos de idade, recebendo, para tanto, 
uma indenização. 
III- A Lei Saraiva Cotegipe, que extinguia o tráfico negreiro, tanto em nível 
internacional como entre as províncias brasileiras, favorecendo a contratação de 
trabalhadores livres. 
IV- A Lei de Terras, de 1850, pela qual o governo imperial distribuiu entre ex-
escravos lotes de terras devolutas para o cultivo do café na região do Parnaíba do 
Sul. 
V- A Lei Eusébio de Queirós, que obrigava os proprietários a prover o sustento dos 
seus ex-escravos maiores de sessenta e cinco anos. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I e II estão corretas. 
 b) As sentenças III e IV estão corretas. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_3%20aria-label=
 c) As sentenças I e V estão corretas. 
 d) As sentenças II e III estão corretas. 
 
4. A primeira Constituição brasileira foi outorgada por D. Pedro I, em 25 de março de 
1824, e conferiu as bases da organização político-institucional do país independente. 
Em 1822, D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte com a tarefa de elaborar 
uma constituição para o Brasil. Instalada em 3 de maio de 1823, a Assembleia foi 
dissolvida pelo imperador em 12 de novembro deste mesmo ano, devido ao 
descontentamento de D. Pedro com as propostas de limitação de seus poderes e de 
definição das atribuições do Poder Executivo. A tarefa de elaborar uma constituição 
para o Brasil foi conferida, então, ao Conselho de Estado, tomando por base o 
projeto que esteve em discussão na Assembleia Constituinte que fora dissolvida. 
Apoiada numa pluralidade de matizes teóricas, como a experiência constitucional da 
Espanha (1812) e da França (1814), bem como o pensamento político de Benjamin 
Constant, o modelo expresso na Constituição de 1824 resultou da tentativa de 
conciliar os princípios do liberalismo à manutenção da estrutura socioeconômica e da 
organização política do Estado monárquico e escravocrata que emergira da 
Independência. A constituição outorgada não apenas modelou a formação do Estado, 
como teve importante papel na garantia da estabilidade institucional necessária à 
consolidação do regime monárquico. Com base no exposto, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) Estabeleceu a Igreja Católica como religião oficial do Brasil, o voto censitário, a 
criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo imperador. 
( ) Estabeleceu o estado laico, o voto censitário, a criação do Conselho de Estado e 
o Poder Moderador, exercido pelo imperador. 
( ) Estabeleceu a Igreja Católica como religião oficial do Brasil, o voto universal, a 
criação do Conselho de Estado e o Poder Moderador, exercido pelo Conselho de 
Estado. 
( ) Concentrava poderes nas mãos do imperador, através do poder moderador, o 
voto era baseado em renda, este sistema eleitoral excluiu a maioria da população 
brasileira do direito de escolher seus representantes, Igreja subordinada ao Estado e a 
manutenção do sistema que garantia os interesses da aristocracia. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
FONTE: http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/305-constituicao-de-
1824. Acesso em: 29 nov. 2019. 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - V - F - V. 
 c) V - F -F - V. 
 d) F - F - V - V. 
 
5. Um dos mais importantes eventos ocorridos no Brasil durante o período imperial foi 
a Guerra do Paraguai. Este evento, ocorrido de 1864 até 1870, pode, com precisão, 
ser considerado um marco na história brasileira do século XIX, pois muitos dos 
reflexos e consequências do conflito para a sociedade brasileira são sentidos até o 
presente. Com relação à Guerra do Paraguai, classifique V para as sentenças 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_4%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_5%20aria-label=
verdadeiras e F para as falsas: 
 
( ) A guerra opôs de um lado o Paraguai e de outro uma tríplice aliança, formada 
por Argentina, Brasil e Uruguai. 
( ) O ditador paraguaio Solano Lopes foi uma das principais figuras do conflito. 
( ) Os exércitos brasileiro e argentino não foram reequipados para o conflito. Isto 
explica o alto número de baixas (mortos e feridos) entre os combatentes destas duas 
nacionalidades no desenrolar dos combates. 
( ) O Brasil não se envolveu diretamente na guerra. Isto porque não enviou 
soldados, apenas prestou apoio logístico (com médicos, enfermeiros e alimentos). 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 a) V - V - F - F. 
 b) F - F - V - V. 
 c) V - F - V - F. 
 d) V - F - F - V. 
 
6. Um aspecto importante na história do Brasil Imperial, na segunda metade do século 
XIX, diz respeito aos conflitos na Região do Prata. Naquela região, interesses dos 
países da região, inclusive o Brasil, juntamente a interesses de potências europeias, 
principalmente a Inglaterra, resultam em conflitos armados, alguns de grandes 
proporções. Sobre a atuação do Brasil na crise político-militar na Região Platense, na 
década de 1850, assinale a alternativa CORRETA: 
 a) A intervenção brasileira se limitou a pressões políticas e econômicas e resultou na 
deposição de Bartolomé Mitre. 
 b) A intervenção brasileira, inclusive de caráter militar, resultou na deposição de 
Juan Manuel de Rosas. 
 c) A intervenção do governo brasileiro, aliado, na ocasião aos paraguaios, resultou 
numa guerra prolongada com a Argentina. 
 d) A intervenção brasileira resultou na formação da Tríplice Aliança, formada pelo 
Brasil, Uruguai e Paraguai contra a Argentina e o Chile. 
 
7. Sobre a agricultura do século XIX no oeste paulista, assinale a alternativa 
CORRETA: 
 a) Os pioneiros não deveriam se desincumbir das necessidades de moradia e de 
alimentação do grupo e da escravaria voltada a esse cultivo. 
 b) O açúcar teve papel semelhante ao do café no Vale do Paraíba, e, a partir do seu 
cultivo, a terra foi incorporada ao cálculo econômico e a vida social da região 
acabou sendo reorganizada. 
 c) O café paulista tinha melhor qualidade do que o café do norte do Brasil, elemento 
que serviu, também, para reforçar a decadência econômica daquela região. 
 d) O ganho obtido pelo açúcar não foi transferido para o café. 
 
8. Em frase que se tornou famosa, Aristides Lobo, o propagandista da República, 
manifestou seu desapontamento com a maneira pela qual foi proclamado o novo 
regime. Segundo ele, o povo, que pelo ideário republicano deveria ter sido 
protagonista dos acontecimentos, assistira a tudo bestializado, sem compreender o 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_6%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_7%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_8%20aria-label=
que se passava, julgando ver uma parada militar. Levando-se em consideração o 
trecho apresentado, que descreve a visão contemporânea dos acontecimentos de 15 
de novembro de 1889, assinale a alternativa CORRETA que reflete o caráter do 
golpe republicano de acordo com o testemunho de Aristides Lobo: 
 
FONTE: CARVALHO, J.M. "Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que 
não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. 
 a) O caráter violento e popular da Proclamação da República. 
 b) A participação popular nos acontecimentos de 15/11/1889. 
 c) A ausência de participação popular nos acontecimentos de 15/11/1889. 
 d) A grande participação de escravos libertos na Proclamação da República. 
 
9. - Para onde vais garboso, meu querido general? 
- Vou brigar com seu Solano, conquistar o Paraguai. 
- E quem levas na jornada, nessa marcha marcial? 
- Vai comigo a Argentina, vai comigo o Uruguai. 
Solano é o diabo que atrapalha o inglês que está em nossa casa no lugar do português 
Solano já não compra e agora quer vender quer tomar da Inglaterra o mercado e o 
poder. 
A guerra estende seu manto de sangue na terra bruta e, como sempre, quem vence 
não é quem está na luta. 
 
(Milton Nascimento e Fernando Brant) 
 
Esses versos, relativos à chamada Guerra do Paraguai, são confirmados: 
 
I- Pelos interesses do Brasil e da Argentina no controle da navegação nos rios 
platinos, levando esses países a interferir no Uruguai para impedir que se aliasse ao 
Paraguai. 
II- Pelas arbitrariedades e violências cometidas por Lopez contra os ingleses. 
III- Pelo esforço existente no Paraguai para incentivar as exportações e a indústria e 
diminuir as importações. 
IV- Pela política de isolamento praticada por Lopez, objetivando o controle absoluto 
dos rios platinos para o seu país. 
V- Pelas dívidas acumuladas pelos países vencedores da guerra que foram levados a 
realizar novos empréstimos no exterior. 
 
Assinale a alternativa CORRETA: 
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I, IV e V estão corretas. 
 c) As sentenças I, III e V estão corretas. 
 d) As sentenças II, III e V estão corretas. 
 
10. A Guerra do Paraguai foi um momento crucial para a formação do Exército 
brasileiro. Qual foi a força política que deu fim ao Governo Monárquico e deu início 
à República Brasileira? 
 a) Monarquia Escravocrata. 
 b) Aristocracia Rural. 
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_9%20aria-label=
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php?action1=RkxYMDA0NA==&action2=SElEMDM=&action3=NTEzNDU5&action4=MjAyMC8x&prova=MTgwMTE4NzY=#questao_10%20aria-label=
 c) Monarquia Republicana-Liberal. 
 d) Militares brasileiros. 
 
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.