princípio, os portugueses se aproximaram dos indígenas por meio do escambo, "trocando mercadorias e quinquilharias por uma madeira corante valorizada na Europa, o pau-brasil”, a partir de 1530, chegariam os novos capitães donatários e procurariam iniciar uma colonização mais efetiva do território americano que estavam dispostos a conquistar e onde, aos poucos se procurou utilizar o índio antes aliado, agora como mão de obra “nas construções dos prédios, igrejas e vilas, assim como nos engenhos de açúcar (FREIRE; OLIVEIRA; 2006, p. 38-39).
FREIRE, Carlos Augusto da Rocha; OLIVEIRA, João Pacheco de. A presença indígena na formação do Brasil. Brasília: Ministério da Educação, Laced/Museu Nacional, 2006.
Sobre as relações que se deram entre indígenas e portugueses a partir de uma colonização sistematizada dos territórios por aqui, leia e analise as afirmações a seguir:
I. Os choques das diferenças de concepções econômicas e sociais que indígenas e portugueses queriam imprimir no mundo que os cercava, se intensificaram com a colonização.
II. Conforme os portugueses avançavam sobre os territórios indígenas, esses eram exterminados por meio de guerras, ou então fugiam para o interior do território, pois não conseguiam fazer uma frente que conseguisse barrar o processo colonizador.
III. Embora muitos desses povos nativos fossem rivais, isso não significa que eles não tenham realizado em determinados momentos alianças sólidas para se unir contra o inimigo português.
IV. As resistências indígenas à colonização existiram e foram complexas, porque envolveram várias articulações entre diversas populações.
Está correto o que se lê em:
a.
I, II, III e IV.
b.
I e II.
c.
I, II e III.
d.
I, II e IV.
e.
II e III.
Ed
anteontem
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Os choques das diferenças de concepções econômicas e sociais que indígenas e portugueses queriam imprimir no mundo que os cercava se intensificaram com a colonização. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois as diferenças nas visões de mundo e nas práticas econômicas geraram conflitos e tensões. II. Conforme os portugueses avançavam sobre os territórios indígenas, esses eram exterminados por meio de guerras, ou então fugiam para o interior do território, pois não conseguiam fazer uma frente que conseguisse barrar o processo colonizador. Verdadeiro, essa afirmação também é correta, pois muitos indígenas foram exterminados ou se retiraram para o interior em resposta à colonização. III. Embora muitos desses povos nativos fossem rivais, isso não significa que eles não tenham realizado em determinados momentos alianças sólidas para se unir contra o inimigo português. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois houve momentos em que diferentes grupos indígenas se uniram para resistir à colonização. IV. As resistências indígenas à colonização existiram e foram complexas, porque envolveram várias articulações entre diversas populações. Verdadeiro, essa afirmação é correta, pois as resistências foram de fato complexas e envolveram articulações entre diferentes grupos. Como todas as afirmações (I, II, III e IV) são verdadeiras, a alternativa correta é: a) I, II, III e IV.