Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Curso: Engenharias
	Nota:
	
	Disciplina: Resistência dos materiais
 
	
	
	Professor (a): Alencar Fialho Ferreira
 
	
	Turma/Período: °
 
	Data: 20/04/2020
	Valor: 1000 PTS
	Tipo de Avaliação: Oficial I
	Aluno (a):
Instruções da avaliação:
1. A prova é individual e com consulta.
2. O prazo máximo para entrega da prova é as 19:00 do dia 22/04/2020.
3. As respostas devem conter todos os cálculos e formulas utilizadas para chegar na resposta final, provas sem estes requisitos serão penalizadas com perda de pontos.
4. O aluno deverá resolver as questões a mão, com seu nome na folha de respostas, esta folha de respostas deverá ser encaminhada juntamente com a prova com o cabeçalho preenchido conforme as instruções passadas nas instruções publicadas na Unidade 1; Seção 1 do AVA.
5. Email para envio da prova: alencar.fialho@gmail.com
QUESTÃO 1 – Calcular as forças que atuam em cada barra da treliça da Figura 1 pelo método dos nós. (Dica: Exemplificando Seção 1.1)
Figura 1
QUESTÃO 2 – Calcular as forças que atuam nas barras por passa a seção S1 da Figura 2 pelo método das seções. 
Figura 2
QUESTÃO 3 – Para a estrutura apresentada na Figura 3, calcular a tensão nas barras, sabendo que são barras circulares com diâmetro de 32mm. Adote P = 22 kN ; Nac = 10kN (T ); Nbc = 8kN (C). (Dica: Exemplificando Seção 1.2).
Figura 3
QUESTÃO 4 – Para a treliça apresentada na Figura 4 pede-se: calcular as tensões de cisalhamento nos parafusos com diâmetro de 37mm para os nós A e C e as tensões de esmagamento nos mesmos apoios. Devido ao carregamento de 130kN em B, as forças internas nas barras são: BC = 87kN (T) e AC = 71kN (C). Na ligação B, tem-se um cisalhamento simples e na ligação A um cisalhamento duplo. (Dica: Exemplificando Seção 1.3).
Figura 4
QUESTÃO 5 – Efetuar o dimensionamento da treliça apresentada na Figura 5, sabendo que, após adotada a carga P, foram calculadas as forças nas barras: Nac = 321kN (T) e Nbc = 197kN (C) . O material adotado para as barras possui uma σu = 330MPa e CS = 1,2 para tensão normal na barra. Os parafusos estão sujeitos a cisalhamento duplo, com uma τu = 350MPa e CS = 2,7, para o cisalhamento do parafuso. (Dica: Exemplificando Seção 2.1).
Figura 5
QUESTÃO 6 – Determinar a deformação na barra para o carregamento apresentado na Figura 6. Sabendo que o segmento AC tem E = 130 GPa e o segmento CD tem E = 320 GPa. (Dica: Exemplificando Seção 2.3).
Figura 6

Mais conteúdos dessa disciplina