Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

Citoesqueleto 
Para que as células funcionem de forma adequada, elas devem se organizar no espaço e interagir mecanicamente uma com a outra e com o ambiente ao seu redor. Essas funções espaciais e mecânicas dependem de um incrível sistema de filamentos citoesqueleto 
As diversas funções do citoesqueleto dependem da atuação das três famílias de proteínas de filamento – filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários. 
Filamentos de actina determinam a forma da superfície da célula e são necessárias para a locomoção das células como um todo; também conduzem a divisão de uma célula em duas. São estruturas flexíveis que se organizam sob uma ampla variedade de feixes lineares. Estão dispersos nas células, mas encontram-se predominantemente no córtex. 
Microtúbulosdeterminam o posicionamento das organelas delimitadas por membrana, promovem o transporte intracelular e formam o fuso mitótico que segrega os cromossomos durante a divisão celular. São bem mais rígidos que os filamentos de actina. Os microtubulos são longos e retilíneos, e frequentemente apresentam uma extremidade ligada a um centro organizador de microtúbulos. 
Filamentos Intermediários proporcionam resistência mecânica. Fibras semelhantes a um cabo. 
Todos esses filamentos de citoesqueleto interagem com centenas de proteínas acessórias que regulam e ligam os filamentos uns aos outros e a outros componentes da célula. 
Os sistemas do citoesqueleto são dinâmicos e adaptáveis, organizados de tal forma que podem ser melhor comparados a uma trilha de formigas que pode persistir por várias horas do ninho até um delicioso local de piquenique, mas, considerando-se uma única formiga nessa trilha, teremos certamente que afirmar que ela não se encontra estática. Se as formigas de reconhecimento encontrarem uma nova e melhor fonte de alimento, ou se os turistas limparem o local e terminarem seu piquenique, a estrutura dinâmica adaptar-se-à a uma velocidade estonteante. 
Os filamentos de actina revestem a face interna da membrana plasmática de células animais, dando resistência e forma a essa fina bicamada lipídica. Ela também forma diversos tipos de projeções na superfície das células. Arranjos mais estáveis permitem que as células fiquem aderidas a um substrato subjacente e permitem a contração dos músculos. 
Os feixes regulares do estereocíliona superfície de células do ouvido interno contém feixes de filamentos de actina que vibram como hastes rígidas em resposta ao som, e as microvilosidadesorganizadas de modo semelhante na superfície de células epiteliais intestinais, ampliam enormemente a área de superfície apical para aumentar a absorção de nutrientes. 
Os microtúbulos que são frequentemente encontrados em arranjos citoplasmáticos que se estendem para a periferia da célula, podem rapidamente reorganizar-se para formar um fuso mitótico bipolar durante a divisão celular. Eles podem também formar cílios, que funcionam como chicotes de impulsão ou dispositivos sensoriais na superfície das células. 
Os filamentos intermediários revestem a face interna do envelope nuclear, formando uma espécie de gaiola protetora para o DNA da célula; no citosol, esses filamentos são trançados sob a forma de cabos que mantém as camadas das células epiteliais unidas ou que auxiliam a extensão dos longos e fortes axônios das células neuronais. Também permitem a formação de determinados apêndices resistentes, como os pelos e unhas. 
Citoesqueleto determina a organização e a polaridade celular 
2

Mais conteúdos dessa disciplina