Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto: “Filhos de Jafé: Gomer, Magog, Madai Javã, Tubal, Mosoc, Tiras [...] A partir deles fez-se a dispersão nas ilhas das nações. Esses foram os filhos de Jafé, segundo suas terras e cada qual segundo sua língua, segundo seus clãs e segundo suas nações” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VVAA. Gênesis, 10: 2,5. In: VVAA. Bíblia de Jerusalém. . São Paulo: Paulus, 1985, p. 44)
Conforme a passagem de texto acima e o conteúdo apresentado no livro-base Interpretação Bíblica sobre a estadia dos filhos de Jafé, assinale a alternativa que indica corretamente os dois continentes onde eles estavam e se estabeleceram:
A Ásia e África.
B América e Antártica.
C Ásia e Europa.
D Europa e África.
E África e América.

Leia o fragmento a seguir: “Foi na Mesopotâmia que uma estátua de barro se transformou em Adão. Ali sucederam os patriarcas bíblicos até o Dilúvio. Ali também viveram os construtores da conhecida Torre de Babel”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREDERICO, Edson. Música breve história. São Paulo: Irmãos Vitale, 1999, p. 25.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Interpretação bíblica sobre a Mesopotâmia, leia as afirmativas a seguir:
I. A Mesopotâmia foi habitada desde os tempos pré-históricos. Os mais antigos foram os babilônios, que construíram as primeiras cidades da região.
II. Há fortes indícios, tanto arqueológicos quanto antropológicos, de que o Jardim do Éden localizava-se na Mesopotâmia.
III. Entre os diversos povos que habitaram essa região entre os séculos V e I a.C., destacam-se os babilônios, os assírios, os sumérios, os caldeus, os amoritas e os acádios.
IV. A organização política era descentralizada e a economia era movida pelo comércio marítimo.
V. As cidades não eram unidas, cada qual tinha seu próprio governo, sendo denominadas cidades-estado.
A I, II, IV e V.
B I, III e V.
C III e IV.
D I e II.
E II, III e V.

Leia o fragmento a seguir: “Os métodos de datação podem ser divididos grosso modo em ‘relativos’ e ‘absolutos’. Métodos relativos são aqueles que permitem que os objetos sejam organizados da idade menor à maior, sem especificar precisamente a idade do objeto em questão. [...] Métodos de datação absoluta são aqueles que fornecem uma estimativa de idade em anos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KLEIN, Richard. O despertar da cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2005, p. 229 e 230.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Interpretação bíblica, relacione os métodos de datação de vestígios com suas respectivas definições:
1-Radiometria
2-Estratigrafia
3-Glaciologia estratigráfica
4-Dendrocronologia
( ) É o estudo dos arranjos e das disposições de camadas subterrâneas superpostas.
( ) Compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
( ) É o método de datação que se fundamenta na contagem e na análise dos anéis do tronco de certas árvores.
( ) Estuda, em regiões glaciais, as diferentes camadas subterrâneas de gelo que se sobrepõem sucessivamente a cada inverno.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Com o C-14 podemos datar apenas materiais que contenham suficiente carbono: os ossos e, especialmente, a madeira são os mais utilizados. A quantidade de carbono presente é determinada por métodos químicos e a radioatividade se deve ao C-14 por métodos físicos.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALLI-SFORZA, Luca. Quem somos? São Paulo: Unesp, 2002. P. 63.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Interpretação Bíblica sobre o método de datação por meio do carbono-14, assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Esse engenhoso método parece ser razoavelmente confiável para datar objetos recentes, mas deve-se ter certa desconfiança quando se tratar de datas muito antigas.
II. ( ) Por tratar-se de um método totalmente científico, a datação resultante do teste do C-14 é considerada por alguns pesquisadores como algo definitivo e infálivel.
III.( ) O método do Carbono-14 é frequentemente utilizado e é constantemente citado em contextos em que a autenticidade da Bíblia é questionada.
IV.( ) Quando um ser vivo morre, deixa de metabolizar o C-14 e este começa a aumentar sua concentração, por força do aumento radioativo nos tecidos mortos.

Leia o fragmento de texto a seguir: “A arqueologia é ao mesmo tempo técnica e ciência. Como técnica, busca os restos materiais das civilizações antigas e trata de reconstruir, na medida do possível, o ambiente e as civilizações de uma ou várias épocas históricas. Trata-se de uma ciência moderna, ainda considerada recente, com apenas duzentos anos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, João Domingos de. Teologia Sistemática. Joinvile (SC): Clube de Autores, 2007. p. 291.
Conforme o fragmento de texto acima e o conteúdo do livro-base Interpretação Bíblica sobre Arqueologia, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A arqueologia estuda o passado, e não apenas monumentos antigos.
II. ( ) A arqueologia é uma ciência fechada por isso dispensa o auxílio de outras ciências.
III.( ) A arqueologia foi dividida em quatro partes: arqueologia pré-histórica; arqueologia pré-clássica; arqueologia clássica e arqueologia histórica.
IV.( ) Arqueólogos vêm pesquisando há cerca de dois séculos as terras especificamente relacionadas com as Escrituras, mas não conseguiram descobrir fatos impressionantes.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Os métodos radiométricos admitem (hipotética e erroneamente) uma taxa constante de decaimento dos isótopos radioativos a partir de uma concentração inicial, cuja quantidade é presumida pelo método da “estimadivinhação”, sob a prerrogativa de que não houve contaminação da amostra”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Roberto . Ato X experiência. Natal: Clube de autores, 2015. p.43.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos abordados no livro-base Interpretação Bíblica sobre o método de datação da radiometria, leia as afirmativas a seguir:
I. Compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
II. É o método de datação que se baseia na contagem e na análise dos anéis do tronco de certas árvores.
III. Para que este método seja válido, depende de diversos pressupostos (aos quais se atribui grau váriavel de certeza) sejam verdadeiros.
IV. É necessário que as alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis, ocorram sempre em um ritmo constante e conhecido.

A radiometria comprende a aplicação de métodos de datação que se baseiam na s alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis. Os processos em que essas alterações ocorrem podem supostamente durar milhares, milhões ou até bilhões de anos. Para que os métodos de datação radiométricos sejam válidos, dependem de que diversos pressupostos (aos quais se atribui grau variável de certeza) sejam verdadeiros. O primeiro pressuposto necessário é o de que essas alterações ocorram sempre em um ritmo constante e conhecido, e que seja impossível haver qualquer exceção, nem mesmo devido a fatores externos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A radiometria compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
II. O método definido na alternativa refere-se à dendrocronologia.
III. Os processos em que essas alterações ocorrem podem supostamente durar milhares, milhões ou até bilhões de anos.
IV. Para que os métodos de datação radiométricos sejam válidos, dependem de que diversos pressupostos sejam verdadeiros.
A I, III e IV.
B I, II e IV.
C II e III.
D I e IV.
E II, III e IV.

O crescente fértil forma um aspecto atraente do Oriente Médio. Ele sempre seduziu os povos do deserto ao sul e os povos das montanhas ao norte. Por isso foi invadido, devastado e trocou de mãos tantas vezes ao longo da história.
Conforme a citação e o conteúdo apresentado no livro-base Interpretação Bíblica, o “crescente fértil” é uma região que:
A Desde a idade da Pedra, constituiu-se em berço de inúmeras civilizações altamente desenvolvidas.
B Possui pouco mais de 1 milhão de km², sendo que 96% dessa região é desértica e 99% da população habita os 4% restantes das terras aproveitáveis.
C Era formada por várias tribos que eram formadas por clãs familiares e unificadas em pequenas confederações tribais denominadas nomos.
D Ali, situavam-se as civilizações menos desenvolvidas.
E Tem o desenho de um retângulo geográfico.

Em toda a parte, a história dos hebreus, a partir do segundo milênio a.C., esteve sempre ligada à do Egito, de maneira que diversos livros do Antigo Testamento, como Gênesis, o Êxodo ou outros, ainda guardam fragmentos da história política do Egito, ao mesmo tempo que fazem alusão aos costumes dos egípcios.
De acordo com o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Interpretação Bíblica, o Egito, na linguagem dos hebreus, é conhecido como:
A Mizraim.
B Saara.
C Terra do Nilo.
D Terra isolada.
E Nomos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto: “Filhos de Jafé: Gomer, Magog, Madai Javã, Tubal, Mosoc, Tiras [...] A partir deles fez-se a dispersão nas ilhas das nações. Esses foram os filhos de Jafé, segundo suas terras e cada qual segundo sua língua, segundo seus clãs e segundo suas nações” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VVAA. Gênesis, 10: 2,5. In: VVAA. Bíblia de Jerusalém. . São Paulo: Paulus, 1985, p. 44)
Conforme a passagem de texto acima e o conteúdo apresentado no livro-base Interpretação Bíblica sobre a estadia dos filhos de Jafé, assinale a alternativa que indica corretamente os dois continentes onde eles estavam e se estabeleceram:
A Ásia e África.
B América e Antártica.
C Ásia e Europa.
D Europa e África.
E África e América.

Leia o fragmento a seguir: “Foi na Mesopotâmia que uma estátua de barro se transformou em Adão. Ali sucederam os patriarcas bíblicos até o Dilúvio. Ali também viveram os construtores da conhecida Torre de Babel”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREDERICO, Edson. Música breve história. São Paulo: Irmãos Vitale, 1999, p. 25.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Interpretação bíblica sobre a Mesopotâmia, leia as afirmativas a seguir:
I. A Mesopotâmia foi habitada desde os tempos pré-históricos. Os mais antigos foram os babilônios, que construíram as primeiras cidades da região.
II. Há fortes indícios, tanto arqueológicos quanto antropológicos, de que o Jardim do Éden localizava-se na Mesopotâmia.
III. Entre os diversos povos que habitaram essa região entre os séculos V e I a.C., destacam-se os babilônios, os assírios, os sumérios, os caldeus, os amoritas e os acádios.
IV. A organização política era descentralizada e a economia era movida pelo comércio marítimo.
V. As cidades não eram unidas, cada qual tinha seu próprio governo, sendo denominadas cidades-estado.
A I, II, IV e V.
B I, III e V.
C III e IV.
D I e II.
E II, III e V.

Leia o fragmento a seguir: “Os métodos de datação podem ser divididos grosso modo em ‘relativos’ e ‘absolutos’. Métodos relativos são aqueles que permitem que os objetos sejam organizados da idade menor à maior, sem especificar precisamente a idade do objeto em questão. [...] Métodos de datação absoluta são aqueles que fornecem uma estimativa de idade em anos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KLEIN, Richard. O despertar da cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2005, p. 229 e 230.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Interpretação bíblica, relacione os métodos de datação de vestígios com suas respectivas definições:
1-Radiometria
2-Estratigrafia
3-Glaciologia estratigráfica
4-Dendrocronologia
( ) É o estudo dos arranjos e das disposições de camadas subterrâneas superpostas.
( ) Compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
( ) É o método de datação que se fundamenta na contagem e na análise dos anéis do tronco de certas árvores.
( ) Estuda, em regiões glaciais, as diferentes camadas subterrâneas de gelo que se sobrepõem sucessivamente a cada inverno.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Com o C-14 podemos datar apenas materiais que contenham suficiente carbono: os ossos e, especialmente, a madeira são os mais utilizados. A quantidade de carbono presente é determinada por métodos químicos e a radioatividade se deve ao C-14 por métodos físicos.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALLI-SFORZA, Luca. Quem somos? São Paulo: Unesp, 2002. P. 63.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Interpretação Bíblica sobre o método de datação por meio do carbono-14, assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Esse engenhoso método parece ser razoavelmente confiável para datar objetos recentes, mas deve-se ter certa desconfiança quando se tratar de datas muito antigas.
II. ( ) Por tratar-se de um método totalmente científico, a datação resultante do teste do C-14 é considerada por alguns pesquisadores como algo definitivo e infálivel.
III.( ) O método do Carbono-14 é frequentemente utilizado e é constantemente citado em contextos em que a autenticidade da Bíblia é questionada.
IV.( ) Quando um ser vivo morre, deixa de metabolizar o C-14 e este começa a aumentar sua concentração, por força do aumento radioativo nos tecidos mortos.

Leia o fragmento de texto a seguir: “A arqueologia é ao mesmo tempo técnica e ciência. Como técnica, busca os restos materiais das civilizações antigas e trata de reconstruir, na medida do possível, o ambiente e as civilizações de uma ou várias épocas históricas. Trata-se de uma ciência moderna, ainda considerada recente, com apenas duzentos anos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, João Domingos de. Teologia Sistemática. Joinvile (SC): Clube de Autores, 2007. p. 291.
Conforme o fragmento de texto acima e o conteúdo do livro-base Interpretação Bíblica sobre Arqueologia, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A arqueologia estuda o passado, e não apenas monumentos antigos.
II. ( ) A arqueologia é uma ciência fechada por isso dispensa o auxílio de outras ciências.
III.( ) A arqueologia foi dividida em quatro partes: arqueologia pré-histórica; arqueologia pré-clássica; arqueologia clássica e arqueologia histórica.
IV.( ) Arqueólogos vêm pesquisando há cerca de dois séculos as terras especificamente relacionadas com as Escrituras, mas não conseguiram descobrir fatos impressionantes.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Os métodos radiométricos admitem (hipotética e erroneamente) uma taxa constante de decaimento dos isótopos radioativos a partir de uma concentração inicial, cuja quantidade é presumida pelo método da “estimadivinhação”, sob a prerrogativa de que não houve contaminação da amostra”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Roberto . Ato X experiência. Natal: Clube de autores, 2015. p.43.
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos abordados no livro-base Interpretação Bíblica sobre o método de datação da radiometria, leia as afirmativas a seguir:
I. Compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
II. É o método de datação que se baseia na contagem e na análise dos anéis do tronco de certas árvores.
III. Para que este método seja válido, depende de diversos pressupostos (aos quais se atribui grau váriavel de certeza) sejam verdadeiros.
IV. É necessário que as alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis, ocorram sempre em um ritmo constante e conhecido.

A radiometria comprende a aplicação de métodos de datação que se baseiam na s alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis. Os processos em que essas alterações ocorrem podem supostamente durar milhares, milhões ou até bilhões de anos. Para que os métodos de datação radiométricos sejam válidos, dependem de que diversos pressupostos (aos quais se atribui grau variável de certeza) sejam verdadeiros. O primeiro pressuposto necessário é o de que essas alterações ocorram sempre em um ritmo constante e conhecido, e que seja impossível haver qualquer exceção, nem mesmo devido a fatores externos.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I. A radiometria compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
II. O método definido na alternativa refere-se à dendrocronologia.
III. Os processos em que essas alterações ocorrem podem supostamente durar milhares, milhões ou até bilhões de anos.
IV. Para que os métodos de datação radiométricos sejam válidos, dependem de que diversos pressupostos sejam verdadeiros.
A I, III e IV.
B I, II e IV.
C II e III.
D I e IV.
E II, III e IV.

O crescente fértil forma um aspecto atraente do Oriente Médio. Ele sempre seduziu os povos do deserto ao sul e os povos das montanhas ao norte. Por isso foi invadido, devastado e trocou de mãos tantas vezes ao longo da história.
Conforme a citação e o conteúdo apresentado no livro-base Interpretação Bíblica, o “crescente fértil” é uma região que:
A Desde a idade da Pedra, constituiu-se em berço de inúmeras civilizações altamente desenvolvidas.
B Possui pouco mais de 1 milhão de km², sendo que 96% dessa região é desértica e 99% da população habita os 4% restantes das terras aproveitáveis.
C Era formada por várias tribos que eram formadas por clãs familiares e unificadas em pequenas confederações tribais denominadas nomos.
D Ali, situavam-se as civilizações menos desenvolvidas.
E Tem o desenho de um retângulo geográfico.

Em toda a parte, a história dos hebreus, a partir do segundo milênio a.C., esteve sempre ligada à do Egito, de maneira que diversos livros do Antigo Testamento, como Gênesis, o Êxodo ou outros, ainda guardam fragmentos da história política do Egito, ao mesmo tempo que fazem alusão aos costumes dos egípcios.
De acordo com o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Interpretação Bíblica, o Egito, na linguagem dos hebreus, é conhecido como:
A Mizraim.
B Saara.
C Terra do Nilo.
D Terra isolada.
E Nomos.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Arqueologia
 Leia a passagem de texto:
“Filhos de Jafé: Gomer, Magog, Madai Javã, Tubal, Mosoc, Tiras [...] A partir deles fez-se a dispersão nas ilhas das nações. Esses foram os filhos de Jafé, segundo suas terras e cada qual segundo sua língua, segundo seus clãs e segundo suas nações”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VVAA. Gênesis, 10: 2,5. In: VVAA. Bíblia de Jerusalém. . São Paulo: Paulus, 1985, p. 44) 
Conforme a passagem de texto acima e o conteúdo apresentado no livro-base Interpretação Bíblica sobre a estadia dos filhos de Jafé, assinale a alternativa que indica corretamente os dois continentes onde eles estavam e se estabeleceram:
Nota: 10.0
	
	A
	Ásia e África.
	
	B
	América e Antártica.
	
	C
	Ásia e Europa.
Você acertou!
Os sete filhos de Jafé se estabeleceram pela Ásia e Europa (livro-base, p. 169).
	
	D
	Europa e África.
	
	E
	África e América.
Questão 2/10 - Arqueologia
Leia o fragmento a seguir: 
“Foi na Mesopotâmia que uma estátua de barro se transformou em Adão. Ali sucederam os patriarcas bíblicos até o Dilúvio. Ali também viveram os construtores da conhecida Torre de Babel”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREDERICO, Edson. Música breve história. São Paulo: Irmãos Vitale, 1999, p. 25. 
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Interpretação bíblica sobre a Mesopotâmia, leia as afirmativas a seguir:
I. A Mesopotâmia foi habitada desde os tempos pré-históricos. Os mais antigos foram os babilônios, que construíram as primeiras cidades da região.
II. Há fortes indícios, tanto arqueológicos quanto antropológicos, de que o Jardim do Éden localizava-se na Mesopotâmia.
III. Entre os diversos povos que habitaram essa região entre os séculos V e I a.C., destacam-se os babilônios, os assírios, os sumérios, os caldeus, os amoritas e os acádios.
IV. A organização política era descentralizada e a economia era movida pelo comércio marítimo.
V. As cidades não eram unidas, cada qual tinha seu próprio governo, sendo denominadas cidades-estado. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II, IV e V.
	
	B
	I, III e V.
	
	C
	III e IV.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II, III e V.
A afirmativa I está incorreta, pois A Mesopotâmia foi habitada desde os tempos pré-históricos. Os mais antigos foram os sumérios, que construíram as primeiras cidades da região (livro-base, p. 175). A afirmativa IV está incorreta. “A organização política era centralizada e a economia era movida pela agricultura e pelo comércio nômade” (livro-base, p.174). As afirmativas II, III e V são verdadeiras, visto que “há fortes indícios de que o Jardim do Éden estava localizado na Babilônia, bem como dentre os povos que habitavam ali destacam-se os babilônios, os assírios, os sumérios, os caldeus, os amoritas e os acádios” (livro-base, p. 174). “Cada cidade tinha seu próprio governo, sendo denominadas cidade-estado” (livro-base, p. 175
Questão 3/10 - Arqueologia
Leia o fragmento a seguir: 
“Os métodos de datação podem ser divididos grosso modo em ‘relativos’ e ‘absolutos’. Métodos relativos são aqueles que permitem que os objetos sejam organizados da idade menor à maior, sem especificar precisamente a idade do objeto em questão. [...] Métodos de datação absoluta são aqueles que fornecem uma estimativa de idade em anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KLEIN, Richard. O despertar da cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2005, p. 229 e 230. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Interpretação bíblica, relacione os métodos de datação de vestígios com suas respectivas definições: 
1-Radiometria
2-Estratigrafia
3-Glaciologia estratigráfica
4-Dendrocronologia 
(  ) É o estudo dos arranjos e das disposições de camadas subterrâneas superpostas.
(  ) Compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
(  ) É o método de datação que se fundamenta na contagem e na análise dos anéis do tronco de certas árvores.
(  ) Estuda, em regiões glaciais, as diferentes camadas subterrâneas de gelo que se sobrepõem sucessivamente a cada inverno.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1, 2, 4, 3
	
	B
	1, 2, 3, 4
	
	C
	4, 1, 2, 3
	
	D
	3, 2, 1, 4
	
	E
	2, 1, 4, 3
Você acertou!
Esta é a resposta correta pois “1) RADIOMETRIA: Compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis; 2) ESTRATIGRAFIA: É o estudo dos arranjos e das disposições de camadas subterrâneas superpostas; 3) GLACIOLOGIA ESTRATIGRÁFICA: Estuda, em regiões glaciais, as diferentes camadas subterrâneas de gelo que se sobrepõem sucessivamente a cada inverno; 4) DENDROCRONOLOGIA: É o método de datação que se baseia na contagem e na análise dos anéis do tronco de certas árvores. (livro-base, p. 156, 157 e 158.)
Questão 4/10 - Arqueologia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Com o C-14 podemos datar apenas materiais que contenham suficiente carbono: os ossos e, especialmente, a madeira são os mais utilizados. A quantidade de carbono presente é determinada por métodos químicos e a radioatividade se deve ao C-14 por métodos físicos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALLI-SFORZA, Luca. Quem somos? São Paulo: Unesp, 2002. P. 63. 
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Interpretação Bíblica sobre o método de datação por meio do carbono-14, assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  ( ) Esse engenhoso método parece ser razoavelmente confiável para datar objetos recentes, mas deve-se ter certa desconfiança quando se tratar de datas muito antigas.
II. ( ) Por tratar-se de um método totalmente científico, a datação resultante do teste do C-14 é considerada por alguns pesquisadores como algo definitivo e infálivel.
III.( ) O método do Carbono-14 é frequentemente utilizado e é constantemente citado em contextos em que a autenticidade da Bíblia é questionada.
IV.( ) Quando um ser vivo morre, deixa de metabolizar o C-14 e este começa a aumentar sua concentração, por força do aumento radioativo nos tecidos mortos.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F–V–F–F
	
	B
	F–F–V–V
	
	C
	F–V–F–V
	
	D
	V–V–V–F
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira porque “Esse engenhoso método parece ser razoavelmente confiável para datar objetos recentes, mas deve-se ter certa desconfiança quando se tratar de datas muito antigas” (livro-base, p. 161); a afirmativa II é verdadeira porque “Por tratar-se de um método totalmente científico, alguns pesquisadores consideram a datação resultante do teste do C-14 algo definitivo e infalível”  (livro-base, p. 159); e a afirmativa III também é verdadeira pois “Como você percebeu, há diversos métodos para auxiliar a datação de vestígios arqueológicos. Porém, vamos nos concentrar no método do Carbono-14 devido à sua frequente utilização e ao fato de que é constantemente citado em contextos em que a da Bíblia é questionada” (livro-base, p. 158). A afirmativa IV é falsa. Quando um ser vivo morre, deixa de metabolizar o C-14 e este começa a DIMINUIR sua concentração, por força do DECLÍNIO radioativo nos tecidos mortos. (p.159 e 160).
	
	E
	V–F–F–F
Questão 5/10 - Arqueologia
Leia o fragmento a seguir: 
“A arqueologia certamente contribui de forma importante para o estudo da Bíblia. Grandes áreas, especialmente do Antigo Testamento, foram de tal forma iluminadas por ela, que não é fácil imaginar o que os leitores pensavam a respeito antes dos dias da arqueologia bíblica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THOMPSON, John A. A Bíblia e a Arqueologia. São Paulo: Vida Cristã,2007. p.15. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos e o livro-base Interpretação Bíblicasobre a Arqueologia Bíblica e suas funções, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  ( ) A arqueologia explica os significados das passagens obscuras da Bíblia e como as narrativas históricas e os contextos bíblicos devem ser entendidos.
II. ( ) A arqueologia ajuda a estabelecer a exatidão dos originais hebraicos e gregos e a demonstrar que a transmissão do texto bíblico foi feita com alto grau de exatidão.
III.( ) A falsidade de algumas interpretações da Bíblia é demonstrada pelos estudos arqueológicos
IV.( ) Até os dias de hoje, houve apenas um caso de incoerência entre as evidências arqueológicas e os relatos bíblicos.
V. ( ) Os estudos arqueológicos confirmam a precisão de várias passagens bíblicas, como toda a narrativa dos patriarcas e as afirmações sobre numerosos reis. 
Agora marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V–V–F–F–V
	
	B
	F–V–V–F–V
	
	C
	V–V–F–V–F
	
	D
	V–V–V–F–V
Você acertou!
As afirmativas I, II, III e V estão corretas, pois “A arqueologia esclarece o que as passagens obscuras da Bíblia realmente significam e como as narrativas históricas e os contextos bíblicos devem ser entendidos. [...] Os estudos arqueológicos mostram a falsidade de algumas teorias de interpretação da Bíblia. [...] A arqueologia auxilia a estabelecer a exatidão dos originais gregos e hebraicos e a demonstrar que o texto bíblico foi transmitido com um alto grau de exatidão. [...] Os estudos arqueológicos confirmam a exatidão de muitas passagens bíblicas, como afirmações sobre numerosos reis e toda a narrativa dos patriarcas”. (livro-base, p. 149). A afirmativa IV é falsa, pois não existe incoerência entre as evidências arqueológicas e os relatos bíblicos, bem como até o presente não houve um caso sequer em que a arqueologia tenha demonstrado definitiva e conclusivamente que a Bíblia estivesse errada. (livro-base, p.150)
	
	E
	F–F–V–V–F
Questão 6/10 - Arqueologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A arqueologia é ao mesmo tempo técnica e ciência. Como técnica, busca os restos materiais das civilizações antigas e trata de reconstruir, na medida do possível, o ambiente e as civilizações de uma ou várias épocas históricas. Trata-se de uma ciência moderna, ainda considerada recente, com apenas duzentos anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, João Domingos de. Teologia Sistemática. Joinvile (SC): Clube de Autores, 2007. p. 291. 
Conforme o fragmento de texto acima e o conteúdo do livro-base Interpretação Bíblica sobre Arqueologia, leia as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I.  ( ) A arqueologia estuda o passado, e não apenas monumentos antigos.
II. ( ) A arqueologia é uma ciência fechada por isso dispensa o auxílio de outras ciências.
III.( ) A arqueologia foi dividida em quatro partes: arqueologia pré-histórica; arqueologia pré-clássica; arqueologia clássica e arqueologia histórica.
IV.( ) Arqueólogos vêm pesquisando há cerca de dois séculos as terras especificamente relacionadas com as Escrituras, mas não conseguiram descobrir fatos impressionantes. 
Agora marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	F–V–V–F
	
	B
	F–V–F–F
	
	C
	F–V–F–V
	
	D
	V–F–V–F
As afirmativas I e III são verdadeiras porque “a arqueologia estuda o passado, e não apenas monumentos antigos. Documentos antigos também fazem parte do seu escopo e, visto que são inúmeros os manuscritos tanto do Novo quanto do Antigo Testamento, a descoberta desses manuscritos também se relaciona com a arqueologia — campo em que ela também fez importantes achados” (livro-base, p. 148). “Arqueologia pré-histórica — Estuda fragmentos de materiais resultantes de atividades humanas para obter informações históricas que antecedem a invenção da escrita. Arqueologia pré-clássica — Focaliza a região do Mediterrâneo oriental e o Oriente. Estuda as sociedades antigas que se desenvolveram no Egito, na Mesopotâmia e na Palestina. Arqueologia clássica — Concentra-se no estudo das civilizações greco-romanas. Arqueologia histórica — Tenta suplementar os textos escritos, descrevendo a rotina diária das culturas que os produziram” (livro-base, p. 147).
A afirmativa II é falsa. A arqueologia é uma ciência composta, e busca auxílio em outras ciências, tais como a química, a história, a linguística, a antropologia e a zoologia. (p.146). A afirmativa IV é falsa. Arqueólogos vêm pesquisando há cerca de dois séculos as terras especificamente relacionadas com o Antigo e o Novo Testamento e conseguiram descobrir fatos impressionantes, que iluminam o cenário onde se desenvolveu o contexto histórico-cultural das Escrituras (livro-base, p.148 e 149).
	
	E
	V–F–F–V
Questão 7/10 - Arqueologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Os métodos radiométricos admitem (hipotética e erroneamente) uma taxa constante de decaimento dos isótopos radioativos a partir de uma concentração inicial, cuja quantidade é presumida pelo método da “estimadivinhação”, sob a prerrogativa de que não houve contaminação da amostra”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONTEIRO, Roberto. Ato X experiência. Natal: Clube de autores, 2015. p.43..
De acordo com o fragmento acima e os conteúdos abordados no livro-base Interpretação Bíblica sobre o método de datação da radiometria, leia as afirmativas a seguir:
I. Compreende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis.
II. É o método de datação que se baseia na contagem e na análise dos anéis do tronco de certas árvores.
III. Para que este método seja válido, depende de diversos pressupostos (aos quais se atribui grau váriavel de certeza) sejam verdadeiros.
IV. É necessário que as alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis, ocorram sempre em um ritmo constante e conhecido. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, III e IV.
As afirmativas I, III e IV estão corretas porque “A radiometria comprende a aplicação de métodos de datação que se baseiam nas alterações sofridas por diversos elementos radioativos ou seus isótopos instáveis. Os processos em que essas alterações ocorrem podem supostamente durar milhares, milhões ou até bilhões de anos. Para que os métodos de datação radiométricos sejam válidos, dependem de que diversos pressupostos (aos quais se atribui grau variável de certeza) sejam verdadeiros. O primeiro pressuposto necessário é o de que essas alterações ocorram sempre em um ritmo constante e conhecido, e que seja impossível haver qualquer exceção, nem mesmo devido a fatores externos [...]” (livro-base, p. 156). A afirmativa II está incorreta, pois o método definido na alternativa refere-se à dendrocronologia. (livro-base, p. 158).
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV
	
	E
	II, III e IV.
Questão 8/10 - Arqueologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Que é que sucede com a fé bíblica? Um duplo processo: primeiro o processo de desmitologização que consiste , fundamentalmente , em separar o Deus do cosmos e conceber a natureza com o uma criação. Aqui entra o princípio fundamental da criação, qu e é totalmente distinto na Bíblia, na Mesopotâmia, no Egito ou nas cosmovisões míticas”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CROATTO, J. Severino. A autonomia do homem no mundo segundo a Bíblia. <www.faje.edu.br/periodicos/index.php/perspectiva/article/download/2885/3019>. Acesso em 30 de jul. 2018. 
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Interpretação Bíblica, a palavra Mesopotâmia, no grego, significa:
Nota: 10.0
	
	A
	Entre rios.
Você acertou!
No idioma grego antigo, meso quer dizer “ no meio”, e potamós, “rio”. Daí a palavra mesopotâmia, que significa “entre rios”. (livro-base, p.174).
	
	B
	Síria dos dois rios.
	
	C
	Mizraim.
	
	D
	Terra das maravilhas.E
	Berço da civilização.
Questão 9/10 - Arqueologia
Leia a citação: 
“O crescente fértil forma um aspecto atraente do Oriente Médio. Ele sempre seduziu os povos do deserto ao sul e os povos das montanhas ao norte. Por isso foi invadido, devastado e trocou de mãos tantas vezes ao longo da história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DRANE, John. LAMBERT, Barbara. Enciclopédia da Bíblia. São Paulo: Loyola, 2009. p. 82. 
Conforme a citação e o conteúdo apresentado no livro-base Interpretação Bíblica, o “crescente fértil” é uma região que:
Nota: 10.0
	
	A
	Desde a idade da Pedra, constituiu-se em berço de inúmeras civilizações altamente desenvolvidas.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque desde a Idade da Pedra a região é berço de inúmeras civilizações desenvolvidas (livro-base, p. 173) A alternativa B está incorreta, pois refere-se apenas ao Egito (livro-base, p.178). A alternativa C está incorreta, pois refere-se à Unificação do Egito (livro-base, p.181). A alternativa D está incorreta, pois ali estavam aglomeradas as regiões bem desenvolvidas (livro-base, p.173). A alternativa E está incorreta, porque o crescente fértil tem o desenho de uma meia-lua geográfica. (livro-base, p.173).
	
	B
	Possui pouco mais de 1 milhão de km², sendo que 96% dessa região é desértica e 99% da população habita os 4% restantes das terras aproveitáveis.
	
	C
	Era formada por várias tribos que eram formadas por clãs familiares e unificadas em pequenas confederações tribais denominadas nomos.
	
	D
	Ali, situavam-se as civilizações menos desenvolvidas.
	
	E
	Tem o desenho de um retângulo geográfico.
Questão 10/10 - Arqueologia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Em toda a parte, a história dos hebreus, a partir do segundo milênio a.C., esteve sempre ligada à do Egito, de maneira que diversos livros do Antigo Testamento, como Gênesis, o Êxodo ou outros, ainda guardam fragmentos da história política do Egito, ao mesmo tempo que fazem alusão aos costumes dos egípcios”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VERCOUTTER, Jean. Em busca do Egito esquecido. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. p.16. 
De acordo com o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Interpretação Bíblica, o Egito, na linguagem dos hebreus, é conhecido como:
Nota: 10.0
	
	A
	Mizraim
Você acertou!
O Egito, ou Mizraim, como é chamado na linguagem dos hebreus, é também conhecida como “ a terra das maravilhas” na linguagem dos arqueólogos. (livro-base, p.177).
	
	B
	Saara
	
	C
	Terra do Nilo.
	
	D
	Terra isolada.
	
	E
	Nomos.
_1649146621.unknown
_1649146629.unknown
_1649146633.unknown
_1649146635.unknown
_1649146636.unknown
_1649146634.unknown
_1649146631.unknown
_1649146632.unknown
_1649146630.unknown
_1649146625.unknown
_1649146627.unknown
_1649146628.unknown
_1649146626.unknown
_1649146623.unknown
_1649146624.unknown
_1649146622.unknown
_1649146605.unknown
_1649146613.unknown
_1649146617.unknown
_1649146619.unknown
_1649146620.unknown
_1649146618.unknown
_1649146615.unknown
_1649146616.unknown
_1649146614.unknown
_1649146609.unknown
_1649146611.unknown
_1649146612.unknown
_1649146610.unknown
_1649146607.unknown
_1649146608.unknown
_1649146606.unknown
_1649146597.unknown
_1649146601.unknown
_1649146603.unknown
_1649146604.unknown
_1649146602.unknown
_1649146599.unknown
_1649146600.unknown
_1649146598.unknown
_1649146593.unknown
_1649146595.unknown
_1649146596.unknown
_1649146594.unknown
_1649146591.unknown
_1649146592.unknown
_1649146589.unknown
_1649146590.unknown
_1649146588.unknown
_1649146587.unknown

Mais conteúdos dessa disciplina