Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Arte Cinética
A “arte cinética” ou “cinetismo” representa um movimento artístico moderno das artes plásticas, surgido em Paris na década de 50. Como o próprio nome indica, determina uma arte vibrante e dinâmica que possui como principal característica o movimento, em detrimento do caráter estático da pintura e da escultura.
Principais Características
As principais características da arte cinética são:
· Estímulo do sentido visual por meio de efeitos visuais (movimentos, ilusão de ótica, etc.)
· Profundidade e tridimensionalidade
· Uso de cores, luz e sombra.
· Uso de formas simples e repetidas
· Oposição a arte figurativa
Origem
A arte cinética foi uma corrente artística moderna que surgiu na capital francesa, Paris, com a exposição “Lemouvement” (O movimento), na galeria Denise René, em 1955. Dentre vários artistas que participaram destacam-se: Marcel Duchamp, Alexander Calder, Jean Tinguely, Victor Vasarely, Yves Klein, Jesus Raphael Soto e Pol Bury. A partir disso, surgem na Europa diversos grupos de artistas da arte cinética: “Equipo 57” (1957), “Groupe de Recherche D'Art Visuel” (1960), na França; e o Grupo Zero (1958), na Alemanha.
Arte Cinética no Brasil
O grau de criatividade de artistas como Abraham Palatnik, Almir Mavignier, Mary Vieira, Waldemar Cordeiro e Lygia Clark faz com que a história da arte cinética universal esteja ligada inextricavelmente ao que se produziu no Brasil e na América Latina na década de 1950. O protagonismo latino-americano nesta corrente artística, que trocou pincéis e tintas por luz e movimento e que impulsionaria toda uma vertente que hoje se utiliza de recursos tecnológicos, transparece com nitidez em retrospectivas recentes – uma delas é a monumental Dynamo – Um século de luz e movimento na arte, 1913-2013, encerrada em julho no Grand Palais, em Paris, que exibiu obras de 150 artistas ligados ao cinetismo, entre eles, o cearense Sérvulo Esmeraldo, o argentino Julio Le Parc e o venezuelano Jesús Rafael Soto.
No Brasil, mostras relacionadas à arte cinética ocuparam recentemente espaços culturais importantes. No Rio de Janeiro, a Galeria de Arte Ipanema apresenta obras de 30 artistas representativos em Cinéticos: Arte em Movimento e a Pinakotheke Cultural abriga uma individual de Sérvulo Esmeraldo. Em São Paulo, uma mostra com obras de Waldemar Cordeiro ocupa vários andares do Itaú Cultural. E, em Curitiba, o Museu Oscar Niemeyer exibeZERO, uma realização do Goethe-Institut que integra a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 e traça paralelos entre obras de artistas do grupo alemão Zero e de latino-americanos do mesmo período.
Principais Artistas
Dentre os principais representantes da arte cinética estão:
Alexander Calder (1898-1976) :  também conhecido por Sandy Calder, foi um escultor e pintor estadunidense  famoso por seus móbiles. Foi famoso por esculturas de grande porte, ele produziu numerosas figuras de arame, nomeadamente para circos em miniatura.
Antoine Pevsner (1886-1962) : Antoine Pevsner (30 de Janeiro 1886 - 12 de abril 1962) foi um escultor nascido na Rússia e o irmão mais velho de Alexii Pevsner e Naum Gabo . Ambos Antoine e Naum são considerados pioneiros da escultura do século XX.
Naum Gabo (1890-1977) :  é um escultor russo que se destacou no movimento do Construtivismo russo e na Arte cinética. 
Naum Gabo, contribuiu na Agitprop e participou na exposição Documenta1 em Kassel 
Victor Vasarely (1908) :  nascido em Hungria, (Pécs, 9 de abril de 1908 — Paris, 15 de março de 1997) foi um pintor e escultor húngaro radicado na França considerado o "pai da OP ART" (abreviatura de Optical Art).
Pol Bury (1922) : Pol Bury (26 de abril 1922-1928 setembro de 2005) foi um escultor belga que começou sua carreira artística como pintor na Jeune Peintre Belge e grupos COBRA . Entre suas obras mais famosas é a fonte - escultura L' Octagon , localizado em San Francisco.
Seu trabalho foi incluído em um leilão de 2008 na Christie , o lote dito ser o primeiro de seu tipo neste tipo de trabalho. Entre outros locais, o trabalho de Bury está incluído na coleção permanente do Museu de Arte de Chelsea . 
Yaacov Agam (1928) : Yaacov Agam foi um dos mais importantes realizadores de obras cinéticas transformáveis, ou seja, aquelas que requerem a movimentação do observador para perceber todas as suas variações. Agam formou-se na Academia de Arte de Jerusalém, embora se saiba que começou a pintar ainda na adolescência, motivado pelas obras de Van Gogh, Rembrandt e Doré.
 OBRAS

Mais conteúdos dessa disciplina